1962 — Um incêndio destrói as instalações da Indústria de Balas e Torrefação de Café Bönmann e Ketzer Ltda., com o nome de fantasia "Café Rainha do Sertão" (...)
1483 — Nasce em Eisleben, Alemanha, Martinho Lutero, protagonista da Reforma Protestante.
__________________________________
1771 — O tenente-coronel Afonso Botelho de Sampayo e Souza, irmão do governador da província de São Paulo, e tropa parte de Curitiba para ocupar definitivamente os Campos Gerais do Paraná, em nome da Coroa Portuguesa (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 251).
___________________________________
1855 — Chegam a Porto Alegre os primeiros 32 colonos suiços que haviam saído do porto de Antuérpia, no navio Elizabeth, com destino ao porto de Rio Grande, procedente da região do Valais.
Desse terminal marítimo brasileiro, o grupo seguiu viagem até a capital gaúcha pelo vapor Commercio (FAUTH, Adonis Valdir. Imigrantes Suiços no Rio Grande do Sul — Século 19. Carlos Barbosa: Associação Suiço-Valesana do Brasil, 2017 p. 85, 86 e 87).
___________________________________
1891 — (dia hipotético) Chega ao Brasil o primeiro veículo com motor à propulsão, um Peugeot Type 3, importado por Alberto Santos Dumont¹. Ao comprar o automóvel (do francês, automobile), o brasileiro tinha 18 anos e estava de passeio com família na França, há vários meses. O carro chegou de navio ao porto de Santos, havia sido embarcado no vapor Elbe, em Portugal. O destino final é a residência da família Dumont, na Capital Paulista.
A família Santos Dumont que, na época, era a maior produtora e exportadora do café do País, importa logo em seguida mais dois modelos idênticos.
O automóvel de Santos Dumont não foi o primeiro a ser emplacado em São Paulo. No entanto, o irmão de Santos Dumont, Henrique (tinha o nome do pai), foi o primeiro condutor de veículo automotor a ser habilitado no Brasil. A primazia do emplacamento coube ao industrial paulista, o imigrante italiano Francesco Matarazzo (1854-1937). Ele emplacou seu primeiro carro em 1903, em obediência a lei municipal paulistana que institutiu imposto de licenciamento, o nosso atual IPVA, em 1900.
Não existe qualquer referência de que algum dos veículos importados pelos Santos Dumont esteja em coleção ou museu nacionais (uol online e Carlos Fratorelii.blogspot). -- FOTOS 3 e 4 --
¹ É considerado o Pai da Aviação, menos nos Estados Unidos. Lá, a proeza é atribuída aos irmãos Wright.
____________________________________
1928 — Circula o primeiro número da extinta revista O Cruzeiro, com impressão na cidade do Rio de Janeiro, fundada por Assis Chateuabriand. Ao longo de décadas, a publicação semanal ilustrada se torna um dos veículos de comunicação mais importantes, com milhares de leitores em todo o terrirório nacional.
Na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, a magazine tinha um significativo número de ávidos simpatizantes.
O último número da da revista foi publicada em 1975. -- FOTO 5 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1937 — É instaurada no Brasil a ditadura do "Estado Novo", por Getúlio Vargas. Ele suspende a Constituição de 1934 e ordena o fechamento do Congresso pelas tropas militares e decretou o fim dos partidos políticos.
O "Estado Novo" perdura até 29 de dezembro de 1945, caracterizado pela centralização do Poder, autoritarismo, nacionalismo e forte ofensiva anticomunista. Foi uma das ditaduras mais severas do País. Era "um regime ditatorial inspirado no modelo nazifascita europeu, então em voga na época" (uoleducação). -- FOTO 6 --
Ver vídeo, clique aqui (trecho do "Assalto ao Poder", de Eduardo Escorel).
___________________________________
1950 — É instalada no Café Imperial a primeira sorveteria da cidade de Toledo (também a primeira no projeto de colonização da Maripá). A máquina foi trazida de Porto Alegre pelo caminhoneiro Élio Goboardi (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 251).
