1970 — A Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRIL) contrata o senhor Willy Lüdke para seu gerente (...)
1844 — O Império Brasileiro, via seu diplomata Pimenta Bueno, enviado à capital Assunção pelo Imperador D. Pedro II, reconhece a independência da República do Paraguai, proclamada em 15 de maio de 1811.
O Brasil é o primeiro país a fazer tal reconhecimento e incentiva outros países, principalmente os europeus, de adotarem o mesmo procedimento (SILVA, Pedro Henrique Verano Cordeiro da. O Conselho de Estado e a Missão Pimenta Bueno no Paraguai: formação de tendências de política externo no Brasil Império. Brasília: Universidade Nacional de Brasília (UnB), 2014, p. 12. Disponível em: < https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/4858/4425 >. Acesso em 24 dez 2023). -- FOTO 6 --
___________________________________
1914 — Nasce em Lajeado (RS) o pioneiro rondonense Henrique Afonso Sturm, filho de Adolfina (nascida Auler) e Pedro Sturm. Veio de mudança para General em 1951 para construir uma serraria em Mercedes Velha, atual distrito rondonense¹ de Novo Horizonte.
Na época, Mercedes Velha era uma localidade muito diminuta e Henrique que tinha um caminhão F6, servia para praticamente tudo: buscar mantimentos em General Rondon ou Porto Mendes²; levar pessoas para o hospital; a serraria serrava lenha para os moradores em troca de toras na condição de escambo, além de vendas de madeiras.
Em 1955, Henrique sofre um acidente na serraria quando uma tora caiu em cima dele. Depois disso, em 1956, muda-se para sede distrital de General Rondon e passa a morar até o final da vida na residência¹ que fez construir à Rua D. João VI (ver fotos).
Em 1957, Henrique Afonso Sturm é nomeado subprefeito de General Rondon, cargo que exerce até a emancipação do distrito. Foi o primeiro tesoureiro da prefeitura municipal de Marechal Cândido Rondon.
Henrique Afonso Sturm casou-se em 1936, com Hilda Reinheimer nascida em 10 de junho de 1914, com quem teve os filhos Ercy Anelino Sturm, nascido em 02 de março de 1937 e falecido em Marechal Cândido Rondon, em 14 de agosto de 1997; e Orlando Miguel Sturm nascido em 25 de fevereiro de 1940.
Hilda Reinheimer, filha do casal Emma (nascida Bösse) e Albin Reinheimer, faleceu em 1949.
Viúvo, Henrique Sturm casou-se em segundas núpcias com Ivona Gehlen em 24 de março de 1954, ela nascida em 25 de novembro de 1924 e filha de Ilda e João Carlos Gehlen. Desse casamento nasceram os filhos Décio Carlos, em 15 de julho de 1957; e Elizabeth Regina, em 20 de abril de 1962.
O pioneiro faleceu em 04 de novembro de 1977. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (informação recebida de Rafael Sturm, via Facebook, em 07 de fevereiro de 2017 e colaboração de Orlando Miguel Sturm). -- FOTOS 7, 8, 9 e 10 --
¹ É gentílico de quem nasce ou mora no município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1924 — Rebelados paulistas subjugam Guaíra, no Oeste do Paraná. Estes chegam à cidade descendo o Rio Paraná, transportados em vapores desde portos fluviais bandeirantes, margeantes ao grande caudal; e grupos através de picadas.
A tomada de Guaíra é rápida, depois de troca de alguns tiros com os militares leais ao Governo Federal. Estes diante da superioridade númericamente dos revoltosos se colocam em fuga.
"As forças revolucionárias tinham levado quase vinte dias para chegar a Guaíra. Foi uma marcha forçada e sofrida, através de picadas abertas na mata entrelaçada de cipós, forrada por uma vegetação de espinhos. Além do fuzil, os combatentes carregavam sabres, cartuchos, facões de mato, machados, cunhetes de munição, metralhadoras, e mais os feridos levados nas costas ou em padiolas improvisadas" (MEIRELLES, Domingos. As Noites das Grandes Fogueiras: Uma História da Coluna Prestes. Rio de Janeiro: Editora Record, 1999, p. 220 a 225 — 6ª edição.
