1968 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, para o distrito de Novo Três Passos, o casal Melita (nascida Rosenbach) e Mildon Fiorini (...)
1968 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, para o distrito de Novo Três Passos, o casal Melita (nascida Rosenbach) e Mildon Fiorini, na companhia dos filhos Adir¹ e Edir², procedente de Arroio do Meio (RS).
Melita Rosenbach é natural de Arroio do Meio, nascida em 11 dedezembro de 1933, filha de Irma (nascida Bruxel) e de Pedro Rosenbach. Mildon Fiorini, nascido também em Arroio do Meio, no dia 27 de agosto de 1932, é filho de Ottília (nascida Franken) e Albino Fiorini.
Melita e Mildon se casaram em Arroio do Meio, em 28 de maio de 1955.
Inicialmente, no Paraná, o casal atua na agricultura. Em 1971, Mildon Fiorini deixa a lide agrícola e dedica-se ao recolhimento de leite para o latícinio de Marechal Cândido Rondon, abrindo linhas ou trajetos para a coleta do produto junto aos produtores.
Melita e Mildon Fiorini são falecidos em 25 de julho de 2001 e em 14 de abril de 1998, respectivamente. Seus corpos estão sepultados no cemitério público da sede distrital de Novo Três Passos (colaborou Lidiane Fiorini). -- FOTO 1 --
¹ Casou-se com Ilenni Schaefer (ver mais, clique aqui e mais aqui).
² Casou-se com Geni Thomé.
__________________________________
1971 — Perde a vida o jovem rondonense¹ Rui Edson Müller, vitimado por acidente com moto-serra. Era filho do casal Olinda (nascida Winter) e Francisco Müller, proprietários de uma serraria na saída da sede municipal para Quatro Pontes, em área inversa ao Lago Municipal. A serraria foi construída inicialmente pelo pioneiro Alberto Pydd, que a passou para a administração do filho Harry Pydd (nota do pesquisador).
¹ É o gentílico de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
1971 — É realizada Assembleia Geral da Copagril, visando autorização para a contratação de empréstimos para a construção de armazém graneleiro, armazém para sementes e compra de maquinário; e autorização para firmar convênio de orientação técnica com a então Acarpa (nota do pesquisador).
___________________________________
1972 — Falece o pioneiro rondonense Ervino Roberto von Borstel (conhecido pelo apelido de "Bostoca"), natural de Piratuba (SC). Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
Em Marechal Cândido Rondon foi proprietário da antiga rodoviária (predio hoje não mais existente), à Avenida Rio Grande do Sul, em frente a atual agência do Banco do Brasil; depois adquire o salão de baile Heimedinger o qual vende para Silmar Wayhs (e virou Salão Wayhs). Foi proprietário dos primeiros táxis na cidade e também proprietário de uma churrascaria (nota do pesquisador). -- FOTO 2 --
___________________________________
1973 — É exibido pelo Cine Ideal, de Marechal Cândido Rondon, em sessões especiais, às 16, 18, 20 e 22 horas, o filme nacional " Independência ou Morte". tendo no papel de D. Pedro I, o ator Tarcisio Meira, e no papel de Marquesa dos Santos, sua esposa a atriz Glória Menezes (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon AM, vol. 019, cad. 21.09.73 a 03.04.74, ed. 02.10.73, p. 31 e ed. 3.10.1973, p. 39. Programa de Rádio). -- FOTO 3 --
___________________________________
1976 — Começa no então Salão Wayhs, com a duração de 4 dias, o primeiro curso em Marechal Cândido Rondon, para as pessoas dispostas a deixar o vício de fumar.
São palestrantes: o médico Nilton Brolf, de Laranjeiras do Sul; o médico Avelino Campagnolo, de Toledo; o médico Dietrich Seyboth, de Marechal Cândido Rondon; e o locutor Roberto Rabello, apresentador do programa “A Voz da Profecia”, da cidade do Rio de Janeiro (nota do pesquisador). -- FOTOS 4 e 5 --
___________________________________
1976 — É realizado o Baile do Chopp da Comunidade Católica de Marechal Cândido Rondon, com bebida fornecida pela distribuidora "Serramalte") (Rádio Difusora do Paraná. O dia é bom para um baile de chopp. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol.29, cad. 15.08.1976 a 21.10.1976, [s.p.] — ed. 02.10.1976. Programa de Rádio).
