1953 — Chega de mudança à então vila de General Rondon, o pioneiro Henrique Adolfo Passig, na companhia da esposa Olga (nascida Hedel), dos filhos Egoldo e Isolde (...)
1771¹ — Parte do Porto de Paranaguá, por iniciativa do governador da capitania de São Paulo, D. Luiz Antonio Botelho Mourão, a 10ª expedição e a maior de uma série de onze entradas ocorridas entre 1768 e 1772, para apropriação e conhecimento dos campos de Guarapuava² e a subjução de seus habitantes nativos³ (BELUZZO, A. M. M.; e PICCOLI, V. Desenho e conquista territorial. IN: BELUZZO, Ana Maria de Moares; AMOROSO, Marta Rosa; SEVCENKO, Nicolau e PICCOLI, Valéria. Do contato ao Confronto - A Conquista dos Campos de Guarapuava no Século XVIII. São Paulo: Expomus, 2003, p. 46).
A conquista dos campos dessa porção meridional da possessão se tornou uma obstinação estratégica da Coroa portuguesa para garantir o domínio sobre seus territórios na fronteira Sul da colônia recebidos pelo Tratado de Madrid⁴, de 1750, celebrado entre Portugal e a Espanha. Apesar do acordo firmado entre os dois reinos ibéricos, os territórios apontados como de pertença portuguesa eram vulneráveis à cobiça espanhola. Motivo forte para a administração lusitana conquistar e povoar os campos de Guarapuava e, num tempo seguinte, seguir na ocupação de suas porções a Oeste e Sul (AMOROSO, id. 2003: 28).
Da mesma má sorte das expedições anteriores, a entrada de Afonso Botelho não logrou êxito na missão de subjugar os sílvicolas e fincar as bases do povoamento nos campos de Guarapuava. Teve que bater em retirada assim que os kaigang rechaçaram, de forma violenta, a sua presença em suas terras, porquanto tenham sido amistoso os encontros iniciais.
Na refrega com os nativos, Afonso Botelho perdeu sete de seus homens (AOKI, T. M., 2013, p. 22).
A conquista definitiva dos campos de Guarapuava somente ocorreu no começo do século XIX com a ordem dada pela carta-régia de 05 de novembro de 1808, assinada pelo princípe-regente logo após o desembarque da família real portuguesa na cidade do Rio de Janeiro. A ordenaça permitiu uso da força e de armas para subjugar o nativo, na captura ou na sua morte.
O que se viu a partir desse mando, foi uma chacina nas terras planas da região central do Paraná, a ponto do princípe intervir com uma segunda carta-régia, em 01 de abril de 1809, para impedir a continuidade das "mortandades e crueldades contra os Indios, extirpando as suas raças", como exposto na segunda ordenança. -- FOTO 2 --
¹ Maria Tereza Aoki em sua monografia de graduação em História: "Dois Mundos em Desencontros: A narrativa imaginética de Joaquim José Miranda e o Relatório de Afonso Botelho, sobre o encontro entre índios e luso-brasileiros nos Campos de Guarapuava", UFPR, p. 68, assinala a data de 17 de novembro de 1771, como o dia da chegada da expedição às bordas dos campos guarapuavanos, junto ao Sitio Carrapato.
² A palavra "guarapuava" origina-se no termo do tupi agûarápuaba, que significa "lugar do barulho dos lobos-guarás (gûará, lobo-guará + pu, barulho + aba, lugar).
³ Trata-se dos índios kaingang também conhecidos pelo etnômino de xaklan (não confundir com os nativos Xokleng, de Santa Catarina, grifo do pesquisador). Os lusos-brasileiros denominavam o grupo índigena de Coroados. No entanto, a designação kaigang é que se manteve popularizada (AMOROSO, M. R. Guerra e Mercadorias: os Kaigang nas cenas da "Conquista de Guarapuava. IN: BELUZZO, Ana Maria de Moares; AMOROSO, Marta Rosa; SEVCENKO, Nicolau e PICOLI, Valéria. Do contato ao Confronto - A Conquista dos Campos de Guarapuava no Século XVIII. São Paulo: Expomus, 2003, p. 28 e 29).
