1972 — Ocorrem eleições municipais no Brasil. Marechal Cândido Rondon por estar incluso nos municípios de Segurança Nacional, somente teve escolha de vereadores (...)
1889 — Ocorre a proclamação da República Brasileira na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares¹ do Exército Brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca¹, destituiu o imperador e assumiu o poder no país e instalou com governo provisório.
Rui Barbosa foi o primeiro republicano do grupo que se arrependeu por ter participado da proclamação da República em virtude dos rumos nocivos adotados pelo Governo Provisório na condução da administração brasileira.
O próprio Marechal Deodoro confessou arrependimento, tempo depois, por ter proclamado a República.
Passados mais de 130 anos (2022), a proclamação da República ainda gera muitas controvérsias e acalorados debates entre historiadores quanto á sua legitimidade. A maioria dos especialistas identifica nela um golpe militar, uma quartelada, por não ter existido qualquer participação popular. -- FOTOS 3, 4, 5 e 6 --
¹ O então oficial Cândido Mariano da Silva, aluno de Benjamin Constant, depois Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, teve participação ativa nos episódios que levam o fim da monarquia no Brasil. O militar somente adotou o sobrenome da mãe depois de chegar ao oficialato (Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro: nº 2.280, ed. 05.07.1957, p. 12 - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 7 --
¹ O jornalista paulistano Vinicius Mendes, em matéria para a BBC² Brasil, explica que Fonseca enganou a própria mulher, burlou as recomendações médicas e levantou da cama - onde havia passado febril a madrugada daquele 15 de novembro - para proclamar a República brasileira.
1890 — O Presidente Provisório da recém criada República do Brasil, general Deodoro da Fonseca, dirige a primeira Mensagem Presidencial¹ ao Congresso Nacional. Era o velho ritual político conhecido com a "Fala do Trono", do período monárquivo, agora denominado, no regime republicano, de "Mensagem Presidencial". -- FOTOS 8 e 9 --
Quanto à origem da tradição da mensagem do mais alto mandatário do Império, depois na pessoa do Presidente da República, Daniel Carlos Filho do grupo "O Passado do Brasil", na média Facebook, em 23.09.2022, publicou a seguinte matéria informativa, com base em texto do Senado Federal:
A Mensagem Presidencial
Um dos rituais políticos mais antigos do Brasil é quando o presidente da República envia ao Congresso Nacional um documento longo e minucioso descrevendo o estado econômico, político e social do país e apresentando as políticas públicas que o governo priorizará ao longo deste ano. O calhamaço se chama Mensagem Presidencial.
A tradição anual de remeter a Mensagem Presidencial ao Congresso foi iniciada em 1890, pelo marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente.
As Mensagens Presidenciais são, na realidade, a adaptação republicana de um rito oriundo do Império, as Falas do Trono. Em cerimônias concorridas, dom Pedro I e dom Pedro II iam ao Parlamento e liam diante dos senadores e deputados o discurso sobre o estado e as prioridades do país.
A Mensagem Presidencial também teve a missão de apresentar a versão oficial dos golpes de Estado. Foi o que Deodoro da Fonseca fez em 1890, chamando a Proclamação da República de “revolução heroica e patriótica” e carregando nas tintas contra dom Pedro II, Deodoro usou a primeira Mensagem Presidencial do país para justificar a derrubada do Império
“Como força impulsora de toda a máquina política do Brasil, havia a vontade irresponsável do ex-imperador, que, tendo diante de si anulados todos os órgãos de governo consagrados pela Constituição, devia sentir muitas vezes o tédio que a onipotência sem contrastes acarreta. A autoridade fazia rumo para o absolutismo e a tirania”.
Na Mensagem Presidencial de 1933, Getúlio Vargas atacou a República Velha, marcada pela alternância entre Minas Gerais e São Paulo no poder e derrubada pela Revolução de 1930:
“Fechado num círculo de interesses restritos que se confundiam com os da pequena minoria instalada nas posições governamentais, o poder público tornou-se aos poucos alheio e impermeável às exigências sociais e econômicas da nação”.