___________________________________
1955 — Incêndio destrói as instalações da empresa Hugo Zeni & Cia. Ltda, na cidade de Toledo (PR). "As chamas tiveram início na seção de móveis, alastrando-se de imediato à de beneficiamento de madeiras, donde passaram a destruir a vasta secção de camas tipo "Patente" e o escritório. O prédio, que media perto de 3.000 metros quadrados, e de propriedade desta florescente indústria, que representativa um dos orgulhos de Toledo, está reduzido a um montão de escombros. Anexo estava instalado um dos conjuntos de força e luz "Diesel", que abastecia, como usina auxiliar, a luz para a cidade. Este conjunto que era de propriedade da MARIPÁ foi igualmente destruído e inutilizado. Uma casa residencial, pertencente ao sr. Edwino Grahl, localizada próxima, também desapareceu por completa (...)" (NIEDERAUER, Ondy H. De Toledo - Incêndio. Curitiba: Diário do Paraná, Ano 1, nº 199, ed. 24 de novembro de 1955, p. 5 - Primeiro Caderno - Biblioteca Nacional Digital)
___________________________________
1961 — Chega em Marechal Cândido Rondon, o casal Ottília (nascida Melchior) e Ervaldo Strassburger, com dois caminhões de mudança, um próprio e outro fretado, após 8 dias de viagem, oriundo do município de Tenente Portela (RS).
Com o casal vêm os filhos Armino, Henrique, Arno Ari, Neli e Marlene. Permanecem no Rio Grande do Sul, as filhas casadas Anita, Hilda, Bronilda e Alice.
A família migrante instalou-se na cidade de Marechal Cândido Rondon com serraria, à Rua D. Pedro, próximo ao atual Ginásio de Esportes Ney Braga (nota do pesquisador).
___________________________________
1962 — Um incêndio destrói as instalações da Indústria de Balas e Torrefação de Café Bönmann e Ketzer Ltda., com o nome de fantasia "Café Rainha do Sertão", na cidade de Marechal Cândido Rondon. A empresa era de propriedade dos cunhados Osvino Bönmann e Evaldo Ketzer.
Osvino Bönmann e esposa Vera (nascida Folack) e o 1º filho do casal Rubens Berty chegaram de mudança em Marechal Cândido Rondon em 1957, procedente de Ijuí (RS). O cunhado Evaldo Ketzer e a irmã Hilda Bönmann chegaram na mesma época.
A marca Café Rainha do Sertão depois foi adquirida pelo empresário rondonense Irio Jacob Welp e fundou a empresa Indústria e Comércio de Café Rainha do Sertão (colaborou Rubens Berty Bönmann). -- FOTOS 1 e 2 --
____________________________________
1970 — Ocorre a fundação e a eleição da primeira diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marechal Cândido Rondon. O movimento para fundação da entidade sindical classista começou a partir de 06 de dezembro de 1969.
O primeiro presidente eleito é o agricultor Bruno Alcides Freitag. Em 1973, o quadro associativo elege o agricultor Ademar Gunsch para a presidência; e, em 1976, o agricultor e ex-professor municipal Sadi Weber. Weber que não vinha bem como presidente do sindicato, é substituído pelo Ministério do Trabalho, com a nomeação de Alcino Biesdorf, morador na Linha São José, no atual município de Quatro Pontes (26.11.2020), com presidente interino.
Em eleição de 10 de dezembro de 1977, Biesdorf foi eleito pela primeira vez e depois, sucessivamente, de quatro em quatro anos. Em 2023, ainda presidia a organização sindical (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de novembro de 2020, p. 5 ). -- FOTO 7 --
___________________________________
1973 — É inaugurada a então Indústria de Móveis Wileno, de propriedade de Guilherme Hiller e Sady Krüger (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 27.09.83 a 04.03.74, ed. 02.10.1983, p. 33, ed. 07.11.1973, p. 167; ed. 10.11.1973, p. 183; e ed. 12.11.1973, p.189. Programas de Rádio).
___________________________________
1973 — Ocorrem os Jogos Infantis 1973 etapa Novo Horizonte, com a participação das escolas municipais São Luiz,de São Luiz; Getúlio Vargas, de Mercedes; Castro Alves, de Bela Vista; Arthur Bernardes, de Quinta das Seleções; Duque de Caxias, de Esquina Horizonte; Sete de Setembro, de Belmont, 15 de Novembro, de Guavirá, e Julia Vanderlei, de Novo Horizonte.
A solenidade de abertura aconteceu com a entoação do Hino Nacional e o hasteamento da Bandeira pelo prefeito municipal Almiro Bauermann (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 27.09.83 a 04.03.74, ed. 26.10.1983, p. 181. Programa de Rádio).
