1963 — Casam-se em Quatro Pontes, os jovens pioneiros Emilia Klein e Rudi Antonio Leobet, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória (...)
Imagem: Acervo Adriana Leobet Bregoli - FOTO 1 -
Imagem: Acervo Adriana Leobet Bregoli - FOTO 2 -
Imagem: Acervo de Valesca Pertesen (RS) - FOTO 3 -
Imagem: Acervo GZH (Porto Alegre) - FOTO 4 -
Imagem: Acervo de Carmo Kist - FOTO 5 -
Imagem: Acervo de Carmo Kist - FOTO 6 -
Imagem: Acervo Mundo Caipira - FOTO 7 -
Imagem: Acervo da Família (Naranjal -Paraguai) - FOTO 8 -
Na foto, o médico particpando do Carnaval rondonense de 1976, pelo bloco "Colo no Samba.
Imagem: Extrato do jornal "Rondon Hoje". Acervo da Família de Ariovaldo Luiz Bier / Projeto Memória Rondonense - FOTO 9 -
Imagem: Acervo do Legislativo referenciado - FOTO 10 -
Imagem: Acervo Jacó Faccin - FOTO 11 -
Imagem: Acervo da Família - FOTO 12 -
Imagem: Acervo de Wilmar Güttges - FOTO 13 -
Da esquerda à direita: André Freitag, Paul Lírio Berwig, Marcelo Konzen e Sérgio Birck, ao fundo; e Marlise Berwig, Suzana Konzen e Rosângela Schmitz.
Imagem: Acervo ARC - Associação Rondonense de Ciclismo - FOTO 14 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 15 -
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 16 -
Imagem: Acervo do artista - FOTO 17 -
Imagem: Acervo pessoal/Facebook - FOTO 18 -
Imagem: Acervo e crédito da pioneira rondonense Ilda Bet - FOTO 18 -
Imagem: Acervo Divulgação - FOTO 20 -
Da esquerda à direita: Wanderlei Luiz Michaelsen; Adão Jonas de Meira, Diretor do Grupo e Vice-presidente nacional da Associação Luterana de Escotismo do Brasil; Douglas Berwig, homenageado, Leda (nascida Geiss) Martin, esposa do homenageado; e Roni Martin, filho do homenageado.
Imagem: Acervo de Adão Meira - FOTO 21 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 22 -
Imagem: Acervo Tribuna do Oeste - FOTO 23 -
Imagem: Acervo Portal Rondon - FOTO 24 -
Informação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).
Imagem: Acervo do Órgão citado - FOTO 25 -
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 26-
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 27 -
Imagem: Acervo e crédito de Ailton Santos / Tarobá Cascavel / Facebook - FOTO 28 -
Imagem: Acervo Portal Nova Santa Rosa - FOTO 28 -
Imagem: Acervo Midias Sociais - FOTO 29 -
___________________________________
1891 — Os irmãos alemães imigrantes Franz, Ernest e Max Neugebauer e o sócio Fritz Gerhardt fundam na cidade de Porto Alegre, a primeira fábrica de chocolates no Brasil: Neugebauer Irmãos & Gerhardt, ou popularmente Fábrica de Chocolates Neugebauer.
A marca do chocolataria veio na bagagem dos migrantes sulinos ao Oeste do Paraná como referência, para compra de quitutes para presentear às crianças no Natal e Páscoa. Até o final da década de 1970, as crianças ganhavam chocolates nas duas datas, isso se a família tinha condições financeiras. -- FOTOS 3 e 4 --
___________________________________
1919 — Nasce em Veranópolis (RS), o pioneiro de Toledo, Adolfo Ângelo Seganfredo¹ (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Crononologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 205).
¹ Homem de confiança do diretor-geral da colonizadora Maripá, Willy Barth. O pioneiro foi escolhido para ser o administrador do Porto Britânia, local onde a empresa despachava, via Rio Paraná. madeiras em toras ou beneficadas para a Argentina (nota do pesquisador).
