1992 — Falece o pioneiro rondonense Egon Batschke, proprietário da antiga Confeitaria Rondon (...)
O dia 12 de outubro é feriado nacional pela Lei Federal nº 6.802/80, de 30 de junho de 1980, consagrado a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e pelo Decreto Federal nº 4.867/1924 é considerado o "Dia das Crianças".
___________________________________
1909 — É fundado na Capital Paranaense, por alemães¹, o "Coritiba Foot Ball Club", "tornando-se no primeiro time de futebol do Paraná" (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação, Carlos Zatti - 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: IHGPR, 2020 - Estante Paranista nº 58).
¹ Por isso, o clube é conhecido como "coxa branca" (nota do pesquisador).
________________________________________
1931 — É inaugurada na cidade do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, atração turística visitada todos os anos por milhares de visitantes, entre eles rondonenses e gentes do Oeste do Paraná (nota do pesquisador). -- FOTO 3 --
___________________________________
1932 — Nasce no atual município de Selbach (RS), a pioneira do município de Entre Rios do Oeste, Norma (nascida Maldaner) Hendges. Chegou de mudança ao município citado em 28 de julho de 1959, na companhia do esposo e filhos (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de junho de 2023, p. 9). -- FOTO 4 --
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1938 — O antigo jornal "O Dia", de Curitiba, em texto escrito por Coelho Junior, destaca a figura do paranaense Edmundo Alberto Mercer e suas realizações pelo sertão paranaense; como também faz referência a "escravatura branca" praticada pela Cia. Matte Larangeira:
O Último Bandeirante do Brasil
Morreu um homem em Tibagi
Edmundo Alberto Mercer
"Ha escravatura branca no Brasil. Lá nos confins, de onde se contempla o maravilhoso espectaculo dos saltos de Guaira. Uma natureza alienigena, exploradora da industria extrativa da "herva-matte", denominada "Matte Larangeira", mantem agencias em Posadas que remetem operarios paraguaios com especialidade e que depois de regressarem dos dominios da Empreza, jamais escapam com vida ...
Comentava-se esse facto, numa róda de intelectuaes, ano antigo "Café (ilegivel) - Artes. Nós, Mucio Teixeira, Alexandre Albuquerque, Max de Vasconcelos, Santos Junior, isso em 1918. Interrompeu a palestra a figura irradiante de simpatia de Lopes Trovão, que nos dava a impressão de ter vindo do comicio da revolução do "imposto do vintem", mas na realidade, vinha nos contar ter regeitado 100 contos que o Congresso lhe offerecera, como premio aos seus serviços á Republica, esse que ele "havia sonhado"...
Naquele tempo era assim.
Quem divulgava facto alarmante da "escravatura branca" naquela epoca em que, no parlamento, se cuida com grande brilho dos interesses coletivos, era Barbosa Lima.
Tinha conhecimento disso pela leitura dos jornaes do Paraná, sendo o acontecimento narrado pelo bemjamim dos bandeirantes, néto de Fernão Dias Paes Leme — Edmundo Mercer.
1920. Iamos saindo de Teatro Municipal, depois da primeira inesquecivel e brilhantissima audição da Bairlowski, quando alguem nos deparou, os braços abertos para um grande abraço, pleno de saudade conterranea.
Era Edmundo Mercer.
A um convite seu, substituimos o "smoking" por "culotes", lanternas electricas, mosquiteiros, aneroides, "38", e no dia seguinte embarcavamos com destino a nossa terra, descendo em Castro.
No dia imediato chegavamos a Tibagi.
Em Tibagi, D. Laura, admiravel colaboradora da formação do lar abençoado de Edmundo, já tinha pronta, nos menores detalhes, a parte de provisões para a comitiva chefiada por seu ilustre marido.
Uma semana após a expedição deixava Tibagi, rumo ao Oeste, com regiões completamente abandonadas e desconhecidas, e que haviamos de palmilhar, como palmilhamos, mesmo a custa dos maiores sacrificos e risco de vida.
Assim foi preciso.