___________________________________
1973 — Começa em Esquina Guaíra, localidade próximo à sede municipal de Marechal Cândido Rondon, com início às 14 horas, e segue até o dia seguinte, o congresso de jovens luteranos do Distrito Sete Quedas, organizado pela comunidade São Paulo.
O principalmente palestrante do evento foi o pastor Uberaldo de Oliveira, da cidade de Foz do Iguaçu, que abordou o tema: QUEM SOU EU? O evento também teve em sua agenda programática jogos e recreações (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 27.09.83 a 04.03.74, ed. 10.11.1983, p. 185. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — Acontece a inauguração do recebimento de energia para a escola, casa do professor, igreja católica e pavilhão de festas da Linha Bandeirantes, no distrito rondonense de Novo Três Passos. A campanha para implantação do sistema foi coordenada pelo vereador Ariovaldo Luiz Bier com apoio da comunidade (Ariovaldo Luiz Bier — Vereador das Comunidades. O Homem e o Trabalho 1977/1981. Curitiba: Darnol Indústria Gráfica Ltda., 1982, p. 43). -- FOTO 8 --
____________________________________
1982 — É inaugurado o Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busato, da cidade de Cascavel (PR), mais conhecido por Olímpico Regional. A partida inaugural foi entre Cascavel e o São Paulo FC (amistoso), vencido pelo último por 1 X 0. O único gol da partida é marcado pelo sãopaulino Paulo César Camussati (Wikipedia). -- FOTOS 9 e 10 --
___________________________________
1983 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) realiza Sessão Solene alusiva à comemoração do 5º centenário der nascimento do ex-padre Martinho Lutero, protagonista da Reforma Protestante ( nota do pesquisador). -- FOTOS 11 e 12 --
___________________________________
1984 — Casam-se os jovens rondonenses Jane Magale Rockenbach e Romeo Weber¹. Ela filha do casal Erna (nascida Hapcke) e Arno Rockenbach (músico e marceneiro por muitos anos em Marechal Cândido Rondon), nascida em 12 de novembro de 1963. Ele filho do casal pioneiro Edith Lídia (nascida Schröder) e Relindo Weber, nascido em 11 de novembro de 1960. Romeo foi funcionários por mais de 40 anos da revenda Volkswagen na cidade de Marechal Cândido Rondon.
A celebração do casamento ocorreu na igreja da Comunidade Evangélica Martin Luther, oficiada pelo pastor Wolgang From, e a festa comemorativa na antiga sede do Clube Aliança, onde hoje (23.11.2019) está localizado o Restaurante Delícia Caseira (colaborou Jane Magale Weber). -- FOTO 13 --
¹Romeo¹·¹ foi funcionário por mais de 40 anos da revenda Volkswagen na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
¹·¹ É falecido em 14 de outubro de 2024. Seu corpo foi sepultado no cemitério da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (id.).
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
1987 — Com anuência dos campi da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), fica definido que o campus de Cascavel abrigará a reitoria da instituição de ensino superior estadual (nota do pesquisador).
___________________________________
1989 — Entra em operação experimental, a fábrica de queijos e derivados de leite da cooperativa central SUDCOOP, agora Cooperatica Central Frimesa, instalada da cidade de Marechal Cândido Rondon. A capacidade plena da indústria é processar 10 mil litros de leite/dia (Rádio Difusora do Parana. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 24.11.1989; e ed. 14.12.2019, p. 477. Programas de Rádio).
___________________________________
1989 — Falece a rondonense e imigrante alemã (de Sttugart), Bertha Klein, aos 94 anos, de causas naturais. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon junto à sepultura do esposo João Augusto, que precedeu-lhe na morte em 01 de dezembro de 1970 (colaborou Ivete Irani (nascida Kempfer) Borth - neta). -- FOTO 14 --
Saber mais, clique aqui (item 1969).
___________________________________
1996 — Com periocidade mensal, começa a circular a revista Cristo-Rei, de propriedade de Mitra Diocesana de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 251).