___________________________________
1963 — Casam-se em Quatro Pontes, os jovens pioneiros Emilia Klein e Rudi Antonio Leobet, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, em cerimônia celebrada pelo padre Aloísio Baumeister SVD.
O ato civil do casamento ocorreu no cartório de Willy Carlos Trentini, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
A noiva é filha do casal pioneiro Paula (nascida Kliemann) e Libino Klein¹, nascida em 30 de dezembro de 1942, na cidade de Caibaté, na época distrito do municípío de São Luiz Gonzaga (RS).
O noivo é natural de Cerro Largo (RS), na época distrito de São Luiz Gonzaga, nascido em 07 de janeiro de 1938, filho do casal Lúcia Helga (nascida Zenzen) e Jacob Valentin Leobet² (colaborou Adriana Leobet Bregoli). -- FOTOS 1 e 2 --
¹ O casal chegou de mudança à Quatro Pontes no ano de 1952.
² Permaneceu residindo no Rio Grande do Sul.
___________________________________
1966 — Casam-se os jovens pioneiros rondonenses Nucilda Storch e José Balduíno Kist¹, moradores no distrito de Porto Mendes. Ela, nascida em Roque Gonzales (RS), em 24 de fevereiro de 1947, filha do casal Elsa Ida (nascida Schneider) e Willy Storch). Ele, nascido em 12 de abril de 1937, em São Luiz Gonzaga (RS), filho do casal Idalina (nascida Schweigert) e José Kist.
Nucilda e José Balduíno constituiram família com o nascimento dos filhos Carmo, Dorivaldo (Neco) e Moranei (Juca). -- FOTOS 5 e 6 --
Sobre o histórico do casal, o filho Carmo e a professora e pesquisadora Reni Wachholz Ringenberg produziram o seguinte relato:
No ano de 1953, o então jovem José Balduino Kist (popular Max) chegou na localidade de Quatro Pontes, Oeste do Paraná, atualmente município, emancipado de Marechal Cândido Rondon, acompanhando sua família, procedente de São Luiz Gonzaga -RS.
Seis anos após, em 1959, mudam-se para o distrito de Porto Mendes onde parte da família reside até os dias atuais.
Em 1961 chega com a mudança, para se estabelecerem no mesmo distrito, a família Storch, procedente do mesmo município de origem da família Kist, conterrâneos de São luiz Gonzaga.
(....)
A atividade primeira da família em Porto Mendes tem sido a agricultura. No ano de 1970 deram início ao ramo do comércio, com Bar na Avenida Capitão Heitor Mendes. Posteriormente, em 1972, construíram o Hotel e Churrascaria Max, na Rua Gaúcha. Neste período, Max conciliou o estabelecimento comercial com a atividade de taxista. Também exerceu, nesta época, a função de Subdelegado no distrito. Em meados do ano de 1985, a família abriu um mercado “Comercial Max” na Avenida do distrito. Anos mais tarde venderam o estabelecimento, voltando a atuar no antigo ramo de Hotelaria e Churrascaria.
Acreditar no potencial de futuro promissor, foi o que impulsionou a família a construir o Hotel. Depois de algum tempo adquiriram a edificação do concorrente no ramo da hotelaria, ampliando e melhorando seu espaço. Salienta-se que a matriarca, Dona Nucilda, sempre trabalhou ativamente ao lado do marido.
Um fato interessante lembrado pela família, é sobre o programa de rádio “Nossa Terra, Nossa Gente”, transmitido ao vivo, todos os domingos pela manhã, pela Rádio Difusora de Marechal Cândido Rondon, pelo radialista Manoel Canabarro. Por diversas vezes transmitido diretamente da Churrascaria Max de Porto Mendes.
O patriarca, José Balduino Kist, pioneiro, faleceu na data de 25 de julho de2000, em Porto Mendes, estando sepultado no cemitério distrital.
