1951 — Ocorre a fundação da Comunidade Luterana Cristo ou Congregação Cristo, com 15 membros (...)
1951 — Ocorre a fundação da Comunidade Luterana Cristo ou Congregação Cristo, da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), com 15 membros: Erich Wacholz, Georg Vorpagel, Erwino Scheffler, Carlos Vorpagel, Wilhelm Tuchenhagen, Arnildo Griebeler, Albino Reinke, Ludwig Buss, Germano Buss, Eduard Reschke, Arnold Reschke, Alexandre Tilp, Friedrich Redlich, Paul Vorpagel, Emil Bergmann, Arnoldo Reinke e Carlos A.Engelmann. A diretoria da néo-congregação foi composta: Presidente: Germano Buss, Secretário: Alexandre Tilp e Tesoureiro: Wilhelm Tuchtenhagen.
A assembleia de fundação foi convocada pelo então pastor Frederico Schröder¹, tendo como local as instalações da serraria dos irmãos Reschke (colaborou Vilton Graff). -- FOTOS 1 e 2 --
¹ Na época, era pastor em Videira (SC). Porém, a Igreja Luterana naqueles tempos mandava seus pastores para as regiões novas de colonização com a intenção de pastorear eventuais cristãos luteranos - colonizadores pioneiros - tendo o alvo também a região de General Rondon. Suas visitas eram esporádicas.
___________________________________
1951 — Chegam de mudança à então vila de General Rondon, os irmãos Herne Heidrich e esposa Catarina (nascida Prass), Balduino e esposa Helga (também nascida Prass) e Edwino e esposa Hilda (nascida Laux), na companhia de seus filhos, procedentes da de Sertão Santana, no município de Guaíba (RS).
Os três irmãos são filhos de Catarina (nascida Koch, em 29 de agosto de1892) e de Germano Heidrich (nascido em 18 de dezembro de 1894. São nascidos na Linha Douradilho.
Em texto histórico de 30 de setembro de 2020, Jheison Griep, bisneto de Hilda e Edwino Heirich, narra:
No Rio Grande do Sul, os três irmãos trabalhavam numa fazenda de arroz da familia Gross. Quando a fazenda começou a ser mecanizada os irmãos foram dispensados., com isso a empresa local RAAB, que fazia transporte de interessados na compra de terras no Oeste do Paraná, fez o convite e em julho de 1951 os irmãos Balduino e Edwino vieram olhar as terras. Assim que chegaram adquiriram no ato 7 colônias e 3 chácaras, com um pouco de entrada e o restante pagando conforme iam conseguindo.
Sairam de mudança da localidade de Douradilho, distrito de Sertão Santana, no dia 01 de Outubro e chegaram ao destino em 07 de Outubro de 1951. Vieram com um caminhão, viajando 10 crianças (mais velho com 11 e mais novo com 3 meses), mais 9 adultos. Ao total, 19 pessoas e os poucos pertences de cada família.
A composição de cada família era a seguinte:
1) Herne¹·¹ e Catarina¹·², com os filhos: Célia (veio com 11 anos), Egon (veio com 6 anos), Ivo (veio com 2 anos), Ilka (veio com 3 meses);
¹·¹ É nascido em 26 de fevereiro de 1919 e faleceu em Marechal Cândido Rondon, no dia 18 de agosto de 2000.
¹·² Nasceu em 22 de dezembro de 1917 e falecida em 17 de agosto de 2003, em Marechal Cândido Rondon.
Catarina e Herne casaram em 11 de novembro de 1939.
2) Balduino²·¹ e Helga²·², com os filhos: Gerta (7 anos), Lore ( 6 anos) e Delci Helga (2 anos);
²·¹ É nascido em 11 de novembro de 1920 e faleceu em Marechal Cândido Rondon, em 12 de julho de 2000.
²·² Nasceu em 24 de novembro de 1919 e falecida em 14 de janeiro de 2000 em Marechal Cândido Rondon.
