1954 — Falece o pioneiro rondonense Osvaldo Fagundes de Brito, irmão de Edmundo Fagundes de Brito (...)
1906 — O extinto jornal curitibano "A Repúbica" publica o texto "O Sacco de Ouro", de autoria de Ivo Belem, onde este fala da aventura de um velho francês atrás do ouro deixado pelos jesuitas, na redução del Guairá:
"É lá os lados dessas tão celebradas Sete Quedas ,a Goayra Falls dos sonhadores, que a tradição sitúa o sacco de ouro.
A tradição ... vá que seja, mas o documento inilludivel, os roteiros a conduzir aos fartos depositos auriferos do Goayra, esse também existem, segregados da publicidade, já se vê, mas em poder de alguem que já tem tirado partido do precioso segredo dos jesuitas...
Dos Jesuitas!?
Sim, senhores, dos Jesuitas. Eu não sei dizer porque, mas todo thezouro occulto avulta e assume proporções extranhas, dilata-se, cresce, de tamanhos e de valor, si lhe pomos a complementar assombrante: — dos Jesuitas !...
Com que, então, fique sabido: o segredo, como o thezouro, é dos jesuitas! E, dito isto, que é tentador, passemos a saber o que é essa coisa que nos está preocupando agora, o espirito, assim com ares de mysterio lendario: — ouro! Jesuitas! ali á mão !!!...
Vamos caval-o!
Vem dos principios de 1896 a denuncia.
Um 'octogenario francez', e dois engenheiros seus compatriotas, fretáram um vaporzinho em Buenos-Aires e camaradas em Corrientes, e subiram o Rio Paraná até acima dos porto militar do Yguassú.
O velho era de poucas palavras e de ainda menor receptividade auditiva. Mais communicativos, os seus companheiros, disseram na colonia, aos officiaes brazileiros que o velho, um sabio ia áquellas bandas em busca do pau rosa, a nossa preciosa Peroba (Aspidosperma polyneuron. Mill) de cuja casca o chimico francez pretendia extrahir "um producto superior a quinta essencia do sulphato de quinino".
—Mas, — objectaram os nossos officiaes, — aqui mesmo, na zona da colonia o pau rosa se apresenta em quantidade exploravel. Porque o vão procurar no Alto Paraná, em zonas invias, com sacrificios inauditos para o sabio octogenario?...
Começou ali a desconfiança. Todos os dias, por assim dizer, passam por aquella colonia naturalistas e curiosos, gentes que de toda a parte para ali occorrem, ou attrahidas pelas belezas naturaes de aquelles sitios ou levada por interesses commerciaes entre os quaes avulta a exploração das nossas essenciais florestaes tão famosas, a cata de epyfitas e o commercio do mate; mas dessa feita a Caravana foi tida por suspeita: os seus homens viam a nossa preciosa ilex, indifferentes pelo seu valor e olhavam a floresta sem cubiça, apezar do tal processo que retirava da casca do pau rosa um producto superior à quinta essencia do quinino...
O interesse, ou antes a suspeita, não largou mais os mysteriosos viajeiros ... O vaporzinho fez-se de rumo para os saltos, e onde a navegação impossibilitou a subida, a missão franceza abriu largo picadão pelo territorio Paragoay.
Mas, afinal de contas, o que se ficou sabendo, de tudo isso, foi o Mr Gross, o velho e seus companheiros, retiraram do sacco de ouro do Goayra 11.000 kilos de areia aurifera e a conduziram para o Paragoay, onde, feita a selecção, resultou de ligeiro processo apenas 9.150 kilos de ouro !...
Um negociante desta capital recebeu, ha tempos, uma carta proveniente do Paragoay, relatando o grosso contrabando.
Sabemos mais das seguintes expedições ao sacco de ouro:
de um sr. Tayá cóca, residente em Laranjeiras, Guarapuava, que lá foi, ha annos, como camarada de um desconhecido.
