1955 — É assentado o primeiro registro de casamento no cartório do então distrito de General Rondon, pelo cartorário Willy Carlos Trentini: Margarida (nascida Schmidt) e José Roberto Feiden (...).
1834 — Falece em Lisboa, Portugal, no Palácio Queluz, o 1º imperador do Brasil, D. Pedro I, aos 36 anos, no mesmo quarto e na mesma cama onde tinha nascido, em decorrência de tuberculose. -- FOTO 2 --
___________________________________
1924 — Chega à cidade de Foz do Iguaçu¹ o primeiro grupo¹ de revoltosos, da conhecida Revolução Paulista, sob o comando do coronel João Francisco.
O militar rebelado "e seus homens encontram a cidade desguarnecida e deserta. Seus habitantes, aterrorizados com os boatos que o Governo espalhava sobre os rebeldes, tinham se refugiado em Puerto Aguirre², situada bem em frente, do outro lado do rio, em território argentino" (MEIRELLES, Domingos. As noites ds grande fogueiras: Uma história da Coluna Prestes. Rio de Janeiro: Editora Record, p. 220 a 225 — 6ª edição). -- FOTOS 3, 4 e 5 --
¹Ao chegar às Três Fronteiras, o grupo logo foi cometendo atrocidades. Demonstrando resistência em aderir ao movimento reacionário ao Governo Central, os rebeldes fuzilaram covardemente o tabelião local Franklin Sá Ribas², o sargento Hartmann (PMPR) e seis empregados da Companhia Matte Larangeira (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
¹ Ao se unir esse grupo precursor e outros vindo de São Paulo aos subelevados gaúchos liderados por Luis Carlos Prestes, deu origem a famigerada Coluna Prestes. Meses depois os rebeldes prestianos ocupariam o empreendimento Puerto Artaza (agora submerso pelas águas de Itaipú), de Júlio T. Allica, tomando as instalações (danificando-as) e alimentando-se dos animais de criação, causando enormes prejuizos a Allica.
Cercado pelas tropas federais, sob o comando do General Rondon, o grupo insurreto se desalojou de Artaza, pela única via possível, transpondo o Rio Paraná, adentrando ao território paraguaio para tomar caminho ao Mato Grosso (nota do pesquisador).
² Teve que cavar a sua própria sepultura às margens do Rio Paraná.
___________________________________
1955 — É assentado o primeiro registro de casamento no cartório do então distrito de General Rondon, hoje Marechal Cândido Rondon (PR), pelo cartorário Willy Carlos Trentini, dos jovens rondonenses vindo do Sul, Margarida (nascida Schmidt) e José Roberto Feiden (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
___________________________________
1975 — O Unibanco instala a sua 1ª agência na cidade de Toledo (PR) e designa como primeiro gerente, Ari Caluo Congula (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica & Editora GFM, 2009, p. 210).
___________________________________
1977 — O agricultor rondonense Emílio Pedde fica em primeiro lugar na produção de trigo no município safra 1977, com 129 sacas por alqueire. Em 2º lugar obtém o produtor Onofre Machado de Souza com uma colheita de 116 sacas por alqueire; e Jose Fnai em 3º lugar com 106 sacas.
A comissão julgadora é composta: Remy von Mühlen, presidente; Pedro Cereser, vice-presidente; Tereza Henn, secretária: e Dilmo Antonio Bedin e Claudio Bonfada, vogais.
A premiação é entregue nesta data em solenidade especial (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: ed. 5 a 12 de outubro de 1977, p. 4).
___________________________________
1978 — É "realizadaa 5ª Festa do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca de Toledo, transferida de 30 de julho, devido à crise da peste suína africana. Na programação está o 1º Concurso de Produtividades de Suínos Tipo Carne do Paraná.
O vencedor é Tiométeo Zigger, de Guaraniaçu; em 2º lugar, Vitório Poltronieri de Matelândia; e em 3º Emilio Celestino Klein, de Marechal Cândido Rondon" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica & Editora GFM, 2009, p. 210). -- FOTO 7 -
___________________________________
1981 — O Governo do Paraná, pelo Decreto nº 4.162, cria a 61ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), com sede na cidade de Matelândia (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
1988 — Acontece na cidade de Toledo, no Ginásio Alcides Pan, a apresentação do Grupo de Patinação Danúbio Azul, de Porto Alegre.
