1954 — Chega de mudança em Quatro Pontes (PR), o casal pioneiro Francisca Regina (nascida Spies) e Adolfo Rukhaber, procedente de 25 de Mayo, província de Misiones, Argentina (...)
Imagem: Acervo Senilda Kerkhofen - FOTO 1 -
Em cima da carga estão Danilo Theisen e Nelson Domingues. De garrafão na mão é Adolfo Rukhaber e atrás na porta da cabina é Guerino Theisen.
Imagem: Acervo Senilda Kerkhofen - FOTO 2 -
Imagem: Acervo History Channel - FOTO 3 -
Imagem: Acervo Cleci Kleemann e Clarice Dahmer - FOTO 4 -
Imagem: Acervo Cleci Kleemann/Clarice Dahmer - FOTO 5 -
Imagem: Acervo Sandra Regner - FOTO 6 -
Imagem: Acervo Sandra Regner - FOTO 7 -
Imagem: Acervo Robson Adalberto Faleiros (Tupã - SP) - FOTO 8 -
Imagem: Acervo Robson Adalberto Faleiros - FOTO 9 -
Imagem: Acervo Robson Faleiros (Tupã - SP) - FOTO 10 --
Imagem: Arquivo pessoal - FOTO 11 -
* Mora atualmente (20.11.2020) em Barreiras, Bahia.
*Reside em Goiânia (18.11.2020).
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 12 -
Imagem: Arquivo Miguel Fernandes Reichert - FOTO 13 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 14 -
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 15 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 16 -
Imagem: Acervo pessoal/Facebook - FOTO 17 -
Imagem: Acervo Governo do Estado - FOTO 18 -
Image: Acervo O Presente - FOTO 19 -
Imagem: Acervo Comunicação da cooperativa de crédito - FOTO 20 -
Imagem: Acervo Comunicação Sicredi Aliança PR/SP - FOTO 21 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 22 -
Clair Zoia, Cezar Warken, André Maica e Luiz Winter. Agachados: Marcos Sauer(Kinho), Claudemir Winter (Miquim), Douglas Rusch e Lucas Sauer.
Imagem Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 23 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 24 -
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 25 -
Imagem: Acervo e crédito O Presente - FOTO 27 -
1954 — Chega de mudança em Quatro Pontes (PR), o casal pioneiro¹ Francisca Regina (nascida Spies) e Adolfo Rukhaber, procedente de 25 de Mayo, província de Misiones, Argentina. O casal formou família com o nascimento dos filhos Pedro Nilso², Senilda Irene³ e Amanda Erica⁴.
Adolfo Rukhaber tinha vindo para a cidade de Toledo (PR), no ano anterior, acompanhando um primo de mudança para aquela cidade. O pioneiro não gostou da geografia da região de Toledo e de outras áreas próximas. Quando é lhe mostrado as terras de Quatro Pontes, logo se fascina por elas por sua planura e adquire uma propriedade alí.
Após a compra de terras, Adolfo retorna à Argentina e vende tudo o que possuía, ficando somente com o vestuário da família e uma porção de talheres necessárias durante a mudança para o Paraná para fazer e servir as refeições.
Ainda em Misiones compra um pequeno caminhão Chevrolet ano 54 e inicia o trajeto até Quatro Pontes, com passagem e uma pequena parada em Cândido Godói (RS) para visita aos parentes. Retoma a viagem ao Oeste do Paraná a partir de Palmeira das Missões. Após seis semanas de estradas, com muitas paradas em virtude de chuvas, o casal pioneiro e filhas chegam em Quatro Pontes. -- FOTOS 1 e 2 --
¹ Casaram-se em Cândido Godói, em 05 de junho de 1946. Ela filha do casal Thecla (nascida Acker) e Pedro Spies; e ele filho de Maria (nascida Schneider) e José Rukhaber.
² Faleceu criança vítima de difteria, na cidade de Cândido Godoi, onde seus pais tinham ido buscar socorro médico que não tinha em 25 de Mayo.
³ Nasceu em Cândido Godoi no dia 24 de junho de 1948, na semana em que faleceu o irmão Pedro Nilso. Casou-se em Quatro Pontes com Rubi Leopoldo Kerkhofen³·¹, na matriz Católica Nossa Senhora da Glória, em 18 de setembro de 1971, em celebração religiosa presidida pelo padre Conrado Berwig que susbtituia o vigário Aloísio Baumeister SVD que estava de férias.
³·¹ Nasceu em 17 de janeiro de 1950, filho de Olintina Teolina (nascida Leindecker) e Ernesto Miguel Kerkhoven. Os pais vieram da mundaça de Boca da Picada, fica entre os municípios de Santa Rosa e Giruá (RS), para Corbélia (PR), em em 8 de outubro de 1960.
⁴ É nascida em 25 de Mayo, Misiones, em 30 de abril de 1949. Contraiu matrimônio em Quatro Pontes com Arno Kliemann na mesma matriz católica Nossa Senhora da Glória, em cerimônia presidida pelo padre Aloísio Baumeister.
___________________________________
1954 — Pela declaração nº 1386, Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclama a Declaração dos Direitos da Criança e estabelece a data como Dia Mundial da Criança.