Do sr. Valerio Pedroso que com Fabiano Barber lá esteve a procura de ouro, em 1903; e, por último,
Do sr. Manoel Rodrigues, portuguez, residente na cidade de Paraná, Republica Argentina.
Esta expedição de Manoel Rodrigues chegou a adqurir para ella um vaporzinho, o "Laffaiete", que lhe custou 40.000 pesos, vapor este que bateu o record da navegação no Alto Paraná, pois chegou a 4 legoas aquem dos Saltos, quando a navegação desse rio só alcança, commumente até a foz do Rio S. Francisco.
Uma outra nota, e essa para terminar — um ilustre político, nosso partidário, senhor de um roteiro para o sacco de ouro, não tem despresado a ideia de se apoderar dessa immensa riqueza e vai, para isso, aprestar uma expedição.
Antes o nosso patricio, apanhe a farta bolada, que os aventureiros que por ali já andam á procura ... do pau rosa (sic) (in: anno XXI, nº 236, ed. 06 de outubro de 1906, p. — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1923 — Casam-se em Cruz Machado (PR), o casal Martha Johanne Taube e Marten Nieuwenhoff. Ela, imigrante alemã, filha do casal Johanne Martha e Hermann Franz Taube, nascida na região do Halle. Chegou ao Brasil em 1911. Ele, imigrante holandês, filho do casal Janetje e Jan Nieuwenhoff, nascido em Amsterdan. Aportou no Brasil em 1912, aos 16 anos.
Martha Johanne e Marten constituíram família com o nascimento da filha Jantje e filho Franz Hermann.
Em 1928, o casal e dois filhos migram para Foz do Iguaçu. Passam a resiir no atual Bairro Carimã, na época área agricultável. Na Triplice Fronteira nascem mais as filhas Joana Martha, Margarida, Elizabeth Catarina e as gêmeas Guilhermina e Rosina (colaborou Guilhermina Pastorello, filha). -- FOTO 3 --
____________________________________
1925 — Com a manchete "Parte hoje para Foz do Iguassú o sr. general Nepomuceno da Costa, comandante da 5ª Região Militar, sediada em Curitiba, o exinto jornal curitibano "O Dia" trata da viagem do militar à Tríplice Fronteira para, entre outras coisas, definir e organizar destacamentos do Exército Brasileiro em Foz do Iguaçu e em Guaíra.
A nota do periódico assim se apresenta:
"(...) Parte hoje para o interior do Estado, acompanhado do seu Estado Maior, o sr. general Nepomuceno Costa, commandate da 5ª Região Militar.
Sabedores da viagem do ilustre militar, não nos podemos furtar ao desejo de saber dessa alta autoridade os objetivos da sua excursão.
Procuramol-o em seu gabinete de trabalho, no Quartel General, onde s. exa. nos recebeu com fidalga gentileza, prestando-nos as informações pedidas.
Longa foi a palestra que mantivemos e agradabilíssima, retirando-se nos captivos da maneira altamente democratica com que nos recebeu o sr. general, a quem deixamos consignada a nossa gratidão com os nossos votos de boa viagem.
Eis, em synthese, o que nos disse o general:
— "O objetivo principal de minha viagem á Foz do Iguassú é a inspeção regulamentar das tropas da 5ª Região, que fazem parte do Destacamento de Ocuppação.
Como sabe tenho tropas em Guarapuava, na Fóz do Iguassú, em Porto Mendes e em Guayra.
Vou também organizar Destacamentosd — será organizado em Fóz do Iguassú e outro em Guayra. Tenho que escolher local para os quarteis e manda orçar as despezas de construccção.
Estou também incumbido pelo Governo de estudar uma linha de navegação para os vapores do Lloyd Brasileiro, pois, já consegui que ali se estabelecesse essa linha, ha muito tempo desejada.
Tenho também como missão observar e estudar as questões nacionais que se ligam as fronteiras, isto é, a nacionalisação da população, do commercio e da industria.