O evento fez parte da agenda programática do 5º Tempo de Cultura (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 018, cad. setembro e outubo 1988, fls. 93. Programa de Rádio).
___________________________________
1992 — O Conselho Estadual de Educação, órgão de Estado do Governo do Paraná, cria comissão especial para "analisar a proposta e montar o processo de reconhecimento" da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica & Editora GFM, 2009, p. 210).
___________________________________
1993 — É instalada a 1ª Vara da Justiça Federal, na cidade de Cascavel (PR) com a posse do juíz João Pedro Gebran Neto¹.
A subseção é criada pela Lei nº 8.424/1992, como consequência da transferência da 16ª Vara Federal de Curitiba.
Oficialização da transferência dessa Vara se dá com a Resolução TRF nº 1/1993 (memoria.jfpr.jus.br). -- FOTO 9 --
¹ Mais tarde torna-se desembargador do Tribunal Federal da 4ª Região (TRF 4), com sede em Porto Alegre. É um dos três magistrados que confirmou a sentença do juiz Sérgio Moro no processo "Lava Jato" conta Luiz Inácio "Lula" da Silva (nota do pesquisador).
___________________________________
1997 — Falece na cidade de Ponta Grossa (PR), no Seminário do Verbo Divino, o padre Alois Gumpp, aos 81 anos, em decorrência de complicações advindas de Mal de Parkinson e diabetes. Seu corpo foi sepultado no cemitério Dona Luiza da cidade paranaense citada.
O religioso, natural da cidade alemã de Gseng-Groenbach, Baviera, onde nasceu em 16 de setembro de 1916, foi vigário na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (PR), de fevereiro de 1967 a abril de 1969 (colaborou padre verbita Mario José Steffen - Provincialado Verbo Divino Sul - Curitiba). -- FOTOS 10 e 11 --
___________________________________
2012 — Falece a rondonense Irmgard (nascida Koch) Hedel, aos 83 anos, em decorrência de doença cerebrovascular não especificada. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
A pioneira é natural de Rio do Sul (SC), nascida em 17 de janeiro de 1929, filha do casal Wanda e Leopoldo Koch. Casou-se com Oswaldo Hedel (precedeu-lhe na morte em 16 de abril de 2008) com quem formou família com o nascimento de quatro filhos.
O óbito foi lavrado no Registro Civil de Marechal Cândido Rondon: Livro C 17, fls. 083, termo 7013, em 26.09.2021.
___________________________________
2014 — Visita os Rotarys Clubes de Marechal Cândido Rondon, o governador do Distrito 4640, do Rotary International, sr. Celso Luiz Fracaro. Permanece na cidade até o dia seguinte.
É declarado hóspede oficial de Marechal Cândido Rondon, pelo prefeito municipal Moacir Froelich (O Presente). -- FOTO 12 --
___________________________________
2014 — Acontece na cidade de Dourados (MS), a Abertura Nacional do Plantio de Soja - Safra 2014/2015, organizada pela Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprasoja Brasil). -- FOTO 13 --
___________________________________
2015 — O distrito de Alto Santa Fé, no município de Nova Santa Rosa, é atingido no início da noite por forte vendaval e chuvas. O que resulta em casas destelhadas, árvores e postes de transmissão de energia quebrados, telhados de galpões e chiqueiros danificados.
No entreposto da cooperativa C-Vale, os fortes ventos arrancam parte do telhado da área administrativa, destrói parte da cobertura de um depósito.
Também o Centro Comunitário da sede distrital de Alto Santa Fé teve parte do telhado arrancado pelo vento (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed, 26 de setembro de2015, p. 14). -- FOTOS 14 e 15 --
___________________________________
2017 — Acontece na cidade de Pato Bragado (PR), no Clube de Idosos Felicidade, a escolha das misses da Terceira Idade 2017. É o primeiro evento da programação comemorativa ao Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de Outubro.
São eleitas no concurso: Mirace Seibert, Miss Terceira Idade; Elira Petry, 1ª Miss; Paulina Cavali, 2ª Miss; e Hertha Borger, Miss Simpatia.