___________________________________
2015 — Acontece a entrega das chaves das residências aos mutuários do Loteamento Recanto Feliz, no bairro Jardim Botafogo, na cidade de Marechal Cândido Rondon, conforme anteriormente sorteadas, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (O Presente. Marechal Cändido Rondon: ed. 03 de outubro de 2015). -- FOTO 6 --
___________________________________
2016 — São eleitos prefeito municipal e vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, respectivamente, o professor e vereador Marcio Andrei Rauber e o despachante de trânsito e vereador Hilário Hofstaetter (Ila), com 16.682 votos.
O candidato mais votado para a Câmara Municipal, é o vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco). Soma somou 1.773 votos (nota do pesquisador). -- FOTOS 7 e 8 --
___________________________________
2016 — São reeleitos prefeito municipal e vice-prefeito de Entre Rios o Oeste, Jones Heiden e Ari Maldaner, respectivamente, com 1.929 votos (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
___________________________________
2016 — São eleitos prefeito municipal e vice-prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano) e Dirceu Anderle, respectivamente, com 2.131 votos (nota do pesquisador).-- FOTO 10 --
___________________________________
2016 — É reeleita como prefeita de Mercedes, a senhora Cleci Maria Rambo Loffi e eleito como vice-prefeito Edson Schug, com 2.066 votos (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2016 — São eleitos como prefeito municipal e vice-prefeito de Quatro Pontes, o vereador João Laufer e o professor Tiago Hansel, respectivamente, com 1.590 votos (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
2016 — São eleitos como prefeito municipal e vice-prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz e Noedi Max Hardt, respectivamente, com 3.097 votos (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2018 — É aberta em Pato Bragado (PR) a 8ª Conferência Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, com a palestra da assistente social Ires Damian Scuziatto, com a temática "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das violências".
Após a alocução da especialista são discutidas propostas voltadas à afirmação da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas.
Em comunicado às mídias sociais, a Prefeitura Municipal de Pato Bragado refere-se sobre a palestrante e sua palaestra:
Ires que preside o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente discorreu acerca da importância da conferência e do caráter deliberativo dos participantes na formulação de propostas, com base nos eixos temáticos e que estarão embasadas em um documento que servirá como um direcionamento das atividades aos governantes.
Conforme a presidente do Conselho Municipal, Tatiane Medin Follmer, a experiência da palestrante foi significativa para a elaboração das novas diretrizes específicas e a realização de ajustes na política atual pela promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
___________________________________
2018 — Começa no município de Mercedes a agenda de eventos alusivos à campanha Outubro Rosa. O lançamento ocorre na Casa da Cultura (O Presente. Marechal Cândido Rondon:ed. 05 de outubro de 2018, p. 27).
___________________________________
2018 — Acontece em Marechal Cândido Rondon, no Auditório Ecos da Liberdade¹, a palestra do jornalista e escritor William Waack, ex-integrante da equipe de jornalismo da Rede Globo de Televisão, com o tema "Cenários Econômicos e Políticos — Onde estamos e para onde vamos?"
A palestra do especialista é a segunda da agenda programática de palestras do Fórum Empresarial da ACIMACAR 2018 (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
¹ Organização vinculada à Igreja de Deus, de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2019 — Forte temporal com chuva pesada e rajadas de vento com mais de 100 quilômetros por hora, acontece pela meia-tarde sobre a cidade de Marechal Cândido Rondon e parte do município, provocando muitos destelhamentos, quebra de galhos e derrubada de árvores.
O volume de precipitação pluviométrica acumula 38mm na sede municipal (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
Ver vídeo feito logo as rajadas de vento forte, clique aqui (crédito AquiAgora.net).
__________________________________
2019 — Acontece na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, ao final da tarde, a sessão solene alusiva aos 190 anos da imigração alemã no Paraná.
A proposição do evento comemorativo é do deputado estadual rondonense Elio Lino Rusch (ALEP). -- FOTOS 16 e 17 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2020 — É anunciado que o estudante rondonense¹ Guilherme Felipe Koch, do Colégio Estadual Eron Domigues, como finalista na etapa final do Parlamento Jovem Brasileiro.
A súmula de sua proposição propunha: fica decretado, em todo o território brasileiro, o financiamento de casas, via Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, com juros mais baixos e prazos mais acessíveis para pequenos agricultores que comprovem trabalhar na agricultura (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de outubro de 2020, p. 14 e 15). -- FOTO 18 --
¹ Nascido ou morador no município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — O sábado é de céu nublado no Oeste do Paraná, com precipitações pluviométricas em toda a região. As temperaturas foram amenas, entre 17 e 27 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — É domingo de eleições nacionais¹ para presidente da República, vice-presidente, senador (um por estado), deputados federais, governador e deputado estaduais.