Como corolario estudar as questões de terras concedidas desde a extincção da Colonia Militar, vias de comunicações e melhoramentos que facilitem as ligações dos Destacamentos com a sede da Região.
Assim, ficarei conhecendo o estado de conservação da estrada Guarapuava-Fóz do Iguassú e outras que partem das margens do Rio Paraná para o interior do Paíz.
É natural que faça uma syndicancia sobre as devastações praticadas pelos rebeldes, afim de poder informar ao Governo, que assim ficará com mais facilidades para dar soluções de questões futuras.
Prestarei homenagem aos bravos que tombaram na lucta, defendendo a Lei e a Autoridade, visitando as suas sepulturas.
Aproveitando essa viagem inspeccionarei as Juntas de Alistamento de Ponta Grossa, Imbituva, Guarapuava e Fóz do Iguassú.
Intensificarei junto as autoridades locais a appreehensão de bens da Fazenda Nacional, a captura dos submissos e dos desertores.
Para bem aproveitar o tempo, me faço acompanhar até Guarapuava de dois estados-maiores de exercícios, que resolverão um thema de funcionamento de estados maiores de Divisão.
Como vê, o Ilustre redactor do "O Dia", eu procuro de uma só vez tratar de grandes e importantes assumptos que muito contribuirão para o progresso e para a economia de nossa Patria.
. . . . . . . . . . . . . . . . .
Com relação aos estudos das questões das fronteiras já tive occasião de apresentar ao Exmo. Sr. Presidente da Republica um relatorio a esse respeito.
Isto fiz apos a minha longa viagem de inspecção nas nossas fronteiras com a Republica do Paraguay, quando ainda commandante da Circunscripção Militar de Matto Grosso. Percorri então, a zona fronteiriça desde Bella Vista até Iguatemy, passando por Ponta Porã, Campanario e Nhunverá.
Desci o Rio Paraná até Guayra e na estrada de ferro da Matte Larangeira vim até Porto Mendes.
Agora farei a viagem até Guayra em sentido inverso (sic) (in: nº 693, ed. 06 de outubro de 1925, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 4 --
____________________________________
1954 — Falece o pioneiro rondonense Osvaldo Fagundes de Brito, irmão de Edmundo Fagundes de Brito e Affonso Fagundes de Brito. Foi sepultado no cemitério da sede municipal de Marechal Cândido Rondon
É natural de Venâncio Aires (RS), nascido em 22 de março de 1921 (nota do pesquisador). -- FOTOS 1 e 2 --
___________________________________
1955 — Chega de mudança à então vila de General Rondon, o casal Erna (nascida Schroeder) e Armindo Prass, na companhia dos filhos do Pedro, Ivo, Divo, Nilson, Edgar, Nair, Irineu e Irene, procedente de Ipira (SC).
A família se estabelece no Arroio Fundo, atualmente denominado de Linha Guarani. Em Marechal Cândido Rondon, nasce a filha Ivone dois meses após a chegada de mudança (colaborou Dirceu Gilson Prass, via Facebook, em 18.10.2017).
___________________________________
1956 — Em solenidade na cidade de Foz do Iguaçu, os presidentes Juscelino Kubitscheck, do Brasil, e Alfredo Stroessner, do Paraguai, celebram o começo dos trabalhos da construção da Ponte da Amizade sobre o Rio Paraná.
A obra é custeada e construída totalmente pelo Governo Brasileiro. Em contrapartida, o governo paraguaio constrói o ramal rodoviário interligando a ponte às cidades paraguaias de Concepción e Pedro Juan Caballero, esta na fronteira do Brasil. O que possibilita viajar de Campo Grande (MS) até Assunção, capital paraguaia.
A ponte oferece ao Paraguai a possibilidade de acesso ao Atlântico, via Porto de Paranaguá, por uma rodovia de 1.200 km, desde Assunção.(DORATIOTO, Francisco. Paraguai: Mediterraniedade e Política Externa até 1989. In: Revista de Relações Internacionais da UFGD¹, p. 12, 13 e 14). -- FOTO 5 --
Ver mais, clique aqui e mais.
