1969 — É realizado o asfaltamento do primeiro trecho da Avenida Rio Grande do Sul, da esquina com a Rua Tiradentes, a esquina da Rua Sete de Setembro.
1923 — Partem de Guarapuava os padres missionários Guilherme Maria Thiletzek e João Progzeba e mais o Irmão Bianchi, da Congregação do Verbo Divino, para assumirem o recém criado curato da Igreja Católica, em Foz do Iguaçu (TURBANSKI, Stanislaw. Pioneiro de Foz do Iguaçu. Ponta Grossa: [n.p.], [s.d.], p. 22). -- FOTOS 2 e 3 --
___________________________________
1958 — Falece o cardeal italiano Eugenio Maria Giuseppe Giovani Pacelli, eleito 260º Papa da Igreja Católica e que adotou o nome de Papa Pio XII e sucedeu ao Papa Pio XI, falecido em 10 de fevereiro de 1939.
é sucedido pelo cardeal italiano Angelo Giuseppe Roncalli, denominado da Papa João XXIII, eleito em 28 de outubro de 1958 (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
___________________________________
1969 — É realizado o asfaltamento¹ do primeiro trecho da Avenida Rio Grande do Sul, da esquina com a Rua Tiradentes, a esquina da Rua Sete de Setembro (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
¹ A pedra brita usada na pavimentação das primeiras ruas da sede municipal de Marechal Cândido Rondon foram retiradas de propriedade rural de Helmuth Zart, localizada nas proximidades da atual Pedreira Dalmina, e cedidas gratuitamente por ele, segundo informação repassada pelo filho Simplício Zart.
____________________________________
1969 — O Rotary Club recebe a visita do seu governador Dr. Caetano Gomes Corrêa, com um dia de atraso, por este ter aceitado, depois de ajustado data para Marechal Cândido Rondon, visita aos rotarianos da cidade paranense de Terra Roxa (nota do pesquisador). -- FOTO 5 --
___________________________________
1969 — Deixa a função de Chefe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Marechal Cândido Rondon PR), o professor Erich Welzel (nota do pesquisador).
___________________________________
1969 — Falece o rondonense Albino Sukow, esposo da senhora Irene Sukow, a primeira agente do Departamento de Correios e Telégrafos (ECT), de Marechal Cândido Rondon (PR), aos 69 anos de idade. O sepultamento ocorreu no cemitério público da cidade (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
1970 — Acontece o lançamento do disco musical long-play de 12 músicas do extinto Conjunto de Ritmos Marajoara, da cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTOS 7, 8 e 9 --
___________________________________
1970 — Começa a operar o armazém inflável instalado no pátio da Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, cedido pela Cibrazem, atualmente CONAB, com capacidade de 50 mil sacas de cereais (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — É instalada oficialmente a 4ª Companhia da Polícia Militar do Estado do Paraná, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon PR), com a presença do tenente-coronel Dinalberto Cardoso Moreira, comandante do 6º Batalhão da corporação, de Cascavel (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — É inaugurada a pavimentação asfáltica da rodovia estadual PR 182¹, entre as cidades de Toledo e Palotina (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 226).
¹ Parte desta rodovia foi muito usada pelos proprietários de veículos e empresas de transportes dos municípios da comarca de Marechal Cândido Rondon por sua interconexão com a PR 239 (no distrito toledano de Vila Nova), primeira via de acesso e saída da cidade de Marechal Cândido Rondon, com asfalto. Décadas depois a opção mais econômica e mais rápida para seguir até a cidade de Toledo e adiante acontece pela PRT 467, construída e asfaltada no governo de Jaime Lerner. A conclusão definitiva se deu no governo seguinte de Roberto Requião (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — São realizados na então sede distrital de Quatro Pontes, os Jogos Infantis, no Grupo Escolar D. Leopoldina, com a participação de sete escolas: Escola Municipal São José (obteve o primeiro lugar com 247 pontos); Escola Municipal Souza Naves (em segundo lugar); Escola Municipal Inácio Loyola, Escola Municipal Antonio Vieira, Escola Municipal José Bonifácio, Escola Municipal São João e Escola Municipal Padre Manoel da Nóbrega, respectivamente (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — Um novo sistema de iluminação é implantado na cidade de Marechal Cândido Rondon, iniciado pela Avenida Maripá. Anos depois um outro sistema luminário foi inaugurado na citada via pública (nota do pesquisador)
___________________________________
1978 — É inaugurado o sistema de fornecimento de energia elétrica para a escola, casa do professor e para a igreja católica de São José do Guaçu, no distrito rondonense de Novo Três Passos.