¹ Nos Estados, o documento é a "Mensagem Anual do Governador" para a Assembleia Legislativa; e nos municípios, a "Mensagem Anual do Prefeito". Ams regidas pelas leis fundamentais, respectivas (nota do pesquisador).
___________________________________
1927 — É inaugurado na cidade de Foz do Iguaçu, o Grupo Escolar Presidente Munhoz da Rocha (Diário da Tarde. Curitiba: anno XXIX, nº 10.012, ed. 01 de dezembro de 1927, p. 3 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 10 --
____________________________________
1952 — Chega de mudança em Toledo, o casal Erika (nascida Vahtinski ou Vachtinski) e Johann Paul Poniewass¹, acompanhado das duas únicas filhas Ingrid e Gisela, procedente de Porto Alegre, onde ele foi funcionário do Laboratório Kraemer.
Veio contratado pela colonizadora Maripá para tomar conta do posto de gasolina que empresa instalou à Rua 7 de Setembro, na cidade de Toledo. No começo a família morou, por alguns meses, na "República", um alojamento provisório para os funcionários da companhia, até que esses construíssem suas próprias casas.
Johann Paul aposentou-se cedo por problema de saúde. Por muitos anos foi correspondente do jornal Brasilpost, na cidade de Toledo, períódico, em lingua alemã, editado na cidade de São Paulo.
O pioneiro faleceu na cidade de Toledo, enquanto a esposa na cidade de Palotina, onde morava com a sua filha Ingrid (PONIEWASS, Edith Inge. Geração Coragem - Os Jovens Anos de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2015: 22 e informações pessoais da autora). -- FOTO 11 --
¹ Era natural da Alemanha, da cida de Buer-Hassel, filho de Emilie (nascida Glüksberg) e Johann Poniewass.
___________________________________
1967 — Ocorre a 1ª edição da Cascavel de Ouro, evento que originou a tradicional prova automobilística em comemoração ao aniversário do município do Oeste Paranaense (Preto no Branco. Cascavel: Ano III, nº145, ed. 11.11.2022, p. 4).
___________________________________
1968 — Acontece a abertura do 8º Congresso da Juventude Evangélica Luterana (Missouri) do distrito Sete Quedas, em Marechal Cândido Rondon. O congresso se estendeu até o dia 17 de novembro de 1968 (nota do pesquisador).
___________________________________
1968 — O toledano Egon Pudell é eleito para o segundo mandato de prefeito do município de Toledo, tendo como vice-prefeito, oa dvogado Wilson Carlos Kuhn (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 256).
___________________________________
1969 — A Sociedade de Cantores Aliança (Clube Aliança), com sede em Marechal Cândido Rondon, consagra-se campeã na festa regional de cantores na cidade de Toledo (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — O toledano José Ivo Alves da Rocha¹ é eleito suplente de deputado estadual, com 10.149 votos. Assumiu o mandato efetivo em 16 de agosto de 1973 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 256).). -- FOTOS 12 e 13 --
¹ Faleceu em 09 de janeiro de 2012, na cidade Toledo, aos 86 anos. Era natural de Rebouças (PR). Formou-se em medicina em 1958 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1959 transferiu residência para a cidade, onde veio a falecer, com a esposa Rosa Maria Zeni da Rocha, a convite do Dr. Avelino Campagnolo.
"O primeiro trabalho foi na Casa de Saúde e Maternidade Toledo, construção em madeira, que pertencia à colonizadora Maripá, era o único hospital existente em Toledo na época (...). Anos mais tarde com o crescimento da cidade, coube ao Dr. Ivo — nomeado diretor administrativo, a responsabilidade de gerir toda a construção das Clínicas Dalloglio" (Jornal do Oeste).
___________________________________
1972 — Ocorrem eleições municipais no Brasil. Marechal Cândido Rondon por estar incluso nos municípios de Segurança Nacional, somente teve escolha de vereadores. O prefeito nomeado era Almiro Bauermann.
