1952 — Acontece o batizado da pioneira Norma Vorpagel, primogênita do casal e Hilda (nascida Hartleben) e Georg Vorpagel (...).
1938 — O Governo do Paraná, sob a interventoria¹ de Manoel Ribas, adquire o Palacete Garmatter, em Curitiba, propriedade e moradia do imigrante alemão Júlio Garmatter, um rico comerciante de carnes, para ser a nova sede do Poder Executivo Estadual. Após a compra, a pomposa construção passa a ser denominada de Palácio São Francisco, uma alusão à sua localização no bairro do mesmo nome.
O imponente edifício, réplica de uma mansão da cidade alemã de Wiesbaden, foi edificada entre os anos de 1928 e 1929. O projeto é do engenheiro civil Eduardo Fernando Chaves².
O Palácio São Francisco serviu aos interventores Manoel Ribas, Clotário Portugal, Brasil Pinheiro Machado, João Cândido Ferreira Filho, Coronel Mário Gomes da Silva, Antonio Carvalho Chaves e aos governadores Moysés Lupion e Bento Munhoz da Rocha Neto. Em 1953, no centenário da emancipação do Paraná, a sede do governo paranaense passa para o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.
Desde 2002, o Palácio São Francisco abriga o Museu Paranaense. -- FOTOS 2 e 3 --
¹ No período 1937-1945, na ditadura de Getúlio Vargas, conhecido como Estado Novo, os estados brasileiros foram administrados por interventores nomeados pelo Governo Federal
² Referência, clique aqui.
___________________________________
1939 — Casam-se na localidade de Candeia, no município de Santa Rosa (RS), o casal pioneiro rondonense Rosa Olga (nascida Schmidtke) e Guilherme Frederico Balkau, imigrante alemão de Neiderburg, hoje Nidzica, na Polônia.
O casal chegou de mudança ao Oeste do Paraná, em 02 de junho de 1953, após três dias de uma viagem penosa, com cinco filhos pequenos, todos os pertences e alguns animais (colaborou Verner Balkau). -- FOTOS 4 e 5 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1952 — Acontece o batizado da pioneira Norma Vorpagel, primogênita do casal Hilda (nascida Hartleben) e Georg Vorpagel. É a primeira batizanda da Comunidade Luterana Cristo, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 1 --
________________________________
1953 — Chega de mudança na atual cidade de Toledo (PR), o casal Elly¹ (nascida Luersen) e Erich Walter Poniewass², com a filha Edith Inge, procedente de Novo Hamburgo (RS), para onde a família havia se mudado meses antes, ao deixar a cidade gaúcha de Santa Maria, para acomodar a mudança na residência do irmão dele, Helmuth (PONIEWASS, Edith Inge. Geração Coragem — Os Jovens Anos de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2015,p. 23). -- FOTO 6 --
¹ Era sobrinha do casal pioneiro rondonense Elly (nascida Luersen) e Rodolfo Rieger (nota do pesquisador).
² O irmão do pioneiro, Heinrich, foi casado com Anita Nacke, filha do casal pioneiro rondonense Nina e Paulo Nacke. Aliás, Erich Walter e irmãos e respecticas famílias possuiam um largo círculo de amizades em Marechal Cândido Rondon, nos anos pioneiros da colonização (id.).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1958 — Assume a direção do Colégio La Salle, na cidade de Toledo (PR), o lassalista Basílio Justo. Durante a sua administração é implantado o curso ginasial e cinco anos depois, em 1963, é criado o curso de Técnico em Contabilidade (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 20).
___________________________________
1963 — Falece Myrthes Gomes de Campos, a 1ª mulher brasileira a exercer a advocacia. Formou-se pela Faculdade Livre de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro. Bacharelou em 1898.
Era natural da cidade fluminense de Macaé, onde nasceu em 1875. -- FOTO 7 --
___________________________________
1963 — Acontece o lançamento da pedra fundamental da atual Igreja Evangélica Martin Luther (IECLB), de Marechal Cândido Rondon. É padrinho¹ do evento o pioneiro rondonense Erno von Borstel.
Nesta data, também foi fundada o Coro de Trombones da comunidade religiosa (PAWELKE, Joachim Christian. Ficando Rico no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 76 — 2ª edição). -- FOTOS 8 e 9 --
¹ A madrinha do lançamento foi a pioneira Edith Anna (nascida Schmitz) von Borstel, cunhada do padrinho. A informação foi prestada por ela e provada por foto.