¹ Universidade Federal da Grande Dourados.
___________________________________
1956 — Em baile¹ de gala, a senhorita Weda Anschau é coroada como rainha da "Capital do Oeste", como era conhecida na época a cidade paranense de Toledo (NIEDERAUER, Ondy Helio. De Toledo - Coroação da Rainha. Curitiba: Diário do Paraná, Ano II , nº 459, ed. 05 de outubro de 1956, p. 6, primeiro caderno — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 6 --
¹ O evento se dá no Clube do Comércio, único local portentoso para a realização de encontros sociais festivos e comemorativos, naqueles anos, na cidade citada (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — É iniciada a instalação do armazém inflável¹ — 54m de comprimento, 26 m de largura e 9 m de altura — para a Copagril, em Marechal Cândido Rondon, com nivelamento do terreno. A estrutura foi adquirida na Alemanha pela Cibrazem (Companhia Brasileira de Armazéns, agora Companhia Nacional de Abastecimento). É o segundo a ser instalado no Sul País.
O armazém é a primeira unidade de armazenamento da cooperativa recém fundada (Rádio Difusora Rondon. Técnicos do armazmém inflável nesta cidade. Marechal Cândido Rondon: vol. 10, ed. nº 1.117, de 07 de outubro de 1969, p. 1 — Programa de Rádio). -- FOTOS 7 e 8 --
¹Com a capacidade de armazenagem física suprida, com a construção de armazéns propiros, o silo inflável é desmontado. Desconhece-se o destino (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — É anunciado pela Radio Difusora Rondon AM, por nota emitida pelo gerente da Copel, senhor José Lopes Faria Neto, em Marechal Cândido Rondon, que a estatal liberou a instalação de mais sete novos circuitos de iluminação pública em Quatro Pontes.
___________________________________
1971 — A gerência local da Copel, por seu gerente José Lopes Faria Neto, anuncia via Radio Difusora Rondon AM, que o transformador rebaixador de tensão de 1000 KWA, na subestação de Marechal Cândido Rondon, será substituído por um de 2.500 KWA.
___________________________________
1973 — O casal pioneiro de Foz do Iguaçu, Martha Johanne (nascida Taube)² e Marten Nieuwenhoff², comemora suas Bodas de Ouro, cujo casamento aconteceu em 06 de outubro de 1913, na cidade de Cruz Machado, no Sul do Paraná (colaborou Guilhermina Pastorello, filha). -- FOTOS 9, 10, 11 e 12 --
¹ É falecida em 01 de agosto de 1984, em consequência de carcinoma.
² Faleceu em 02 de maio de 1979, vítima de insuficiência hepática e cardíaca.
Saber mais, clique aqui e aqui (item 1984).
__________________________________
1974 — Falece, em conseqüência de acidente automobilístico, na confluência da Rua Santa Catarina e a Rua D. João VI, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, a senhora Marga (nascida Strenske) Granich¹, aos 34 anos, esposa de Arthur Granich, do ramo de relojoaria e jóias.
Referências cartoriais: Livro C-3, fls. 69, termo 1475, lavrado em 07/10/74. (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
¹ É filha do casal rondonense pioneiro Alvine (nascida Reuter) e Francisco Strenske.
Ver mais, clique aqui (item 1955).
___________________________________
1974 — É inaugurada a Catedral Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Cascavel, sede da província eclesiástica que abrange as dioceses do Oeste do Paraná. As obras de construção iniciaram em 1966.