Todos os eleitos à Edilidade rondonense filiados à Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Pela sede municipal elegeram-se: Eldor Egon Lamb, Waldi Winter e Rudi Reuter; pelo distrito de Pato Bragado, Verno Scherer; pelo distrito de Quatro Pontes, Werno Ivo Lamb; pelo distrito de Entre Rios, Lauro Rohde; pelo distrito de Margarida, Ary José Hoff; pelo distrito de Porto Mendes, Rodolfo Kratz; e pelo distrito de Mercedes, Roberto Bernardo Tenfen (nota do pesquisador). -- FOTOS 1 e 2 --
___________________________________
1972 — O advogado Wilson Carlos Kuhn é eleito prefeito municipal da cidade de Toledo. O vice-prefeito é Lamartine Braga Côrtes (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 256). . -- FOTO 14 --
___________________________________
1974 — O médico toledano Ernesto Dall'oglio é eleito deputado estadual com 24.700 e Egon Pudel, da mesma cidade, é eleito para o 2º mandato, com 13.775 sufrágios (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 256). -- FOTO 15 --
___________________________________
1975— Com a realização de um torneio de futebol de salão, é inaugurada a Praça Governador Parigot de Souza, junto com a quadra poliesportiva, na então sede distrital rondonense de Mercedes (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — Acontece a abertura solene pelo Prefeito Municipal, Almiro Bauermann, a 4ª Expotege – Exposição de Artes do então Ginásio Estadual, hoje Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon(nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — Acontece o 2º baile de debutantes na sede distrital rondonense de Iguiporã, numa promoção do então Ginásio Luiz Ernesto Fleck e sua segunda turma de formados. As 10 debutantes foram: Hildegard Naegele, Lenira Elsner, Erci Witeck, Izáida Ribeiro, Nírica Arndt, Maria Storti, Noeli Weber, Claudete Ratz, Leonice Kroessin e Nadir Debus (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — Ocorrem eleições municipais em todo o Brasil. Em Marechal Cândido Rondon, pelo fato de ser município de “faixa de fronteira”, apenas houve eleição à Câmara de Vereadores.
Concorreram pela extinta ARENA: Antonio José Lorenzi (1.031 votos), Werno Ivo Lamb (1.299 votos), Sebaldo Priesnitz (391 votos), Verno Scherer (1.349 votos), Ariovaldo Luiz Bier (1.596 votos), Romeu Saatkamp (1.009), João Natálio Stein (1.473), Guilherme Carlos Figur (851 votos), Elio Lino Rusch (1.382 votos), Nori Pooter (971 votos), Alfredo kunkel (1.268 votos), Guido Schneider (660 votos), Hilmo Weiss (1.684), e Pedro Rauber (1.558 votos).
Concorreram pelo extinto MDB: Luiz Leduc (obteve 553 votos), Ivo Deuner (186 votos), Armando Dockhorn (440 votos), Nilton Hamm (998 votos); Arno Lüdke (570 votos), Decio Greef (993 votos), Romeu Backes (788), e Paulo Rufino Gromoski (817 votos).
Foram eleitos pela extinta ARENA: Hilmo Weiss (Mercedes), Ariovaldo Luiz Bier (Novo Horizonte), Pedro Rauber (Iguiporã), João Natálio Stein (Entre Rios), Elio Lino Rusch (sede municipal), e Verno Scherer (Pato Bragado).
Pelo extinto MDB elegeram-se: Nilton Hamm (Mercedes) e Decio Greef (Pato Bragado). Nessa eleição o MDB elegeu pela primeira vereadores a Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon. O colégio eleitoral de Mal. C. Rondon naquela eleição era de 26.486 eleitores – votaram 22.774 – votos brancos 366 – nulos 311. A ARENA obteve 16.642 votos. O MDB obteve 5.455 votos (ver boletim oficial do TRE-PR) -- FOTO 16 --
___________________________________
1976 — Elege-se para prefeito municipal de Toledo, Duílio Genari, tendo com vice Arnoldo Bohnen ((COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 257). -- FOTO 17 --
___________________________________
1976 — É eleito como novo prefeito de Cascavel (PR), o empresário Jacy Scanagatta com 13.751, pela antiga Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Ainda disputaram pelo mesmo partido, Luiz Picolli sufragiado com 8.153 votos, e Otacílio Mion com 3.974 votos.