Sabiamos que o Rio Piquiri, que iamos "levantar", nascia a 1.000 metros, e atravessando um percurso relativamente pequeno, desembocava no Paraná, a montante dos famosos saltos das "Sete Quedas", a menos de 300 metros de altitude. Consequentemente um rio encachoeirado, com curso cheio de saltos, onde avulta o dos "Apertados" e a corredeira do "naufragio" onde perdemos um camarada, ficamos da manhã á tarde ao sabor das aguas em furia e a expedição salvou-s por um verdadeiro milagre.
Quatro meses depois terminavamos a tarefa de levantamento topografico do Piquiri, chegando a barra do magestoso Parana, onde, no magnifico Hotel de turistas da "Matte Larangeira" descansamos de mil e uma peripecias, enfrentando problemas em que, não raro, se jogava com a vida, como obstaculo de somenos importancia.
De Guaira, o "Porto Mojoli", descemos para Fóz do Iguassú.
Daí em viagem inolvidavel a Posadas.
De Posadas a Libres e Uruguaiana.
Novamente em nossa terra, regressamos a Curitiba, para, em inumeros artigos do jornal, narrar o nosso deslumbramento diante da magnificiencia do Oeste opulento e abandonado. E a nossa decepção e a nossa revolta deante das nossas fronteiras onde se falam lingua estrangeira, entregue a costumes estrangeiros e o intercambio comercial feito em moeda estrangeira.
Tudo como Edmundo Mercer havia observado e narrado e contra cujo absurdo Barboza Lima chamava na Camara dos deputados.
Depois o ultimo dos "bandeirantes" entregou-se, quasi que exclusivamente á formação educacional de seus filhos, afóra o que, apenas lhes deixaria o rico patrimonio moral, que, agóra, acabam de receber totalmente.
Dele, vão brilhantmente e dignamente, dando conta, seus ilustres filhos Drs. Herbert de Sá Mercer e Edmundo Mercer, aquele médico eminente em Rio Preto, São Paulo, e este advogado de destaque, no berço e tumulo de seu pae, esse famoso Tibagi, tão abundante e dadivoso de gemas preciosas que espalha por todos os quadrantes deste mundo. E que agora recolhe para o seu seio esse diamante precioso, que tanto brilhou para gloria de sua terra e de sua gente —esse espirito raro e iluminado de Edmundo Mercer.
Na verdade, meu grande e querido Paraná: morreu um homem em Tibagi, teu filho ilustre e valoroso (in: ano XVI, nº 04664, ed. 12 de outubro de 1938, p. 3 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 5 --
__________________________________
1962 — É fundado o Esporte Clube Botafogo, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon. Em 1966, inaugurou seu estádio. Em 1970, o clube tinha 180 associados e seu presidente era o radialista Antonio Maximiliano Ceretta (PAWELKE, Joachen. Ficando Rico no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon: [s.n.], outubro de 1970, p. 32).
_____________________________________
1968 — Casam-se os jovens rondonenses pioneiros Eleonora Reschke e Nelson Ari Roesler, na antiga igreja de madeira da Congregação Cristo (IELB), de Marechal Cândido Rondon, em celebração oficiada pelo pastor Guilherme Lüdke (1909-2013).
Ela natural de Três Passos (RS), nascida em 30 de julho de 1946, filha do casal Olga (nascida Reinich) e Eduard Reschke. Chegou de mudança na então vila de General Rondon em 1951, acompanhando os pais e um irmão e uma irmã..
Ele nascido em Ipira (SC), no dia dia 01 de junho de 1947, filho de Amila (nascida Gewehr) e Balduíno Roesler. Migrou para o município Marechal Cândido Rondon, no então distrito de Quatro Pontes, em 1953, acompanhando os pais, três irmãs e dois irmãos (colaborou Felipe do Amaral Roesler - neto). -- FOTO 6 --
___________________________________
1970 — É realizado o primeiro carregamento de trigo produzido por agricultores associados à Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, com destino ao ABC paulista, via porto de Guaira, seguindo até o Porto de Panorama (SP) e depois via Estrada de Ferro Sorocabana até os moinhos da Grande São Paulo (nota dos pesquisador).