A agenda programática de eventos segue no dia 27, às 13h30, no referido clube de idosos, com torneio de canastra, bolãozinho de mesa e bingo. Na quinta-feira, dia 28, ocorre o piquenique na praia de Entre Rios do Oeste e na sexta-feira, dia 29, a partir das 14 horas, amistoso de voleibol gigante com Santa Helena (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
___________________________________
2018 — Inicia a 2ª Olimpíada Escolar Municipal de Marechal Rondon com as disputas de badminton. As partidas são realizadas no pavilhão do CTG, localizado dentro do parque de exposições de Marechal Cândido Rondon, com disputas em cinco categorias.
A modalidade conta com a participação de 61 atletas, de quatro colégios diferentes. Participam do badmiton 30 alunos do Colégio Estadual Eron Domingues, 6 do Colégio Evangélico Martin Luther, 13 do Colégio Estadual Paulo Freire, os três educandários da sede municipal; e 12 do Colégio Estadual de Campo Nilson Franceski, do distrito rondonense de Iguiporã.
As classificações:
FEMININO:
1º Évelin Queiroz (Eron Domingues)
2º Nicole Beltrani (Martin Luther)
3º Laura Kolling (Martin Luther)
4º Letícia Bach (Paulo Freire)
MASCULINO:
1º Eduardo Kloss (Eron Domingues)
2º Gabriel Arndt (Eron Domingues)
3º Jorge Otávio (Nilson Franceski)
4º Kauê (Paulo Freire)
DUPLA FEMININA:
1º Nicole e Byannca (Martin Luther)
2º Letícia e Sara (Paulo Freire)
3º Isabelly e Angélica (Paulo Freire)
4º Elcrise e Giovana (Nilson Franceski)
DUPLA MASCULINA:
1º Gabriel e Jorge (Eron Domingues)
2º Kauê e Eduardo (Paulo Freire)
3º Yan e Cristiano (Eron Domingues)
4º Igor e Gustavo (Eron Domingues)
DUPLA MISTA:
1º Laura e Mateus (Martin Luther)
2º Jorge e Evelin (Eron Domingues)
O objetivo da competição que é organizada pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, é o de, através dos jogos, envolver várias modalidades esportivas, dando oportunidade de participação a um número maior de alunos, despertando o gosto pela prática dos esportes, com fins educativos e formativos (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — Falece na cidade de Joinville o pioneiro rondonense Roque Froelich, aos 82 anos. Nessa cidade foi contratado pela Fundição Tupy para o setor de segurança.
Foi um dos primeiros professores da escola primária da sede distrital rondonense de São Roque. Começa a lecionar no educandário em 1964 e permanece residindo em Marechal Cândido Rondon até 1979, ano em que transfere residência para a cidade catarinense.
É natural de Cerro Largo (RS), nascido em 21 de janeiro de 1936.
Seu corpo é sepultado em um dos cemitérios da cidade de Joinville (nota do pesquisador)-- FOTO 17 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2018 — Em comunicado à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que a equipe de bolão feminino do município terminou na quarta colocação nos Jogos Abertos do Paraná Fase Final/Divisão A 2018, sediados na cidade de Londrina. Por um pino, que a equipe comandada pelo técnico Diogo Schneider (Bolha), não conquista a terceira colocação.
Na classificação final, o título do bolão feminino fica com Cascavel, que somou 1.321 pinos. Na sequência, na segunda colocação, General Carneiro com 1.306 pinos. Maringá com o último lugar do pódio, após somar 1.289 pinos. Marechal Rondon conquista a quarta colocação ao somar 1.288 pinos (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — Acontece a palestra motivacional, em Marechal Cândido Rondon, de Maurício Louzada, com a temática "Um novo 'mindset' e as tendências do varejo".
É primeiro evento da agenda programática do Fórum Empresarial 2018 da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 28 de setembro de 2018, p. 32 e 33). -- FOTO 18 --
___________________________________
2019 — O padre Neimar Troes, nascido no município de Marechal Cândido Rondon, no distrito de São Roque, é homenageado pela Câmara Municipal de Nova Aurora, com o título de Cidadão Honorário. -- FOTO 19 --
O religioso é padre vigário da Paróquia São Roque da cidade paranaense por último citada, desde 2018 (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — O Lions Club de Marechal Cândido Rondon recebe a visita do governador do Distrito LD-1, Flávio Gonçalves e esposa Janete, que veio conhecer os projetos desenvolvidos pelo clube local (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de setembro de 2019, p. 35). -- FOTO 20 --
___________________________________
2019 — Falece em Curitiba, a ex-moradora rondonense Ester Gisele (nascida Essenfelder) Marchesani, aos 74 anos.