Dona Nucilda continua morando na comunidade (2025), próxima dos filhos, testemunhando o progresso do distrito, pelo qual apostaram e persistiram. O impacto positivo do turismo na localidade vem restaurando a economia e oportunidades, nesta Terra que tantas perdas teve com as desapropriações no passado. Um sonho tornando-se real!
____________________________________
1968 — É criado o distrito administrativo de São Roque, no município de Marechal Cândido Rondon, e nomeado seu primeiro administrador, o pioneiro Miguel Weinfortner (fonte: Arquivo da Secretaria Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon).
___________________________________
1971 — Visita pela primeira vez Marechal Cândido Rondon, para apresentações artísticas, a dupla sertaneja Compadre Moreira e Adelaide¹ (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. de ). -- FOTO 7 --
¹A dupla Compadre Moreira e Adelaide era o nome artístico de Valdemar Moreira e sua esposa Adelaide Balbo. Ele nascido em Cândido Mota (SP) em 04 de janeiro de 1933. Ela na cidade de Assis (SP) em 05 de outubro de 1937. Os dois artistas iniciaram a carreira a partir de 1964 e alcançaram grande sucesso entre o público apreciador da música caipira, até meados da década de 1980. Devido um grave acidente que sofreu a companheira Adelaide em 1985, a dupla encerrou a carreira. A artista veio a falecer em 1999 e Valdemar Moreira em novembro de 2009 (nota do pesquisador).
___________________________________
1973 — Assume as funções como primeiro engenheiro civil contratado pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, Armin Priesnitz (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — É realizado o primeiro implante de marca-passo em Marechal Cândido Rondon, no Hospital e Maternidade Filadélfia, pelo cardiologista José Carlos de Mello e auxiliado pelo médico Davi Aoki.
O paciente é Wladislau Targanski, pioneiro rondonense e morador na localidade de Linha São Bernardo, distrito de Margarida, onde tinha chegado de mudança com sua família em 1960, procedente do Rio Grande do Sul (Rádio Difusora do Paraná. Aqui em Rondon, o 1º marca passo. Marechal Cândido Rondon: Frente Ampla de Notícias, vol. 29, cad. 25 ago. 1976 a 21 out.1976, [s.p.]. Programa de Rádio).
Por causa da fragilidade de sua saúde cardíaca, veio a óbito no dia seguinte de 26 de setembro. Seu corpo é sepultado no cemitério da localidade de residência. Como seus famíliares se transferem, anos mais tarde, para Naranjal, Paraguai, seus restos mortais foram trasladados para o cemitério local, onde está sepultada a sua esposa (informações de Aleixo Targanski, filho). -- FOTOS 8 e 9 --
____________________________________
1990 — O vereador Guido Herpich tem requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, pelo qual pede que seja oficiada a Itaipu Binacional para que esta implante o
"Toque de Recolher", a partir das 20 horas todos os dias, na fronteira brasileira junto ao Reservatório da Empresa, para conter a criminalidade, como roubos de tratores e veículos (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
1999 — Comemora "Bodas de Ouro", o casal rondonense pioneiro Libera Maria¹ (nascida Turmina) e Alvino Anildo Faccin². O casamento se deu em Iomerê, município de Videira (SC), em 17 de setembro de 1949 (colaborou Jacó Faccin, filho). -- FOTO 11 --
¹ É falecida em 17 de março de 2006.
² É falecido em 28 de agosto de 2024.
Saber mais, clique aqui (item 1961).
___________________________________
2005 — É inaugurado na cidade de Quatro Pontes, o Centro de Eventos da cidade. A solenidade é parte da agenda programática alusiva aos 13º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2005, p. 14).