O atraente projeto do templo é do arquiteto Gustavo Gama Monteiro e seu formato arquitetônico, com telhado em laje plissada, de 18 gomos de cimento armado, apoiados em 18 colunas, representa a coroa e o manto de padroeira (colaborou Regina Sperança). -- 14, 15, 16 e 17 -
___________________________________
1977 — É fundada a Ordem Auxiliadora de Senhoras "Marta Maria, da Igreja Evangélica Congregacional de Nova Santa Rosa. Fundadoras: Florentina Appel, Selma Hamer, Elfrida Ernst,Hildegard Schulz, Anita Arndt, Erna Gund, Alma Krieger, Elli lenz, Flora Fiedler, Elli Leske, Ana Ratz, Artinisa Busse, Ida Lenz e Marta Rode (GREGORY, Valdir. IECB 50 ANOS - 1959 a 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 127).
___________________________________
1979 — Acontece o 5º Festival do Chopp da Comunidade Católica de Marechal Cândido Rondon, Matriz Sagrado Coração de Jesus (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
___________________________________
1986 — O vereador Elio Lino Rusch protocola requerimento na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, para discussão e aprovação, que pede que o Poder Executivo Municipal viabilize incentivos à construção civil visando a edificação de prédios verticais de 6, 7 e até 10 andar na sede municipal (GOMES, João Marcos. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 006, ed. 07.10.1986, p. 347. Programa de Rádio).
___________________________________
1995 — É inaugurado o prédio da Câmara Municipal de Entre Rios do Oeste, presidida pelo vereador Arcildo Rafael Maldaner (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2002 — Nas eleições que acontecem neste dia, o político rondonense¹ Werner Wanderer não consegue a reeleição¹ para o quarto mandato consecutivo à Câmara dos Deputados (Rádio Difusora do Paraná AM, Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 319, setembro/outubro 2002. Programa de Rádio).
¹ Somou 53.380 sufrágios (nota do pesquisador).
____________________________________
2002 — O deputafo federal Dilceu Sperafico, da cidade de Toledo, é reeleito para o 3º mandato consecutivo à Câmara dos Deputados, com 106.924 votos (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 224).
___________________________________
2002 — O deputado estadual Elio Lino Rusch, da cidade de Marechal Cândido Rondon, com votos obtidos em outros municípios paranaenses, principalmente no Oeste do Paraná, se reelege para o 4º mandato consecutivo com 38.654 votos.
O outro deputado estadual por Marechal Cândido Rondon, Ademir Antonio Osmar Bier, não consegue a reeleição ao obter 33.237 votos (nota do pesquisador).
___________________________________
2002 — É celebrado pela 1ª vez nos Estados Unidos, o "Dia do Teuto-Americano", feriado instituído pelo então presidente George W. Bush (ele próprio descendente de imigrantes alemães de sobrenome Busch), em 05 de maio de 2002, para lembrar as relações históricas entre os Estados Unidos e a Alemanha (Deutsche Welle).
A escolha da data de 06 de outubro remete ao ano de 1683, quando 13 famílias — menonitas e quakeres — que saíram da cidade alemã de Krefeld e chegaram aos Estados Unidos, pelo veleiro Concord, também conhecido como Mayflower. Ali fundam o 1º assentamento de alemães nos Estados Unidos, com o nome Germantown, na Pensilvânia, hoje localidade absorvida pela cidade de Filadélfia.
Estima-se que chega a 58 milhões o número de estadunidenses que possuem ascendência alemã. O que representa cerca de 20% da população e faz deles o segundo maior grupo étnico do país.
Estigmatizados durante a 1ª e 2ª Guerras Mundiais, eles passam a relegar a cultura alemã e ela praticamente desaparece no país. Grande parte dos sobrenomes alemães são anglicizados, como Busch, passa para Bush; Trumph para Trump (Donald Trump).
A maioria dos teuto-americanos vive nos estados de Wisconsin, Nebraska, Dakota do Norte e Dakota do Sul. -- FOTO 20 --
_________________________________
2014 — É o dia mais chuvoso do mês na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, com 23 mm.
___________________________________
2015 — Intitulada de "Exploração não tem perdão", os bancários de todo o Brasil deflagram greve nacional. O que atinge os serviços bancários em Marechal Rondon, exceto das agências de crédito cooperativo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de outubro de 2015, p. 12 e 13. Programa de Rádio).
