1846 — D. Pedro II, imperador do Brasil, pelo Decreto nº 397¹ (adiante descrito), declara que todos os imigrantes estabelecidos Colônias de São Leopoldo (...)
Imagem: Arquivo Público do Rio Grande do Sul - FOTO 1 -
Imagem: Acervo "A República Brasileira" / Facebook - FOTO 2 -
Imagem: Acervo do casal - FOTO 4 -
Imagem: Projeto Memória Rondonense - FOTO 4 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 5 _
Imagem: Acervo do rondonense Waldemar Willms - FOTO 6 -
Imagem: Acervo da Familiá - FOTO 7 -
Imagem: Acervo da Família - FOTO 8 -
Imagem: Acervo Memória Rondonense -- FOTO 9 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 10 -
Imagem: Acervo Nelson Astor Pooter - FOTO 11 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 12 -
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 13 -
Imagem: Acervo da rondonense Nelcedes Rubenich - FOTO 14 -
Imagem: Acervo Cascavel Histórica - FOTO 15 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 16 -
Imagem: Acervo O Cafezinho - FOTO 17 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 18 -
Imagem: Imprensa - CM-MCR - Crédito Cristiano Marlon Viteck - FOTO 19 -
Imagem: Acervo da CM-MCR - Crédito: Cristiano Marlon Viteck - FOTO - 20 -
Imagem: Acervo CM-MCR - FOTO 21 -
Imagem: Acervo AEN- FOTO 22 -
Imagem: Acervo do rondonense Valdemar Vorpagel - FOTO 23 -
Imagem: Acervo e crédito: Loiri Márcio Ledur - FOTO 24 -
Imagem: Acervo do Órgão citado - FOTO 25 -
Imagem: Acervo O Presente - crédito de Roberto Kleinschmidt - FOTO 26 -
Imagem: Acervo e crédito Ailton Santos / Tarobá Cascavel / Facebook - FOTO 27 -
Imagem: Acervo e crédito de Ailton Santos / Tarobá Cascavel / Facebook - FOTO 28 -
1846 — D. Pedro II, imperador do Brasil, pelo Decreto nº 397¹ (adiante descrito), declara que todos os imigrantes estabelecidos Colônias de São Leopoldo e Pedro de Alcântara das Torres da Província do Rio Grande do Sul sejam reconhecidos como cidadãos brasileiros naturalizados (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
DECRETO Nº 397 DE 3 DE SETEMBRO DE 1846
Determina que sejam reconhecidos como cidadãos brasileiros naturalizados todos os estrangeiros estabelecidos nas Colônias de São Leopoldo e Pedro de Alcântara das Torres da Província do Rio Grande do Sul, logo que atribuem termo de ser sua vontade.
Hei por bem sancionar, e mandar que se execute a resolução seguinte da Assembleia Geral Legislativa:
ART. I: Os estrangeiros atualmente estabelecidos nas Colônias de São Leopoldo e Pedro de Alcântara das Torres da Província do Rio Grande do Sul, serão reconhecidos cidadãos brasileiros naturalizados, logo que atribuem na respectiva Câmara Municipal termo de declaração de ser essa sua vontade.
O Presidente da Província, em vista da Certidão do dito termo, dará a cada um dos referidos, o competente título, isento de quaisquer despesas ou emolumentos.
ART. II: Serão revogados os dispositivos em contrário.
Joaquim Marcellino de Porto, do meu Conselho, ministros e secretários de Estado e negócios do Império, agim o tenha entendido.
Palácio do Rio de Janeiro, em três de setembro de mil oitocentos e quarenta e seis, vigésimo quinto da independência e do Império.
Com a rúbrica de sua Majestade o Imperador
Joaquim Marcellino de Porto.
¹ Cópia do documento encontrado pelo jornalista e pesquisador Moacir Clemente Fritzen no Arquivo Público do Rio Grande do Sul - Códice C 289.