Pela oposição, MDB (Movimento DEmocrático Brasileiro), concorreram Fidelcino Toletino que obteve 13.500 votos, Hilton Colombelli, somou 3.335 sufrágios, e Juracy Bortolotto totalizou 1.071 (Diário do Paraná. Curitiba: Ano 79, nº 23.572, ed. 19 de novembro de 1976, p.2 - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 18 --
___________________________________
1978 — Os toledanos Ernesto Dall'oglio e AntonIo Mazurek são eleitos deputados federais com 35.583 votos e 25.639 sufrágios, respectivamente. Mazurek se elege para o primeiro mandato. Egon Pudell é reeleito para o 3º mandato de deputado estadual com 19.947 votos.
Da mesma cidade, ainda é eleito para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Nelton Friedrich, com a soma de 15.690 votos (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 257). -- FOTOS 19 e 20 --
___________________________________
1982 — É eleito governador do Paraná, o político José Richa. Era a primeira vez que o MDB chegava ao Executivo Paranaense (nota do pesquisador) -- FOTO 21 --
___________________________________
1982 — É eleito para prefeito da cidade de Toledo, o senhor Albino Corazza Neto, e vice, a senhora Dalva Nogueira (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 257).-- FOTO 22 --
___________________________________
1982 — O toledano Antonio Mazurek se elege para o 2º mandato de deputado federal com 56.727 votos. No mesmo pleito, outro toledano, Nelton Friedrich (filiado ao MDB) é eleito à Câmara dos Deputados para o 1º mandato, com 82.539 sufrágios. Ainda, o toledano Sabino Campos é eleito para a Assembleia Legislativo do Paraná, 1º mandato, com 20.032 votos (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 257). -- FOTO 23 --
___________________________________
1985 — Almiro Petersen Willig, ex-rondonense, se elege como primeiro prefeito eleito do município de Aripuanã (MT), pela sigla partidária do PMDB (Ex-rondonense é prefeito de Aripuana, no Mato Grosso. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 001, cad. setembro a dezembro de 1985, fls. 246. Programa de Rádio).
___________________________________
1986 — Nas eleições, o toledano Nelton Friedrich é eleito para o 2º mandato como deputado federal, com 73.453 votos. Sabino Campos, outro toledano, se elege para o 2º mandato de deputado estadual, com 19.511 votos. O ex-prefeito de Toledo, Duílio Genari é eleito 1º suplente de deputado estadual com 16.970 sufrágios. Assume como titular, em 1990 ((COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 257).
___________________________________
1988 — O rondonense Clécio Witeck¹, nascido na Linha São Cristóvão, distrito de Margarida, é eleito vice-prefeito do município de Xinguara, Pará ( LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad. novembro e dezembro 88, fls. 57. Programa de Rádio). -- FOTO 24 --
¹ É filho do casal pioneiro rondonense Hilda (nascida Rauber) e Leopoldo José Witeck (nota do pesquisador) .
___________________________________
1988 — João Emílio Modes, do PMDB, é eleito prefeito municipal do município de Nova Santa Rosa. Venceu em todas as urnas, menos no distrito de Alto Santa Fé (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad. novembro e dezembro 88, fls. 72. Programa de Rádio.).