Helga e Balduino casaram em 12 de setembro de 1942.
3) Edwino³·¹ e Hilda³·² com os filhos: Nelson ( 4 anos), Cladio ( 2 anos), Dulce (5 meses). No Paraná, o casal teve mais dois filhos: Lauro, nascido em 1954 e falecido em 1962 atingido por uma árvore enquanto faziam derrubadas; e Ademar, em 1960.
³·¹ É nascido em 10 de outubro de 1922 e faleceu em Marechal CândidoRondon no dia 30 de agosto de 2000.
³·² Nasceu em 20 de abril de 1920 e é falecida em 02 de março de 2003 em Marechal Cândido Rondon.
Hilda e Edwino casaram em 15 de junho de 1946.
Ao chegarem de mudança, os três irmãos e suas famílias se instalaram no barracão de colonizadora Maripá, localizado à Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao Hotel Avenida.
No começo necessitando de dinheiro para se manter, os irmãos derrubaram mato nos lotes dentro da então vila General Rondon . Nos meses seguintes, assim que possível, os irmãos se ajudaram mutuamente para construirem as suas moradias nas chácaras que tinham comprado, cujas áreas ficavam onde hoje (30.09.2020) é o Bairro São Lucas, na Sanga Matilde Cuê, na atual sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Com os anos chegou a notícia lá na região de Sertão Santana, onde os Irmãos Heidrich saíram, que eles estavam muito bem no Paraná, pois tinha deixado o Rio Grande do Sul sem nada, e em General Rondon se deram bem. O que acabou atraindo mais gente de Douradilho para o Oeste do Paraná.
O sobrenome dos três irmãos pioneiros deu a denominação à localidade na região do Arroio Fundo, conhecida como Linha Heidrich. -- FOTOS 3, 4 e 5 --
___________________________________
1954 — É criada a Paróquia da Comunidade Evangélica Martin Luther de Marechal Cândido Rondon, pelo Präses Dr. Wüstner. A fundação da comunidade aconteceu na residência¹ do casal Paulina (nascida Kalkmann) e Alfredo Nied, em 1952 (PAWELKE, Joachim. Ficando Rico no Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 72 - 2ª edição. -- FOTO 6 --
¹ A moradia ficava na esquina da Avenida Rio Grande do Sul e Rua Men de Sá, onde hoje está localizado o edifício da Rima - Rondon Implementos e Máquinas Agrícolas (informação de Valmor Nied).
___________________________________
1962 — O ex-gerente do Empório Toledo e ex-prefeito do município de Toledo, Egon Pudell¹, é eleito como primeiro deputado estadual da cidade e região (incluindo os atuais municípios da comarca de Marechal Cândido Rondon), com 6.688 votos (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 224).
¹ Chegou a assumir a presidência da Assembleia Legsilativa do Estado do Paraná (nota do pesquisador).
___________________________________
1966 — Pela Lei Estadual nº 5.407 o Governo do Paraná cria o município de Céu Azul, desmembrado do município de Matelândia, no Oeste do Paraná.
___________________________________
1974 — São abertas definitivamente as comportas da antiga usina hidrelétrica no Rio Guaçu, no distrito de Novo Sarandi, município de Toledo, encerrando a produção de energia elétrica para os municípios de Marechal Cândido Rondon e Toledo (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
__________________________________
1976 — É inaugurada a pavimentação asfáltica do trecho rodoviário da rodovia PR 182, entre as cidade de Toledo e Palotina, ambas cidades loclaizadas no Oeste Paranaense (Rádio Difusora do Paraná. Frente Ampla de Notícias.Marechal Cândido Rondon: vol. 29, cad. 25.08.1976 a 21.10.1976. ed. 09.10.1976, [s.p.]. Programa de Rádio).
