1989 — A Associação Municipal de Suinocultores de Marechal Cândido Rondon inaugura a sua sede própria (...)
1822 — Em reunião do Conselho de Estado, presidida pela Princesa D. Leopoldina¹, como Regente, na condução da representação do reino português em terras brasileiras, esta declara a Independência do Brasil e oficia o marido D. Pedro I, que se encontra em viagem à província de São Paulo, da decisão tomada. O Príncipe-consorte no famoso Grito do Ipiranga, de 7 de setembro, referenda a deliberação decidida pela Regência presidida pela sua esposa (REZZUTTI, Paulo. D. Pedro. A História não contada. São Paulo: LeYa, 2015, 1ª ed. p. 152 a 155). -- FOTO 6 --
¹ Foi grande incentivadora da imigração alemã, italiana e suiça para o Brasil. Uma larga descendência dessa imigração reside no município de Marechal Cândido Rondon e Oeste do Paraná.
____________________________________
1968 — Começa as atividades em Marechal Cândido Rondon (PR) a Casa dos Retalhos, de propriedade do casal Albani Somacal e Ernesto Schibigewski, a 1ª loja na cidade a vender tecidos em metro. Antes, os outros comerciantes, vendiam somente a peça inteira.
Eles casaram-se no mês seguinte, dia 26.
Ernesto relata:
“Comecei trabalhar ainda criança, acompanhando meu pai na revenda de produtos hortifrutigranjeiros na cidade de Concórdia (SC), para onde a família tinha se mudado, saindo de Volta Fechada, município de Aratiba (RS), onde eu nasci e meus irmãos. Eu tinha que ir junto com meu pai nas vendas, porque ele não sabia lidar com dinheiro e nem com balança. Não sabia fazer troco. Desconhecia números. Para isso, o pai me buscava na escola, o que prejudicou meus estudos. Mais tarde, o pai me deu de presente uma gaita para desistir de ir à escola, e acompanhar ele nas vendas. Por isso, mantenho comigo sempre uma gaita. Posso até vender mas, seguida, compro outra para lembrar aquele tempo em que eu e meu pai saíamos vender frutas e verduras, de carroça puxada por cavalos, pelas ruas de Concórdia.
Começando ficar moço fui trabalhar na Sadia. Amarrava as linguiças calabresas nas pontas que eram produzidas na indústria. Um trabalho difícil. As peças de amarrar machucavam os dedos. Depois de amarradas, as calabresas eram penduradas em varas e eu as levava para o defumador. Eram centenas de varas carregadas escada acima, por dia. Essa maratona diária acabou prejudicando muito a minha coluna, mal que sofro até hoje. Todo o salário que ganhava eu passava para o meu pai. Ficava com o valor das horas-extras.
Aos 17 anos deixei a Sadia e fui trabalhar com um primo meu que tinha loja de tecidos em Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná. O salário não era bom. Mas, aprendi muito com o comércio de tecidos. Tempos depois, fiz uma proposta para o meu primo para ser vendedor externo, com salário e comissão. Foi um sucesso. Vendi muito em boa parte da região Sudoeste Paranaense. Abarrotava uma Rural-Willys de mercadoria. Vendia tudo em questão de 2 a 3 dias. Ganhei muito dinheiro e isto me animou a ter meu próprio negócio. Vim para Marechal Cândido Rondon e comecei mascatear pelo interior, oferecendo em bodegas e pequenas lojas, com apoio do amigo Oscar Kossler. Ele era de Coronel Vivida. Me acompanhou e hipotecava meu nome junto aos possíveis compradores. Vendi bem. Criei coragem e abri meu próprio negócio: a Casa dos Retalhos. Alugamos uma peça no prédio da Família Siewert, na parte da Rua Sete de Setembro. O prédio ainda existe hoje na esquina com a Rua Santa Catarina. Eu e minha futura esposa começamos a vender tecido em metro. Uma novidade para época. Até ali, todos os comerciantes em Marechal Cândido Rondon somente vendiam tecidos em peça inteira. Com esse tipo de vendas, logo conquistamos muitos e muitos clientes. Vendíamos tanto que tinha que ir ao banco até três vezes durante o dia para depositar o dinheiro. Eu e minha esposa fizemos dezenas e dezenas de viagens a São Paulo para comprar mercadorias. Sempre eu e a Albani viajamos juntos. Apenas em duas viagens que ela não foi comigo. Em apenas quatro anos consegui dinheiro para comprar o terreno do lado e construir a minha própria loja. Depois, ampliamos e ficamos com ela por 30 anos, sempre vendendo bem. Isso nos permitiu ajudar os filhos a terem suas próprias lojas e nós a fazer um pequeno ‘pé de meia’.