___________________________________
1996 — Falece o pioneiro rondonense¹ Geraldo Egon Lengert, esposo da pioneira Loni Brunilda Weimann, filha do casal pioneiro Edmund e Wanda Weimann (nota do pesquisador). -- FOTO 25 --
¹ É o gentílico de quem nasce ou mora no município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1997 — Casam-se os jovens rondonenses Angela Schultz e Edeson Neunfeld, na Igreja da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (IELB), do Bairro Botafogo, sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR)., em cerimônia oficiada pelo pastor Walter Krüger. Ela filha do casal Darcila (nascida Hinterholtz) e Alfredo E. Schulz; e ele filho de Erica (nascida Mülling) e Theobaldo E. Neufeld (nota do pesquisador). -- FOTO 26 --
___________________________________
2004 — O ciclista rondonense Paul Lírio Berwig conquista o título do Campeonato Paranaense de Ciclismo 2004, depois da somatória dos pontos obtidos em todas as provas durante o ano, na categoria "master B" (40 a 50 anos).
A etapa final do certame teve provas nos dias 13, 14 e 15. No último dia, o rondonense sagrou-se campeão na prova da Serra da Graciosa, competição que se deu debaixo de chuvas (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
___________________________________
2006 — Paul Lírio Berwig, ciclista rondonense, conquista o 3º lugar na 2ª prova de ciclismo de Guaíra, evento alusivo aos 55 anos da cidade. O atleta de Marechal Cândido Rondon competiu na categoria master (nota do pesquisador). -- FOTO 28 --
___________________________________
2008 — Acontece na Igreja Matriz Santa Margarida, na sede distrital rondonense de Margarida, a ordenação sacerdotal de Neimar Troes, oficiada pelo então bispo diocesano D.Francisco Carlos Bach.
Os pais de novo sacerdote, Lourdes e Flávio José Troes, por ocasião da ordenação do filho, eram moradores no distrito de São Roque, no município de Marechal Cândido Rondon (informação de Neimar Troes). -- FOTO 29, 30, 32 e 32 --
___________________________________
2009 — O ciclista rondonense Paul Lírio Berwig conquista na cidade de Guaíra (PR), o 2º lugar na sexta e última etapa do Campeonato Regional de Ciclismo, trajeto circuito, na categoria Master B. Com esse resultado o atleta sagrou-se campeão do certame regional (nota do pesquisador).
_________________________________________
2010 — Ciclistas rondonenses do grupo "Amigos do Pedal" realizam tour entre a cidade de Marechal Cândido Rondon, via sede distrital rondonense de Porto Mendes, até a estância "Buen Descanso", localizada no KM 24 (Porto Adela), no Paraguai (nota do pesquisador). -- FOTO 33 --
Durante evento foi eleita a Rainha e as Princesas 2011 da Associação:
Rainha: Janice Pauli, do CFC Alegre e Unidas, da Linha São João, no distrito de Margarida;
1ª Princesa: Celiria Weber, do CFC Terra das Águas, de São Clemente, município de Santa Helena; e
2ª Rosemeri Wochner, do CFC Amigas do Campo, de Entre Rios do Oeste.
___________________________________
2016 — A equipe de handebol masculino de areia, de Marechal Cândido Rondon, consagra-se campeã da modalidade nos Jogos da Juventude do Paraná, na cidade de Apucarana (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de novembro de 2016, p. 29).
___________________________________
2017 — Acontece no pavilhão do Café Colonial do Parque de Exposições Álvaro Dias, evento comemorativo alusivo aos 50 anos de criação do Sindicato Patronal Rural de Marechal Cândido Rondon, cuja fundação aconteceu em 22 de dezembro de 1967, sucedendo a Associação Rural de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2017, p. 22 e 23).
___________________________________
2018 — Falece na sede municipal de Nova Santa Rosa, o professor rondonense Affonso Maria Bruxel¹, um dos pionerios de magistério do atual municipio de Pato Bragado, quando este era vila de Marechal Cândido Rondon.
Foi professor, catequista e músico² desde solteiro em sua terra natal. Lecionou nas primeiras escolas estaduais construídas pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas, fruto de seu famigerado projeto "Campanha de Nacionalização", que deixou uma geração (quase 100%) de descendentes de alemães e italianos sem escolaridade, por falta de professores que sabiam falar o português.