— 12 candidatos disputam a Presidência da República²: Jair Messias Bolsonaro (reeleição, PL-SP) e vice general da reserva Walter Braga Neto (PL-DF); Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) e Geraldo Alckmin (PSB-SP); Ciro Ferreira Gomes e Ana Paula Matos (PL, vice-prefeita de Salvador - BA); Simone Tebet (MDB-MS) e Mara Gabrilli (PSDB - SP); Soraya Thronicke (União Brasil - MS) e vice Marcos Cintra (União Brasil - SP); Luiz Felipe D'Avila (Novo -SP) e vice Tiago Mitraud (Novo -SPR); Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado (PSTU-SE) e vice indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé - PSTU-SE); Léo Péricles (Leonardo Vieira Roque - UP-MG) e vice Samara Martins (UP-MG); Sofia Manzano (PCB-SP) e vice Antonio Alves (PCB-SP); José Maria Eymael (DC-SP) e vice João Barbosa Bravo (UD-RJ); Pablo Marçal (Pros -GO) e vice Fátima Pérola Neggra (Pros -SP, ela natural do Iporã/PR) e Padre Kelmnon (Luiz da Silva Souza - PTB-SP. Substituiu Roberto Jefferson Monteiro Francisco (PT-RJ) que teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por estar condenado pela Justiça) e vice pastor Luiz Cládio Gamonal (PTB-RJ). -- FOTOS 19, 20 e 21 --
² Foram os mais votados no País: Luiz Inácio Lula da Silva, com 57.257.036 votos (48,43%), e Jair Messias Bolsonaro²·¹ , com 51.071.008 votos (43,20%). No Paraná, a votação foi a seguinte: Jair Bolsonaro, 3.628.535 sufrágios (55,26), e Lula, 2.363.335 votos (35,99%).
²·¹ Foi o candidato com maior percentual de votos em nove cidades do Oeste do Paraná, entre as 10 mais bolsonaristas do Paraná. -- FOTO 22 --
— 10 candidatos disputam a única vaga³ do Paraná ao Senado: Álvaro Dias (Podemos), Sérgio Moro (União Brasil), Paulo Martins (PL), Aline Sleutjes (Pros), professora Eneida Desireé Salgado (PDT), Orlando Pessuti (MDB), Laerson Vidal Matias (PSOL), Carlos Eduardo Saboia Gomes (Dr. Saboia -PMN), Roberto França da Silva Junior (PCO) e Rosane Ferreira (PV). -- FOTO 23 --
³ Elege-se Sergio Fernando Moro com 1.953.159 votos (33,50%). Ganhou a maioria dos votos nos grandes colégios eleitorais, enquanto Paulo Martins e Álvaro Dias venceram em 70% do municípios paranaenses. -- FOTO 24 --
— 09 candidatos disputam o cargo de governador⁵ do Paraná: Adriano Teixeira (PCO), Angela Machado (PSOL), Joni Correia (Democracia Cristã), Profesor Ivan (Ivan Ramos Bernardo (PSTU), Carlos Roberto Massa Júnior (Rainho Junior, PSD, candidato à reeleição), Roberto Requião (PT), Ricardo Gomyde (PDT), Solange Ferreira Bruno (PMN) e Vivi Motta (Viavina Motta, PCB). -- FOTO 25 --
⁵ Eleito no 1º turno, Carlos Roberto Massa Junior (Ratinho Junior) com 4.243.116 (69,64%), contra 1.598.149 sufrágios (26,23%) de Roberto Requião, segundo colocado.
— 632 candidatos paranaenses⁶ disputam uma das 30 vagas à Câmara dos Deputados.
⁶ O candidato Deltan Dallagnol é o mais votado, com 344.917 votos. -- FOTO 26 --
— 902 candidatos disputaram as 54 vagas⁷ para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
⁷ O candidato à reeleição, Alexandre Curi é o mais sufragiado, com 236.926 votos. -- FOTO 27 --
/¹ A título de curiosidade histórica: As eleições presidênciáveis de 1945 ¹·¹ à Presidência da República são consideradas as primeiras de caráter democrático. A eleição presidencial daquele ano, a 1ª após a Ditadura Vargas, foi a décima quarta eleição presidencial e a décima segunda direta, mas é considerada a primeira eleição presidencial verdadeiramente democrática da História do Brasil. Durante a República Velha, muito embora as eleições presidenciais fossem diretas, os resultados não eram confiáveis. Praticamente, não houve acusações de fraude no pleito de 1945 e seu resultado foi acatado pela totalidade das forças políticas da época.
/ ¹·¹ Elegeu-se presidente da República, o mato-grossense general Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), com 5.251.507 votos (55,39%) e como vice, o catarinense Nereu Ramos.