⁴ Este tratado mudou as definições limítrofes fixadas pelo Tratado de Tordesilhas, de 07 de junho de 1494. O novo compromisso firmado entre as coroas portuguesa e espanhola, em 1750, estabeleceu novas divisas de exploração das terras para cada reino, a partir das porções conquistadas no Novo Mundo. O princípio norteador usado no novo tratado se deu pelo princípio do Direto Romano, "uti posseditis, ita possedeatis", que significa literalmente "como possuís, assim possuais". Por essa regra, a fixação dos novos limites de um e de outro se fez pelo direito de posse.
O acordo amistoso compromissado entre as duas nações ibéricas, fez Portugal abrir mão da Colônia do Sacramento (atual região do Uruguai) e a Espanha. em contrapartida, repassa a grande região dos Sete Povos das Missões, que compreende atualmente o território correspondente aos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amazônia e Rio Grande do Sul.
A redação do tratado foi feita por Alexandre de Gusmão (1695-1753). O brasileiro era embaixador e secretário de D. João V.
___________________________________
1826 — Chega à pequena localidade de Torres (RS) a 1ª leva¹ de mais de 400 colonos alemães imigrantes. O grupo dá origem as colônias de Três Forquilhas, formada por evangélicos luteranos, e São Pedro de Alcântara, constituída de católicos.
As duas colônias formam o segundo núcleo alemão no Rio Grande do Sul (nota do pesquisador). -- FOTO 3 --
¹ Muitos descendentes desse grupo pioneiro hoje (23.11.2019) residem no Oeste do Paraná (nota do pesquisador)
___________________________________
1869 — É aberto oficialmente o Canal de Suez¹, uma via artificial de navegação criada para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. Cruzando o istmo de Suez, no Egito, o canal foi projetado para encurtar o trajeto entre a Europa e os países banhados pelos oceanos Índico e Pacífico, evitando que embarcações precisassem contornar o continente africano.
Idealizado pelo francês Ferdinand de Lesseps, o canal começou a ser construído em abril de 1859 e, após dez anos de trabalho, foi inaugurado com grande celebração e contando com a presença de autoridades políticas mundiais.
O Canal de Suez é uma construção monumental. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas tenham trabalhado nas obras. Inicialmente, suas dimensões eram menores, o que limitava o trânsito de grandes embarcações. A partir de 1876, sucessivas obras alargaram e aprofundaram o canal. Hoje, possui trechos que chegam a 24 metros de profundidade e 205 metros de largura. Com 193,3 quilômetros de extensão, são necessárias entre 12 e 16 horas para uma embarcação cruzar todo o canal. Uma das mais importantes vias marítimas do mundo, por ele trafegam cerca de 17 mil navios ao ano, o que equivale a aproximadamente 10% do comércio marítimo mundial.
Em 1956, a companhia que administrava o canal, anteriormente controlada por ingleses e franceses, foi nacionalizada¹ e, atualmente, pertence ao governo egípcio (texto elaborado pelo Arquivo Nacional e publicado em sua página no Facebook, em 17.11.2022). -- FOTO 4 --
¹ A nacionalização do canal pelo presidente egípcio Gamal Abdel Nasser em 26 de julho de 1956, o que levou à reação de França e Reino Unido, administradores da região do canal, que armaram Israel para invadir a Península do Sinai, levando ao conflito denominado Guerra de Suez ¹·².
¹·² "Para garantir o cessar fogo e evitar nova guerra entre árabes e israelitas, e assim manter a paz no Oriente Médio, cujo conflito - final do ano de 1956 - ameaçava a paz mundial, devido às tensões em tempos de "guerra fria". E o epicentro das atenções era a ameaça de interceptação do Canal de Suez. A chamada Força Internacional de Paz, inicialmente composta por 10 países (Brasil - Canadá - Colômbia- Dinamarca - Finlândia - Índia - Indonésia - Iugoslávia - Noruega - e Suécia) , instalou-se na Faixa de Gaza, criando uma zona neutra e estabelecendo a Linha de Demarcação de Armistício, que nada mais era do que a divisa física entre Egito e Israel (...)". (Saber mais, clique aqui).