Ela e o marido, pediatra José Renato Marchesani, fundaram em Marechal Cândido Rondon o Hospital Pequeno Princípe¹, anos depois vendido à Família Seyboth. O casal e filhos voltam a residir na Capital Parananense. -- FOTO 21 --
O jornal curitibano Gazeta do Povo, versão digital, publica o seguinte texto ao registrar o falecimento dela:
Ester Gisele Marchesani: cuidado com a família e preservação da história dos Essenfelder
Pelo menos dois fatores unem Ester Gisele Marchesani – falecida em 24 de setembro, aos 74 anos – e sua família à história da cidade de Curitiba. O avô, Frederico Essenfelder, mais conhecido como Fritz, fundou o Coritiba Foot Ball Club em 1909. Foi ele também quem deu continuidade, a partir de 1920, com outros sócios, à marca de instrumentos musicais Essenfelder, criada pela família ainda em Berlim, na Alemanha. Ester, além de ter participado por cerca de 15 anos da administração da fábrica de pianos, esteve a vida toda empenhada em manter viva a memória de seus antepassados e a construir a própria.
Nascida em Curitiba em maio de 1945, teve no cuidado com os filhos, o marido (o médico pediatra José Renato Marchesani) e mais tarde com os netos e bisnetos uma missão constante. Ao mesmo tempo, manteve posição profissional ativa durante toda a vida. Formada em Pedagogia pela PUCPR, por anos foi secretária executiva da antiga Fundação Educacional do Estado do Paraná (Fundepar), atual Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional. Depois de casada e com os dois filhos pequenos, mudou-se para Marechal Cândido Rondon, onde Renato e ela fundaram o Hospital e Maternidade Pequeno Príncipe e o administraram por 15 anos, até voltar à capital.
Estar à frente de iniciativas ligadas à filantropia, como o hospital infantil, era algo que lhe agradava pessoalmente. Seu cuidado constante com as pessoas fez com que fosse muito querida na região. Seja no trabalho ou como mãe, “a característica principal dela era estar sempre pronta”, conta a filha Liliana Marchesani Cardim. “Ajudava quem quer que fosse, independente de cor e credo”.
Uma de suas maiores paixões era o Movimento Bandeirante. Aos 17 anos já era chefe das bandeirantes em Curitiba e perpetuou esse amor ao ver seus descendentes participando das atividades. Até a bisneta é a mais nova lobinha da família.
Bastante ligada ao passado da família, cresceu tendo consciência da trilha que a família havia percorrido para chegar onde estava. Florian Essenfelder, seu bisavô, saiu da Alemanha no final do século XIX - já sabendo os principais acordes da manufatura de pianos - para se instalar em Buenos Aires, onde abriria uma oficina de pianos. Foi na capital argentina que nasceu Fritz, em 1891. Depois de instalados na fábrica em Curitiba, a partir de 1920, no cruzamento entre as ruas Mauá e Campos Sales, a história dos pianos Essenfelder vai até 1997, com seu fechamento. No entanto, ela continua a ser escrita cada vez que os dedos de um músico tocam as teclas que foram produzidas lá e que duram até hoje. Há peças produzidas pelo avô de Ester que até hoje encantam pela sonoridade e beleza clássica.
Ester participou da administração da fábrica no Alto da Glória até sua aposentadoria, nos anos 90, sempre com o interesse de preservar essa história. Foi essencial no auxílio a pesquisadores que escreveram teses e livros sobre esse capítulo importante da história da música no Paraná, fornecendo todo o material histórico necessário para tanto. Portadora de álbuns recheados de fotografias antigas e de memórias únicas, Ester cuidou não apenas de sua família, mas de tornar ainda mais sólida uma história já concretizada em Curitiba, tanto por causa do Coxa quanto por causa dos pianos Essenfelder.
Ester deixa o marido Renato, os filhos Liliana e Gabriel, os netos Juliana, Maurício e Arthur, e os bisnetos Natália e Leonardo.
COMENTÁRIOS