Incentivados por mim, acabaram também vindo para Marechal Cândido Rondon meus pais. Moravam então já em Tapejara do Oeste. Vieram também parte de meus irmãos. O sogro e sogra e cunhado, quando vieram conhecer Marechal Cândido Rondon, também logo decidiram vir pra cá. Apoiei todos para se estabelecerem por aqui.
Sempre fui uma pessoa bastante ligada à Paróquia daqui, a Sagrado Coração de Jesus. Na época do padre Hans Lamprecht fui tesoureiro, no tempo dos padres Lirio Dal Piva, de Dom Irineu Scherer e Amario Zimmermann, fui presidente. Quando assumia algum cargo queria ver a coisa funcionando. Me dedicava mesmo. Sempre estive presente na comunidade.
Hoje eu e minha esposa estamos aposentados e muito agradecidos a Deus e à cidade de Marechal Cândido Rondon por tudo que nos foi proporcionado”. -- FOTO 7 --
____________________________________
1977 — O Governo do Paraná sanciona a Lei nº 6.924/1977 que cria os distritos administrativos de Entre Rios, Iguiporã, Novo Três Passos, São Roque e Novo Horizonte, no município de Marechal Cândido Rondon (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: ed. 28.09 a 05.10.1977, nº 9, p. 02).
____________________________________
1977 — O então jornal rondonense Rondon Hoje destaca que "Cada vez mais agricultores estão migrando para o Paraguai" (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: ed. 02.09 a 07.09.1977, p. 5). -- FOTO 8 --
____________________________________
1987 — O governador paranaense Álvaro Dias rechaça a ideia de criação¹ do Estado do Iguaçu, proposta movimentada por lideranças políticas do Oeste e Sudoeste do Paraná, para acontecer durante a elaboração da nova Constituição Brasileira, promulgada em 1988 (PIRES, Rui. Panorama. Marechal Cândido Rondon: ed. 02.09.1987, p. 8. Programa de Rádio).
¹ O projeto não prosperou no legislativo nacional (nota do pesquisador).
___________________________________
1989 — A Associação Municipal de Suinocultores de Marechal Cândido Rondon inaugura a sua sede própria, construída à Rua D. João VI, ao lado do prédio do Sindicato Rural Patronal, na gestão do presidente Ari Hansen, junto com posse do novo presidente da entidade: Orlando Miguel Sturm (Rádio Difusora do Paraná AM. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 02.09.1989, p. 25. Programa de Rádio). -- FOTOS 1, 2, 3, 4 e 5 --
___________________________________
1995 — É realizado a 1ª Festa do Chopp da Danceteria Scala, na cidade de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 9 --
___________________________________
1996 — Morre atropelado na rodovia sede municipal de Marechal Cândido Rondon à Vila Curvado, nas proximdiades da antiga associação dos funcionários do extinto BANESTADO, o pioneiro rondonense Atalíbio Ostjen, que transitava de bicicleta no trecho rodoviário (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 258, setembro de 1996. Programa de Rádio).
___________________________________
2015 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon assina ordem de serviço com a empresa AEROSIGMA – Serviços Aeronáuticos Ltda., de Curitiba para auxiliar na gestão junto a Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a legalização do Aeroporto Municipal Ruben Berta, de Marechal Cândido Rondon, para que o mesmo volte a operar seguindo as ultimas normativas e legalidades impostas (Imprensa PM-MCR).