___________________________________
1889 — De madrugada, é obrigado a embarcar no paquete "Alagoas", da Marinha Imperial Brasileira, o imperador D. Pedro II (1825-1891) e sua família para ser levada para o exílio na Europa, em virtude de seu banimento do território brasileiro, motivado pela proclamação da República, esta feita por uma quartelada liderada pelo marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892). -- FOTOS 5, 6 e 7 --
Na página "Brazil Imperial" no Facebook foi compartilhado o importante texto, adiante transcrito, em 18 de novembro de 2023:
O Navio que levou a Família Imperial Brasileira para o Exílio
Em Novembro de 1889, o Paquete Alagoas era o mais novo e moderno navio de passageiros da marinha mercante do Brasil, Pertencente a Companhia Brasileira de Navegação a Vapor, pela qual foi adquirida em 1888.
O Paquete foi temporiamente incorporado a Marinha do Brasil para levar a Família Imperial Brasileira para o exílio na Europa em 17 de novembro de 1889 sob o comando do Capitão-de-Longo-Curso João Maria Pessoa, sendo comboiado pelo Encouraçado Riachuelo.
O comandante era um conhecido do Família Imperial pois já havia conduzido o Conde d'Eu em um dos navios que levou o Principe Consorte as Províncias do Norte em 1889. Antes da Família Imperial desembarcar em Lisboa em Dezembro de 1889, o Capitão Pessoa ordenou a retirada da Bandeira Republicana do mastro do Piquete Alagoas para ser substituída pela Bandeira do Império do Brasil.
No Paquete foi comemorado o 64º aniversário do Imperador deposto, que ficou muito comovido ao ouvir as palavras de saudação do comandante Pessoa em sua homenagem, quando este ergueu um brinde, ao lado dos presentes. D. Pedro respondeu com palavras trêmulas: "Bebo a prosperidade do Brasil!"
O primeiro lugar visitado pela Família Imperial Brasileira após o exílio foi a Ilha de São Vicente, no arquipélago de Cabo Verde, para reabastecimento do Paquete Alagoas. Quando da partida do Alagoas, o navio da marinha portuguesa "Bartolomeu Dias", que estava no porto, deu uma salva de 21 tiros de canhão. Nesse momento, foi içada pela tripulação do vapor Alagoas a bandeira do Império, substituindo a da República, e todos que estavam a bordo, se levantaram e bateram palmas, alguns emocionados até às lágrimas. Da embarcação lusitana e de alguns navios alemães que ali se encontravam, tripulantes e passageiros sacudiram lenços brancos
Em 7 de dezembro, com a bandeira do Império tremulando no mastro, o Alagoas finalmente chegou a Lisboa. D. Pedro foi recebido com honras por seu sobrinho D. Carlos, e toda a corte portuguesa."
Ironicamente, o mesmo navio que levou a Família Imperial Brasileira para o Exilio participou da Revolta da Armada o lado dos rebeldes, sob o comando do 1º Tenente José Augusto Vinhais. Serviu de Quartel para Escola de Aprendizes-Marinheiros na Ilha do Governador. Em 1922 após ser descomissionado, seu casco foi usado como alvo para os treinos dos encouraçados Minas Geraes e São Paulo.
___________________________________
1906 — É anunciada a nomeação de Jorge Schimmelpfeng, Fulgencio Pedro de Almeida e Antonio Martello para "os cargos de subcommissionários de policia, 1º e 2º supplentes do districto do "Alto Paraná" (Foz do Iguaçu, grifo nosso) (A Notícia. Curitiba: Anno II, nº 315, ed. 17 de novembro de 106, p. 2 — BIblioteca Nacional Digital). -- FOTO 8 --
___________________________________
1952 — É fundada a fábrica¹ "Fósforos Paraná²", pertencente a Fosforeira Brasileira S. A. — FIOBRAS — (ZATTI, Carlos. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGP), enviado por meio eletrônico (e-mail) em 16.11.2020).
¹ O empreendimento foi fundado por um grupo de paranaenses da cidade de Irati. Para instalar a unidade fabril, ele adquiriu os equipamentos da antiga Sociedade Comercial de Fósforos de São Paulo (Folha de Irati).
