1921 — É iniciada a construção do Hospital São Rafael¹, de Foz do Iguaçu (...)
1921 — É iniciada a construção do Hospital São Rafael¹, de Foz do Iguaçu, mais tarde Santa Casa Monselhor Guilherme² (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 236). -- FOTO 1 --
¹ Foi a primeira casa de saúde instalada no Oeste do Paraná (nota do pesquisador).
² Referência a Monsenhor Guilherme Maria Thiletzek, primeiro pároco da Matriz São João Batista, de Foz do Iguaçu. Assumiu em 1923 (id.).
___________________________________
1937 — É deposto, preso e exilado o Presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza, por forças militares alinhadas com a sublevação liderada por Getúlio Vargas, desde o Rio Grande do Sul, a partir de 03 de outubro.
Em seu lugar assume uma Junta Governativa formada pelos generais Augusto Tasso Fragoso e João de Deus Mena Barreto e mais o almirante José Isaias de Noronha.
Washington Luiz somente aceita a deposição depois de ser aconselhado pelo cardeal Sebastião Leme da Silva Cintra (1882-1949), que não teria como reagir a pretensão das forças revolucionárias lideradas por Vargas.
Por sua intervenção em favor da campanha reacionária, o cardeal Leme é aquinhoado por Getúlio Vargas, que tomou posse no dia 03 de novembro de 1937, como presidente, com várias concessões ao catoliscimo brasileiro. -- FOTOS 2, 3 e 4 --
___________________________________
1945 — É criada a Organização das Nações Unidas¹ (ONU) como resultado da Conferência de Dumbarton Oaks em 1944, compulsada por delegações da União Soviética, Reino Unido, Estados Unidos e China. -- FOTOS 5 e 6 --
O Arquivo Nacional do Brasil publicou texto em sua página no Facebook, postado em 24.10.2022, com a seguinte redação sobre a criação da organização transnacional:
Criação das Nações Unidas
Em 24 de outubro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU) no ímpeto de promover a cooperação internacional, os direitos humanos e o desenvolvimento econômico e social. Como substituta da extinta Liga das Nações (1919 - 1945), um dos principais objetivos da organização intergovernamental é a promoção da paz, de modo a evitar conflitos de grandes proporções como a Segunda Guerra.
As negociações para criação da ONU foram feitas na Conferência de Dumbarton Oaks em 1944, por delegações da União Soviética, Reino Unido, Estados Unidos e China. Posteriormente, após o fim da guerra, a França aderiu aos estados fundadores, formando o grupo de 5 países membros permanentes do Conselho de Segurança da entidade.
O Brasil se juntou à organização rapidamente, em 1946, e teve atuações importantes a partir de 1947, ano da assembleia que possibilitou a criação do Estado de Israel, presidida por Osvaldo Aranha (1894-1960). Desde então, o Brasil participa ativamente no funcionamento da entidade, como na resolução de conflitos e operações de paz; ao todo, o país já participou de 50 missões de paz das Nações Unidas.
A organização teve um papel chave na segunda metade do século 20, promovendo a descolonização na África, Ásia e Oceania, também se envolveu em conflitos regionais para impedir sua escalada como, por exemplo, na Guerra Irã-Iraque em 1980. Atualmente a Organização das Nações Unidas conta com 193 países, entre estados-membros e outros que atuam como observadores da Assembleia Geral.
¹ A criação do órgão internacional em nada está relacionada ao Oeste do Paraná, diretamente. No entanto, o fato histórico foi postado como peça informativa já que o público vive todos os dias com notícias da organização transnacional (nota do pesquisador).
__________________________________
1951 — É iniciada a colonização do atual município de Medianeira (PR) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 236. -- FOTO 7 --
___________________________________
1960 — Falece o pioneiro Vilibaldo Zastrow (nota do pesquisador).
____________________________________
1969 — É nomeada a Senhora Maria do Carmo Rosa Lima para as funções de Escrivã de Paz, Tabeliã de Notas e Oficial do Registro Civil de Quatro Pontes.
A nomeação está publicada no Diário Oficial do Estado nº 196, de 24 de outubro de de 1969 (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — O então Esporte Clube União, agora Sociedade Esportiva e Recreativa União, de Iguiporã, em baile, elege rainha e princesas, com candidatas, uma do próprio clube, outra da extinta Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural 25 de Julho, de Bom Jardim, e outra do Esporte Clube Ouro Verde.
Na apuração dos votos, a candidata Noeli Massing, da Sociedade 25 de Julho, é eleita rainha com 690.600 votos, Elzira Elsner, como 1ª princesa, do Esporte Clube União, com 657.100 votos, e Terezinha Schütz, com 2ª princesa, do Esporte Clube Ouro Verde, com 208.550 votos (nota do pesquisador).