____________________________________
2016 — As atletas rondonenses Larissa Besen e Júlia Moreira Gobs, da equipe de vôlei do Colégio Evangélico Martin Luther/ Sicoob/ Marechal Cândido Rondon, conquistam a medalha de ouro pela Seleção Brasileira no Sul-Americano de Vôlei disputado entre os dias 22 a 28 de agosto, em Lima, no Perú (O Presente. Marechal Cândido Rondon ed. 02 de setembro de 2016, p. 32). -- FOTO 10 --
___________________________________
2016 — É inaugurado na sede municipal de Pato Bragado, o novo Colégio Estadual de Pato Bragado, com a presença do governador do Estado, Beto Richa, da Secretária de Educação, professora Ana Seres Trento Comin e do professor Léo Anschau, chefe do Núcleo Regional de Educação, na cidade de Toledo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de setembro de 2016, p. 7). -- FOTO 11 --
____________________________________
2018 — Acontece na cidade de Assis Chateaubriand (PR), a etapa final do Campeonato Regional Oeste de Mountain Bike 2018, prova realizada com muita chuva e lama nas estradas rurais.
Durante a etapa, vários ciclistas rondonenses conquistas títulos e classificações em suas categorias. -- FOTOS 12, 13, 14, 15 e 16 --
Em comunicado à imprensa, no dia 03 de setembro, a Associação Rondonens de Ciclismo (ARC), relata as conquistas alcançadas pelos atletas rondonenses:
Rondonenses são campeões do Regional Oeste de Mountain Bike
Marechal Cândido Rondon ficou representado no lugar mais alto do pódio, na etapa final do Campeonato Regional Oeste de Mountain Bike, disputado no domingo (02), em Assis Chateubriand, durante prova com chuva e muita lama nas estradas rurais.
Além de vitórias, os resultados garantiram a conquista de títulos pelos atletas da Associação Rondonense de Ciclismo. Os campeões foram: Marcelo Konzen, que já havia se consagrado bicampeão com uma etapa de antecipação, e que confirmou o título da categoria Master B Pró ao vencer a prova de ontem. O outro campeão rondonense foi o ciclista Marco Aurélio Stenzel, que conquistou o campeonato na Master 4 Sport ao terminar a prova em 2º lugar.
Além destes, outros três atletas da Associação Rondonense de Ciclismo terminaram o campeonato como vice campeões: Rosangela Cristina Schmit, que venceu a prova em Assis Chateubriand na categoria Master A Feminino; Leonardo Schaufelberger, que chegou em 2º lugar na Amador 2 Sport; e Jean Michel Silva, que terminou a corrida em 3º lugar na categoria Amador 1 Sport.
Outras ciclistas rondonenses que participaram da prova em Assis Chateubriand foram Sergio Luiz Birck, 3º lugar na Master 5 Sport; Rodrigo Berghofer e Thomaz Henrique Neumeister, 4º e 6º colocados, respectivamente, na categoria Juvenil Sport; e Matheus Vorpagel, que competiu na Sub 23, mas não conclui a corrida por problemas na bicicleta.
Os ciclistas da Associação Rondonense de Ciclismo têm apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e são patrocinados pelo Sicredi, Finanpar, Alibra, Bicicletaria Lirio, Cercar, Constru&Cia, GP Studio Pilates, Juliana Lima Beleza Rara, MCR Bikes, Projeto Memória Rondonense, Odontologia Boger, Opção da Moda e Tintas Coresul.
O próximo desafio da equipe será neste final de semana, na 5ª Ultramaratona Pata de Onça. Esta é uma das provas mais duras do mountain bike brasileiro, que será disputada nas cidades de Nova Andradina e Batayporã, no Mato Grosso do Sul.