___________________________________
1973 — Pelo Decreto nº 125/73, o prefeito municipal Almiro Bauermann, de Marechal Cândido Rondon (PR), nomeia Victor Hugo Borgamann para as funções de Diretor de Finanças da Municipalidade (A Voz do Oeste. Toledo:A Voz do Oeste Ltda., Ano VI, nº 144, ed. 30 de dezembro de 1973, p. 10 - Encarte Especial).
_________________________________
1974 — Acontece queda de parte do teto da primeira Catedral de Toledo, concluída dez anos antes. Com a avaria registrada e constatações verificadas na instabilidade do solo e comprometimento das estruturas do templo, a comunidade decidiu pela sua demolição e, em seu lugar, erigir uma nova catedral.
A construção da primeira catedral foi liderada pelo padre Antonio Darius, SVD¹. Ao ficar sabendo da situação do templo, em 1975, o religioso teve um princípio de infarto (Diocese de Toledo. Histórico da Diocese de Toledo 1960 -1985. Cascavel: Assoeste, 2005, 1ª edição:62).
¹ Pertencente à congregação dos Servos do Verbo Divino. O religioso também foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (PR) e liderou a construção da atual igreja (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — São iniciadas as obras pelo SAAE para fornecimento de água ao Jardim Higienópolis, na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1984 — É inaugurado o Parque de Lazer Annita Wanderer, junto ao Lago de Itaipu, na sede distrital rondonense de Porto Mendes (mensagem recebida de Rafael Hoppe, via Faceboo, em 01 de outubro de 2015). -- FOTOS 7 e 8 --
Detalhe: na postagem feita do tópico na página do "Projeto Memória Rondonense" no Facebook, a senhora Lore Hoppe fez o seguinte comentário: "Meu pai Willibald Hoppe plantou cada uma das árvores do parque. Um legado de dedicação e muito trabalho!"
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1987 — Morre na cidade de Foz do Iguaçu, o general Fernando Valente Pamplona, chefe do Estado Maior do Exército, em consequência de acidente de paraquedismo: "o paraquedas do general não abriu quando ele saltou , e ele não acionou o equipamento de emergência vindo a cair em sima de uma árvore" (sic) (PIRES, Rui (RP). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 012, cad.. set a out 1987, fls. 180). -- FOTO 9 --
___________________________________
1991 — É inaugurada a biblioteca do Colégio Cristo Rei, educandário pertencente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (PR) (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
1992 — Falece o pioneiro Egon Batschke, proprietário da antiga Confeitaria Rondon. Quando chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, junto com seu irmão Ethan, comprou a padaria da Família Lange, localizada na esquina da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Sete de Setembro, onde hoje está o Edifício Batschke. Dos dois irmãos, somente Egon tinha experiência com panificação.
Na cidade de Três de Maio (RS) trabalhou com o pai de seu primo Gualberto (Guni) Batschke. Também foi padeiro quando serviu no quartel da cidade de Itaqui (RS).
Com o sucesso da padaria em Marechal Rondon, os irmãos construíram o prédio da Padaria Central, ao lado da antiga panificadora, à Avenida Rio Grande do Sul . Mais tarde juntou-se a sociedade também o irmão Zeferino.
A empresa se desfez anos tempos e cada irmão instalou sua própria panificadora, tornando-se concorrentes: Ethan permaneceu com a Padaria Central, Egon abriu a Confeitaria Rondon e Zeferino instalou a então Panificadora Real, à Avenida Maripá, em frente a Praça Willy Barth (informação: Harri Batschke). -- FOTO 1 e 2 --
___________________________________
2000 — É inaugurada na cidade Itaipulândia (PR), a estátua de Nossa Senhora Aparecida. O monumento, de 26 metros de altura, foi idealizado como referência turística e religiosa e em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil.