___________________________________
1973 — A Rádio Difusora Rondon AM noticia que o prefeito municipal sancionou a lei que doa¹ à Associação Comercial e Industrial de Marechal Cândido Rondon, agora Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, um terreno² de 400 m2, desmembrada da Praça Willy Barth, para no referido terreno a entidade classista edificar a sua sede própria, um prédio de dois pavimentos (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 019, cad. 21.09.73 a 04.03.74, ed. 19.10.1973, p. 125). -- FOTO 8 --
¹ O terreno doado anos depois foi trocado para outro de igual tamanho à Rua Sergipe, entre as ruas Sete de Setembro e D. João VI (nota do pesquisador).
__________________________________
1976 — É aberta a IV Feira de Ciência do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon com 42 trabalhos inscritos (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — É inaugurada, com festa, a nova unidade da Escola Municipal Almirante Barroso, na vila rondonense de Curvado, com duas salas de aula e dependências. Na solenidade, presentes: Almiro Bauermann, prefeito municipal; secretários de Obras, Educação, a Administração, líderes comunitários e moradores locais (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — O atirador rondonense Nilton Battisti (Niltinho) se classifica na capital paulista, com 190 pontos, para a fase final do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Alvo, organizado pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — O estudante rondonense Afonso Francener, de Quatro Pontes, é eleito para o tribunal de contas da União Paranaense de Estudantes Secundários (UPES) e membro da extinta Associação Juvenil de Escritores Novos, durante o Congresso Estadual de Estudantes, na cidade de Francisco Beltrão (PR). Na oportunidade, lançou o livro “Abertura”.
No evento o estudante Elio Lino Rusch foi agraciado com o título de sócio benemérito da UPES (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
___________________________________
1979 — Assume como segundo pároco da Paróquia de Vila Margarida, no município de Marechal Cândido Rondon, o Pe. Antonio Bajek, permanecendo no cargo até 30 de junho de 1981 (nota do pesquisador).
___________________________________
1979 — Casam-se os jovens rondonenses Ina Terezinha Hirt e Danilo da Silva Weschenfelder, na Igreja São Cristóvão, da Linha São Cristóvão, distrito rondonense de Margarida, em celebração oficiada pelo padre João Assmann SVD, da Paróquia de Dez de Maio, município de Toledo (PR).
A noiva é filha do casal Emilda Maria (nascida Meinhard) e Adolfo Hirt (falecidos); e o noivo, filho de Edi Cecíclia (nascida Rodrigues da Silva) e Norberto Weschenfelder. Hoje (2021), o casal reside em Nova Mutum, Mato Grosso (colaboração de Ina Terezinha Weshenfelder). -- FOTO 10 --
____________________________________
1984 — A Comunidade Evangélica Martin Luther (IECLB) e a Comunidade Evangélica Luterana Cristo (IELB), de Marechal Cândido Rondon (PR), dirigem expediente à Câmara Municipal com o pedido aos vereadores para que aprovem a denominação para a Biblioteca Municipal de Biblioteca Municipal Martinho Lutero. -- FOTO 11 --
___________________________________
1997 — Circula a primeira edição colorida do jornal rondonense O Presente (O Presente – jul 2014). -- FOTO 12 --
___________________________________
2007 — O deputado federal toledano Dilceu Sperafico, um dos parlamentares que representa os municípios da comarca de Marechal Cândido Rondon na Câmara dos Deputados, assume a coordenação da bancada paranaense no Congresso Nacional, formada por 30 deputados e três senadores. Permanece no cargo até 17 de junho de 2009 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 237).
___________________________________
2014 — O técnico Paulo César de Oliveira (PC de Oliveira) comunica seu desligamento como treinador da equipe Copagril/Sempre Vida/ Marechal Cândido Rondon de Futsal (O Presente).
___________________________________
2016 — Acontece na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) o curso "Excelência no Atendimento como Diferencial Competitivo" com a consultora do SEBRAE e profissional de Relações Públicas, Giselle Bruno Grando (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de outubro de 2016, p. 15).
___________________________________
2016 — Falece a pioneira rondonense Hedwig Tierling, aos 86 anos de Idade. Ela chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon com o esposo Rodolfo e filhos, em 03 de abril de 1958, procedente do interior do município de Tuparendi (RS).
Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
___________________________________
2017 — O jornal O Presente noticia que o "Projeto Pizza do Bem", do município de Mercedes, foi destaque no 10º Prêmio Professores do Brasil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC).