Afonso casou-se em dezembro de 1956 com Belmira Reckziegel com quem teve 11 filhos - quatro nascidos no Rio Grande do Sul e os outros em Pato Bragado.
Após o casamento, Affonso Maria Bruxel foi transferido para a cidade de Crissiumal (RS) para atuar no ensino local.
Em 1963 migrou com a esposa e filhos para o Paraná e fixou residência na Linha Princesa, no atual município de Pato Bragado². Nessa localidade fundou uma escola primária e outra idêntica em São Francisco, localidade próxima, com o apoio da municipalidade de Marechal Cândido Rondon, no governo do prefeito municipal Arlindo Alberto Lamb. Como faltavam professores na então vila de Entre Rios³, também lecionou naquela comunidade até ser suprida carência local de educadores.
Depois de seis anos de residência na Linha Princesa, o professor pioneiro fixou moradia na atual sede municipal de Pato Bragado e começou a lecionar no então Colégio Castelo Branco, hoje Colégio Estadual Pato Bragado. Paralelo às atividades de magistério, foi catequista, músico (teve uma banda), manteve uma oficina para consertos de rádios e televisores e uma escola de datilografia.
Em 1978 foi transferido para a cidade de Marechal Cândido Rondon e atuou no Colégio Estadual Eron Domingues, onde foi professor por 17 anos. Nos horários vagos, aproveitou o tempo e lecionou no extinto Colégio Cenecista David Carneiro. Na sede municipal rondonense, tal como em Pato Bragado, além das atividades na área de ensino, foi regente de vários corais.
Ao completar 60 anos requereu a sua aposentadoria no magistério. Em 2006 transferiu residência para a sede municipal de Nova Santa Rosa. Três anos depois foi acometecido por um AVC que provocou-lhe várias sequelas e complicações. Ficou enfermo por oito anos, até seu falecimento (colaborou Maria Bruxel Storti). -- FOTO 35 --
¹ Era natural de Paverama (RS), nascido em 05 de agosto de 1932, filho do casal Ana Francisca (nascida Schwader) e Waldemar Bruxel.
² A música foi a sua grande paixão. Dominava vários instrumentos musicais de corda, sopro, gaita e órgão. Outra predileção do professor foi o artesanto.
⁴ Foi desmembrado de Marechal Cândido Rondon em 01 de janeiro de 1993 com o nome de Entre Rios do Oeste.
___________________________________
2019 — Começa e vai até o dia 17 a agenda programática de eventos do ¨6º Festival de Ecoturismo de Marechal Cândido Rondon, no parque de lazer Annita Wanderer junto ao Lago Itaipu, na sede distrital rondonense de Porto Mendes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de novembro de 2019, p. 31). -- FOTO 36 --
___________________________________
2019 — Pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal, pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Janeiro (FIRJAN), aponta que o município de Marechal Cândido Rondon tem a 16ª melhor gestão fiscal do Paraná e 59ª melhor do Brasil, com base nos dados de 2018 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15 de novembro de 2019, p. 16 e 17).
___________________________________
2019 — Começa na cidade de Cascavel (PR) e vai até o dia seguinte, o 1º Giro Dário Delai de Ciclismo de Estrada. A prova reuniu mais de 100 atletas, que disputaram no primeiro dia a prova de estrada e, no segundo dia, a competição em circuito.
A cidade de Marechal Cândido Rondon esteve representado na competição por Paul Lirio Berwig, que subiu ao pódio como vice-campeão da categoria Master C; Rayner Schmitd, 4º colocado na Sport Over 30; Elio Wailand, 7º lugar na Master B; e Juliano Adão, na Master A, que não concluiu a prova (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de novembro de 2019, p. 37). -- FOTO 37 --
___________________________________
2020 — Falece na cidade de Guarapuava, a rondonense Laura (nascida Decker) Lemke, aos 101 anos. Era casada com Alberto Lemke (precedeu-lhe na morte) e com quem formou família com o nascimento dos filhos Ilácio, Neiva, Nilsa, Dorni, Márcio e Amélio.