A festa de inauguração acontece no dia 22 de outubro (colaborou Ariovaldo Luiz Bier). -- FOTO 10 --
* A campanha para a instalação do sistema para o recebimento de energia foi coordenada pelo vereador rondonense Ariovaldo Luiz Bier com apoio da comunidade local. O vereador organizou a festa de inauguração com pessoal próprio e da comunidade e com o dinheiro auferido pagava-se os custos da implantação do sistema para o recebimento da energia. Se sobrava algum valor, este ficava com o vereador para ser aproveitado para ajudar outra comunidade ou alguma pessoa necessitada (nota do pesquisador).
___________________________________
1983 — É " realizada a 10ª Festa do Porco Assado no Rolete, no Clube de Caça e Pesca de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 226).
___________________________________
1985 — Com a presença de José Sarney, Presidente do Brasil, e Alfredo Stroessner, Presidente do Paraguai, é inaugurada a 3ª turbina da Itaipu Binacional, ciceroneada pelo diretor brasileiro, Ney Aminthas de Barros Braga.
Como convidado, comparece à solenida o prefeito municipal Dieter Leonard Seyboth (Prefeito Dieter acompanha inauguração de turbina em Itaipío. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 001, cad. setembro a dezembro 1985, fls. 78. Programa de Rádio). -- FOTO 11 --
___________________________________
1991 — O vereador e médico, Italo Fernando Fumagalli tem requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (PR). Pelo expediente formulado, o legislador pede o encaminhamento de manifestação de apoio ao jornalista francês Frederic Brillet, por sua denúncia de estar ocorrendo custo multiplicado nas obras da Itaipu Binacional (nota do pesquisador). -- FOTOS 12 e 13 --
___________________________________
2008 — Falece a pioneira rondonense Hyda G. Bortolini, nascida em 11 de abril de 1915, esposa do pioneiro Albano Bortolini, falecido em 27 de novembro de 1968. Ambos estão sepultados no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
2009 — É confirmada a cidade de Toledo para sediar pela 6ª vez a fase final dos Jogos Aberto do Paraná, em 2011. Já tinha sido sede das competições finais em 1979, 1999, 2001 e 2007 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 226).
___________________________________
2014 — Acontece a eleição da rainha da Oktoberfest 2014 de Marechal Cândido Rondon, a senhorita Maria Bruna Grenzel; como 1ª Princesa, a senhorita Thaís Rieger; e como 2ª Princesa, a senhorita Franciele Thais Wisch.
O evento aconteceu na Rua Santa Catarina promovido pelo Núcleo Mulitssetorial da Rua Santa Catarina e a Assemar – Associação dos Servidores Municipais de Marechal Cândido Rondon (Imprensa PM-MCR). -- FOTO 14 --
___________________________________
2015 — Visita Marechal Cândido Rondon, o deputado federal Evandro Roman e anuncia que o Governo Federal vai liberar o valor de 1,7 milhão de reais do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) II, edição 3, do Ministério das Cidades.
O valor será destinado para a revitalização da Avenida Rio Grande do Sul e a interligação das ciclovias e ciclofaixas da Rua Santa Catarina (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de outubro de 2015, p. 14).
___________________________________
2015 — Acontece a abertura e vai até o dia 10, a 17ª Oktoberfest de Pato Bragado, no Centro de Eventos local (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de outubro de 2015, p. 18 e 19). -- FOTO 15 --
___________________________________
2015 — A JCI Marechal Cândido Rondon participa na cidade de Campinas (SP) da Convenção Nacional da JCI-Brasil. Durante o evento, a JCI-MCR classificou-se em primeiro lugar no Concurso Nacional de Debates vencido por Luciano Lizzoni, Nilson Winter e Priscilla Janke (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de outubro de 2015, p. 19).
___________________________________
2017 — O vereador Josoé Pedralli protocola ação popular junto ao Fórum da comarca de Marechal Cândido Rondon requerendo a anulação da eleição da mesa diretiva da Câmara Municipal, por ter sido eleito o vereador Pedro Rauber — pai do prefeito municipal Marcio Andrei Rauber —, como presidente do Legislativo rondonense.
Quanto ao ingresso da ação, o vereador cita a questão dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de outubro de 2017, p. 07).
___________________________________
2018 — É anunciada pelo prefeito municipal Marcio Andrei Rauber, a saída da Secretaria de Governo da administração municipal de Marechal Cândido Rondon, do advogado Walmor Mergener.