O projeto do município foi desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho Feliz (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de outubro de 2017, p. 18).
___________________________________
2017 — O jornal "O Presente" noticia que o grupo vocal "Quatro Tons", do município de Quatro Pontes alcançou grande compatibilidade popular com a música "Trem Bala", de Ana Vilela, postada na internet (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de outubro de 2017, p. 24). -- FOTO 14 --
___________________________________
2017 — Os Rotarys Clubes de Marechal Cândido Rondon recebem a visita de Eduardo Katsusi Toshimitsu e esposa Hilaide, ele do governador do Distrito 4640 do Rotary Internacional (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de outubro de 2017, p. 28). -- FOTO 15 --
___________________________________
2017 — O jornal O Presente informa que o atleta rondonense Nicolás Camargo conquistou a medalha de ouro no taekwondo, na categoria A (até 45 kg), na fase final dos Jogos da Juventude do Paraná, realizada na cidade de Londrina (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de outubro de 2017, p. 33). -- FOTO 16 --
___________________________________
2017 — Acontece na sede da ACIMACAR encontro entre dirigentes e associados para a prestação de contas do 1º semestre de 2017 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 27 de outubro de 2017, p. 14).
____________________________________
2017 — Falece na cidade de Cascavel (PR), onde estava internada na Uopeccan, a pioneira rondonense, moradora na sede distrital de Porto Mendes, senhora Helena (nascida Weinrich) Hoppe¹, em decorrência de um câncer.
A pioneira chegou de mudança em Porto Mendes, em abril de 1961, procedente de Presidente Getílio (SC), acompanhando o esposo Willibaldo Hoppe (precedeu-lhe na morte em 30 de dezembro de 2006).
Helena e Willibaldo formaram família com o nascimento de 8 filhos: Ingomar², Ingelore, Hanelore, Ingoberd, Liliamar, Charles, Heidimeri e Jairo. Sete vivos ao ela falecer. Era avó de 18 netos e bisavó de 15 bisnetos (colaborou Hanelore Hoppe). -- FOTO 17 --
¹ No distrito rondonense de Porto Mendes, onde residiu por 56 anos, era conhecida como "Oma".
² Faleceu em 1963, vítima de um atropelamento na sede distrital de Porto Mendes.
Saber mais, clique aqui (item 1961) e mais aqui (item 2006).
____________________________________
2018 — Estudantes da Escola Municipal Marechal Deodoro, de Pato Bragado, e do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, realizam mais uma etapa do projeto "Carinho que viaja no envelope".
Sobre o projeto em desenvolvimento, a Prefeitura Municipal de Pato Bragado encaminhou a seguinte nota às mídias sociais:
Projeto “Carinho que viaja no envelope” é compartilhado entre estudantes de Pato Bragado e Rondon
Iniciativa surgiu no início do ano, a partir da troca de correspondências entre os alunos
Um novo passo do projeto compartilhado entre os estudantes dos terceiros anos da Escola Municipal Marechal Deodoro de Pato Bragado e do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, “Carinho que viaja no envelope” foi dado na tarde de ontem (24). Após participarem de atividades na instituição de ensino de Rondon, foi a vez dos estudantes vizinhos serem recepcionados pelo educandário bragadense.
A coordenadora Pedagógica da Escola de Pato Bragado, Carine Schmidtke explica que o projeto surgiu no início do ano, a partir da troca de correspondências em que os alunos expressavam suas experiências, valorizando seus conhecimentos, a leitura e a escrita de forma significativa. “Também foram evidenciados os valores do respeito e amizade, através do convívio, como também a troca de conhecimentos, divisão de espaço e o conhecimento do desconhecido”, revela Carine.
A programação desenvolvida ao Rui Barbosa, com a participação das professoras Denise Backes Mosconi, Cristiane Beatriz Metz de Araújo e Corete Majolo foi composta de poesia, apresentação da música “Aos olhos do pai” e “Lembre de mim” (Jota Quest), bem como do projeto “Sítio do Pica Pau Amarelo”, que envolveu as quatro turmas de terceiros anos e teve o apoio do professor Maicon Putzke, como o "Visconde de Sabugosa", que fez a contação de uma história do Sítio do Pica Pau Amarelo, da Estagiária Cíntia Woichinski, como "Emília", além de brincadeiras e confraternização com lanche.
Conforme Carine, além de todos os princípios trabalhados, o projeto proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer mais a respeito das obras e desse importante representante da literatura brasileira. “Trata-se de um trabalho interdisciplinar do qual sempre se lembrarão”, conclui.
COMENTÁRIOS