Seu corpo foi sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon, onde está sepultado o esposo (colaborou Juliana Strenske - Curtiba). -- FOTO 38 --
___________________________________
2020 — É data (domingo) de eleições municipais em todo o Brasil, transferidas do dia 04 de outubro, por causa da pandemia do coronavírus. O entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o adiamento implicaria em menos pessoas infectadas ou nenhuma, em virtude de adoção de medidas de proteção e queda no número de contaminados. A aposta do Tribunal se concretizou no aspecto de acometimentos. De fato, o número baixou nas semanas anteriores em todo o território brasileiro, em contaminações e de óbitos.
Em Marechal Cândido Rondon, nas primeiras horas da manhã, ocorreu chuva, a qual se prolongou até por volta das 14:30 horas. Ao final da tarde, a intensidade da nebulosidade ficou reduzida e sol brilhou o restante do dia. -- FOTO 39 --
___________________________________
2020 — Estatística dos municípios da 121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon mostra que o número de eleitores idosos aumentou, enquanto o grupo de jovens eleitores (16 a 17 anos) baixou. O cenário se assemelha ao que é verificado no cenário paranaense (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de novembro de 2020, p. 20 e 21). -- FOTO 40 --
___________________________________
2020 — Quatro candidatos disputam o cargo de prefeito de Marechal Cândido Rondon nas eleições municipais: Josoé Pedralli (MDB), Lair José Bersch (PDT), Luciano Palagano (PSOL) e Marcio Andrei Rauber (Democratas) (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 de novembro de 2020, p. 01, 14, 15, 16 e 17). -- FOTO 41 --
___________________________________
2020 — Marcio AndreI Rauber (Democratas) e Ilário Hofstaetter (Ila) (PL) se reelegem para prefeito e vice-prefeito, respectivamente, da cidade de Marechal Cândido Rondon, com 22.316 votos, o que é 79,71 do total.
Da atual composição do Legislativo rondonense, sete vereadores conseguem a reeleição. A maior votação foi do vereador Adriano Backes. O vereador Pedro Rauber se elegeu para o 9º mandato. É o legislador de mais idade.
Entre os novos eleitos à vereança, o ex-prefeito municipal Moacir Froelich (MDB), candidato oposicionista. Muitos apostavam que seria o mais votado. O que não se verificou. Conseguiu 1.007 sufrágios. Na oposição, o mais votado foi o vereador Arion Nasihgil com 1.378 vots. (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2020). -- FOTOS 42, 43, 44, 45, 46 e 47 --
___________________________________
2020 — O prefeito municipal de Pato Bragado, Leomar Rohde (Mano), tendo como vice John Nodari (1ª vez), se reelege para o segundo mandato com 2.284 votos.
Para a Câmara de Vereadores, a candidatura mais votada foi de Simoni Stein Tornquist (MDB) com 338 votos, ela funcionária há 22 anos da Secretaria Municipal de Saúde (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2020, p. 11). -- FOTOS 48, 49 e 50 --
___________________________________
2020 — O prefeito municipal de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz¹, tendo Noedi Hardt (ambos do MDB) como vice-prefeito, é reeleito para o 2º mandato, com 3.050 votos. A candidatura a vereador mais votada do município foi da professora Maria Ester Phillipsen Baumann (Democratas), com 423 votos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2020, p. 12). -- FOTOS 51, 52 e 53 --
¹ Na verdade trata-se do 4º mandato. Norberto Pinz já foi prefeito do município no período 2009-2012 (nota do pesquisador)
___________________________________
2020 — João Laufer (MDB), prefeito municipal de Quatro Pontes, com o vice-prefeito Tiago Hansel (Democratas), se reelege para o 2º mandato, com 1.787 votos. O candidato a vereador, cabelereiro Sidnei Joner (Sassá Filho) recebeu a maior soma de votos: 387 sufrágios (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2020, p. 14). -- FOTOS 54, 55 e 56 --
___________________________________
2020 — Ari Maldaner, vice prefeito no mandato do prefeito Jones Heiden (PSD), em dois períodos anteriores, é eleito prefeito da cidade de Entre Rios¹, com 1.396 votos. A suplente de vereador, Lisa Hanzen, recebeu a maior votação do município: 262 sufrágios. Fez toda a sua campanha de bicicleta (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2020, p. 15). -- FOTOS 57, 58 e 59 --
¹ Com redefinação das zonas eleitorais no Paraná pelo Tribunal Regional Eleitoral (TREPR), os votos do município foram computados na comarca de Santa Helena (nota do pesquisador).