Na ocasião, o prefeito explicou que a saída já tinha sido solicitada há seis meses por Walmor Mergener, em decorrência das necessidades de condução do próprio negócio, o escritório de advocacia da família (O Presente). -- FOTO 16 --
____________________________________
2018 — A Prefeitura Municipal de Quatro Pontes começa as tratativas para a revitalização de trecho da Rua Bagé na sede municipal, danificado pelo elevado tráfego de caminhões pesados e por fortes chuvas. -- FOTO 17 --
___________________________________
2018 — A Sicredi Aliança PR/SP faz a entrega do prêmio final da campanha "Eu invisto sim", um Jeep Compass 0 Km, para a ganhadora Beatriz Mendonça de Paula, associada da agência da cooperativa de crédito cooperativo da cidade paulista de Guaíra. -- FOTOS 18 e 19 --
Avaliando o resultado altamente positico da campanha, o diretor-presidente da Sicredi Aliança PR/SP, Adolfo Rudolfo Freitag, em nota à imprensa, ressalta:
“A ‘Eu invisto sim’ aconteceu de maio a setembro onde foram sorteados mais de R$200 mil em prêmios, a maior promoção da nossa história. Nos cinco meses, 15 associados foram contemplados nos sorteios. Foram mais de 10 mil associados participantes e acima de seis milhões de cupons gerados. Encerramos com chave de ouro, entregando o Jeep Compass 0 km (...) Com ações como esta cumprimos o nosso propósito de agregar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quem confia e investe seus recursos na cooperativa tem a chance de participar de sorteios. É uma contrapartida aos associados”.
Associados que ganharam R$5 mil na “Eu invisto sim”
Em maio:
Irani Parcianelo, de Guaíra – PR;
Wilson Boniolo, de Guaíra – PR (com dois prêmios);
Mario Martin Moraes, de São José das Palmeiras – PR.
Em junho:
Radar Indústria e Comércio de Frigorificados, de Marechal Cândido Rondon - PR/Ag. Avenida Maripá;
Maria Iolanda Dresch, de Marechal Cândido Rondon - PR/Ag. Dom João VI;
Darcy Sady Heydt, de Entre Rios do Oeste - PR;
Olides Terezinha Kawacki Schneider, de Marechal Cândido Rondon - PR/Ag. Avenida Maripá.
Em julho:
Ivone Zemi Ferreira Garcia Pignanelli, de Guaíra - SP;
Odilo Berwanger, de Marechal Cândido Rondon - PR/Ag. Copagril;
Delmar Marcos Freitag, de Marechal Cândido Rondon - PR/Ag. Avenida Rio Grande do Sul;
Alfredo Gressler, de Marechal Cândido Rondon - PR/Ag. Dom João VI.
Em agosto:
Brasiltech Serviços de Instalação de Máquinas Industriais, de Marechal Cândido Rondon - PR/Ag. Avenida Maripá;
Hildo Giehl, de Pato Bragado - PR;
Transportes Rodoviários Brandt, de Quatro Pontes - PR;
Odette Leite de Moraes, de Orlândia - SP.
___________________________________
2019 — Falece o pastor Mário Hort, da Igreja de Deus de Marechal Cândido Rondon e precursor das Organizações Ecos da Liberdade, vítima de infarto agudo do miocárdio.
O religioso é nascido em 03 de abril de 1950, em Blumenau (SC). Morou em Curitiba com os pais, onde a família tinha um pequeno comércio. Em 05 de setembro de 1969, casou-se na Argentina, na província de Misiones, na cidade de Wanda, com Natalia Hort, com quem constitui família com o nascimento dos filhos Cláudia, Cherli, Isaí e Djessica.
Em 1970, o jovem casal foi morar em Fritzlar, na Alemanha, onde ele realiza os estudos teológicos. Ao terminar, o casal vem para Marechal Cândido Rondon, onde o clérigo assume em 1973 o pastorado na Igreja de Deus.
Na época, a comunidade tinha uma pequena capela de madeira como palco dos cultos. Mas na convicção de Mário Hort, Marechal Cândido Rondon seria o trampolim para evangelizar e alcançar o mundo.
É assim que, em 11 de março de 1973, com um pequeno grupo de jovens, inicia o Conjunto Ecos da Liberdade, tendo o mesmo contribuído diretamente no trabalho de evangelização e também radiofônico. Mais tarde, o pastor funda Organização Ecos da Liberdade (ORGEL), instituição religiosa com finalidade evangelizadora.