__________________________________
1979 — É celebrada a 1ª comunhão na Comunidade Católica São Cristóvão, na localidade do mesmo nome, no município de Marechal Cândido Rondon (Moradores e ex moradores da Linha São Cristóvão e arredores!!! - página Facebook). -- FOTO 8 --
___________________________________
1984 — Nasce na cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, Anna Paula Caldeira, primeiro bebê de fertilização in vitro (bebê de proveta) no Brasil e na América Latina.
O procedimento é realizado na Capital Paulista pelo médico Milton Nakamura¹.
Anna Paula é filha da administradora hospitalar, Ilza Caldeira, e do urologista José Antonio Caldeira (Zigmundo Czaijkowski/Facebook, em 07.10.2020). -- FOTO 9 --
¹ Faleceu em 1997, vítima de uma queda.
___________________________________
1984 — É "realizada a 11ª Festa do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 225). -- FOTO 10 --
___________________________________
1987 — Dois aviões Concorde sobrevoam o Oeste do Paraná conduzindo o presidente francês François Miterrand e comitiva até Buenos Aires, capital argentina. A passagem das aeronaves causa um grande estrondo e tremor em municípios da região, quando as duas máquinas ultrapassaram a barreira do som. -- FOTO 11 --
A ocorrência é noticiada pela Rádio Difusora do Paraná AM, de Marechal Cândido Rondon, com esta nota:
Confirmado. Estrondo e tremor foi por causa de aviõesPor volta das 13,20 hrs de ontem um forte estrondo e tremor da terra foi registrado na região de Mal. Rondon, Nova Sta. Rosa, Terra Roxa, Toledo, São José das Palmeiras e Sta. Helena.
Pouco tempo depois era dado a conhecer que a causa tinha sido a passagem, sôbre esta região, de dois aviões Concorde que transportavam a comitiva do presidente François Miterrant, da França, para Buenos Aires. Segundo o SALVAERO - Serviço de Salvamento da Aeronáutica, no extato momento em que dois supersônicos sobrevoaram esta região, eles quebraram a barreira do som e em consequência, ocorreu o fenômeno.
Já na Itaipu Binacional, que mantém várias estações sismológicas junto ao lago, o fenômeno foi registrado.
O chefe do Departamento de Sismologia da Itaipú, engenheiro Idolino Batista Lima, confirmou que o fenômeno foi em decorrência da passagem dos dois supersônicos e explicou ainda que no momento em que os aviões quebram a barreira do som, ocorre o estrondo.
Quanto ao fato de a terra ter tremido, disse ele, isso acontece da mesma forma como se estivesse acontecido um trovão como os correm normalmente durante chuvas e que dependendo a intencidade, também provocam pequenos tremores (sic) (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 012, cad. set a out 1987, fls. 175. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Acontece na então sede distrital rondonense de Quatro Pontes, abertura da agenda programática do Oktoberfest 1988 de Marechal Cândido Rondon, regado a muito chopp e comida típica (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 018, cad. setembro e outubro 1988, fls. 153. Programa de Rádio). -- FOTO 12 --
___________________________________
1988 — A passeata de aproximadamente 200 veículos, organizada por simpatizantes da Coligação Rondonense de Partidos (CRP), é apedrejada por pessoas contrárias à coligação O que provoca danos a veículos.
Esses mesmos elementos passam a agredir pessoas que desfilam e tomando-lhes as bandeirolas (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 018, cad. setembro e outubro 1988, fls. 154. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — Vem a Marechal Cândido Rondon o ex-governador JaYme Canet Junior para visitar empresas e indústrias e manifestar apoio às candidaturas de Dieter Leonard Seyboth para prefeito e Verno Scherer para vice nas eleições de 15 de novembro (GOMES, JM (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 018, cad. setembro e outubro 1988, fls. 156. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — O vereador e presidente da Câmara Municipal de Toledo, Willibaldo Feiten¹, tem rejeitado, por maioria, requerimento que visa autorizar o Executivo Municipal ajudar financeiramente a construção de um motel na cidade.