___________________________________
1920 — O Presidente da República, Epitácio Pessoa (1965-1942), assina o Decreto Legislativo nº 4.120 que revoga os artigos 1º e 2º do Decreto nº 78-A, do Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca, que baniu a Família Imperial Brasileira.
Pelo mesmo documento legal, o Presidente Epitácio autoriza a transladação dos despojos mortais do ex-imperador D. Pedro II e de sua esposa Thereza Christina para o território brasileiro. -- FOTO 2 --
___________________________________
1949 — Casam-se na localidade de Ajuricaba (RS), os jovens Izabela Jeziorni e Arthur Winter¹, casal pioneiro na então General Rondon, agora município de Marechal Cândido Rondon, onde chegou em janeiro de 1955 e fixou residência em Esquina Guaíra.
Hoje o casal reside na cidade de Curitiba (mensagem recebida de Arthur Winter, via Facebook, em 04.09.2017). -- FOTO 3 --
¹ Faleceu no dia 24 de outubro de 2019 e seu corpo foi sepultado no Cemitério Luterano, de Curitiba.
___________________________________
1953 — A Colonizadora Pinho e Terra Ltda¹. dá inicio a colonização do futuro município de Palotina (nota do pesquisador). -- FOTOS 4 e 5 --
¹ O projeto de colonização É organizado e administrado por Alberto Dalcanalle, este com grande experiência em povoamentos realizados no Oeste Catarinense e no Oeste do Paraná — Fazenda Britânia, via colonizadora Maripá, e a vasta área que compreende os municípios de Céuz Azul, Vera Cruz do Oeste, Matelândia, Medianeira e Santa Terezinha de Itaipu.
No caso de Palotina, Dalcanalle era procurador de Ruy Castro que tinha comprado a grande extensão de terras da Braviaco (PEREIRA, Mario. O Cabeça. Curitiba: Boletim do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR) - vol. 76, 2023, p. 325).
___________________________________
1960 — É fundada a Associação Rural de Marechal Cândido Rondon, mais tarde, em 22 de dezembro de 1967, passa para Sindicato Rural Patronal. Primeiro presidente: Afonso Diesel, vice-presidente José Feiden e secretário Adelmo Maldaner (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. jul. 2014). -- FOTOS 6, 7 e 8 --
___________________________________
1968 — É iniciada a construção da nova igreja matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR). -- FOTO 9 --
____________________________________
1969 — A unidade sanitária de Marechal Cândido Rondon, em comunicado assinado pelo médico-chefe, Doutor Aylson Confúcio de Lima, proíbe a criação de suínos na área urbana da sede municipal. A proibição gera protestos de alguns moradores (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — O construtor rondonense e pioneiro Ilmo Müller entrega ao Prefeito Municipal Dealmo Selmiro Poersch as chaves do Grupo Escolar D. Leopoldina, do então distrito rondonenense e agora município de Quatro Pontes, com 4 salas de aula, indicando que a construção estava concluída (Rádio Difusora do Paraná. Notícias Locais. Marechal Cândido Rondon: Frente Ampla de Notícias (O Mundo em Revista), vol. 013, cad. 19 jul. 1971 a 30 out. 1971, ed. 1.374, de 03 set.1971. Programa de Rádio.). -- FOTO 10 --
___________________________________
1972 — Acontece no então estádio do então Oeste Paraná Futebol Clube, a abertura da 6ª edição dos Jogos da Primavera de Marechal Cândido Rondon, promovida pela Associação Rondonense de Estudantes Secundários - ARES (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 16, de 18.06.1972 a 19.09.1972. Programa de Rádio). -- FOTO 11 --
___________________________________
1972 — Acontece no Clube Aliança, o Baile de Chopp do Sesquicentenário da Independência, organizado pelo Lions Club de Marechal Cândido Rondon, animado pelo Conjunto de Ritmos Marajoara (Rádio Difusora Rondon. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. 16, de 19.6.1972 a 19.9.1972. Programa de Rádio).