__________________________________
1937 — Falece na cidade de Jaraguá do Sul (SC), Fernando Alegre Alárcon¹, funcionário do Ministério da Agricultura. Seu corpo é sepultado na Capital Paranaense, "saindo o carro mortuário, às 09 horas da manhã da casa 568 da Rua Treze de Maio (
¹
___________________________________
1946 — É registrada no Registro de Imóveis do oficial Antônio Ayres Aguirre, em Foz do Iguaçu, a escritura pública de compra e venda da "Fazenda Britânia", de propriedade da Compañia de Maderas del Alto Paraná, com sede em Buenos Aires, Argentina, para a adquirente Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná Sociedade Anônima (MARIPÁ), com sede em Porto Alegre.
O registro é feito às folhas 15 do livro nº3-B, sob o nº 1460, pelo vaor de Cr$ 16.500.000,00.
A Escritura de Compra e Venda é lavrada no Tabelionato Mário Maciel Costa, na capital gáucha (NIEDERAUER, Ondy Hélio. Toledo no Paraná: a história de um latifúndio improdutivo, sua reforma agrária, sua colonização, seu progresso. Toledo: Tolegraf, Impressos Gráficos Ltda. 2011, p. 54). -- FOTOS 2, 3, 4 e 5--
___________________________________
1953 — É feito o primeiro registro de um nascimento no recém instalado cartório da cidade de Toledo (PR), da nascida Vera Lúcia Perin, filha do casal Alvany Thereza (nascida Tonial) e Antônio Ludovico¹ Perin.
A primeira criança que nasceu em Toledo, seria Shyrlei Lorandi, em 1949. No entanto, o seu nascimento foi assentado no registro civil da cidade de Cascavel (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009. p. 203).
¹ O correto é Antônio Liduino Perin (informação de Enio Perin - Toledo).
___________________________________
1954 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal Anila (nascida Koehler) e Ervino Zastrow, na companhia dos filhos Rubem e Noeli, procedente de Piratuba, SC (mensagem recebida de Dirceu Gilson Prass, via Facebook, em 18.10.2017).
___________________________________
1956 — Para a construção da Ponte Internacional da Amizade, sobre o Rio Paraná, ligando o Brasil ao Paraguai, é criada a Comissão Especial de Construção pelo Decreto Federal nº 40.350 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p. 203). -- FOTO 11 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1962 — É fundado o Clube Concórdia¹, de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
¹ Nas primeiras décadas foi um clube social de grande renome e altamente frequentado. Hoje (19.09.2018) é uma sociedade em franca depreciação de associados e manutenção das instalações.
______________________________________
1963 — É fundada a Comunidade¹ Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), na antiga localidade de Apepú, agora sede distrital rondonense de Bom Jardim. Foram fundadores da congregação: Armando Klitzke, Otto Kaiser, Alberto Schwanke, Arnoldo Meert, João Meier, Adolfo Klein, Alfredo Kurtz, Frederico Römer, Ludwig Römer, Werner Römer, Waldomiro Malikoski, Bertoldo Kossmann e Willi Weber (GOMES,JM (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 018, cad. Setembro e Outubro 1988, fls.55. Programa de Rádio).
¹ O pioneiro Valdemar Kaiser, filha de Otto Kaiser, informou que o terreno para a construção da primeira igreja foi doado por Arnoldo Meert.
___________________________________
1969 — Ocorre o lançamento da pedra fundamental para a construção da então Escola Normal do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa, na cidade de Marechal Cândido Rondon.
A festividade estava marcada anteriormente para o dia 7 de setembro, porém, em face das chuvas na data, ela foi transferida para este dia, juntamente com o desfile do Dia da Pátria das escolas da sede municipal (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — A diretoria da Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRIL), agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, decide contratar o senhor Willi Lüdke¹ para ser o primeiro gerente da recém fundada entidade cooperativista (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
¹ Nos anos finais de 1970 deixou a gerência da Copagril e foi ser diretor sócio-proprietário da extinta empresa rondonense Orgasol. Mais tarde se torna fundador e colonizador de Naranjal, Paraguai.
___________________________________
1972 — Visita a Rádio Difusora Rondon o ex-secretário municipal de Administração de Marechal Cândido Rondon, Dirceu da Cruz Vianna. Informa que passou a ser representante da TV Tibagi, TV Iguaçu e dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Estado (Rádio Difusora Rondon. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 16, de 19.6.1972 a 19.9.1972. Programa de Rádio).