* O fósforo foi uma descoberta do alquimista Henning Brand, em 1669, quando tentava transformar metal em ouro, "esfregando o elemento fósforo com o elemento enxofre produzia-se uma chama, assim nasceu o conhecido popularmente fósforo para iniciar o fogo (id.).
² A partir de meados da década de 1950, o produto começou a ser encontrado para compras nas casa comerciais e bolichos do Oeste do Paraná (nota do pesquisador).
___________________________________
1933 — Nasce na cidade de Constantina (RS), o advogado cascavelense Edi Siliprandi¹ que notabilizou como principal líder do movimento pró-criação do Estado do Iguaçu². Exerceu mandato de deputado federal entre 1991 e 1995 (Preto no Branco. Cascavel: Ano III, nº 145, ed. 111 de novembro de2022, p. 4— versão eletrônica ). -- FOTO 9 --
¹ É falecido na cidade Cascavel em 28.03.2009 (nota do pesquisador).
² O movimento não logrou êxito na criação da nova undidade federativa na Constituinte de 1987 e nem em ações posteriores. Em Marechal Cândido Rondon o movimento foi liderado pelo advogado Osmar Lautenschleiger (id.)
___________________________________
1953 — Chega de mudança à então vila de General Rondon, o pioneiro Henrique Adolfo Passig¹, na companhia da esposa Olga² (nascida Hedel), dos filhos Egoldo³ e Isolde e dos sogros, procedente de Agrolândia (SC), após seis dias de viagem.
Em 1952 Henrique veio sozinho a General Rondon para conhecer a região e adquiriu uma chácara nas proximidades onde hoje (12.05.2020) se localiza a Escola Municipal 25 de Março, no Bairro Vila Gaúcha. Permanece por aqui até 1953, período em que ajeitou o terreno na área comprada e construiu um galpão. Neste tempo ficou hospedado no extinto Hotel Lamberti, antes Hotel Brasil.
Concluída a construção, Henrique retornou para Santa Catarina para buscar a família e os pertences que foram abrigados no galpão construído.
No Oeste do Paraná, o casal se dedica a atividades de pecuária de leite, suinocultura e cultivo de cereais. Ela também trabalha, fora os afazeres de dona de casa, com costura para atender demanda de famílias pioneiras.
Com forte espírito comunitário, Henrique participou ativamente na construção das duas igrejas de Comunidade Evangélica Martin Luther — antiga de madeira e a atual — como também da primeira sede do Clube Aliança, em Marechal Cândido Rondon (colaboração de Isolde Passig Schilke, filha). -- FOTO 1 --
¹ É natural de Palhoça (SC), onde nasceu em 22 de setembro de 1913, filho de Luiza (nascida Kuhl) e João Passig. Faleceu em Marechal Cândido Rondon no dia 30 de junho de 1994. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal.
² Nasceu na cidade catarinense de Anitápolis, em 29 de novembro de 1922, filha do casal Paulina (nascida Stern) e Frederico Hedel. Casou-se com Henrique Adolfo Passig em 20 de julho de 1940, em Agrolândia (SC). É falecida em Marechal Cândido Rondon em 25 de abril de 1993. Seu corpo está sepultadaono cemitério público da sede municipal.
³ Em Marechal Cândido Rondon foi proprietário da Vulcanizadora Rondônia, Avenida Maripá, onde hoje (12.05.2020) situa-se a Churrascaria Soledade. Mais tarde, na onda de migração para o Mato Grosso, fixou residência na cidade de Juara, onde veio a óbito em 18 de dezembro de 2014. Nunca casou.
___________________________________
1958 — O vereador Clécio Zeni¹, presidente da Câmara Municipal, assume interinamente a Prefeitura Municipal de Toledo (PR) e fica no cargo até o dia 09 de dezembro do ano referenciado (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 259).
___________________________________
1968 — É inaugurado o Grupo Escolar Tiradentes, no então distrito rondonense de Mercedes (agora sede municipal de Mercedes), com a presença de José Miro Guimarães, Secretário de Estado de Viação e Obras Públicas, do governo Paulo Pimentel, e de César Lück, diretor do departamento de Edificações Especiais da citada Secretaria Estadual (nota do pesquisador).