___________________________________
2018 — Acontece a 3ª etapa das Olimpíadas da ACJC (Associação dos Clubes de Jovens Copagril) 2018, no Ginásio de Esportes Clarindo Bortolon, no Bairro Vila Gaúcha, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR), com as competições de futebol de salão. -- FOTO 17 --
As classificações da etapa foram:
Futsal Feminino
1º lugar: Esperança Jovem – Linha Campo Sales (Margarida)
2º lugar: Juntos Venceremos – Linhas São João e Wilhelms
3º lugar: Treze de Maio – Linha Palmital
4º lugar: Força Jovem – Linha Ajuricaba
5º lugar: Força e Poder – Linha Concórdia
Futsal Masculino
1º lugar: Esperança Jovem – Linha Campo Sales (Margarida)
2º lugar: Força e Poder – Linha Concórdia
3º lugar: Flor da Serra – Iguiporã
4º lugar: Verdes Campos – Novo Horizonte
5º lugar: Juntos Venceremos – Linhas São João e Wilhelms
__________________________________
2020 — A quarta-feira na cidade de Marechal Cândido Rondon uma vez mais marcada com tempraturas de mínima de 21 graus e máxima 3°. Umidade em menos de 30% durante a tarde. Prossegue a estiagem - a última precipitação pluviométrica ocorreu em 19 de agosto.
O despontar do sol e o entareceder se afiguram esplêndidos, matizados devido aos traços de nebulosidade e presença de fumaça, vinda não se sabe de onde (nota do pesquisador). -- FOTOS 18, 19 e 20 --
___________________________________
2020 — O Banco Central do Brasil lança em Brasília a nota de 200 reais, com lôbo-guará estampado. A nova cédula tem as dimensões da nota de 20 reais.
Contudo o novo papel-moeda não ganha grande circulação devido seu alto valor, por dificultar o troco no comércio (uol.economia). -- FOTO 21 --
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
2022 — A pioneira rondonense Eugênia Kressin completa 101 anos. Chegou de mudança ao município de Marechal Cândido Rondon (PR), em 1955 (colaborou Angela Terezinha Zart). -- FOTO 22 --
___________________________________
2022 — Começa e segue até o dia 4, no Pavilhão Alemão do Parque de Exposições Álvaro Dias, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), o 1º Festival Paranaense Itinerante de Cinema de Horror . Uma programação gratuita para o público.
Durante o festival acontece a exibição de filmes de horror de curta e longa metragem, além de um bate-papo com a diretora Paula Witchert; e da oficina denominada de “Nem tudo é medo: Uma visão crítica do horror”, com Marcelo Miranda.
Por tratar-se de filmes de horror, o acesso ao festival somente é liberado para maiores de 14 anos (nota do pesquisador). -- FOTO 23 --
____________________________________
2022 — Começa e segue até o dia seguinte, no Reservatório da Itaipu Binacional, na sede distrital de Porto Mendes, o 14º Pesca Marechal, também conhecido como "Pesca ao Tucanaré".
O concurso faz parte da agenda programática de eventos da 5ª edição do Agita Rondon¹ (nota do pesquisador). -- FOTO 24 --
¹ É um projeto de atividades esportivas e recreativas, com a duração de vários finais de semana, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon.
____________________________________
2022 — Sexta-feira de céu parcialmente nublado na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Ao amanhecer precipitações pluviométricas localizadas e de baixa intensidade e curta duração, com trovoadas. Houve pancadas de chuvas na cidade de Marechal Cândido Rondon, de volume insignificativo. Temperaturas entre 12 e 22 graus. Ventos do quadrante Sudoeste, fraco (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Falece na cidade de Quatro Pontes, antes distrito de Marechal Cândido Rondon (PR), a pioneira Hilda (nascida Mittelstadt) Eckstein, aos 95 anos, que completaria no próximo dia 14 de novembro. Seu corpo ésepultado no cemitério público da sede municipal de Quatro Pontes.
Casada com Lauro Eckstein (precedeu-lhe na morte), ela foi a segunda mulher a residir em Quatro Pontes, no processo colonizatório da Fazenda Britânia, realizado pela empresa Maripá. Chega de mudança em agosto de 1951.
Entre as diversas atividades do casal em Quatro Pontes, Hilda e Lauro estabelecem a 1ª olaria na comunidade (nota do pesquisador). -- FOTO 25 --
Saber mais, clique aqui.