Ao longo da vida, Mario Hort visitou 21 países, sempre com a missão de pregar em igrejas e nas ruas, assim como entrevistar pessoas a respeito de sua fé. Escreve mais de 145 livretos, gerando a impressão de mais de 8 milhões de cópias distribuídas gratuitamente por todo Brasil e Argentina.
Por muitos anos, é colunista do jornal rondonense O Presente. Também grava mais de 2 mil programas de rádio, que ainda são reproduzidos hoje no Brasil, Argentina e Paraguai.
Um de seus sonhos é a criação de um centro de retiros, cuja obra anos depois se concretiza e hoje (10.09.2020) serve de palco para inúmeros eventos evangelísticos e recreativos (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
___________________________________
2020 — Falece na cidade do Rio de Janeiro o ator de diretor Cecil Thiré¹, aos 77 anos, por complicações advindas de Mal de Parkinson (g1.globo). -- FOTO 21 --
¹Notabiliza-se na dramaturgia brasileira por suas interpretações em novelas televisivas de alcance nacional. Por isso, tinha em público cativo de afeiçoados à sua arte de representar, ao qual se juntam milhares de rondonenses e gentes do Oeste do Paraná (nota do pesquisador).
___________________________________
2020 — O SICOOB Marechal Cândido Rondon anuncia o remanejamento dos titulares das gerências de suas agências, duas na cidade de Marechal Cândido Rondon, uma em Pato Bragado e uma na sede municipal de Nova Santa Rosa (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de outubro de 2020). -- FOTO 22 --
____________________________________
2020 — É anunciado que a Cresol acaba de ser eleita pelo Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores instituições financeiras para trabalhar no Brasil.
O ranking é informado pela Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e o GPTW. A
entidade apresenta numa live o estudo com dados da presente edição do ranking das melhores do setor financeiro.
A Cresol que participa pela primeira vez do ranking do segmento, fica em 7º lugar na categoria "Instituições Financeiras Cooperativas de Crédito" (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de outubro de 2020, p. 28).
___________________________________
2020 — É inaugurada a "Villa Germânica Haus Bier", na cidade de Marechal Cândido Rondon. Uma estrutura formada por sete quiosques com diferentes atrações gastronômicas,com serviço de funcionamento e atendimento idêntico às praças de alimentação de shoppings (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de outubro de 2020, p. 18).
____________________________________
2020 — Começa e tem sequência no dia 17, a Convenção da JCI Brasil, de forma on-line, por causa das proibições governamentais de aglomeração pública, devido a pandemia de coronavírus. A convenção organizada pela JCI Concórdia (SC), tem a participação 20 juniores de Marechal Cândido Rondon.
Durante o evento virtual, o rondonense Nilson Winter é eleito vice-presidente nacional da JCI Brasil para 2021, enquanto Gilson Metz, também rondonense, é eleito tesoureiro do Senado JCI Brasil ( O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de outubro de 2020, p. 23). -- FOTO 23 --
___________________________________
2021 — O sábado é de chuvas intensas na cidade de Marechal Cândido Rondon, precipitação que começa durante a noite. Amplitude térmica de 17 e 27 graus. Ventos do quadrante nordeste, fracos, persistentes durante o dia (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — Começam na cidade de São Miguel do Oeste (SC) e seguem até 11 de outubro, a Convenção Nacional 2021 da JCI Brasil e a Convenção Nacional (67ª convenção e a 27ª Convenção do Senado JCI Brasil, respetictivamente).
De Marechal Cândido Rondon participam do evento, membros da JCI e do Senado JCI (nota do pesquisador). -- FOTO 24 --
___________________________________
2022 — Falece em Porto Alegre, onde estava internado, o ex-sargento Édio Erig¹, aos 90 anos, em decorrência de problemas cardíacos e de pulmão.
O militar se torna figura representativa da historiografia gaúcha por ter sido o responsável, ao impedir o bombardeiro do Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, em 1961, onde Leonel Brizola (1922-2004), como governador se entrincheira e lidera a Campanha da Legalidade, visando a posse de João Goulart (1919-1976), seu cunhado, eleito vice-presidente da República, à condição de Presidente em virtude da renúncia de Jânio Quadros (1917-1992). -- FOTO 25 --
O jornalista gaúcho Juremir Machado da Silva, em publicação no "Matinal News" fala assim sobre Édio Erig e sua iniciativa que impede o bombardeio:
Édio Erig, herói discreto da Legalidade
Do domingo, 9 de outubro, faleceu um dos últimos heróis do lendário episódio da Legalidade, que, em 1961, depois da renúncia de Jânio Quadros, garantiu a posse de João Goulart na presidência da República. Edio Erig foi o homem que, na Base Aérea de Canoas, interceptou a ordem de bombardeamento do Palácio Piratini, onde o governador Leonel Brizola, cunhado de Jango, comandava a resistência. Os ministros militares de Jânio não queriam a posse de Goulart, sob alegação de que era comunista, estando em viagem à China. Diante da rebelião comandada por Brizola, ordenou-se um inimaginável ataque aéreo ao palácio do governo.