O edil justificou a sua proposta textualizando que a empresa traria muitos retornos ao município, principalmente em forma de tributos (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 018, cad. setembro e outubro 1988, fls. 164. Programa de Rádio).
___________________________________
1994 — O casal Anne-Sophie, alemã, e Dennis Croukamp, inglês, funda na cidade de Foz do Iguaçu o Parque das Aves, renomado espaço de pesquisa e preservação da biodiversidade. -- FOTOS 13, 14, 15 e 16 --
Em texto publicado na página "Foz do Iguaçu e Cataratas Memórias e Fotos Atuais", no Facebook, Marcos Kidrich Iwamoto, registra o seguinte sobre o parque:
"O PARQUE DAS AVES
1. Na década de 70, a jovem Dra. Anna-Sophie mudou-se da Alemanha para Harare, a antiga Salisbury no sudeste da África, para trabalhar como uma veterinária de campo.
2. Lá conheceu Dennis Croukamp, um inglês charmoso por quem se encantou, e tiveram uma vida cheia de aventuras. Anos depois, vieram as duas filhas: Anna-Luise e Carmel.
3. Ainda na África, adotaram um Papagaio do Congo chamado "Pumuckl". Foi assim que a admiração por aves começou. Em 1990, eles se mudam para uma Ilha no Reino Unido.
4. Graças ao amor pelos animais, um amigo sugeriu que abrissem um Parque nesse lugar mágico chamado Foz do Iguaçu, onde haviam muitos rios, cachoeiras e matas intocadas.
5. Foi o suficiente para escolherem a tríplice fronteira como destino de um sonho: Abrigar animais resgatados ou em risco de extinção, além de promover a educação ambiental.
6. O início foi osso. Investiram todas as suas economias para construir um parque "feito a mão" sem derrubar árvores. A grana era curta, mas com o apoio de todos seguiram voando.
7. Atualmente, o Parque das Aves é um ícone do turismo mundial. Em 27 anos receberam mais de 10 milhões de "pax", além de vários prêmios e certificados internacionais.
8. Abrigam cerca de 1500 animais de até 150 espécies, algumas raras. A maioria originária da Mata Atlântica, que é o foco das ações de pesquisa e conservação do Parque. (...)"
___________________________________
2009 — Falece o pioneiro rondonense Germano Frederico Hardke Filho¹, aos 85 anos de idade. Seu corpo é sepultado noc emitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
É natural de Getúlio Vargas (RS), nascido em 07 de março de 1924. Casou-se com Gema Sandri² (nascida em 21 de setembro de 1929) com quem constitui família com o nascimento das filhas Nilsa, Geneci, Cleci, Claudete e Ivete.
O casal chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 20 de abril de 1960, procedente do Rio Grande do Sul. Estabelece residência na chácara adquirida junto à cidade de Marechal Cândido Rondon. Nesta propriedade manteve, por décadas, a produção ecológica de hortaliças, sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, para fornecer a particulares, supermercados e para revenda na Feira do Produtor³.
Foi precursor da agroecologia no Oeste do Paraná. Por sua ação em defesa do meio-ambiente é multipremiado. Em 1984, recebe do Presidente da República, o Prêmio de Produtor Modelo Nacional (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
¹ É filho do casal Tereza (nascida Meier) e Germano Frederico Hardke.
² São seus pais, o casal Maria (nascida Giacomini) e Irineu Sandri.
³ A Feira do Produtor de Marechal Cândido Rondon tem o nome do pioneiro rondonense.
___________________________________
2004 — É constituída a Cooperativa de Crédito dos Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores de Marechal Cândido Rondon — SICOOB MARECHAL.
Na oportunidade, é eleito o primeiro Conselho de Administração da nova Cooperativa, chapa única e voto unânime. Ao tempo em que também era escolhido o 1º diretor-presidente da entidade cooperativista, empresário rondonense Elemar Rubens Lamberti (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
___________________________________
2014 — Grupo de estudantes do 8º ano, do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon (PR), inicia viagem de estudos para a Argentina com retorno no dia 10, com intercâmbio com escolas luteranas locais e visitas as ruínas jesuíticas e as minas de pedras semipreciosas da cidade de Wanda (O Presente).