______________________________________
1967 — Chega em Marechal Cândido Rondon o primeiro carregamento de máquinas para a extinta empresa CIROSA¹ (nota do pesquisador).
¹ A antiga planta industrial depois veio a pertencer ao grupo gaúcho Cereser, mais tarde ao grupo paranaense Soceppar, o qual vendeu a Sperafico Industrial, de Toledo (PR). Anos passou a propriedade da Cooperativa Agroindustrial Copagril, de Marechal Cândido Rondon; e mais recentemente se tornou uma unidade da Cooperativa Lar, de Medianeira (PR)
___________________________________
1969 — Chegam em Marechal Cândido Rondon os jovens alemães Berndt Heckfeldt, de 28 anos, e Michel Teferdt, de 22 anos. Ambos percorriam o continente americano, saindo do Alasca e conhecendo os países de norte a sul do continente americano (nota do pesquisador).
___________________________________
1969 — "O vice-prefeito Joaquim Piazza assume a Prefeitura Municipal de Toledo (PR), por 10 dias, com a missão de transmitir o cargo ao prefeito eleito Egon Pudell.
O prefeito Avelino Campagnolo deixa a função antes da posse do sucessor, em protesto contra o processo de apuração dos votos na eleição municipal" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 20).
___________________________________
1971 — Começa apresentar-se no município de Marechal Cândido Rondon, o Grupo Folclórico Germânico 25 de Julho, de Curitiba (nota do pesquisador).
___________________________________
1972 — É inaugurada a capela São Sebastião, da Linha Wilhelms, no distrito rondonense de Margarida. No mesmo dia, acontece a entronização do padroeiro da capela, o santo referido (caloboração de Terezinha Kieling, moradora na localidade). -- FOTOS 10, 11, 12, 13 e 14 --
___________________________________
1977 — É exposta numa das vitrines da extinta Lojas Renner, localizada à esquina da Rua Santa Catarina com a Rua Sete de Setembro, a maquete do atual Paço Municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1978 — Um incêndio destrói o estabelecimento comercial de Valentin Osvaldo Notter, na atual sede distrital rondonense¹ de Novo Três Passos ( Rádio Difusora do Paraná. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.41, de 16.01.1978 a 23.02.a 1978. Programa de Rádio).
¹ É o gentílico do município de Marechal Cândido Ronon (PR).
___________________________________
1981 — Assume a gerência da agência do Banco do Brasil, na cidade de Toledo (PR), Luiz Alberto Araújo¹ "onde é pioneiro na liberação de recursos do Fundo de Desenvolvimento das Comunidades (Fundec), para associações de moradores. O mesmo acontece com financiamentos para implantação e expansão de empresas e conservação de solo" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 20). -- FOTO 15 --
¹ Foi eleito prefeito da cidade em 1988, para a gestão 1989/1992. É falecido em 20 de julho de 2020 (nota do pesquisador).
___________________________________
1983 — Falece o pioneiro Otto Kaiser que se estabelece na então vila de Apepú, hoje distrito rondonense de Bom Jardim, com a sua família em 10 de julho de 1960. É o quarto morador a se instalar na região da abrangência daquela vila. Seu corpo é sepultado no cemitério público distrital.
Era casado com Hilda Gremmelmeyer.
Antes de instalar-se definitivamente no atual distrito de Bom Jardim, Otto Kaiser e família residem na atual sede distritaI rondonense de Iguiporã, numa residência da colonizadora Maripá. A mudança desde o Rio Grande do Sul é transportada pelo caminhão de Alberto Meier (depois delegado de polícia de Marechal Cândido Rondon), por ele dirigido, com chegada em 09 de junho de 1959.
Otto Kaiser é nascido em Getúlio Vargas (RS) aos 19 de fevereiro de 1913.