A obra foi produzida pelo arquiteto e escultor curitibano, Marcelo Francalassi (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
____________________________________
2015 — A rondonense¹ Fátima Maciel, especialista em cookie designer, participa do espaço de culinária de Daniel Bork durante programa "Dia a Dia", da TV Bandeirantes, em São Paulo. A participação foi gravada em 29 de setembro de 2015 (O Presente. Marechal Cândido Rondon:, ed. 08.10.2012, p. 20). -- FOTO 12 --
¹ É o gentílico de quem nasce ou reside no município de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2017 — Acontece o passeio ciclístico da Semana do Ciclista de Marechal Cândido Rondon, transferido do dia 30 de setembro, por causa de chuvas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20.12.2017, p. 28).
___________________________________
2018 — Ocorre na cidade de Quatro Pontes (PR), o 1º Cicloturismo, como parte da agenda do programa "Encontros e Caminhos", da Itaipu Binacional, com forte participação de moradores locais.
O evento é registrado pelo setor de imprensa da prefeitura com a seguinte nota:
"O passeio percorreu algumas linhas do interior, com aproximadamente 12 km pedalados por centenas de adeptos do ciclismo. Com uma parada na cachoeira do rio Quatro Pontes, uma das mais belas paisagens do município, os ciclistas puderam contemplar deste espetáculo natural, com muito verde, sombra e água em abundância.
De acordo com Rosa Sulzbach, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, o entorno da cachoeira recebeu placas com frases de conscientização e cuidado coma natureza. Ela pondera, que além da prática do exercício físico, ações como estas são importantes, pois tem o objetivo de conscientizar a população.
Adepta do ciclismo, Lili Topper, parabenizou a organização do evento e disse que além de fazer bem para a saúde, as pessoas puderam compartilhar de momentos ímpares em meio a natureza.
Outro destaque foi a participação da Dona Maria Edite Lippert, que no auge dos seus 67 anos, foi exemplo de vitalidade e energia para muitos jovens. Da mesma forma, ela falou dos cuidados que as pessoas devem ter com o meio ambiente.
Dona Iracema Müller, que também participou do Ciclo Turismo disse que o passeio foi muito gostoso. Ela mencionou que fazia anos que não pedalava, e este evento serviu de incentivo para ela iniciar uma atividade física novamente.
O Prefeito João Laufer que acompanhou o passeio, mencionou que estas atividades são importantes, pois registrou-se a participação de muitas famílias e crianças, o que de acordo come ele é fundamental, pois a consciência de preservação deve ser passada de pai para filho.
Ao final do passeio, foram sorteadas duas bicicletas, cortesia do Programa Encontros e Caminhos e Sicredi que ofertaram estes dois belíssimos presentes aos ciclistas participantes. Os felizardos foram: Janice Fridriech Dalloglio e Edilson Maciel".
___________________________________
2018 — Começa na cidade de Toledo e vai até o domingo, dia 14, o Campeonato Regional de Bocha. A equipe de bocha masculina do município de Entre Rios do Oeste (PR) fica em 1º lugar na classificação final.
Com este resultado a seleção entrerriense ganhou vaga para a 1ª Divisão Estadual de Bocha 2019 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16.10.2018, p. 29).
____________________________________
2018 — Comemora Bodas de Ouro o casal rondonense¹ Eleonora e Nelson Roesler (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
¹ É o gentílico de quem nasce ou reside no município de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2019 — Acontece no Clube Lira, da cidade de Marechal Cândido Rondon, 7º Encontro da Família Sphor. Cerca de 450 pessoas participaram do evento.-
A família Sphor no Brasil tem sua ancestralidade no imigrante alemão Philip Sphor que chegou ao Brasil, para São Leopoldo (RS), em 14 de maio de 1827. Fixou residência na localidade de Dois Irmãos (RS).
O imigrante é filho de Elizabeth (nascida Schreiner) e Thomas Sphor, natural de Darmsdtadt, do então Grão-Ducado de Hesse, onde nasceu pelo ano de 1805. Veio solteiro ao Brasil e sem a companhia dos pais. Philip Sphor casou-se em 1ª núpcias com Elisabet Schulzbach e com ela teve quatro filhos; e em 2ª núpcias contraiu matrimônio com Ana Catarina Klein e tiveram nove filhos. Ao total, o imigrante teve 13 filhos.
