1977 — Começa a atender em suas atuais instalações a empresa RIMA - Rondon Implementos e Máquinas Agrícolas Ltda. (...)

Imagem: Acervo da empresa - Crédito: Alexandre Hofmeister - FOTO 1 -

Imagem: Acervo Cia. Matte Larangeira - FOTO 2 -

Imagem: Acervo do livro "Retrato de uma Época - Os Mendes Gonçalves & CIa. Matte Larangeira - FOTO 3 -

Imagem: Acervo livro "Retratos de uma Época - Os Mendes Gonçalves & Cia. Matte Larangeira - FOTO 4 -

Imagem: Acervo Museu da Imgame e do Som de Cascavel - FOTO 5 -

Imagem: Acervo Marlise Sulzbach Ricardi - FOTO 6 -


Imagem: Acervo Discogs - FOTO 8

Imagem: Acervo Marcelo Boroskw - FOTO 9 -

Imagem: Acervo pessoal - FOTO10 -

Da esquerda para a direita : Elveni (Maria) Capitani Turmina, secretária municipal de Saúde; Ronaldo Pohl, secretário municipal de Agricultura e Políticas Ambientais; vereador João Marcos Gomes, presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, prefeito municipal Moacir Froelich, vice-prefeito municipal Silvestre Cottica e esposa, Altair Genz, secretário municipal de Administração; e vereador Adriano Cottica.
Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR
Crédito: Ademir Herrmann - FOTO 11 -

Imagem: Acervo O Presente - FOTO 12 -

Da esquerda à direita: prefeito Marcio Andrei Rauber, engenheiro-civil Vitor Giacobbo, diretor-presidente da SAAE; Jeferson Dahmer, secretário de Viação e Obras Públicas; Carmelo Daronch, secretário de Fazenda; Marciane Specht, secretária de Saúde; professora Márcia Winter, secretária de Educação; Elemar Hensel, secretário de Administração; professora Márcia Veit, secretária de Cultura e PROEM; tenente-coronel Wellington Alves da Rosa, secretário de Segurança e Trânsito; Reiner Klagges Seyboth, secretário de Planejamento; bacharel Walmor Mergener, secretário de Governo; Secretária de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber; Valdir Sackser, chefe de Gabinete; e vice-prefeito Hilário Hofstetter.
Imagem: Acervo Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon
Crédito: Cristiano Marlon Viteck - FOTO 13 -