___________________________________
1999 — A professora universitária Liana Fátima Fuga com passagem como diretora do Departamento de Educação de Marechal Cândido Rondon, é eleita como reitora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com 37,67% dos votos contra 37,07 de Norma Golfetto, uma diferença de apenas 0,6% (O Pitoco. Cascavel: Ano XXVI, nº 2.420, ed. 24 de novembro de 2023, p. 42). -- FOTO 15 --
___________________________________
2000 — "O advogado e administrador de empresas Alexandre Furlan, filho do também advogado e empresário Pedrinho Furlan, de Toledo (PR), é aclamado presidente da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 251). -- FOTO 16 --
___________________________________
2004 — "Temporal de granizo destrói o telhado de 1 mil residências, escolas, empresas, entidades e até igrejas, deixando 1 pessoa morta, diversas feridas e 2,8 mil desabrigadas em Toledo (PR).
Em maio, ciclone havia atingido os distritos de Dois Irmãos e Vila Ipiranga, destruindo moradias e instalações rurais, matando animais e derrubando grande número de árvores" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 252).
___________________________________
2005 — Ocorre a instalação da Vara da Justiça Federal de Toledo (PR), com Juizado Especial Adjunto (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 252).
___________________________________
2013 — O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Marechal Cândido Rondon elege como novo presidente o professor universitário Alvori Ahlert (O Jornal. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de novembro de 2013, p. 05). -- FOTO 17 --
___________________________________
2014 — É anunciada pela Comissão Técnica da Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon, a contratação de Joarez Souza Júnior (Juninho), como novo técnico da equipe de futebol de salão (O Presente).
___________________________________
2014 — O Presente Rural — informativo do segmento do agronegócio brasileiro, com sede na cidade de Marechal Cândido Rondon, — participa, a convite dos organizadores do evento, para representar a imprensa brasileira na Eurotier 2014, na cidade de Hannover, na Alemanha.
O periódico é representado por seu diretor-comercial Selmar Frank Marquesin (O Presente).
___________________________________
2017 — Acontece no Clube Concórdia, da cidade de Marechal Cândido Rondon, evento comemorativo aos 40 anos de fundação da Banda Municipal.
Em 2003 a banda é reestruturada e passa a ser denominada de Orquestra de Sopros de Marechal Cândido Rondon.
O show com apresentação da própria orquestra, é beneficente em favor da APAE de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de novembro de 2017, p. 33) -- FOTO 18 --
Assistir vídeo: clique aqui.
___________________________________
2017 — O jornal O Presente noticia que as atletas rondonenses Bianca Storti e Leide Munewek e mais o técnico Marcelo Góes participam na cidade de Terra Rica (PR) do Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete, que teve início no dia 09 de novembro e vai até o dia 11 de novembro, jogando pela Seleção Paranaense Sub 15, naipe feminino; e mais o atleta Guilherme Rosso Medin pelo selecionado masculino (in: Marechal Cândido Rondon: 10 de novembro de 2017, p. 41). -- FOTO 19 --
___________________________________
2017 — O presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, Ricardo Silvio Chapla, é agraciado com o título de cidadão honorário do Oeste do Paraná, juntamente com os diretores-presidentes das cooperativas C-Vale (de Palotina), Coopavel (de Cascavel), Lar (de Medianeira), Copacol (de Cafelândia) e Frimesa (de Medianeira).
A homenagem é outorgada pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), na cidade de Cascavel (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de novembro de 2017, p. 12). -- FOTO 20 --
___________________________________
2017 — A jornalista rondonense Mirely Lins Weirich, do jornal O Presente, recebe o troféu de 1º lugar do Prêmio Amop de Jornalismo 2017 — tema Agronegócio — categoria impresso, com a matéria intitulada: "Respeito às formas da natureza".
Em terceiro lugar, na categoria impresso, ficou a jornalista Marili Besso Koehler, também do jornal O Presente , com a reportagem "Agricultores familiares inovam e conquistas novos paladares".
A assessora de imprensa da Copagril, jornalista Carina Ribeiro, ficou em 2º lugar na categoria foto jornalismo, com a foto "Hora da Colheita", que foi estampa de reportagem da revista "Copagril, edição janeiro/fevereiro 2017 (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de novembro de 2017, p. 13). -- FOTOS 21, 22 e 23 --
___________________________________
2018 — A candidata Simone Hoffmann, integrante do Comitê de Jovens Progresso Sem Fronteiras, do município de Pato Bragado, é eleita Rainha da ACJC 2018, durante baile de escolha, realizado no Clube de Idosos Felicidade da cidade de Pato Bragado.
Ela recebeu a coroa de Vanessa Aline Egewarth, do CJC Ação Jovem, rainha da Associação dos Comitês de Jovens Copagril (ACJC) até então. Simone também foi eleita Miss Fotogênica, a partir de votação online. Segundo o site promotor da enquete, AquiAgora.net, a ganhadora recebeu 6.680 votos, de um total de 22.608.