Philip Sphor faleceu em Dois Irmãos, no dia 08 de março de 1865. Grande parcela de sua descendência continuou católica, mas alguns familiares se tornaram evangélicos/protestantes (colaborou Maria Cleonice (nascida Sphor) Fröhlich). -- FOTO 14 --
____________________________________
2019 — Acontece na Praça Pública Willy Barth, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, a 16ª edição do "Brincando na Praça" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18.10.2019, p. 26).
___________________________________
2020 — Devido às restrições quanto à aglomeração social por causa da pandemia do novo coronavírus, não aconteceram comemorações públicas ao Dia da Crianças, no município de Marechal Cândido Rondon. Nos anos anteriores, eventos comemorativos foram organizados por entidades, emissoras de rádio e outros meios de comunicação (nota do pesquisador).
___________________________________
2020 — Falece Valdomiro Balduíno Marschal, aos 88 anos, vítima de infarto do miocárdio. Antes de aposentar-se, o rondonense trabalhou como revendedor das Balas Soberana. Seu corpo foi sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2020 — É inaugurada a casa paroquial da Paróquia Maria Mãe da Igreja, do Jardim Botafogo, na cidade de Marechal Cândido Rondon, com presença do pároco André Boffo Mendes, de Valdeci Conrat, coordenador dos ministros auxiliares de celebração da comunidade e da comissão de construção formada pelo professor Elói Pickler, Darci Luiz Müller, Juliane Holler e o próprio padre André (nota do pesquisador). -- FOTO 16 --
____________________________________
2020 — Devido a persistência da estiagem (as últimas chuvas para abastecimento de mananciais ocorreram na semana de 31 de maio de 2019, (grifo do pesquisador) e aumento diário em mais de um milhão de litros/dia, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon (SAAE) volta a adotar o racionamento de água em seis dias por semana na cidade (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09.10.2020, p. 14).
___________________________________
2021 — A Unimed Costa Oeste apresenta a fachada do projeto do Hospital Geral da Unimed (HGU), que será construído em Marechal Cândido Rondon (PR). O complexo será edificado no prolongamento da Avenida Irio Jacob Welp, nas cercanias do Bairro Flórida (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12.10.2021: 09). -- FOTO 17 --
___________________________________
2021 — Rafaela Kotz, Miss Pato Bragado, se classifica entre as 10 top do Concurso Miss Universo Paraná 2021, em evento que aconteceu na cidade de Umuarama, no noroeste do Paraná (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15.10.2021: 23 ). -- FOTO 18 --
___________________________________
2022 — Quarta-feira com céu encoberto de nebulosidade, no entanto, sem precipitação pluviométrica na cidade de Marechal Cândido Rondon. Em outros municípios do Oeste Paranaense ocorreram chuvas intermitentes e pontuais. Ventos do quadrante Noroeste, fracos. Temperaturas médias entre 19 e 27 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
* Enchente do Rio Guaçu junto à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da Cooperativa de Eletrificação Rural e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon (CERCAR), em virtudes das intensas chuvas que ocorreram nos dias anteriores na região (ver vídeo, clique aqui). Todos os direitos assegurados do autor do audiosivual.
____________________________________
2023 — É quinta-feira. Feriado nacional consagrado à Nossa Senhora Aparecida. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com céu enconberto com nebulosidade tipificada como stratus. Temperatura no começo da manhã de 22 graus. A máxima do dia chegou a 25 graus. Ventos do quadrante Sul, fracos.
As chuvas previstas por órgãos de climatologia, de até 50mm, não aconteceram para frustração dos agricultores que contavam com essas precipitações pluviométricas para a cultura da soja e milho, em fase de crescimento (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É realizada na Associação dos Servidores Municipais de Marechal Cândido Rondon (ASSEMAR) o 1º Torneio de Cobrança de Pênaltis (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
______________________________________
COMENTÁRIOS