___________________________________
2015 — É inaugurado em Mercedes, no pavilhão católico da Linha São Marcos, e também o sistema de captação e distribuição de água potável para a comunidade local (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de outubro de 2015, p. 20).
____________________________________
2015 — Com a participação de 48 jogadores, foi encerrado o 3º Campeonato de Sinuca Individual de Entre Rios do Oeste, com o Alex Schoffen conquistando o título de campeão (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de outubro de 2015, p. 31).
____________________________________
2015 — A Copagril recebe visita de uma comitiva da América Central, formada por diretores e gerentes da Cargill Meats Centro América. O grupo centro americano veio conhecer a realidade brasileira da produção de frangos e na cooperativa rondonense o programa "Panorama", vigente desde 2012 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de outubro de 2015, p. 23).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
2016 — Falece aos 85 anos, o empresário e ex-vereador Luiz Groff, da então Vila de Mercedes, na primeira legislatura de Marechal Cândido Rondon e, mais tarde, vereador da primeira legislatura do município de Mercedes (O Presente). -- FOTO 19 --
___________________________________
2016 — Matéria publicada pelo jornal rondonense O Presente apresenta o perfil dos vereadores eleitos à Câmara Municipal de Marechal Cândido Eondon, nas eleições de 02 de outubro (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07 de outubro de 2016, p. 20 e 21). -- FOTOS 20 e 21 --
___________________________________
2016 — Uma comitiva de 34 integrantes de cooperativas do Ceará visita a sede central da Cooperativa Agroindustrial Copagril, em Marechal Cândido Rondon, para conhecer o modelo de gestão e as atividades da entidade cooperativista (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
___________________________________
2017 — Casam-se na Igreja Menino Deus, da cidade de Toledo, os jovens Andressa Gomes e Gabriel Servidão. Ela filha do casal rondonense Elizabete (nascida Sturm) e radialista João Marcos Gomes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de dezembro de 2017, p. 25). -- FOTO 23 --
___________________________________
2018 — Acontecem eleições nacionais: 1º turno para Presidente da República e governadores, e turno único para senadores, deputados federais e deputados estaduais.
A escolha do Presidente da República fica para o 2º turno, em 28 de outubro, entre Jair Bolsonaro (Partido Social Liberal) e Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores). Para governador do Estado do Paraná é eleito o deputado estadual e ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Carlos Alberto Massa Júnior (Ratinho Júnior), com 3.210.712 votos contra a governadora Cida Borghetti, segunda colocada, com 831.361 sufrágios.
Para o Senado Federal são eleitos como representantes paranaenses, o professor curitibano Flávio José Arns, do partido REDE, com 2.331.696 votos, tendo como 1º suplente o empresário cascavelense Vilson Basso (Partido REDE) e 2º suplente Flávio Vicente (Partido REDE), professor universitário na cidade de Maringa, natural de Paranavaí; e mais o professor curitibano Oriovisto Guimarães, do partido PODEMOS, proprietário do Grupo Positivo, com sede em Curitiba (ligada à area de educação), com 2.957.135 sufrágios, tendo como primeiro suplente o ex-vereador Paulo Salamuni (Partido Verde), de Curitiba, e 2º suplente o empresário da cidade de Cascavel, Plínio Destro (Partido Social Cristão).
Os candidatos à reeleição para deputado estadual pela cidade de Marechal Cândido Rondon e região, Ademir Antonio Osmar Bier (Partido Social Democrata) e Elio Lino Rusch (Partido Democratas) não conseguem se eleger. O primeiro obtém um total de 26.015 votos, e o segundo 32.001.