Na mesma noite do desfile também são escolhidas a Primeira Princesa: Sibele Thuise de Almeida, do CJC Força Jovem, da Linha Ajuricaba; a Segunda Princesa: Maide Maisa Wundrak, do CJC Treze de Maio, da Linha Palmital; e como Miss Simpatia, Renata Taynara Amorin, do CJC Verdes Campos, de Novo Horizonte
O evento, realizado a cada dois anos, contou com nove candidatas integrantes dos diversos comitês. -- FOTO 24 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2018 — Ocorre no interior de Marechal Cândido Rondon a etapa final da Copa Scherer Iguaçu 4x4 2018 Carbono Zero de Jipeiros (O Presente . Marechal Cândido Rondon: ed. 09 de novembro de 2018, p. 24).
___________________________________
2018 — É assinado convênio entre o município de Marechal Cândido Rondon e o Governo do Paraná, via deputado estadual José Carlos Schiavinato, para a pavimentação asfáltica sobre pedras irregulares do trecho rodoviário da sede distrital de Margarida até a divisa com o município de Pato Bragado (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de novembro de 2018, p. 12).
___________________________________
2018 — É realizada a etapa final do Campeonato Vôlei da Copagril 2018, na sede da Associação Atlética Cultural Copagril, em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de novembro de 2019, p. 29). -- FOTO 25 --
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Entre Rios do Oeste o III Festival de Coros Infantis e Infanto-juvenis (III FESCORI), transferido de 29 de outubro, em virtude de chuvas.
O evento teve início no período matutino junto a Praia Artificial do município, onde realizaram atividades dinâmicas, oficinas em forma de circuito, voltados a música e natureza.
Na parte da tarde o evento teve sequência no Centro Cultural Armindo Back. Com apresentações que envolveram crianças de outros municípios da região que participaram da edição do FesCori. -- FOTO 26 --
Quanto às apresentações, a Prefeitura Municipal de Entre Rios do Oeste, por sua assessoria de imprensa, informou:
A primeira apresentação denominada Movimento “Encantos de Criança” esteve formada por crianças e adolescente de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Nova Santa Rosa, sob a regência de Anderson Back.
Em seguida se apresentou o Coral Cênico “Música em Ação” de Mercedes, na regência de Renati Grutzmann.
Continuando as apresentações, o Coral Infantil de Vila Ipiranga teve como regente a professora Roberta Dal’MasoRigotti.
O Coral Municipal Infantil “Sementes do Amanhã” de Nova Santa Rosa também se apresentou, tendo como regente Anderson Back.
Na sequencia a professora Rosangela Clivati exerceu a regência do Coral Infanto-Juvenil Anjos de Ouro de Ouro Verde do Oeste.
Foi também chamado ao palco o Coral Municipal Infanto-Juvenil de Pato Bragado, também sobre a responsabilidade de Anderson Back.
A sétima apresentação foi do Coral Infanto-Juvenil Anjos da Luz de Toledo que também é regido pela professora Rosangela Clivati.
O Regente e organizador do evento, Anderson Back, ainda exerceu a maestria da oitava e última apresentação sendo o Coral Municipal Infanto-Juvenil de Entre Rios do Oeste que em seguida recebeu o incremento de outros corais e com a harmonia das vozes encantaram o público presente.
Os regentes e oficineiros ainda foram presenteados em decorrência das atividades e dinâmicas realizadas durante o dia.
___________________________________
2020 — Mesmo com a suspensão do compartilhamento de cuia de chimarrão, por causa da pandemia do coronavírus, o consumo da bebida se adaptou em pleno período de enfrentamento do mal e aumenta as vendas de erva-mate e ítens relacionados.
A informação é dos supermercados rondonenses (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de novembro de 2020, p. 28 e 29).
___________________________________
2020 — Acontece a palestra motivacional on-line "Ciência da felicidade e bem estar", ministrada pelo Mágico Renner, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR).
O evento acontece entre às 19 e 20 horas
Em paralelo ocorre a palestra on-line, dentro da rodadas de palestras "Escute o Especialista", com a empresária e palestrante Heloísca Capelas. Este evento é promovido pelo Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Seivço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE) e a Acimacar (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de novembro de 2019, p. 14 e 23). -- FOTOS 27 e 28 --
___________________________________
2021 — O empresário rondonense Rodrigo Cesar Zenatti é eleito presidente gestão 2022/2023 do Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (COJEM Marechal), entidade vinculada à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR).