___________________________________
2015 — Falece o pioneiro rondonense Haroldo Alberto Güttges, aos 84 anos, em decorrência de insuficiência cardíaca. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
Era natural de Porto Vitória, cidade no sul do Paraná, nascido em 03 de fevereiro de 1931, filho do casal Hulda (nascida Baier) e Werner Miguel Güttges. Nessa cidade paranaense, Haroldo casou-se com Elga Lamb¹ (precedeu-lhe na morte em 07 de setembro de 2011), com quem constituiu família com o nascimento dos filhos Werner Miguel, Wilmar Alberto, Dulcineide e Gilmar (precede-lhe na morte em 06 de junho de 1966).
Em 1958, o pioneiro migra com a sua família para a cidade de Pato Branco, sudoeste do Paraná; e, em 1969, transfere residência para a atual cidade de Marechal Cândido Rondon.
Começou a sua vida profissionalmente como jangadeiro ou marinheiro, trabalhava num barco de transporte de madeira. Morava em Porto Vitória. Depois fixa residência em Ponta Grossa e trabalha como açougueiro. Tempos depois migra com a família para a cidade de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, ali trabalha num posto de gasolina em todas as funções.
Em 1969, ao mudar-se com a família para Marechal Cândido Rondon, começa a trabalhar no posto de combustível do pioneiro Helmuth Roesler (Posto Shell) à Avenida Maripa esquina com a Rua Sergipe), em todas as funções.
Quando foi trabalhar com Clair Winter no atual Posto Panorama (2024), ali aluga a parte de lavagem e lubrificação. Tempos depois aluga o posto do Zoca como proprietário, na esquina da Avenida Rio Grande do Sul e a Rua Cabral. Ambos postos localizados em Marechal Cândido Rondon.
A cidade de Marechal Cândido Rondon homenageia o pioneiro ao dar o seu nome à Unidade Coletora de Sangue (colaborou Wilmar Alberto Güttges). -- FOTOS 12 e 13--
___________________________________
2016 — Acontece a abertura e vai até o dia seguinte, o 10º Torneio de Pesca ao Tucunaré, junto ao Lago da Itaipu Binacional, no distrito rondonense¹ de Porto Mendes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de setembro de 2016, p. 14).
¹ É gentílico do município de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2016 — Acontece a abertura e vai até o dia seguinte a 3ª Cavalgada Ecológica, no Clube Guarani, na Linha Guarani, no município de Marechal Cândido Rondon,com a participação de cavaleiros e amazonas do Oeste do Paraná (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de setembro de 2016, p.32).
___________________________________
2017 — A atleta rondonense Neilse Silva de França conquista o primeiro lugar, na categoria feminina, da prova de 10 quilômetros, na 17ª etapa do Circuito SESC de Caminhada e Corrida de Rua (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de setembro de 2017, p. 32).
____________________________________
2017 — Ciclistas rondonenses participam da 3ª Copa Farmavida, na cidade de Santa Rita, na República do Paraguai. A classificação dos atletas de Marechal Cândido Rondon é a seguinte: Marlise Berwig, 1° lugar na categoria Master B Feminino; Suzana Konzen, 1° lugar na Promocional Feminino; Rosangela Schmitz, 2°lugar na Master A Feminino; Marcelo Konzen, 2° lugar Master B; Paul Lírio Berwig, 3° lugar Master C; André Freitag, 4° lugar Master A; e Sergio Birck, 4° lugar Master (colabrou Paul Lirio Berwig). -- FOTO 14 --
___________________________________
2018 — Visitam a cidade de Marechal Cândido Rondon, pela manhã, e mantêm encontro com empresários, autoridades e lideranças, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), os candidatos ao Governo do Paraná, Ratinho Júnior para governador e Darci Piana, para vice-governador.