___________________________________
1968 — Acontece a 1ª Festa do Trigo, da cidade de Palotina (PR) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 259).
___________________________________
1969 — Falece no então distrito rondonense de Pato Bragado, o pioneiro João Mühlbeier (colaboração de Arno Mühlbeier, neto).
___________________________________
1970 — Casam-se os jovens rondonenses Anilda Schneider e Roberto Hassemer, moradores na Linha Ajuricaba, em celebração na Igreja Evangélica Martin Luther, da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), oficiada pelo pastor Joachim Pawelke.
Ela filha do casal Amalia (nascida Rauber) e Hugo Schneider; e ele, filho do casal Adolina (nascida Kramer) e José Hassemer (colaboraçã de Vera Hassemer). -- FOTO 10 --
___________________________________
1972 — O candidato a vereador Duílio Genari, à Câmara Municipal de Toledo (PR), bate o recorde de votos¹, somando 1.902 sufrágios, "o equivalente a, 2,76% da população do município" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 259).
¹ Em termos percentuais, o recorde de votação à Câmara Municipal de Toledo, é de Waldi Winter, candidato do então distrito de General Rondon, na eleição de 1952, quando obteve 169 votos num total de 824 votos válidos. O equivalente a 20,50% dos sufrágios (nota do pesquisador).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1973 — Em notícia divulgada pela Rádio Difusora Rondon AM, o empresário rondonense Osvaldo Rubens Brendle¹ comunica que abriu um ponto comercial especializado em comércio de flores, com o nome de Flora Cláudia², localizada à Avenida Maripá, ao lado da então Casa Paraguaçu, na cidade de Marechal Cândido Rondon (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 17.11.1973, p. 203. Programa de Rádio).
¹ Foi fundador da Casa dos Parafusos, a primeira do gênero em Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
² As atividades do estabelecimento comercial foram encerradas nos anos seguintes. Foi a segunda floricultura a ser aberta na cidade (id.).
___________________________________
1973 — Acontece a etapa Iguiporã dos Jogos Infantis 1973 de Marechal Cândido Rondon com a presença dos alunos das escolas municipais sediadas no distrito rondonense. A abertura das competições é procedida pelo prefeito municipal Almiro Bauermann. A aluna Sigrid Fuck da Escola Municipal Floriano Peixoto, da sede distrital proferiu o juramento do atleta.
Os jogos estavam agendados para o dia 13 de novembro mas devido as chuvas foram transferidos (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, cad. 21.09.73 a 04.03.74, ed. 13.11.1973, p. 187 e ed. 17.11.1973, p. 211. Programas de Rádio).
___________________________________
1977 — Com a presença de estudantes secundaristas do todo o Paraná, começa em Marechal Cândido Rondon e vai até o dia 19, o XXVIII Congresso Estadual dos Estudantes do Paraná (COESES), por iniciativa da União Paranaense de Estudantes Secundaristas (UPES) e organizado pela Associação Rondonense de Esudantes Secundários (ARES).
O encontro ficou aquém da expectativa em relação à presença de estudantes. Os organizadores previam a presença de cerca de 1.500 secundaristas e comparecem apenas em torno de 600 colegiais.
O evento conta com a presença do Secretário de Estado da Justiça, Túlio Vargas; do presidente do Diretório Regional do MDB¹ no Paraná, Euclides Scalco; deputado estadual Werner Wandeer e o prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon, Almiro Bauermann.
O congresso é encerrado com a escolha da Rainha dos Estudantes do Paraná, durante baile realizado no mini-ginásio do Colégio Estadual Eron Domingues, animado pelo grupo musical rondonense "A Célula". A vencedora do concurso foi a candidata da cidade ds Cambé.
O encontro estudantil gerou muitas reclamaçõe e impasses, por causa da sucessiva perturbação do sossego público por vários grupos de particpantes; e a disposição de um grupo de realizar um baile de travestis, entre outros celeumas. O assunto até teve pronunciamento na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon.