___________________________________
1973 — É eleita em baile no Clube Aliança, da cidade de Marechal Cândido Rondon, animado pelo conjunto Os Vikings, a estudante Carmen Lúcia Nabinger, como rainha dos estudantes secundaristas de Marechal Cândido Rondon para o período 73/74. Promoção: Associação Rondonense de Estudantes Secundaristas (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
1973 — Atletas rondonenses¹ viajam à cidade de Maringá, em ônibus da Expresso Maringá, para participarem dos Jogos Abertos do Paraná. Chefe da delegação: Professor Nelson Pooter (nota do pesquisador).
¹ É gentílico de quem nasce ou mora no município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1974 — É fundada a cidade de Sinop¹ (MT), com a presença do ministro do Interior, Maurício Rangel Reis, do governador do Mato Grosso, José Fragelli, entre outras autoridades.
O surgimento da cidade é resultado da política de ocupação da Amazônia Legal Brasileira, desenvolvida pelo Governo Federal na década de 1970.
"O seu nome deriva das letras iniciais da Colonizadora que projetou a cidade, Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná". -- FOTO 13 --
¹ Nos anos seguintes, levas de migrantes de Marechal Cândido Rondon e do Oeste do Paraná se dirigiram para este novo núcleo de colonização e ali se estabeleceram (nota do pesquisador).
___________________________________
1984 — Casam-se em Curitiba Letizia Santi e Albert Lamb, na Igreja Santa Terezinha, em Curitiba. Ela filha de Odila (nascida Garbuio) e Alfonso Santi (natural da Itália) moradores na Capital Paranaense. Ele filho de Erna (nascida Weirich) e Herbert Lamb, e estudante de engenharia-civil na Capital Paranaense (colaborou Letizia Santi Lamb). -- FOTO 14 --
___________________________________
1986 — Com programação festiva junto a Matriz Católica Nossa Senhora das Graças, da sede distrital de Novo Sarandi, município de Toledo (PR), o padre Aloísio Baumeister SVD, de origem alemã, celebra seu Jubileu de Ouro de ordenação sacerdotal. A profissão dos votos perpétuos aconteceu em 16 de setembro de 1936.
Durante a festividade em Novo Sarandi, a Câmara Municipal de Toledo homenageou o religioso com o título de cidadão honorário do município
No dia 16 de setembro, o padre Aloísio Baumeister foi homenageado pelo clero diocesano em comemoração reservada ((WIEDMER, Ronaldo Luiz e LEDUC, Lincoln. Panorama. Rádio Difusora Rondon AM. Marechal Cândido Rondon: vol. 006, ed. 05.09.1986, p. 57 e ed. 29.08.1986, p. 93 e 193. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — O conjunto e o coral Ecos da Liberdade, da Igreja de Deus, de Marechal Cândido Rondon, seguem viagem para a capital argentina, para uma série de três apresentações (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 14.09.1989, p. 139. Programa de Rádioi).
___________________________________
1989 — É inaugurado, em solenidade às 19 horas, o Centro Administrativo da Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon, agora UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon, com a presença do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Paulo Roberto de Souza (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 14.09.1989, p. 149. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — A empresa rondonense Eclusa (engenharia e construções) anuncia a construção do Edifício Itacorá, com dois prédios, um residencial e o outro comercial, em terreno localizado à esquina das Ruas São Paulo e Sete de Setembro. A data foi negociada com o proprietário Enio Thessing (O PARANÁ. Mal. C. Rondon Especial. Cascavel: Editora OPR S/C Ltda. 1989, p. 5).
___________________________________
1991 — Falece na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) o padre Emílio Albino Backes, segundo pároco do Paróquia Cristo Rei, da cidade de Entre Rios do Oeste, função que assume em 27 de janeiro de 1980. Seu corpo é sepultado no cemitério católico da cidade gaúcha referenciada.
Filho do casal Maria (nascida Schwertz) e João Backes Filho, o religioso é ordenado sacerdote na Catedral de Porto Alegre, por D. João Becker, em 30 de novembro de 1944.
Emílio Albino Backes é Cidadão Honorário do Município de Marechal Cândido Rondon pela Lei nº 1.483/1984, de 28 de agosto de 1984 (informação do pesquisador). - FOTOS 15 e 16 --
___________________________________
2005 — "A Associação Comercial e Industrial de Toledo muda denominação para Associação Comercial e Empresarial de Toledo, mantendo a sigla ACIT" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Crononologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 203).