No mesmo dia, os dois candidatos também mantêm encontro na sede municipal de Mercedes, no clube do Grêmio Esportivo Mercedes, com prefeitos do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de setembro de 2018, p. 06, 07, 08 e 09). -- FOTOS 15 --
___________________________________
2018 — Ocorre no município de Terenos (MS), na Fazenda Jaraguá, a 7ª Abertura Nacional do Plantio de Soja Safra 2018/2019, organizada pela Associação Brasileira de Produtores de Soja (APROSOJA BRASIL). -- FOTO 16 --
___________________________________
2018 — Acontece, com inicio às 13 horas, no auditório do Tribunal do Júri do campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste, palestra da psicóloga Flávia Figel, ligada à Divisão da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, sobre o tema "Prevenção ao suicídio e a valorização da vida" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de setembro de 2018, p. 22).
___________________________________
2018 — O jornal O Presente destaca a questão dos suicídios em Marechal Cândido Rondon, com o seguinte título : "Índice de suicídios em Marechal Rondon é preocupante" e subtítulo: "Mesmo ocupando o 7º lugar entre os municípios da 20ª Regional de Saúde¹, Marechal Rondon apresenta alto número de mortes por suicídio em relação ao número de habitantes" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de setembro de 2018, p. 26).
¹ Está sediada na cidade de Toledo e abrange os municípios, além da sede, Guaíra, Terra Roxa, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Mercedes, Nova Santa Rosa, Maripá, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Diamante d'Oeste e Santa Helena. (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Começa na cidade de Pato Bragado a agenda de eventos alusivos ao Setembro Amarelo, com a palestra do psicólogo Cristiano de Souza, no Centro Cultural, com início às 19 horas e 15 min. Ele sobre a promoção da saúde mental e prevenção do suicídio.
No dia 26 de setembro acontece o show humorístico de Juca Bala (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de setembro de 2019, p. 38). -- FOTO 17 --
___________________________________
2020 — Após 29 dias sem chuvas, uma frente fria provoca uma fraca precipitação pluviomética na cidade de Marechal Cândido Rondon e nos muncípios circunvizinhos.
A chuva começa por volta das 10 horas e segue até 16 horas, totalizando: 7 mm. O final da tarde já é de céu aberto e temperaturas amenas, nada comparável aos dias anteriores, todos com temperatura oscilando entre 23 e 35 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2020 — Assembleia Geral Ordinária da Agência de Desenvolvimento Cultura e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (ADETUR), elege o empresário Bruno Cesar Domingos Pereira, da empresa Alpha Adventure, para a gestão 2020/2022, como presidente.
O evento assemblear se dá no espaço da empresa do dirigente eleito (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de setembro de 2020, p. 12). -- FOTO 18 --
___________________________________
2021 — A sexta-feira é de tempo seco na cidade de Marechal Cândido Rondon. Sem nebulosidade. Amplitude térmica entre 24 e 33 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo da final da tarde. Umidade do ar com menos de 30% (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2021 — Falece na cidade de Cascavel (PR), o médico Luiz Carlos de Lima, mais conhecido com "Dr. Lima", um dos pioneiros da cidade, aos 90 anos de idade (CRM-PR).
Muitos rondonenses estiverem sob os seus cuidados ou de médicos de seu hospital que leva o seu nome (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
___________________________________
2022 — O pastor emérito rondonense Waldemar Martin, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Waldemar Martin, é agraciado com o título de Chefe Honorário do Grupo Escoteiro Luterano Harpia¹, da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
¹ O grupo iniciou as suas atividades na cidade de Marechal Cândido Rondon, no ano de 2018, por iniciativa de membros da Igreja Luterana Cristo é Vida, do bairro rondonense Vila Gaúcha. O grupo é vinculado à Associação Luterana de Escotismo do Brasil, fundada em 11 de março de 2012 pelo pastor e chefe escoteiro, Guinter Alencastro Hervella na cidade de Cascavel (PR).