A mudança de Iguiporã para a então Apepú foi feita pelo pioneiro de Iguiporã, Edgar Weber, com seu caminhão. Este último construiu a primeira serraria na vila antes citada (informações de Waldemar Kaiser). -- FOTO 16 -
___________________________________
1986 — Após meses de estigaem, ocorrem precipitações pluviométricas intensas no Oeste do Paraná (Rádio Difusora do Paraná. Chove em roda a região. Marechal Cândido Rondon: Panorama, vol. 002, cad. janeiro a março 1986, fls. 60. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — É inaugurado o conjunto habitacional de 27 unidades na sede distrital rondonense de Novo Três Passos, com a presença do prefeito municipal Dieter Leonard Seyboth (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, ed. 19.01.1989, fls. 96. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — Toma posse como presidente da Câmara Junior de Marechal Cândido Rondon, a integrante da organização local, Olinda Schneider.O cargo foi repassado pelo antecessor Vilson Leites de Oliveira e foi a primeira vez que uma mulher assumiu a presidência da organização local
A solenidade ocorre em cerimônia realizada no Hotel Fenícia, com a presença do presidente da organização nacional, Danilo Kunzler, e o prefeito municipal Dieter Leonard Seyboth.
A autoridade nacional é declarada hóspede oficial do município (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, ed. 20.01.1989, fls. 109. Programa de Rádio).
___________________________________
2015 — Os vereadores Adriano Cóttica, Hilário Gauer e Elveni Capitani Turmina (Mari), reassumem as funções de secretário municipal de Viação e Obras Públicas, secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental, e secretaria municipal de Saúde, respectivamente, de Marechal Cândido Rondon, após um curto período de retorno a Câmara Municipal, fato motivado pela eleição da Mesa Executiva.
Os vereadores assumem seus cargos efetivos para participarem da eleição da Mesa Executiva, para o comando do Legislativo Municipal não passar para às mãos da oposição (O Presente).
____________________________________
2015 — Com evento festivo no Clube de Campo Roda d’Água, acontece a posse da nova diretoria da Associação de Farmacêuticos e Bioquímicos de Marechal Cândido Rondon (ASSFABIO). Presidente: Giseli Passeti, vice-presidente: Leodir Passetti, secretária: Janice Della Giustina, vice-secretária: Suzete Maineri, tesoureiro: José Elton Pons, vice-tesoureira: Leslei Bauermann. Conselho Fiscal: titulares: Sara Lirio Porto, Cival Kurtz e Eliane Rabaiolli Martins; suplentes: Guinther Hoffmann, Júlio César Priesnitz e Juliana Pagnocelli (O Presente).
___________________________________
2015 — É reinaugurada a unidade de saúde básica do Jardim Alvorada, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon(O Presente).
___________________________________
2016 — Acontece a abertura do Dia de Campo Copagril 2016. -- FOTOS 17, 18 e 19 --
___________________________________
2017 — O jornal O Presente noticia que o pastor Carlos Krache assumiu as funções de diretor do Colégio Luterano Rui Barbosa e da extinta Faculdade Luterana Rui Barbosa (FALURB), sucedendo ao pastor Emerson Zielke (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de janeiro de 2017, p. 09). -- FOTO 20 --
___________________________________
2017 — O jornal O Presente noticia que a multinacional Palsgaard S.A., com sede na Dinamarca, adquiriu 56% das ações da empresa rondonense Candon Aditivos para Alimentos, ligada ao Grupo Horizonte, do empresário rondonense Osvino Ricardi (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de janeiro de 2017, p. 16 e 17). -- FOTO 21 --
___________________________________
2019 — A ciclista rondonense Maria Tereza Müller conquista a 4ª posição na Copa América Downhill 4X, na cidade São Roque (SP). -- FOTO 22 --
___________________________________
2019 — O ciclista e empresário rondonense Paul Lirio Berwig inicia viagem de bicicleta desde a cidade de Marechal Cândido Rondon até a cidade catarinense de Jaraguá do Sul, onde já residiu e tem familiares morando.
O trajeto de aproximadamente 750 quilômetros é realizado em quatro dias — saída no domingo e chegada na quinta-feira. -- FOTO 23 --
___________________________________
2022 — Falece na cidade do Rio de Janeiro, a cantora Elza Soares (Elza Gomes da Conceição, aos 91 anos, de causas naturais. É uma das grandes vozes do samba mas também granjeia fortes aplausos do público em suas incursões por outros gêneros musicais. -- FOTO 24 --
Em 1999, é classificada pela Rádio BBC, de Londres, com a cantora brasileira do milênio. Além de renomada artista da música, Elza Soares é uma uma personagem muita ativa em defesa da igualdade racial, da população marginalizada, das mulheres oprimidas e de uma educação qualificada no País. Em enquete da revista Rolling Stones, é listada entre as 100 melhores vozes da música brasileira.