___________________________________
2008 — Acontece na cidade de Cascavel (PR), o 1º Circuito Esportivo — Duathlon, com percurso de 3 km de corrida a pé, 20 km de ciclismo e mais 3 km de corrida a pé.
Os rondonenses Gilmar Debus e Paul Lírio Berwig, ficaram com o 1º luga na categoria "revezamento"; Jean de Lara e Rafael Zastrow, se classificaram em 5º lugar; e Nelson Gomes Neto ficou com troféu de terceiro colocado (colaborou Paul Liro Berwig). -- FOTO 17 --
___________________________________
2014 — Com desfile cívico e Festa do Costelão Recheado, o município de Mercedes festeja os 22 anos de emancipação político-administrativa, que aconteceu no dia anterior, dia 13 de setembro.
___________________________________
2017 — Falece a pioneira rondonense¹ Norma Koch Grieleitow, filha do casal pioneiro Theobaldo Koch¹. Seu corpo é sepultadop no cemitério público da sede distrital rondonense de Bom Jardim
A pioneira chegou de mudança ao distrito antes mencionao em meados de 1950, procedente de Getúlio Vargas (RS).
Era casada com Ivo Grieleitow que lhe precedeu na morte (seu corpo está sepultado no cemitério público da sede distrital rondonense de Bom Jardim). Do casamento nasceram os filhos Dalcido e Dalci.
Nos últimos anos, a pioneira residia na cidade de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 18 --
¹ Construiu o primeiro moinho na atual sede distrital de Iguiporã (idem).
___________________________________
2017 — O Pelotão de Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), passa a ter sua sede numa das dependâncias do espaço da Prefeitura Municipal, no Parque de Exposições Álvaro Dias, na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15 de setembro de 2017, p. 35).
___________________________________
2018 — Acontece o encerramento da 20ª edição dos Jogos Bordô e Branco, evento interno do Colégio Luterano Rui Barbosa, da cidade de Marechal Cândido Rondon.
A finalização ocorre no pavilhão de eventos da Comunidade Luterana Alvorada, com uma noite cultural, com a disputa dos melhores resultados em Oratória, Interpretação Musical, Criação de Vídeo, Teatro e Dança (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de setembro de 2018, p.21) -- FOTO 19 --
___________________________________
2019 — Começa na cidade de Marechal Cândido Rondon a 3ª Semana do Ciclista, promovida pela Associação Rondonense de Ciclismo (ARC).
O evento objetiva a educação no trânsito e a promoção do uso das bicicleta como meio de transporte ecologicamente correto (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de setembro2019, p. 34; ed. 18 de setembro de 2019, p. 14 e 15; e ed. 24 de setembro de 2019, p. 34). -- FOTOS 20 e 21 --
___________________________________
2020 — A segunda-feira amanhece estia com temperatura miníma de 27 graus. Após o meio-dia chega aos 38 graus. A presença da névoa seca de fumaça é visível ao transcorrer de todo o dia (nota do pesquisador). -- FOTOS 22 e 23 --
___________________________________
2020 — A empresa Azul Linhas Aéreas retoma os voos diários de Cascavel (PR) para o Aeroporto Viracopos, em Campinas (SP). Os voos da companhia aérea, tinham sido suspensos no dia 25 de março, devido à pandemia da COVID-19.
___________________________________
2021 — A quarta-feira amanhece em Marechal Cândido Rondon com trovoadas e pancadas chuvas intermitentes e queda de temperatura. As precipitações totalizam um volume de 32 mm. É a mais intensiva precipitação do mês (nota do pesqusiador). -- FOTO 24 --
___________________________________
2022 — Pela avaliação do Valor 1000¹, o Banco Cooperativo Sicredi conquista a 8ª posição na categoria “100 Maiores Bancos”, uma colocação acima em relação ao ano anterior.
O Sicredi também fica em 4º lugar como o Mais Rentável sobre o Patrimônio entre os 20 maiores bancos, em 6º como Maior em Depósitos Totais e na 7ª posição como Maior em Operações de Crédito. Também ocupou o 8º lugar nas categorias de Maior em Patrimônio Líquido, Maior em Receita de Intermediação, Maior com Melhores Resultados Operacionais sem Equivalência Patrimonial e Maior em Lucro Líquido (nota do pesquisador).