___________________________________
2015 — Começa o Troféu Copagril/Municipal de Futsal 2015, no Ginásio de Esportes Clarindo Bortolon¹, em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de outubro de 2015, p. 32).
¹ De profissão como gráfico mas muito ligado ao esporte rondonense.
___________________________________
2017 — Acontece e segue no dia seguinte, o café colonial referente a 19ª Oktoberfest de Pato Bragado (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de outubro de 2017, p. 13).
___________________________________
2017 — Ocorre no Clube Concórdia, em Marechal Cândido Rondon, a palestra "Reforma Luterana; desafios à Igreja na atualidade" — evento organizado pela Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IECLB) e Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), ambas de Marechal Cândido Rondon.
A palestra é parte das comemorações dos 500 anos da Reforma.
A palestra é ministrada, a primeira parte, pela pastora Carmen Sigle (IECLB), de Porto Alegre; e, a segunda parte, pelo pastor Celso Wottrich (IELB), de Foz do Iguaçu (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de outubro de 2017, p. 18).
____________________________________
2020 — Ao amanhecer a temperatura se faz amena na cidade de Marechal Cândido Rondon. Ventos do quadrante Sul, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Algumas pessoas moradoras em Marechal Cândido Rondon, mais friorentas, fazem uso de um leve casaco.
Por volta das 11 horas, a temperatura aumenta abruptamente, chegando ao meio da tarde aos 37 e 38 graus, conforme o ponto da cidade.
Em outras regiões brasileiras, em algumas cidades, as temperaturas giram em torno ou acima de 45 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — Ocorrem precipitações pluviométricas intermitentes, irregulares e de baixa intensidade no Oeste do Paraná, com começo durante à noite.Estendem-se durante todo o dia. O volume acumulado na cidade de Marechal Cândido Rondon é de 35mm (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — A Pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS 2020), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relaciona o Paraná como o segundo estado brasileiro que mais produziu riquezas a partir da produção florestal em 2020, com R$ 4,78 bilhões de valor agregado. Uma alta de 34,8% em relação ao ano anterior. Minas Gerais liderou o ranking nacional com R$ 6 bilhões.
O estudo avaliou 44 produtos do extrativismo vegetal (erva-mate, fibras, borrachas, gomas, lenha, ceras e complexo alimentício, como pinhão e castanhas) e da silvicultura (exploração comercial de madeira) em todos osmunicípios do País (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de outubro de 2021, p. 09).
____________________________________
2022 — Começa e segue até o dia 08, a 22ª Oktoberfest de Pato Bragado (PR). A Comissão Central Organizadora (CCO) da festividade é presidida pela secretária de Educação do município, Cris Scheuermann Bonatto (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de outubro de 2022, p. 4). -- FOTO 21 --
____________________________________
2022 — Falece a empresária rondonense Nelly Batista, aos 71 anos. Seu corpo é sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon.
É natural de Agrolândia (SC) e foi casada com o empresário quatropontense¹ Wiland Schurt, de cujo casamento nasce a filha Andreia. O casal depois de muito se divorcia (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
¹ Próprio de Quatro Pontes (PR).
____________________________________
2022 — Apresenta-se em Marechal Cândido Rondon (PR), na Casa Cultural do Parque de Exposições, a cantora curitibana Helena Sofia, via Show Brava. -- FOTO 23 --
Sobre o evento, o Departamento de Imprensa da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon distribui a seguinte nota:
Marechal Rondon sedia Show Brava, com Helena Sofia
Evento acontece na quinta-feira, às 19h30, na casa cultural
Marechal Cândido Rondon sedia na quinta-feira, dia 06, o Show Brava, inédito no Brasil. O evento acontece às 19h30, na casa cultural, no parque de exposições. A entrada é gratuita e o público alvo são jovens e adultos.