A associação pertence Modalidade do Ar, cujas atividades educativas para crianças e jovens são relacionadas à toda temática aeronáutica. Tem como objetivo a prática do escotismo tradicional, fundado na Inglaterra no ano de 1907 pelo General Robert Baden-Powell. Tem como princípios: a reverência a Deus, o respeito com a natureza, a promoção da disciplina, lealdade, ajuda ao próximo, formação de caráter. Assim, auxiliando no desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional e espiritual. Sua organização é feita por Ramos de acordo com as faixas etárias, sendo: Ramo Lobinho: para crianças de 06 anos a 10 anos / Ramo Escoteiro: para jovens dos 11 anos aos 16 anos / Ramo Rover: para jovens de 17 anos a 21 anos / Chefe: qualquer pessoa a partir dos 22 anos. As reuniões são realizadas todos os sábados, das 14h às 16h, nas dependências da Igreja Luterana Cristo é Vida, localizada à Rua Américo Vespúcio 5724, no bairro Vila Gaúcha. O Grupo Escoteiro Luterano Harpia tem como atual (2022) Diretor,o chefe Adão Jonas de Meira, e como mantenedora, a Igreja Luterana Cristo é Vida, representada pelo seu presidente, Douglas Berwig. A assistência religiosa é feita pelo Capelão do Grupo, pastor Cláudio Bündchen (colaboração de grupo de escoteiros).
___________________________________
2022 — Casam-se na Igreja Evangélica Martin Luther (IECLB), de Marechal Cândido Rondon (PR), os jovens rondonenses Daiana Lunkes e Gerson Sander. Ela, filha do casal Leci Maria e Seno João Lunkes, morador na cidade de Quatro Pontes (PR); e ele, filho do casal Iraci (nascida Koch) e Rudi Sander.
Os convidados são recepcionados para comemoração, no Clube Social e Cultural Quatro Pontes (nota do pesquisador). -- FOTOS 22 e 23 --
___________________________________
2022 — Falece na cidade de Cascavel, onde estava internado na UOPECCAN, o rondonense Darci Vitor Kamphorst, professor de danças folclóricas, aos 54 anos anos, em decorrência de um câncer de pulmão diagnosticado uma semana antes. Seu corpo é sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon (PR).
O professor vinha enfrentando problemas com a sua saúde desde o começo do ano. Inicialmente é acometido pela COVID 19, porém assintomático. Em seguida contrai dengue hemorrágica.
O Departamento de Cultura de Nova Santa Rosa lamenta a morte do professor com a seguinte nota:
"Não imaginávamos que a sua partida seria tão rápida. Quantas apresentações, festas, reuniões, planejamentos, risadas e quanta cultura ainda teríamos para frente. Ainda é difícil de acreditar que nesta manhã tão bonita, você partiu ... Obrigado por ter sido este Amigo tão especial, competente, carinhoso, pontual, dedicado e tão preocupante em fazer o certo e promover a Cultura alemã. Esse é um momento especial para todos nós! A sua partida nos entristece. Hoje nos despedimos de você, com a certeza que iremos continuar o seu legado de promover a cultura alemã cada vez mais ... Obrigado pelo seu carinho, atenção e preocupação com a Cultura alemã. O quanto nos ensinou e o que és especial para NÓS!!! Muita gratidão!!! Que Deus conforte o coração de seus familiares e o receba de braços abertos na infinita mesiricórdia" (Portal Rondon Online). -- FOTO 24 --
___________________________________
2022 — Sábado de tempo estável na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Sem nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, fortes, persistentes até o começo do final da tarde. Temperaturas entre 21 e 29 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Dois municípios do estado do Piauí perfilam entre os 50 maiores produtores de soja e milho¹ do Brasil, segundo dados levantados pela Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estátistica (IBGE).
O município piauiense Baixa Grande do Ribeiro atingiu a 20º posição no ranking nacional, com a maior produção de soja do Brasil, com "812.354 toneladas de grãos, seguido do município de Uruçuí, na 39ª posição, com 588.747 toneladas.
"No Brasil, a cidade com a maior produção de soja foi Sorriso, no Mato Grosso, com mais de 2 milhões de toneladas".