Édio Erig não se via como herói. Garantia que agira por senso de responsabilidade. Estava na sala do Oficial do Dia, ocupado com detalhes do rancho, quando a ordem chegou. Abismado, levou a mensagem para seus colegas, que se encontravam aquartelados. A revolta foi imediata. Os mecânicos depois sabotariam os aviões para que não pudessem decolar.
“Fiz o que a consciência me mandou. Se a ordem tivesse chegado antes ao comandante outro poderia ter sido o destino. Nós não queríamos que inocentes morressem no Palácio Piratini. Quanta gente seria atingida! Uma comissão foi ao palácio comunicar que não haveria bombardeio. Pagamos prisão pela nossa rebelião. Em 1964, com o golpe, fui transferido para Belém. Lá, fui expulso da aeronáutica. Colegas fizeram uma vaquinha para eu ter passagem de volta. Só depois da anistia é que recuperei direitos.”
Em meu livro “Brizola e as vozes da Legalidade”, já com onze edições, narrei a visita de uma comissão ao governador Brizola: “A infantaria da Base instala metralhadoras ponto 50 numa das cabeceiras de pista de voos e sacos de areia: ‘O objetivo era o de danificar os trens de aterragem no momento em que os aviões tomassem o ar’, explica Norberto Silveira, que não esquece de anotar: ‘O tenente-coronel Alfeu Monteiro, em 1964, veio a ser a primeira vítima fatal do golpe, assassinado covardemente por ter mantido seus princípios’. O sargento Nei Calixto, primo de Brizola, é introduzido no gabinete do governador, junto com os colegas Álvaro Moreira de Oliveira, Édio Erig e Moacir Paluskewski, pelo agitado major Emílio Neme”. Homens de muita coragem e de determinação.
¹ É primo dos pioneiros rondonenses Max Erig, morador na Linha Awaí, às margens da PRT 467 e de Elli (nascida Erig) Fleck, casada com Luiz Ernesto Fleck, este 1º comerciante na sede distrital rondonense de Iguiporã, a partir de meados de 1950 (colaborou Carlos Alberto Erig, primo em 3º grau de Édio Erig e neto de Max Erig).
______________________________
2022 — O domingo é de céu encoberto na cidade de Marechal Cândido Rondon. No entanto, sem precipitação pluviométrica. Ventos do quadrante Sul, fracos, persistentes durante o dia. Temperaturas médias entre 17 e 24 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É segunda-feira. O dia amanhece sem nebulosidade. Com temperatura de 15 graus. A temperatura máxima do dia atinge 26 graus (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather) Ventos do quadrante Sudoeste, brisa, persistentes durante o dia (nota do pesquisador). -- FOTO 26 --
___________________________________
2023 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon outorga o titulo de Cidadão Honorário do Município ao professor Haraldo Altmann, por proposição do vereador Cristiano Metzner. -- FOTO 27 --
A Câmara de Vereadores distribui a seguinte biografia do homenageado:
Natural de Nova Estrela, em Concórdia (SC), onde nasceu em 13 de setembro de 1949, o homenageado é filho dos pioneiros rondonenses Bruno Altmann e Celita Lemke Altmann.
Ele veio com a família para a então vila General Rondon em 1958. Quando criança, frequentou o Ensino Fundamental e Médio nos Colégios Martin Luther, Rui Barbosa e Davi Carneiro.
Seu primeiro emprego foi de “contínuo” na Sub-Prefeitura da localidade a partir de 1959, função que exerceu até 1963, quando se tornou funcionário da Secretaria de Tributação do recém-criado município de Marechal Cândido Rondon.
Em 1969, assumiu como servidor concursado do Banco Banestado.