¹ Anuário organizado pelo Valor Econômico, é considerado um dos mais importantes rankings do Brasil em termos de avaliação de empresas. Foi pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) em parceria com a Serasa Experian. O anuário está em sua 22ª edição e apresenta informações sobre as maiores empresas do Brasil por setor de atuação, por meio de demonstrações financeiras consolidadas, faturamento bruto e outros itens estratégicos de gestão e negócios, retirados dos balanços ou informados pelas próprias companhias ou instituições. Neste ano, 1.069 empresas participaram das análises.
__________________________________
2022 — Falece a rondonense Deonila Pauli Koch, aos 86 anos, moradora na Vila Curvado. Seu corpo é sepultado no cemitério local (nota do pesquisador). -- FOTO 25 --
____________________________________
2022— Quarta-feira de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Sem nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes até o começo do final da tarde Temperaturas entre 18 e 26 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É quinta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com o céu encoberto de neblina, a qual se dissipa as primeiras horas seguintes. Temperatura no começo do dia de 13 graus, com sensação térmica de 11°. Ventos do quadrante Sul, moderados porém frios e persistentes durante o dia.
A queda de temperatura se dá por conta de um ciclone extratropical que se formou na costa do Rio Grande do Sul e Uruguai e empurrou uma massa de ar frio para os três estados do Sul e Centro-Oeste. Nesta última região, em especial Mato Grosso do Sul (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Pela prática de feminicídio contra a própria esposa Edna Storari, de 56 anos, o empresário rondonense Luiz Carlos Rissato é condenado a quinze anos de prisão. A condenção é por feminicídio qualificado por motivo torpe, ocultação de cadáver e fraude processual.
Por ter confessado o assassinato, Rissato teve o fato como atenuante na fixação da pena.
O corpo de jurados condena à mesma pena do pai, o filho Guilherme Henrique Rissato, enteado da vítima, por feminicídio qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual.
As investigações apontaram que o crime foi motivado por assunto financeiro (G1 - Oeste e Sudoeste RPC). -- FOTO 26 --
Ver vídeo do julgamento, clique aqui (crédito: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná).
____________________________________
2024 — É sábado. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 21 graus. Ceú encoberto com nebulosidades tipificadas como stratus e cumulonimbus. Têm-se no começo da manha, precipitações mal distribuídas e de baixa intensidade acompanhadas de descargas elétricas e trovoadas. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até começo do final da tarde. As chuvas ocorrem até a meia-manhã e tem-se nebulosidade tipificada como alto cumulus, com céu parcialemnte encoberto. Do começo ao térmico do dia, presença de névoa fumacenta.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnoloiga e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilhou duas notas informativas em sua página na internet:
"Madrugada bastante chuvosa e com muitos raios entre o oeste, sudoeste e o centro-sul do Paraná. O acumulado de chuva é irregular, mas já alcançou os 50 mm em algumas cidades, pois há pancadas fortes. A chuva se aproxima do sul da RMC, bem na divisa com Santa Catarina, e também de alguns municípios dos Campos Gerais e do Noroeste nas próximas horas. Por enquanto, na faixa norte do estado segue sem alterações do tempo, com temperaturas mais elevadas". Palavra do metereologista Lizandro Jacóbsen, às 04:21 horas.
"Neste sábado, a chuva se espalha para todas as regiões do Paraná e o risco para ocorrência de tempestades continua elevado. Esse cenário ocorre devido à presença de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, que mantém os índices de instabilidade bastante elevados. Com o tempo mais chuvoso, as temperaturas ficam amenas na maioria das regiões paranaenses. Contudo, ao norte do estado ainda faz mais calor".
Por volta das 05:40 horas, uma aeronave da empresa Air Europa começa a fazer um desvio em sua rota à cidade de Buenos Aires, para o sentido oeste, quando sobrevoa a cidade paranaense de Campo Mourão. Adentra o espaço aéreo do Mato Grosso do Sul, para desviar da nebulosidade com alerta de tempestade no Oeste do Paraná.
A temperatura máxima do dia alcança os 27° (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTOS 27 e 28 --
___________________________________
2024 — Casam-se os jovens 1º Tenente BM Lucas Gabriel Schlogl e a soldaDo PM Jessica Kremer, ele comandante do 4º Grupamento de Bombeiros da PMPR, de Marechal Cândido Rondon (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de setembro de 2024, p. 16). -- FOTO 29 --
___________________________________
COMENTÁRIOS