À propósito de todas as polêmicas e escaramuças em relação do congresso estudantil, a Associação Rondonense de Estudantes Secundários (ARES), organizadora do evento, emitiu um manifesto público, no qual presta esclarecimentos e formula um pedido de desculpas à comunidade (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., ano 1, nº 17, ed. 17.11 a 23.11.1977, p. 3; ano 1, nº 18, ed. 23 a 30.11.1977, p. 3; An0 1, nº 19, ed. 30.11 a 07.12.1977, p. 4; e nº 22, ed. 1412. a 21.12.1977). -- FOTOS 11, 12 e 13 --
¹ Partido político (Movimento Democrático Brasileiro).
___________________________________
1977 — É anunciado que o Esporte Clube Botafogo, do Bairro Botafogo, em Marechal Cândido Rondon, após negociação com a Imobiliária Trivelato, concordou em trocar a antiga área de 9.900m2 por outra de 15.177,5 m2, localizada às margens da rodovia federal BR 163.
A primeira área a imobiliária transformou em loteamento, que atualmente é conhecido como Jardim Botafogou ou também Bairro Botafogo (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano 1, nº 17, ed. 17 a 23.11.1977, p. 11).
___________________________________
1977 — Matéria noticiosa informa que a extinta Companhia de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon (CODECAR) está concretando a parte superior e final da estrutura física do atual prédio da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon.
Na mesma nota informativa, foi noticiado que a mesma companhia estava concluindo o novo sistema de captação de água no Jardim Higienópolis, com a construção das paredes do reservatório (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano 1, nº 17, ed. 17 a 23.11.1977, p. 11).
___________________________________
1979 — Casam-se na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon, os jovens rondonenses Ingret Stassun e Mário Steinmacher, em celebração oficiada pelo padre Hans Lamprecht. O casal constitui família com o nascimento dos filhos Rafael Leandro e Fábio Augusto.
Ingret é filha do casal pioneiro Lilli (nascida Oennig) e Guido Stassun¹, natural de Pouso Redondo (SC). Mário é filho do casal Unilda (nascida Steinmacher) e Alfredo Steinmacher², nascido em Jaraguá do Sul (SC) (colaboração do casal). -- FOTOS 14 e 15 --
¹ Chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, no distrito de Porto Mendes, em 1960.
² O casal chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 1962.
___________________________________
1986 — A UNESCO, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) declara o Parque Nacional do Iguaçu como Patrimônio Natural da Humanidade (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 259).
___________________________________
1989 — Falece o pioneiro Arnaldo Willms que chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, com a esposa Hetty (nascida Dockhorn) e filhos, em 27 de agosto de 1952, procedente da cidade gaúcha de Crissiumal (colaboração de Waldemar Willms, filho).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1989 — A Rádio Difusora do Paraná AM realiza seu tradicional baile com "Os Destaques do Ano", em comemoração do 23º aniversário da emissora AM e 1º ano da emissora FM.
Durante o evento são premiados as empresas e profissionais liberais do ano, previamente selecionados por uma comissão julgadora: a) agroindústria: Frigorífico Ceval; b) agropecuarista: Armindo Bellé; construção civil: Eclusa (de propriedade dos engenheiros Vitor Giacobbo e Albert Lamb; c) veterinário: Rudy Herzog; d) indústria cerâmica: Cerâmica Stein, do distrito rondonense de Entre Rios; e) relojoaria: Relojoaria Scherer ; f) comércio de calçados: Luft Calçados; g) venda de eletrodomésticos: Casa Sérgio (de Nelto Leopoldo Schneider); h) metalúrgica: Metalúrgica Reschke (de Reinart Reschke); i) restaurante: Café Colonial; j) despachante de trânsito: Sinal Verde); e l) indústria de móveis: Móveis Girassol (do casal Brunilde e Eno Thessing.
O baile é realizado no Clube Concórdia (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 13.11.1989, p. 151 e ed. 18.11.1989, p. 187. Programas de Rádio).
___________________________________
1997 — Falece a pioneira rondonense Erna (nascida Schwingel) Ritter, nascida em Estrela, Rio Grande do Sul. Ainda criança veio de mudança com seus pais para o município de Piratuba, Santa Catarina. Era filha de Frederico e Catarina Carolina Schwingel.
Casou-se com Ivo Ritter, em 02 de junho de 1934, na cidade de Marcelino Ramos (RS).