____________________________________
2023 — Talia Mainara Ferreira, de 26 anos, é eleita Rainha da 50ª Festa Nacional do Porco no Rolete, da cidade de Toledo (PR) (PlantãoToledo). -- FOTO 26 --
___________________________________
2023 — O professsor universitário rondonense dr. Tarcísio H. Vanderlinde, da Unioeste — campus de Marechal Cândido Rondon, tem publicado o seguinte texto no jornal rondonense O Presente:
CURAS GRATUITAS
A pandemia gerada pelo coronavírus mostrou entre outros assuntos, de como os países da atualidade estão preparados para enfrentar problemas desse tipo. Por conta da “preservação do modelo econômico”, nem sempre países considerados mais desenvolvidos se mostraram mais eficientes para enfrentar a situação. Por aqui, aprendeu-se a valorizar o SUS mais do que nunca!
Na antiguidade haviam médicos, mas eram poucos em número, caros, limitados em conhecimento, embora instruídos no seu tempo, ainda bastante ignorantes e supersticiosos. Conhecemos Lucas, muito mais pelo que escreveu do que pelas suas habilidades médicas. É de sua autoria um dos evangelhos e de atos dos apóstolos.
Templos dedicados a Asclépio, o deus greco-romano da cura, foram localizados em todo o mundo mediterrâneo. Esses templos se pareciam com os “spas” de hoje, e as terapias consistiam no descanso, massagens e dietas mais do que na medicina como a entendemos atualmente.
A religião também desempenhava seu papel nos processos de cura. Um dos métodos era a “incubação”: o doente dormia nas dependências do templo, na esperança de receber um sonho ou revelação de Asclépio. Os que eram curados traziam oferendas especiais, geralmente uma reprodução esculpida da parte do corpo que fora curado. As dádivas ficavam a mostra como testemunhos do poder curativo daquele deus.
Foi num mundo como esse que Jesus desenvolveu seu ministério de curas. Ao contrário de muitos médicos que mantinham vínculos com os templos, Jesus curou sem cobrar e sem fazer alarde.
Ele não seguia um ritual que se pudesse apontar como chave para obter algum poder mágico. Às vezes tocava a pessoa; em outras ocasiões, aplicava um emplastro de lama nos olhos de um cego ou simplesmente dava uma ordem: “Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá!”.
Diversas curas realizadas por Jesus e posteriormente por seus discípulos, constam de forma singular nas narrativas bíblicas. Porém, aconteceram também impactantes CURAS EM MASSA como aquela narrada pelo médico Lucas.
Ele conta que Jesus depois de ter escolhido seus discípulos, se deparou com uma multidão procedente de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e Sidom; que vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças: “Os que eram perturbados por espíritos imundos ficaram curados, todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que CURAVA TODOS”.
Evidentemente, as curas de Jesus tinham propósito específico em seu ministério. Sinalizavam o poder de Deus a selar sua missão. Afora isso, foi certamente um privilégio ter vivido naquele tempo. -- FOTO 27 --
_________________________________
2023 — É sábado. A madrugada é marcada com raios e trovoadas, seguida de precipitação pluviométrica pesada, com princípio às 5 horas, acompanhada de ventos moderados do quadrante Noroeste.
A partir da meia-manhã, ocorre a dissipação parcialmente da nebulosidade tipificada como cumulonimbus e nimbostratus.Temperatura no começo da manhã de 23 graus. A máxima do dia atinge 31 graus (temperaturas aferidas via aplicativo digital Accu Weather (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
___________________________________
2024 — É segunda-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 12 graus. Alerta de baixa umidade durante o dia emitida pelos institutos de metereologia. Céu encoberto com nuvens tipificadas como stratus, as quais se disspiam mais tarde. Ventos do quadrante Sudoeste, brisa, persistente durante o dia. Há presença densa de fumaça.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Início de semana segue sem chuvas no Paraná. Diferentemente dos últimos dias, amanhece com temperaturas baixas em vários setores, em virtude da presença de um ar mais frio. No sudoeste e centro-sul as temperaturas ficam abaixo dos 10°C, por exemplo. O sol predomina durante a manhã e tarde em grande parte do estado, por isso à tarde ainda fica quente, especialmente no noroeste e no norte. No litoral, novamente, há pouca amplitude térmica ao longo desta segunda-feira, em virtude da presença de nebulosidade".
A temperatura máxima dia atinge os 24° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo AccuWeather (nota do pesquisador).
___________________________________
COMENTÁRIOS