___________________________________
2020 — É eleito como prefeito do município de Maripá, o funcionário público Rodrigo Schanoski (PL) e como vice a professora Janaína Müller (PP), com 2.319 votos. O vereador Marcos Boina (Marcão, PP) é reeleito com a maior soma de votos: 295 sufrágios (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2020, p. 16). -- FOTOS 60, 61 e 62 --
___________________________________
2020 — O empresário Laerton Weber (DEM), tendo como vice Alexandre Graunke (Patriota), é eleito prefeito do municípío de Mercedes, com 2.446 votos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2020). -- FOTOS 63, 64 e 65 --
___________________________________
2021 — O coordenador do Projeto Memória Rondon, memorialista Harto Viteck, recebe a visita do historiador Paulo Gregoreki¹, natural de Pato Branco (PR) e atualmente morador em Cracóvia, na Polônia, onde atua junto à universidade local.
Na oportunidade, o historiador foi brindado com duas camisetas do Esporte Clube Botafogo, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, e duas do Esporte Clube Corinthians, da sede distrital rondonense de Margarida, estas repassadas pelo representante do Clube, Ubiratã (Bira) Clasen (nota do pesquisador). -- FOTO 66 --
¹ Foi acadêmico do curso de História da Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon.
____________________________________
2022 — Ocorre grande manifestação, adeptos da candidatura à reeleição de Jair Messias Bolsonaro, em Brasília, contra o resultado das eleições de 1º e 2º turnos recentes, em que se elegeu para o 3º mandato Luiz Inácio Lula da Silva e protestos às decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contra o candidato à Jair Bolsonaro como também na função de Presidente da República. As decisões monocráticas do ministro foram bastante questionadas por eminentes juristas nacionais, por considerá-las como abuso de autoridade e até tendenciosas.
A sedição concentrou milhares de manifestantes na Capital Federal, vindos de todo o País em caravanas. De Marechal Cândido Rondon seguiu um ônibus lotado, assim como de outras cidades do Oeste do Paraná. De algumas partiram mais de um coletivo.
O evento em Brasília ficou prejudicado por intensas chuvas (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Terça-feira de tempo bom em toda a Região Sul, Mato Grosso do Sul e Leste da República do Paraguai, sem nebulosidade. Ventos do quadrante Sul, fracos. Temperaturas entre 17 e 25 graus. Em alguns pontos do sul do Brasil, nas grandes altitudes, ocorreram geadas (nota do pesquisador).
_______________________________________
2023 — É quarta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com céu encoberto com formação de nuvens tipificada como cirrostratus. Temperatura de 21 graus. A máxima do dia atingiu os 33 graus, com sensação térmica de 36 graus. Ventos do quadrante Nordeste, moderados (nota do pesquisador).
__________________________________
2023 — Falece na cidade de Balneário Camboriú (SC), o empresário Vilmar Valter e ex-vereador por três mandatos em Nova Santa Rosa, aos 64 anos. Seu orpo foi sepultado no cemitério público de Planalto d'Oeste, sede distrital do município citado.
Ele foi vereador por Nova Santa Rosa nas legislaturas 1989/1992, 1993/1996 e 1997/2000, além de presidente da Câmara de Vereadores nos biênios 1993/1994 e 1997/1998 (Rádio Difusora do Parana). -- FOTO 67 --
COMENTÁRIOS