___________________________________
2022 — Em 168 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, 10 mulheres são eleitas à Casa Legislativa, na eleição desta data. A 18ª e 19ª legislatura (2019-2022) tinha em sua composição de 54 parlamentares, cinco mulheres (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de outubro de 2022, p. 3).
___________________________________
2022 — O candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Ademir Antonio Osmar Bier, de Marechal Cândido Rondon (PR), consegue baixa votação no município: 4.775 votos. Mesmo com votos obtidos em outros municípios, não consegue a recondução ao Legislativo Paranaense (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de outubro de 2022, p. 3).
___________________________________
2022 — Domingo de pleno sol na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Ventos do quadrante Sudoeste, brisa, persistentes durante o dia. Temperaturas médias entre 16 e 25 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Falece na cidade de Curitiba, o engenheiro civil Osiris Stenghel Guimarães¹, ex-secretário dos Transportes, no governo de Jayme Canet Junior (Portos do Paraná). -- FOTO 28 --
¹ Por proposição do vereador rondonense Werno Ivo Lamb, representante do então distrito de Quatro Pontes, o engenheiro foi homeangeado com título de Cidadão Honrário de Marechal Cândido Rondon, pelo seu empenho na pavimentação asfáltica do trecho rodoviário de Marechal Cândido Rondon até o acesso à rodovia PR 182 (Toledo-Palotina) (nota do pesquisador).
____________________________________
2023 — É segunda-feira. O dia amanhece em Marechal Cândido Rondon com céu parcialmente encoberto com nuves tipificada como stratocumulus. Temperatura de 22 graus. A temperatura máxima do dia alcançou os 31 graus (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather. Ventos do quadrante Nordeste, brisa (nota do pesquisador). -- FOTO 29 --
___________________________________
2023 — É lançada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) a Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná (Boletim Informativo do Sistema FAEP. Curitiba: ano XXXVIII, nº 1597, ed. 05 de outubro de 2023, p. 24).
__________________________________
2023 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril realiza evento conversativo para as colaboradoras da cooperativa sobre a conscientização e apoio ao Outubro Rosa.
Sobre a toda a conversa, a coordenadoria de comunicação da cooperativa compartilha a seguinte nota:
Copagril promove roda de conversa sobre conscientização e apoio ao Outubro Rosa.
O Outubro Rosa é um movimento global que acontece anualmente e que visa aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, uma doença silenciosa que acomete mulheres do mundo inteiro. Durante a campanha, uma série de atividades são realizadas em todo o mundo para educar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
A Copagril sabendo da importância da prevenção e dos cuidados que devem ser adotados pelas mulheres, familiares e sociedade, promoveu na tarde de hoje (02),
na Sede Administrativa da cooperativa, uma roda de conversa em parceria com o Conselho da Mulher de Marechal Cândido Rondon.
O encontro trouxe as colaboradoras da cooperativa a importância do movimento Outubro Rosa e destacou a necessidade de conscientização sobre o câncer de mama. A presidente da entidade, Cirlei Neubeker Nascimento Silva, aproveitou o momento para falar sobre a campanha das camisetas do Outubro Rosa adotadas pelo comércio em apoio à causa.
“O conselho realiza a venda das camisetas e reverte o valor arrecadado para a UOPECCAN (Hospital do Câncer de Cascavel), para que eles possam proporcionar mais acessibilidade aos serviços de diagnóstico e tratamento”, reforça Cirlei.
O UOPECCAN atua com ajuda de verba do governo, entretanto, necessita de outras fontes de arrecadação para continuar prestando atendimento.
“Quando falamos do UOPECCAN, falamos também das casas de apoio e pensões que prestam auxílio aos pacientes e familiares, que necessitam ficar internados ou apenas realizar acompanhamento. Esta rede de apoio, oferece além da estadia e seis refeições diárias, o carinho, sendo o que essas famílias mais precisam nesse momento”, reforça Cirlei.
No último censo mundial realizado em 2020, cerca de 2,3 milhões de novos casos foram registrados em todo o mundo, número que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas em mulheres.
Em 2023, somente no Brasil, foram estimados cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Essa é a doença que lidera a lista de mortalidade por câncer entre mulheres brasileiras, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país.
De acordo com informações obtidas por Cirlei através do Diretor de Relações Públicas da UOPECCAN, Wilson Riedlinger, são atendidas em torno de 1000 e 1200 pessoas diariamente. Nos últimos 10 anos, cerca de 280 mulheres rondonenses foram atendidas pela UOPECCAN.
COMENTÁRIOS