As interpretações da artista não conseguiram a compatibilidade do público rondonense, com raras exceções, mesmo sendo seu nome bastante conhecido.
Opositora do Governo Militar de 1964, a cantora tem a sua vida e atividades sob constante controle dos militares. A propósito dessa vigilância e opressão, Elza Soares escreve A Copa que não comemorei, publicado pelo jornal paulistano Folha de São Paulo, em sua edição de 25 de maio de 2014:
Além de ter sido um período muito difícil para o Brasil, a ditadura militar foi quando tive minha casa metralhada. Estávamos todos lá: eu, Garrincha e meus filhos. Os caras entraram, metralharam tudo e nunca soube o motivo.
Era 1970, já tínhamos recebido telefonemas e cartas anônimas, nos sentíamos ameaçados e deixamos o país. Acredito que fizeram isso por conta do Garrincha, mas também por mim, pois eu era muito inflamada e então, como ainda hoje, de falar o que penso. Eu andava muito com o Geraldo Vandré e devem ter pensado que eu estava envolvida com política. Mas eu sou uma operária da música, e qual é o operário que não se revolta?
Fomos para Roma, e lá o Garrincha, que não tinha sido convocado para aquela Copa, estava em desespero por não estar jogando e por não ter onde morar. Estávamos num hotel, vendo o Brasil ser campeão. Foi quando o Juca Chaves foi comemorar na Piazza Navona, onde fica a embaixada brasileira.
Estávamos trancados dentro de um apartamento, e o Garrincha queria sair de qualquer maneira: queria participar da festa, mas ao mesmo tempo estava altamente deprimido. Ele perdeu a casa, teve de deixar o país e não sabíamos como voltar.
Enquanto se celebrava o fato de o país se tornar o primeiro tricampeão na história da Copa do Mundo, o Brasil fazia barbaridades com sua população. O Garrincha sentia um misto de alegria e dor, porque ele queria comemorar, mas, ao mesmo tempo, sentia repulsa por tudo que nos havia acontecido.
Imagine o que é para um homem que, para mim, está acima de qualquer nome no futebol brasileiro, ser mandado embora do país. Isso já é tenebroso, vergonhoso; imagine então esse homem vendo aquela conquista, confinado numa selva de pedra, no exterior, sem entender nada, sem saber o que havia acontecido com nossa casa.
Aquela foi a época em que ele mais bebeu, e não saía de casa, pois tinha vergonha de aparecer embriagado. Eu fazia de tudo para ele não beber, mas não adiantava.
Era tão grande a minha angústia que eu tinha vontade de invadir a embaixada brasileira em Roma. Mas segurei a onda. Continuamos vivendo num hotel e tivemos grande ajuda de Chico Buarque e Marieta. Eles tinham se exilado na cidade e foram dois amigos de alma.
Ali eu tive um bom empresário, trabalhei muito e fui ganhando o dinheiro com o qual pagava todas as contas. Durante um jantar, conheci Ella Fitzgerald, que estava fazendo shows com repertório de bossa nova e teve um problema de saúde. Eu acabei substituindo-a.
Mas, quando descobriram que eu estava trabalhando na Itália sem documentação, tivemos de sair de Roma -então fomos para Portugal por um tempo.
Um dia, estávamos no Cassino Estoril, perto de Lisboa, e encontramos o apresentador Flávio Cavalcanti e o Maurício Sherman, que dirigia um programa na TV Tupi. Eles deram ao Garrincha uma camisa do Brasil, querendo homenageá-lo -mas quem queria camisa da seleção naquela altura?
"Obrigado o..., cadê minha casa, cadê minha moradia? Já vesti a camisa do Brasil anteriormente, já dei tudo que eu poderia ter dado ao Brasil", ele disse.
Passados 50 anos do golpe, ninguém jamais tomou nenhuma atitude sobre o que nos aconteceu naquele 1970, e eu continuo brigando pelo Mané, até hoje.
Quando eu canto "Meu Guri", canto com muita força, e essa é uma maneira que eu tenho de cantar uma música do Chico, mas homenageando o Mané. Eles são os dois guris de "my life".