Foi jogador do Oeste Paraná Futebol Clube entre 1965 e 1973, tendo apenas intervalos quando serviu o Exército; quando jogou futebol profissional no Comercial de Cascavel; e enquanto esteve na faculdade em Joinville (SC), onde formou-se em Educação Física e, posteriormente, cursou pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior
Em 1975, assumiu como diretor do Departamento de Esportes de Marechal Cândido Rondon, cargo que ocupou até 1986, mesmo período em que presidiu o Conselho Municipal de Desporto.
Aquela é lembrada como uma fase profícua do esporte rondonense, com Jogos Infantis Municipais envolvendo todos os distritos, competição de xadrez, escolinha de natação e várias outras modalidades, participação em amistosos internacionais com Paraguai e Argentina, marcantes resultados em Jogos Abertos do Paraná e competições aguerridas de futsal e vôlei, com grande número de equipes e público.
Harraldo também foi um dos principais responsáveis pela conquista de expressivos recursos para a construção da antiga piscina semiolímpica que existia no Módulo Desportivo, bem como pelas quadras esportivas rebaixadas para futsal e vôlei, e a quadra alta de basquetebol, o que para a época foi algo engrandecedor e lembrado por muitos rondonenses até hoje.
No âmbito profissional, ainda se tornou professor concursado pelo Estado e, a partir de 1980, atuou no Colégio Estadual Eron Domingues onde trabalhou até a aposentadoria, em 2002.
Foi vice-diretor do educandário de 1988 a 1991 e diretor de 1996 a 2001. Durante a gestão, conseguiu que fosse realizada uma grande reforma no Colégio, além de implantar aulas extracurriculares de Espanhol e Informática.
Entidades
O professor foi um dos membros fundadores e primeiro presidente do Grupo de Escoteiros 25 de Julho, em 1978.
Na década de 1980 foi vice-presidente da Liga Rondonense de Esportes em duas gestões, e fez parte da diretoria do Clube de Campo Roda D’água.
Teve atuação direta na instalação do curso de Educação Física da Unioeste, então Facimar.
Ainda foi um dos fundadores da Associação de Professores Rondonenses (APRON), na qual ocupou a presidência quando da confecção e registro do Estatuto, em 1988.
Também foi Presidente da Associação de Pais e Mestres do Colégio Estadual Eron Domingues.
____________________________________
2023 — Por proposição do vereador Carlinhos da Silva, a Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon concede "Menção Honrosa" ao rondonense Leonildo Baltessar, em reconhecimento à sua dedicação voluntária ao esporte, em especial ao futsal feminino (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
__________________________________________
2024 — É quarta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 22 graus. Céu encoberto com nebulosidades identificadas como altostratus opacus e cumulonimbus. Ouve-se trovoadas. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Num momento, de curta duração ventos do quadrante Sudeste. Por volta das 08:30 horas, começam precipitações pluviométricas intermitentes e de distribuição irregular. Estas seguem até próximo às 14 horas. Restante do céu sem nebulosidade, mas com presença forte de névoa seca de fumaça.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), com partilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
"Nesta quarta-feira, a instabilidade atmosférica aumenta em todo Paraná, em função da intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, que lentamente avança em direção ao Sul do Brasil. Condições favoráveis para pancadas de chuvas em vários momentos do dia na maior parte das regiões paranaenses, com possibilidade de tempestades isoladas. Entre as regiões noroeste e norte do estado, ainda fica abafado no decorrer da tarde".
A temperatura máxima do dia chega aos 29 centígrados (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTOS 29 e 30 --
____________________________________
2024 — Falece na cidade de Curitiba, a pioneira rondonense Hedy (nascida Schneider) Tonelli, aos 86 anos, em decorrência de uma septecemia. Seu corpo é cremado e as cinzas depositadas na sepulltura de seus pais no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Era natural de Concórdia (SC), da localidade de Rancho Grande, nascida em 03 de julho de 1938, filha do casal Selma (nascida Krug) e Oscar Schneider.
Em dezembro de 1951, chegou com os pais e irmãos de mudança na então vila de General Rondon, hoje cidade de Marechal Cândido Rondon.
Aqui casou-se com Eliseu Tonelli (divorciou-se anos depois) e com ele constituiu família com o nascimento dos filhos Ivete, Luiz Carlos, Gerson, Vanderlei, Roselei e Adriana.
Em 1990, a pioneira passou a residir na Capital Paranaense.
É irmã da pioneira rondonense Ilga Schneider, fundadora da Associação dos Pioneiros e Desbravadores de Marechal Cândido Rondon (APIDEMAR) (colaborou Rosicler Tonelli). -- FOTO 31 --
____________________________________
COMENTÁRIOS