Imagens: Acervo Imprensa Copagril - Montagem: Tioni de Oliveira - FOTO 14 -

Imagem: Acervo O Presente - FOTO 15 -

em janeiro de 2020.
Imagem: Acervo da ACP - FOTO 16 -

Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 17 -



Imagem: Acervo Flightradar - FOTO 20 -

Imagem: Acervo e crédito da rondonense Loreni Salete Zuze / Facebook - FOTO 21 -
1889 — O extinto jornal carioca "Gazeta da Tarde" noticia que foi nomeado o 2º tenente de artilharia Coriolano de Carvalho e Silva para substituir o 2º tenente da mesma arma, Alvaro Fiuza de Castro, na comissão encarregada da fundação de uma colônia na foz do Rio Iguaçu (in: anno 1, nº 1, ed. 02 de janeiro de 1889, p. 2 — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1941 — O Presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, aprova o parecer do Conselho de Segurança Nacional que manifestou-se, por unanimidade de votos, contra a renovação dos contratos de arrendamento dos ervais do atual Mato Grosso do Sul à Companhia Matte Larangeira.
A desaprovação do prosseguimento da concessão foi um duro golpe contra os negócios da empresa binacional que, doravante, viu a sua atividade ervateira ruir no Brasil (MAGALHÃES, Luiz Alfredo Marques. Retrato de uma Época - Os Mendes Gonçalves & Cia Matte Larangeira. Campo Grande (MS): Gráfica e Editora Alvorada, 2013, 2ª ed. p. 135 e 136 -- FOTOS 2, 3 e 4 --
___________________________________
1953 — É inaugurado o 1º aeroporto da cidade de Cascavel (PR), com pista de grama. Nove dias depois entra em operação a primeira linha áerea regular via Sadia Transportes Aéreos (CATVE). -- FOTO 5 --
____________________________________
1954 — O padre palotino Hermogênio Buron organiza a 1ª caravana de agricultores da região de Santa Maria (RS) para ver e adquirir terras no atual município de Palotina.
Em suma, este religioso e outros foram decisivos no convencimento de colonos sobre o potencial do Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 11).
___________________________________
1974 — O segundo dia do Ano Novo, em Marechal Cândido Rondon, é marcado por duas mortes por afogamento. A primeira morte é de Edite Maria Giacobbo, de 10 anos, filha do casal Pedro Giacobbo, morador na sede distrital de Margarida. Ela participava de uma confraternização com outras crianças no Balneário Henke, no Rio Guaçu, quando a bóia (uma câmara de ar) foi levada pela correnteza e virou. A menina foi ao fundo e não mais retorna. O corpo somente é localizado no dia seguinte, por volta da 10h30m, em local de pouca profundidade.
A outra morte é de Alvadi Lopes no mesmo balneário. Alvadi era funcionário da então empresa rondonense Irmãos von Borstel Ltda. (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 02.01.1974, p. 349. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — Começa a atender em suas atuais instalações a empresa RIMA - Rondon Implementos e Máquinas Agrícolas Ltda., à Avenida Rio Grande do Sul, esquina com a Rua Mem de Sá (Rádio Difusora Rondon AM, Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978 , [s.p.]. Programa de Rádio). -- FOTO 1 --
___________________________________
1977 — É publicado, no Diário Oficial da Justiça, o edital judicial referente a concordata deferida pela comarca de Marechal Cândido Rondon para os credores se habilitarem no prazo legal junto a empresa Nied & Cia. Ltda. nomeada comissária da massa em concordata do Frigorifico Rondon, do Grupo Frimesa¹, de Medianeira (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978 [s.p.]. Programa de Rádio).
¹ Não trata-se da Cooperativa Central Frimesa.
___________________________________
1979 — É fundada na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, a Agrícola Horizonte, pelo empresário rondonense Osvino Ricardi.
A empresa atua no ramo de comercialização de cereais e insumos para agricultura e produção de produtos alimentícios. A empresa está listada entre as maiores existentes do município de Marechal Cândido Rondon.
A primeira filial foi instalada na sede distrital rondonensede Iguiporã, entre as sete filiais que a empresa tem e mais a fábrica de amidos no distrito rondonense de Novo Três Passos.
Osvino Ricardi, veio ao Paraná em 26 de julho de 1957, estabelecendo-se em Mercedes Velha, hoje Novo Horizonte, distrito de Marechal Cândido Rondon. Chegou com sua família, que instalou um pequeno comércio.
A história da Horizonte já começou em 1968 no distrito rondonense de Novo Horizonte, quando Osvino Ricardi iniciou suas atividades empresariais assumindo os negócios da família, dando novos rumos ao empreendimento, ampliando pequeno comércio que tinha para um mercado de maior porte, que passou a se chamar Comércio de Secos e Molhados Horizonte, quando recolhia porcos com um caminhão Chevrolet verde, sem freios.
Em 1974, instalou uma filial em Marechal Cândido Rondon para compra de cereais a granel na Avenida Rio Grande do Sul.
Com o sucesso do empreendimento, em 1976 Osvino ampliou a estrutura de Novo Horizonte com a instalação de uma moega para recebimento de cereais
Para melhor direcionar os negócios na área de cereais e insumos agrícolas, Osvino fundou, em 2 de janeiro de 1979, a empresa Agrícola Horizonte Ltda., a qual tem recebido constantes ampliações em sua estrutura física, área de atuação e atividades. -- FOTOS 6 e 7 --
____________________________________
1980 — Frei Euzébio Ferretto assume a função de pároco da Igreja Menino Deus, no Bairro Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo (PR) (Toledo Memória e Fotos Atuais).
____________________________________
1984 — O Banco Sul Brasileiro comunica via imprensa nacional e regional que os compradores de terras da Gleba Roosewelt, no Mato Grosso, projeto de colonização administrado pela Imobiliária Trivelatto, podem perder as áreas adquiridas por estarem estas hipotecadas à instituição bancária, como garantia aos empréstimos concedidos à empresa.
A Trivelatto acabara de conseguir na Justiça o regime de concordata, há poucos dias (LEDUC, Lincoln. Compradores de terras da Trivelatto poderão perder por estarem hipotecadas. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias, vol. 118, cad. janeiro de 1985, [s.p.]. Programa de Rádio).
____________________________________
1988 — A comemoração da chegada de 1988 resulta em muitos cacos de vidros, por causa de quebra de garrafas e litros pelos grupos que comemoram nas avenidas.
A notícia da quebradeira registradas nas vias públicas foi notíciada pela Rádio Difusora do Paraná com a seguinte manchete e informação:
Muito caco de vidro no ano novo em Marechal Rondon
A cidade de Marechal Cândido Rondon iniciou o ano de 1988, com suas ruas repletas de cacos de vidros, de garrafas, e litros quebrados por um grupo de pessoas que comemorou nas avenidas a chegada de novo ano.
Após beberem os liquidos de champagnes, sidras e cervejas, os recipientes foram arremessados àsa ruas cuasando grande sujeira e transtorno a muitos motorístas.
Porém, além de alguns pneus cortados nenhum enhum acidente mais séro foi provocado pela enorme quantidade de vidros que ainda permanece nas ruas, e sem duvida causará transtorno também para as "Margaridas" que varrem às ruas da cidade.
Em termos gerais, os abusos não foram muitos, e quem ultrapassou os limites teve de se haver com a polícia, que esteve atenta na madrugada do dia 1º (sic) (JMGOMES (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol.014, cad. janeiro e fevereiro 1988, p. 10. Programa de Rádio).
COMENTÁRIOS