____________________________________
2022 — Os casos ativos de Covid 19 em Marechal Cândido Rondon chegam ao maior número¹ em um único dia: 343 pessoas acometidas. O índice supera o dia com mais casos ativos desde o início da pandemia no município (335, no dia 18 de março de 2021) (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de janeiro de 2022, p. 27).
¹ O recrudescimento dos casos de coronavírus no município foi resultado do descuido da população com a prevenção sanitária durante as festas de Final de Ano e férias nas praias (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — É concluida a execução de asfaltamento sobre pedras irregulares na estrada São Roque/Linha Cinco Cantos, no distrito rondonense de São Roque.
O trecho de aproximadamente 500 metros recebe R$ 269.058,58 de investimentos, por meio de convênio entre a administração rondonense, por articulação do prefeito Marcio Rauber, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Junto com a execução do asfaltamento, é executada a pavimentação com pedras poliédricas do trecho final da estrada que interliga a sede distrital de São Roque até a divisa com o município de Toledo, num total de 9.372 m2, ao custo de R$ 355.164,64. Valor também foi de convênio com o Ministério da Agricultura (nota do pesquisador). -- FOTOS 25 e 26 --
___________________________________
2022 — O Governo do Paraná lança o programa "Poliniza Paraná" que objetiva espalhar para as cidades paranaenses a ação "Jardins de Mel", idealizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba. O projeto da municipalidade curitibana promove a criação de abelhas nativas sem ferrão (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
Ver audiovisual do lançamento, clique aqui.
____________________________________
2022 — O clima é seco e muito quente em Marechal Cândido Rondon. Temperatura máxima acima de 40 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Céu sem nebulosidade no período matutino, Após o meio dia ocorre a formação de nuvens e mais ao final da tarde, há precipitações pontuais na região. A noite notam-se nuvens com descargas elétricas na região dos municípios de Toledo e Cascavel (nota do pesquisador). -- FOTOS 28 e 29 --
___________________________________
2023 — A sexta-feira amanhece em Marechl Cândido Rondon com nebulosidade esparsa tipificada em stratus, stratocumulus e cumulus, esta última partir da meia manhã. No período vespertino, acontece a formação de nuvens aleatórias tipo cumulonimbus. Não acontece precipitação pluviométrica no município de Marechal Cândido Rondon. As nuvens cumulonimbus se formam à leste, distante aos limites do município.
Ventos do quadrante Nordeste, fracos , persistentes até o começo do final da tarde. Temperaturas entre 28 e 38 graus (aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTOS 30 e 31 --
___________________________________
2024 — É sábado. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 24 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes até o início do final da tarde. No céu esparsa presença de nuvens tipificadas como stratus. A temperatura máxima do atinge os 35 centígrados com sensação térmica de 38° Celsius (temperaturas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
___________________________________
2025 — É segunda-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 25 graus coms ensação térmica de 26. Ventos do quadrante Noroeste, brisa. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como nimbostratus. À tarde, presença de nebulosidades tipo stratus e altocumulus. Não ocorrem precipitações pluviométricas no município rondonense.
A partir da meia-tarde, ventos do qquadrante Sudoeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Na segunda-feira, espera-se um aumento da instabilidade atmosférica no sul do Brasil, enquanto uma baixa pressão tem atuação mais na altura do Rio Grande do Sul. No Parana, maior instabilidade a partir do oeste e sul do estado, que pode ocorrer ainda no início do dia, com algum temporal. Temperaturas em média a tarde, com elevação mais lenta, próximo dos 30°C".
A temperatura máxima do dia alcança os 32° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 32 --
___________________________________
2025 — Comemora 90 anos o pioneiro rondonense Raul Schöne. É natural de Sertão Santana, próximo a Porto Alegre. Chegou de mudança na atual cidade de Marechal Cândido Rondon, em 13 de maio de 1951, localidade então com nove moradias, acompanhando o pai Leopoldo, a madrasta Lidia Brauwers e os irmãos Lauro e Ivo. -- FOTO 33 --
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2025 — Donald Trump toma posse como 47º Presidente dos Estados Unidos, acontecimento intensamente acompanhado por grande parcela da população mundial, ao vivo, via televisão. Até em Marechal Cândido Rondon (bloomberglínea). -- FOTO 34 --
___________________________________
COMENTÁRIOS