Quanto à produção de milho, "em 2022, Uruçuí se destacou na 36ª posição do maior volume de produção do Brasil, com 571.207 toneladas de grãos, seguido de Baixa Grande do Ribeiro, na 40ª posição, com 520.653 toneladas. A cidade município de Sorriso, no Mato Grosso, é destaque novamente na primeira posição".
Em relação ao Piaui, o estado este produziu, em 2022, "3.077.485 toneladas de soja, ficando na 11ª posição". Com o milho, a unidade federativa do Nordeste "teve uma produção de 2.591.483 toneladas, o que a deixou na 8ª posição do país, com 2,36% do total" (cidadeverde).
¹ Falar anos atrás que seria possível produzir soja no Nordeste Brasileiro era uma narrativa utópica (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É domingo. O começo do dia é de temperatura de 22 graus. A temperatura máxima do dia chega aos 36° (temperaturas aferidas via aplicativo digitel AccuWeather). Não teve presença nebulosidade durante o dia. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde (nota do pesquisador). -- FOTO 25 --
___________________________________
2024 — É terça-feira. O começo da manhã na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 15 graus. Céu sem nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Na terça-feira fica com muitas nuvens no leste do Paraná, entre a RMC (Região Mteropolitana de Curitiba) e o litoral, em virtude do ingresso de umidade do oceano. Pode garoar por alguns momentos, com temperaturas novamente variando pouco. No interior volta a esquentar (fica abafado), situação que favorece a formação de áreas de instabilidade a partir da tarde. Deve chover principalmente entre o sudoeste, oeste e o noroeste paranaense".
A temperatura máxima do dia atinge os 24° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather.
É noite de Lua Cheia (nota do pesquisador).
___________________________________
2024 — O rondonense Eduardo Berndt, palestrante e especialista em Neurociências, lança o seu livro "O eu, o outro e o nós", durante o Fórum Empresarial 2024 da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), no Auditório Ecos da Liberdade, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) (nota do pesquisador). -- FOTOS 26 e 27 --
___________________________________
2025 — É quarta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) tem temperatura de 20 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Céu sem nebulosidade.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Na quarta-feira, o padrão atmosférico tende a se estabilizar sobre o Paraná, resultando em redução significativa nas ocorrências de chuva no estado. Entretanto, as regiões Centro-Sul, RMC (Região Metropolitana de Curitiba, grifo nosso) e Litoral ainda apresentam maior cobertura de nuvens ao longo do dia, com tendência de diminuição da nebulosidade e abertura de sol gradativa durante o período da tarde. Não se descarta a ocorrência de chuvas fracas/chuviscos, especialmente nas áreas litorâneas e em trechos de serra. As temperaturas máximas nas regiões Centro-Sul, RMC e Litoral devem variar entre 18 °C e 22 °C."
A temperatura máxima do dia chega a 33° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather(nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
___________________________________
2025 — Falece na cidade de Nova Santa Rosa (PR), Annita Arndt, co-fundadora da empresa de refrigeração Zero Grau, aos 89 anos. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal citada.
Nascida em 27 de fevereiro de 1936, a pioneira era casada com Oscar Eduardo Arndt e com ele constituiu família com o nascimento dos filhos Darli, Milton, Wilson e Wilmar (Portal Nova Santa Rosa). -- FOTO 29 --
____________________________________
2025 — Falece na cidade de Toledo (PR), onde estava internado, o rondonense Ondy Ritter, desenhista de cartazes, painéis e anúncios em muros, aos 68 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. Seu corpo é sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon (PR).
Era natural de Marechal Cândido Rondon (do então distrito de Quatro Pontes, PR, grifo nosso), nascido em 06 de novembro de 1956, filho do casal Acelia e Ermínio Nelson Ritter.
Foi casado com Marli Maria Smaniotto, de quem estava divorciado, e com ela constituiu família com o nascimento dos filhos Gustavo, Andressa, Rubia e Geovana.