A votação dos dois em Marechal Cândido Rondon, é de 7.338 e 5.848 votos para Elio Lino e Ademir Antonio Osmar Bier, respectivamente. A votação pífia que ambos conseguem em Marechal Cândido Rondon, é uam surpresa muito grande, visto que em eleições anteriores os dois oscilam com votações entre 9 mil e 11 mil sufrágios, dependente do grupo político que está à frente da Administração Pública Municipal.
Em entrevista ao jornal O Presente, edição de 02 de outubro, o deputado Elio Rusch havia comentado: "Tenho condições de passar de 50 mil votos". Enquanto o parlamentar Ademir Antonio Osmar Bier, na mesma edição, assinalava:"Quero fazer a votação que eu mereça. A votação que a população acha que eu mereço".
A cidade de Marechal Cândido Rondon ainda tem os candidatos a deputado estadual: Jean Martins, advogado e evangélico pentecostal, pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) que soma 1.257 no município e um total de 1.633 votos; e Ana Maria Carvalho, funcionária pública, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que tem a soma total de 409 votos.
Para deputado federal concorreu o professor Luciano Palagano, do PSOL, que ganha um total de 717 sufrágios, desse total, 180 votos em Marechal Cândido Rondon; e cabo Roseli Schmidt, do Partido Pátria Livre (PPL), que consegue um total de 831, sendo 523 em Marechal Cândido Rondon.
Quanto aos vereadores rondonenses e seus apoios à eleição e reeleição de deputado federal: José Carlos Schiavinato (PP, da cidade de Toledo) tem o apoio de Adriano Cottica e Cláudio Kohler, ambos do PP; e Adelar Neumann e Adriano Backes (Democratas). Leandre Dal Ponte (PV, de Curitiba) é apoiada pelo vereador Arion Nashigil (MDB). Evandro Rogério Roman (PSD, de Cascavel) conta com o apoio dos edis Pedro Rauber e Vanderlei Sauer, os dois do Democratas, e Valdir Port (PTB). Alfredo Kaefer (PP, da cidade de Cascavel), é apoiado pelo vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco, Democratas). Hermes (Frangão) Parcianello (MDB, de Cascavel) tem o apoio pelo vereador Dorivaldo (Neco, MDB) Kist). Sérgio Souza (MDB, de Curitiba) adesão do vereador emedebista Josoé Pedralli (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de outubro de 2018, p. 03, 08, 09, 11, 12, 13 , 17 e 18). -- FOTO 24 --
___________________________________
2019 — O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido Rondon coloca em operação a estação elevatória de esgoto do Riacho Borboleta, no prolongamento da Rua Mato Grosso, na sede municipal.
A estação construída recebe o esgoto do quadrilátero de toda Avenida Rio Grande do Sul até a Rua Mato Grosso e das Ruas 22 de Abril até a Castelo Branco, no prolongamento da Avenida Maripá (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de outubro de2019, p. 12). -- FOTO 25 --
___________________________________
2020 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova os projetos de lei nº 22/202, 24/2020 e 25/2020 que definem o subsídio mensal do vereador, os salários do prefeito e vice-prefeito e os salários dos secretários municipais e procurador geral do município, respectivamente (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de outubro de 2020, p. 11). -- FOTO 26 --
___________________________________
2020 — A Sicredi Aliança PR/SP realiza o sorteio dos prêmios de sua campanha "35 anos de prêmios", que tem como destaque uma caminionete S10 e um HB20 Hatch. O evento também sorteou 24 motos, 12 Yamaha Factor e 12 12 Honda CG.
A S10 tem como ganhador Waldir Waldemar Paslack, da agência Dom João VI/Marechal Cândido Rondon (PR) e o HB20 Hatch ganha o associado Alvaro Benedito Torrezan, de Jaboticabal (SP).
Os contemplados são anunciados durante a live com a dupla sertaneja Mato Grosso e Mathias, que além de comemorar o aniversário da cooperativa, marca o encerramento da campanha promocional (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de outubro de 2020, p. 26).