Ele substitu a empresária Andreia Carlson (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de novembro de 2021, p.15). -- FOTO 29 --
__________________________________
2021 — É anunciado pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a retomada das obras da construção do Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon (PR).
A construção fora paralisada para recomposição do projeto inicial, devido a constatação de rochas no trecho onde será construída a trincheira, o que impede atingir a profundidade necessária para a obra.
A detonação dessas rochas, custo além do orçamento inicial, exigiu a redefinição de valores contratuais (Agência Estadual de Notícias).
Ver vídeo do anúncio do reinicio das obras, clique aqui.
___________________________________
2022 — Quinta-feira de tempo bom no Oeste do Paraná, com nebulosidade esparsa. À tarde, ocorre a formação de nuvens de chuva. Ao anoitecer trovoadas e em seguida uma precipitação pluviométrica de baixa intensidade na cidade de Marechal Cândido Rondon, acompanhada de fortes rajadas de vento do quadrante Sudoeste.
Durante o dia, na cidade de Marechal Cândido Rondon, ventos do quadrante Nordeste,fracos, persistentes até o começo da noite. Temperaturas na cidade entre 25 e 31 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É sexta-feira. O dia amanhece com a presença esparsa de nebulosidade tipo cirrocumulus. Temperatura de 21 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa, persistentes até o começo da noite.
A partir da meia-manhã o céu fica sem qualquer nebulosidade. Ao final da tarde, ao poente, distante, uma formação de nuvens tipo cumulonimbus (nota do pesquisador). -- FOTOS 30 e 31 --
___________________________________
2023 — O jornal rondonense digital "O Presente" publica texto de autoria do professor doutor Tarcísio H. Vanderlinde. O qual transcrevemos por seu conteúdo histórico:
SILENCIOU O PROFETA
“Naqueles dias surgiu João Batista pregando no deserto da Judeia. Ele dizia: ‘Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo’”. É dessa forma que o evangelista Mateus começa a narrar o ministério do precursor imediato de Jesus. João Batista foi aquele que batizou Jesus.
As referências ao profeta também aparecem nos evangelhos de Marcos, Lucas e João. É João que retrata a resposta que Batista teria dado aos religiosos que o indagavam a respeito de sua missão: “Eu sou a voz do que clama no deserto: façam um caminho reto para o Senhor”. Já sobre Jesus, Batista esclarece: “Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar”.
De acordo com Eusébio de Cesareia, Herodes, o Jovem, mandou decapitar João Batista por este ter dado publicidade a reprovável atitude do rei em repudiar sua esposa, filha de Aretas, rei de Petra, e de ter casado com Herodias esposa de seu irmão enquanto este ainda vivia.
A atitude de Herodes foi entendida como uma desonra à família pelo rei de Petra e provocou um guerra. Como resultado, o exército de Herodes foi totalmente desbaratado. O que se passou a falar, é que o fato teria acontecido como colheita do atentado praticado por Herodes contra a vida de João Batista.
Nas palavras de Josefo, citadas por Cesareia, “para alguns judeus parece que foi Deus que desbaratou o exército de Herodes, fazendo-o pagar muito justamente pelo que fez a João, chamado o Batista”. Menciona ainda que em decorrência do episódio, Herodes foi destronado juntamente com Herodias e condenados ao desterro na Gália.
Cesareia observa que João era um homem extremamente justo, e que batizava confirmando assim o que foi escrito pelos evangelistas. Era um homem bom e que exortava os judeus ao exercício da virtude, a usar a justiça no trato de uns com os outros e da piedade para com Deus, e a aceitar o batismo.
De acordo com Cesareia, porém, não teria sido apenas o caso pontual envolvendo o casamento de Herodes e Herodias que teria levado a morte de João Batista. Na verdade, a popularidade de João entre os judeus começou a incomodar Herodes.
Temendo que uma tal força de persuasão levada a efeito por João sobre os homens poderia comprometer seus propósitos, em conluio com Herodias, resolveu antecipar-se mandando prender João, silenciando depois definitivamente a voz que o perturbava. Os historiadores eternizaram a atitude abominável. -- FOTO 32 --
COMENTÁRIOS