O casal, junto com filhos Walter Edgar, Plínio, Arno Ervino, Anselmo Frederico e Irmgarth Ivone, mudou-se para Marechal Cândido Rondon no ano de 1962. No ano seguinte, no dia 15 de maio, faleceu Ivo Ritter, vítima de acidente de trabalho quando trabalhava numa rede eletrica (mensagem recebida de Clélia Regina Ritter, via Facebook, em 17.08.2016). -- FOTO 16 --
___________________________________
2010 — Recebe o título de cidadão honorário de Marechal Cândido Cândido Rondon, o maestro Jacob Brescianini, em sessão solene da Câmara Municipal. A proposição da concessão do título de cidadania honorária foi do então vereador Albenice Pinto de Souza (fonte: O Presente). -- FOTO 17 --
___________________________________
2011 — Acontece na sede social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), o Seminário Anual de Piscicultura Copagril 2011. -- FOTOS 18, 19 e 20 --
Sobre o evento, a Copagril em nota à imprensa, destacou:
"O evento que reuniu aproximadamente 80 produtores de peixes na tarde de 17 de novembro na Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) teve em sua programação além da explanação realizada pelo presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, abordando sobre as perspectivas de futuro para a atividade na cooperativa, palestras técnicas e premiação dos melhores produtores em índices zootécnicos.
Com objetivo de orientar os produtores ajudando a identificar e prevenir problemas que resultem em perda de produtividade foram realizadas duas palestras técnicas sobre: Amônia Tóxica e Transparência da Água com o Professor Dr. Robie Allan Bombardelli, graduado em engenharia de pesca, mestrado e doutorado em produção animal com ênfase em Piscicultura e Oxigênio Dissolvido com o Médico Veterinário da Emater - PR Gelson Hein".
No encontro são premiados os associados destaques na área da pisicultura e a premiação acontece na categoria Conversão Alimentar:
1º Lugar: Cezar Luiz Steinbach, de Nova Santa Rosa;
2º Lugar: Mario Luzani, de São Clemente (município de Santa Helena;
3º Lugar: Samuel Mathias Schulz, de Nova Santa Rosa.
___________________________________
2014 — Chega em Marechal Cândido Rondon e permanece até o dia 21 de novembro, o acadêmico de História, o estadunidense Jacob (Jake) Blanc, da Universidade de Wisconsin, para pesquisas referente a sua tese de doutorado sobre a Itaipu Nacional.
Na cidade, é assessorado pelo prof. dr. Rinaldo Varussa, do curso de História do campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste (colaboração do acadêmico). -- FOTO 21 --
___________________________________
2015 — A funcionária Roseli Weber, com 31 anos de trabalho no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), é escolhida a Funcionária Padrão 2015 de Marechal Cândido Rondon pela Comissão de Avaliação, integrada por dois representantes do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon, um representante da Comissão Organizadora do prêmio Marechal Rondon 2015 e quatro profissionais da imprensa rondonense (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de novembro de 2015, p. 14 e 15). -- FOTO 22 --
___________________________________
2016 — Acontece no salão social da Churrascaria Três Passos, na cidade de Marechal Cândido Rondon, no período vespertino, evento comemorativo ao aniversário de 25 anos do jornal O Presente (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de novembro de 2016,, p. 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18).
___________________________________
2017 — O jornal O Presente noticia que o prefeito Marcio Andrei Rauber sancionou a lei nº 4.979/2017, que concede aos rondonenses doadores de sangue, o direito a pagar meia-entrada em todos os eventos artísticos, turísticos, culturais e esportivos realizados em Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2017, p.10).
___________________________________
2017 — Com o título "Gelotecas" incentivam a leitura de estudantes no distrito rondonense de Novo Horizonte", o jornal O Presente noticia sobre o uso de geladeiras imprestáveis que são transformadas em "mini-bibliotecas", como instrumentos de estímulo aos alunos à leitura (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2017, p. 33).
___________________________________
2017 — O jornal O Presente informa que o Grupo de Escoteiros 25 de Julho começou o projeto de readequação ambientalmente correta da Sanga Borboleta, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2017, p. 34).