___________________________________
2021 — A quinta-feira amanhece com o céu encoberto e permanece assim até o final do período matutino. Ocorre uma precipitação pluviométrica de 5 mm. A tarde, sem nebulosidade. Ventos do quadrante nordeste, fracos, persistentes durante o dia. Amplitude térmica entre 19 e 29 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Falece o rondonense Delo Lohmann, aos 67 anos, em decorrência de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR).
Era filho do casal pioneiro Erondina (nascida Dreyer) e Norberto Lohmann. Casou-se com Valtraud Lohmann com quem constitui família com o nascimento dos filhos Fernando e Joyce (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
___________________________________
2022 — No Colégio Estadual Eron Domingues, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), acontece o 12º Projeto Teatro na Escola (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
___________________________________
2022 — Acontece o primeiro encontro comemorativo dos quatro rondonenses, Jadir Zimmermann, Valdir Christmann, Roberto Afonso Thomê (Beto) e Luiz Carlos Lirio (Grilo) que conseguiram superar os males da Covid 19, após longos períodos internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na residência do último (nota do pesquisador). -- FOTO 29 --
___________________________________
2022 — Acontece no Tribunal do Júri, do curso de Direito da Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon (PR), a 10ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O tema em foco na conferência foi: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de política de proteção integral, com respeito às diversidades” (Portal Rondon).
____________________________________
2022 — Começa e segue até o domingo, dia 09, a 63ª Convenção Nacional da JCI do Paraguai, na cidade de Pedro Juan Caballero. De Marechal Cândido Rondon participam os juniores Emerson Kochem, Nilson Winter, Camila Vianna¹ e Luciano Lizzoni (este diretor nacional da Convenção Nacional do JCI-Brasil que acontecerá na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), de 14 a 16 de outubro de 2022) (colaborou Elonir José Kochem). -- FOTO 30 --
¹ Namorada de Luciano Lizzoni.
____________________________________
2022 — Sexta-feira de tempo bom, com sol pleno, na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistente até p começo do final da tarde. Temperaturas médias entre 19 e 27 graus (nota do pesquisador).
____________________________________
2023 — É sábado. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com intensa presença de névoa seca fumaça¹ e com o céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada como nimbostratus.
Após o meio-dia ocorrem trovoadas. Não ocorrem precipitações pluviométricas na cidade. Temperatura no começo da manhã de 26 graus. A máxima do dia atinge 32 graus com sensação térmica de 35 graus. À meia-tarde, com a vinda de ventos frios do quadrante Sul, ocorre queda de temperatura chegando aos 24 graus (nota do pesquisador). -- FOTOS 31 e 32 --
¹ Desconhece-se a origem. Sabe-se de um incêndio no começo da noite, em uma residência no Bairro Jardim Botafogo. Também pode ser parte do corredor de fumaça oriundo na Amazônia).
_________________________________________
2023 — Falece a pioneira rondonense Irmgart¹ (nascida Weirich) Lohamnn, aos 86 anos, em consesequência de trombose. Seu corpo é sepultado no cemitériop público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Natural de Arabutã (SC), nascida em 04 de outubro de 1937, é filha do casal Elza (nascida Kayser) e Oscar Weirich. A pioneira chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, acompanhando pais e irmãos, em 17 de julho de 1953.
Aqui casou-se com Artur Lohmann (precedeu-lhe na morte em 04 de junho de 2022) e com ele constitui família com o nascimento dos filhos Gerson, Valter, Helena e Gessi (esta precedeu-lhe também na morte) (colaborou Helena Lindner, filha). -- FOTO 33 --
¹É irmã do pioneiro rondonense Benno Weirich (colaborou Helena Lindner, filha).
___________________________________
2023 — A Comunidade Congregação Cristo (IELB), de Marechal Cândido Rondon comemora com culto especial e festivamente com um café, a passagem dos 72 anos de sua fundação (nota do pesqusiador). -- FOTOS 34 e 35 --
___________________________________
COMENTÁRIOS