Participou da fundação da Associação de Clube Esportivo de Marechal Cândido Rondon (ATEMAR), em novembro de 1990.
O óbito foi registrado no Registro Civil de Pessoas Naturais de Marechal Cândido Rondon, no Livro (?, não legível), folhas 198, Termo 011273 (nota do pesquisador). -- FOTO 30 --
A Atemar repassou à mídia social a seguinte nota sobre o falecimento do sócio fundador:
Ondy Ritter – Trajetória e Legado em Marechal Cândido Rondon: Início da Trajetória e Empreendedorismo Local
Ondy Ritter foi um empresário rondonense que iniciou suas atividades profissionais em Marechal Cândido Rondon na década de 1980. Em 11 de agosto de 1986, fundou o Studio 80, um estabelecimento comercial registrado em seu nome, localizado na Rua Dom Pedro I, no centro da cidade. O Studio 80 tornou-se conhecido na comunidade local. Por meio desse empreendimento, Ondy contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do município, oferecendo serviços que atendiam à população rondonense.
Sua atuação como empresário perdurou por décadas, consolidando-o como uma figura respeitada no comércio local e com fortes contribuições culturais e comunitárias.
Em julho de 1986, ele participou da 1ª Exposição de Artistas Rondonenses, evento comemorativo ao 26º aniversário do município. Essa mostra, realizada no hall da Prefeitura Municipal, reuniu obras de artistas locais – incluindo pinturas e entalhes em madeira – e contou com a participação de Ondy ao lado de diversos outros talentos da região.
A presença de Ondy Ritter nessa exposição evidencia seu envolvimento com as artes e seu apoio às iniciativas culturais da comunidade. Tal participação contribuiu para valorizar a cultura local e incentivar outros artistas e entusiastas das artes em Marechal Cândido Rondon.
Na área esportiva, Ondy participou ativamente da fundação do Clube de Tiro de Marechal Cândido Rondon (ATEMAR), em 07 de novembro1990, junto com o empresário Elemar Lamberti. Uma de suas maiores paixões: o tiro esportivo.
A atuação de Ondy como cofundador foi fundamental para estabelecer as bases do clube, que se tornou uma referência local na prática de tiro esportivo. Seu empenho ajudou a consolidar a tradição do tiro em Marechal Cândido Rondon, criando um legado de disciplina, segurança e espírito esportivo entre os associados.
A sua paixão pelo tiro esportivo, fez ele manter-se ao longo dos anos ativo participando de competições e eventos ligados à modalidade, em níveis regionais e nacionais.
A longevidade esportiva de Ondy demonstra sua paixão e dedicação servindo de inspiração para atiradores mais jovens. Nunca se esquivou em transmitir conhecimentos, experiências e valores aos colegas do clube. Sempre lembrado como um entusiasta sempre disposto a ajudar e incentivar novos praticantes.
Desde sua criação, o clube seguindo o legado de seu fundador/fundadores dedica-se a promover o uso seguro e responsável de armas de fogo, oferecendo cursos de capacitação e espaço para treinamento dos amantes do tiro esportivo na região.
A atuação de Ondy como cofundador foi fundamental para estabelecer as bases do clube, que se tornou uma referência local na prática de tiro esportivo. Seu empenho ajudou a consolidar a tradição do tiro em Marechal Cândido Rondon, criando um legado de disciplina, segurança e espírito esportivo entre os associados (VOGEL, Geise. [Falecimento de Ondy Ritter]. Marechal Cândido Rondon: Facebook: 17 set. 2025 e 27 set. 2025. 2 Mensagem Facebook). Texto condensado do original recebido.
____________________________________
2025 — Começa e segue até o dia 21, a 16ª Semana Farroupilha, da cidade de Toledo (PR), no Centro de Eventos Ismael Sperafico. -- FOTO 31 --
____________________________________







COMENTÁRIOS