___________________________________
1973 — Pelo decreto nº 110/1973, o prefeito municipal Almiro Bauermann nomeia os integrantes da Comissão de História do Município de Marechal Cândido Rondon, por força da Lei nº 805, de 27 de abril de 1973.
A comissão é integrada por Ilmar Priesnitz, Ely Antonio Nardello, Roberto Bespalez, Pastor Harald Malschitzki e a professora Siliria Sphor. Por aclamação, o senhor Ely Antonio Nardello é escolhido como presidente da Comissão (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 28.12.1973, p. 347. Programa de Rádio). -- FOTO 12 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1974 — Chega em Marechal Cândido Rondon a primeira unidade do veículo VW modelo Passat. O veículo é exposto na agência local da montadora VW, a então Reverol, denominação depois alterada para Reveral.
Consoante o pioneiro e sócio, o empresário Irio Jacob Welp na empresa Reverol, este Passat foi adquirido pelo cirurgião-dentista e ex-vereador rondonense Nori Pooter. Na época, a empresa revendedora estava localizada na esquina das Ruas D. João VII e Minas Gerais, onde antes funcionava a Mecânica Ilo (nota do pesquisador).
" Fui eu quem tirou a primeira nota fiscal do primeiro carro vendido pela Reverol. A NF foi feita em 01 de agosto de 1970. Porém não lembro o veículo nem o comprador. Há um quadro feito com esta NF que estava exposto na Reveral. Se não me falha a memória foi um agricultor era uma Brasília cor ocre marajó" (colaboração de Dalva Dilda Rech - Guarapuava (PR, via Facebook).
" Conta a história que Nori, nosso competente dentista na época, logo após comprar o flamante Passat foi dar umas voltas pela região. Ao retornar passando por Novo Horizonte, ainda dia claro com estradas de chão batido, furou um pneu. Barro e estabilidade do carro novo não permitiram que Nori percebesse o acontecido. Chegou em casa e com tremendo espanto, rodando com apenas três pneus. Um ficou pelo caminho" (colaboração do rondonense Decio Carlos Schütz, via Facebook).
___________________________________
1975 — É fundada a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Marechal Cândido Rondon (APAE), por iniciativa do Rotary Clube de Marechal Cândido Rondon. Primeiro presidente: Romeu Saatkamp (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
1977 — Acontece o tradicional Baile de Chopp da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon, animado pelo então Conjunto de Ritmos Marajoara.
É servido chopp da marca Serramalte. O lucro com o evento é usado para pagar a contribuição da comunidade com a pavimentação asfáltica das ruas que se limitam com os terrenos urbanos da Paróquia (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 06.09.1977, p. 575. Programa de Rádio). -- FOTO 14 --
__________________________________
1987 — Matéria noticiosa da Rádio Difusora do Paraná AM informa que a região do Oeste do Paraná é suscetível a tornados semelhantes aos que ocorrem nos Estados Unidos:
Oeste sujeito a tornados
Recentemente realizou-se o Simpósio Latino-Americano de Sensoriamento Remoto, e durante os trabalhos, o geólogo Robert Dyer, especialista em foto-interpretação, chegou a conclusão de que a região Oeste do Paraná, está sujeita a tornados, como os que ocorrem nos Estados Unidos. O geólogo baseou-se em estudos realizados através de fotos aéreas e do satélite "Landsat" que mostram rastros de destruição semelhantes aos registrados nos Estados Unidos. O geólogo também alertou para o risco que corre a linha de transmissão da hidrelétrica, pois estas localizam-se dentro do território considerado favorável ao surgimento dos tornados. Os tornados são grandes redemoinhos de vento responsável por destruições totais em sua área de abrangência. O sistema de observação e detecção de sismicidade induzida relacionada ao reservatório de Itaipu, dá conta de que a construção de uma barragem e a formação de um grande reservatório de águas podem favorecer a indução de atividades sísmicas nas regiões onde haja condições geológicas desfavoráveis" (sic) (SRC. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 012, cad. set a out 1987, fls. 15. Programa de Rádio).






COMENTÁRIOS