____________________________________
2017 — O tenista rondonense Thiago Seyboth Wild recebe convite oficial (wild card) para disputar a chave principal do Torneio Internacional Challenger de Tênis (Ano 2) Rio Tênis Classic, de 20 a 26 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, no bairro Ipanema (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2017, p. 36). -- FOTO 23 --
___________________________________
2018 — Acontece no Centro Cultural Armindo Back, na cidade de Entre Rios do Oeste, o espetáculo comemorativo aos 15 anos do Coral Villa Lobos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de novembro de 2018, p. 12).
___________________________________
2018 — Como parte da agenda programática de eventos alusiva ao 50º aniversário de fundação da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), diretoria, associados e colaboradores realizam o plantio de sete mil mudas de árvores.
Na 1ª etapa, 1.700 são plantadas nas nascentes do corrégo Matilde Cuê, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, nas proximidades do Parque da Lazer Rodolfo Rieger (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 23 de novembro de 2018, p. 17).
___________________________________
2019 — É realizada na cidade de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul, o 1º Mundo Novo Ride – MTB Marathon.
A prova acontece nas modalidades Pro (60 Km), Sport (40 Km) e Turismo (20 Km). A cidade de Marechal Cândido Rondon participa com representantes da Associação Rondonense de Ciclismo (ARC): Marcelo Konzen, vice-campeão da Pro Master B1; Rosângela Schmitz, 6º lugar na Pro Elite; Suzana Konzen, 7º lugar na Sport Master B1; e Elio Wailand, 11º lugar na Pro Master B2 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de novembro de 2019, p. 37). -- FOTO 24 --
___________________________________
2020 — Em matérias noticiosas sobre as eleições municipais em Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Maripá, Nova Santa Rosa, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, o jornal rondonense O Presente detalha informações sobre o pleito em cada município, sobre as pretensas ações que os eleitos e reeleitos pensam levar a cabo, como também a lista nominativa dos vereadores eleitos e mais votados (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de novembro de 2020, p. 11, 12, 14, 15, 16 e 17). -- FOTOS 25, 26, 27, 28 e 29 --
___________________________________
2020 — O jornal rondonense O Presente, em charge¹ produzida pelo chargista Adão Meira, satiriza a derrota dos candidatos oposicionistas a prefeito em Marechal Cândido Rondon, na eleição de 15 de novembro. (in: Marechal Cândido Rondon: 17 de novembro de 2020). -- FOTO 30 --
¹ A publicação da caricatura ganhou protestos de simpatizantes da oposição, de modo principal de simpatizantes da esquerda, com comentários no Facebook (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — A quarta-feira é de tempo seco na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), com nebulosidade dispera. Ventos fracos do quandrante Sul, persistentes até as primeiras horas da noite. Amplitude térmica entre 23 e 33 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Quinta-feira de tempo estável em toda a Região Sul, Mato Grosso do Sul e Leste da República do Paraguai, com sol pleno. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Temperaturas entre 17 e 25 graus (nota do pesquisador).
Em alguns pontos do sul do Brasil, nas grandes altitudes, ocorrem geadas (Inmet).
_________________________________________
2023 — É sexta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon temperatura de 28 graus, nebulosidade tipificada como altocumulus e forte presença de névoa de fumaça, esta procedente da região do Mato Grosso do Sul, em especial do Pantanal.
Fortes incêndios, devido a prolongada seca, queimam a vegetação da região pantaneira.
Os ventos do quadrante Nordeste, fracos, desde o começo do dia, persistem até o começo do final do dia. A temperatura máxima do dia atinge os 38° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 31 --
___________________________________
2024 — É domingo. O dia amanhece em Marechal Cândido Rondon com céu sem nebulosidade. À tarde, céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada como cirrus. Ventos do quadrante Nordeste, fraco, persistentes até o começo do final da tarde. Temperatura de 23 graus. A máxima do dia atinge os 35° Celsius (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWaether).
Por volta das 15:20 horas e 16:00 horas, respectivamente aviões da empresa espanhola Iberia, cruzam o espaço aéreo da cidade de Marechal Cândido Rondon, a primeira desde Madrid e a segunda de Barcelona, com destino final na capital argentina, Buenos Aires (nota do pesquisador). -- FOTOS 32, 33, 34 e 35 --
____________________________________
COMENTÁRIOS