Trata-se de uma iniciativa da cantora e compositora curitibana Helena Sofia que, em Marechal Rondon, conta com o apoio da Secretaria de Cultura.
A Turnê Paraná é realizada com recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – PROFICE, com incentivo da Copel, e já passou por sete cidades. As 10 canções autorais do show foram desenvolvidas em uma residência artística em Palermo, na Itália, com o propósito de unir a diversidade musical brasileira e siciliana para a produção de um material inspirado pelas suas raízes culturais. “Na montagem 2022, aproveitamos o centenário da Semana de Arte Moderna para buscar inspiração no manifesto antropofágico de Oswald de Andrade, suas raízes no futurismo italiano e seus desdobramentos nas obras tropicalistas. Para a Turnê Paraná, o show foi remontado com direção musical de Érica Silva e direção artística da cineasta Rodriane DL”, destacou Helena Sofia.
Em palco, Helena Sofia é acompanhada por Gabriela Bruel na percussão e Vic Vilandez no baixo, tendo como pano de fundo projeções cinematográficas e beats eletrônicos especialmente desenvolvidos para o espetáculo.
Oficina
Como forma de contrapartida social, o projeto Brava oferece uma oficina de Círculo de Tambores, direcionada a jovens a partir de 8 anos. Em Marechal Rondon a oficina acontecerá também na quinta-feira, porém às 14h, na Escola de Artes, no parque de exposições.
O Círculo de Tambores é uma atividade em grupo, não verbal e inclusiva, em que as pessoas se reúnem, com tambores e instrumentos de percussão, para tocar juntos, numa grande celebração musical. Não há necessidade de conhecimento musical prévio pelos participantes. Os instrumentos musicais serão disponibilizados pela produção do projeto.
____________________________________
2022 — Quinta-feira de chuvas intensas a partir das 8 horas, com trovoadas e rajadas de ventos, na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná.
Ao final da tarde, as chuvas cessam e o sol aparece entre a esparsa nebulosidade. O acumulado precipitação pluiométrica na cidade é de 60 mm. Ventos do quadrante Noroeste, moderado, persistentes durante o dia. Temperaturas entre 18 e 28 graus (nota do pesquisador). -- FOTOS 24 e 25 --
___________________________________
2023 — É sexta-feira. O dia começa na cidade de Marechal Cândido Rondon com diminuta presença de nebulosidade tipificada como stratocumulus.
Temperatura ao raiar do dia de 22 graus. A máxima do dia alcança os 32 graus com sensação térmica de 34° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather). Ventos do quadrante Nordeste, fracos (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É inaugurado o Hospital Regional na cidade de Toledo, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Junior (Revista Amop. Cascavel: Ano XXIII, nº 172, p. 16 e 17). -- FOTO 26 --
____________________________________
2024 — É domingo. Dia de eleições municipais em todo o País. A cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 20 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu sem nebulosidade. Mais tarde, pelo restante do dia, céu encoberto com nebuosidade tipificada como cirrostratus.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha as seguintes notas informativas em sua página na internet:
"Neste domingo, espera-se que o tempo permaneça estável na maior parte do Paraná. No entanto, uma frente fria que se desloca pelo oceano, na altura do Sul do País, pode trazer certa instabilidade, originada a partir do Paraguai, resultando em chuvas bem ocasionais à tarde nas regiões oeste e sudoeste do estado. As temperaturas se elevam bastante no norte, noroeste e no oeste paranaense, enquanto no leste se mantêm ainda um pouco mais amenas. No litoral fica com muitas nuvens ao longo do dia".
"Há presença de nuvens do sul ao leste do estado, mas sem registros de chuva pelas estações. Essa condição de tempo estável deve se manter pelo estado ao longo da manhã e também deve fazer calor no interior paranaense, especialmente do oeste ao norte do estado". Palavra do metereologista, Lidia Luisa Mota às 05:48 horas.
A temperatura máxima dia atinge os 33° Celsius (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
___________________________________
COMENTÁRIOS