O documento da ONU ratifica o que já tinha sido aprovado na Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança, realizada em Genebra, Suíça, em 1º de junho de 1925 e que adotou a data como Dia Internacional da Criança¹. -- FOTO 3 --
¹ No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de Outubro, data fixada Decreto Presidencial nº.4867, assinado pelo 12º Presidente da República Arthur Bernardes (1875-1955), idealizado pelo político carioca, o médico Galdino do Valle Fialho (1879-1961).
___________________________________
1961 — Acontece a instalação do município de Matelândia¹ (PR), desmembrando de Medianeira (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 262).
¹ O nome do município foi dado em homenagem ao colonizador Miguel Matte (nota do pesquisador).
___________________________________
1966 — Falece, vítima de acidente com um micro-trator Tobatta, o pioneiro rondonense Ervino Finger. Foi um dos primeiros mestres-carpinteiros de Marechal Cândido Rondon. A maioria das primeiras residências na então vila de General Rondon foram construídas por ele; como também o Hotel Avenida, o primeiro da cidade, e as instalações do Empório Toledo, filial 1.
Era natural de José Bonifácio, distrito de Erechim (RS), nascido em 01 de março de 1922, filho do casal Rosina (nascida Imig) e Henrique Alfredo Finger.
Ervino Finger era casada com Eli Witeck com quem constituiu família com o nascimento dos filhos Cleci, Emídio Venâncio e Clarice Terezinha.
O óbito foi assentado no Registro Civil de Marechal Cândido Rondon, no Livro C-2, fls. 159, termo 758 (nota do pesquisador). -- FOTOS 4 e 5 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1966 — No programa "Bom dia, Trabalhador" apresentado pelo comunicado Ilário Kehl¹ (Alemão Louco), na Rádio Difusora Rondon, agora Rádio Difusora do Paraná AM, acontece a primeira apresentação pública, em emissora de rádio, da dupla rondonense Nenito e Nenê (os irmãos Antônio Costa Rosa e João Costa Rosa), de música sertaneja, num programa de rádio.
Antes a dupla já tinha se apresentado e encantado o público e autoridades presentes na inauguração da emissora, no dia 19 de novembro.
Idealizado pelo Nenê, a dupla meses depois teve o seu próprio programa sertanejo, diariamente, na emissora, o "Boa Noite, Sertão", a partir das 20 horas. A dupla se desfez em março de 1984 e Nenito passa a residir em Balneário Camboriú (colaborou Sandra Regner). -- FOTOS 6 e 7 --
¹ Faleceu em 13 de agosto de 2009 (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — É destruída por incêndio a marcenaria¹ dos irmãos Plínio Nestor e Walter Ritter, localizada à Rua Espírito Santo esquina com a Rua 31 de Março, à direita, no sentido oeste-leste. O empreendimento voltou a funcionar três meses depois com apoio da comunidade rondonense (Rádio Difusora Rondon AM. Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon : vol. 15, de 18.02.1972 a 17.07.1972. Progrma de Rádio).
¹ Este estabelecimento hoje (20.11.2018) não mais existe. No terreno agora existe um núcleo de residência com várias moradias (nota do pesquisador).
___________________________________
1973 — É inaugurada a agência do Banco Bradesco em Marechal Cândido Rondon. O gerente da agência do banco, na cidade de Santa Cruz do Monte Castelo (PR), Durval Garcia, representa a direção do Bradesco nos atos inaugurais.
A benção da nova unidade bancária é oficiada pelo padre Antonio Darius SVD, pároco da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus. Como gerente da nova unidade do Bradesco assume Domingos Faleiros de Pádua¹. A primeira conta aberta com depósito é feita pela Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda. (COPAGRIL), agora Cooperativa Agroindustrial Copagril.
O primeiro grupo de funcionários da agência, além do gerente Domingos Faleiros de Pádua, tem Vandir Nicoli, como contador; Ihor Sauchuck, como chefe de serviços; e mais os funcionários Lauro Schuck, Liane Raaber, Luiz Carlos Lirio, Nelio Ivo Hoerlle, Silvia Jussara Kempa, Vilson Heudyt, Eraldo Fernandes da Silva e Dácio Mertins (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 17.11.1973, p. 203 e ed. 20.11.1973, p. 213. Programa de Rádio). -- FOTOS 8, 9, 10, 11 e 12 --
¹ É falecido na cidade Tupã (SP), em 24 de março de 2014 (informação de Robson Adalberto Faleiros, filho).
___________________________________
1973 — É instalada a agência do Bradesco na cidade de Toledo (PR). Assume como primeiro gerente Élio Rodela (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo; GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 262).
___________________________________
1974 — É fundada na cidade de Palotina (PR) a Cooperativa de Eletrificação Rural de Palotina (CERPA) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 200, p. 262).
___________________________________
1976 — Ocorre o encerramento do III Festival da Canção do Centro Cívico Escolar Rui Barbosa que iniciou no dia 18 de novembro. Foram vencedores do festival:
Categoria “interpretação”:
1º lugar: o argentino Osvaldo Renê Barreto com a música “Canción para todos; 2º lugar: Valdick dos Santos com “Porque te amo”; 3º lugar: Egon Weind com “Django”; 4º lugar: Carmen Weind com “Não vá”; e 5º lugar : Vera Lúcia da Silva com “Se eu fosse você”.
Categoria composição:
1º lugar: Jorge Tomás da Silva (Jorge Café) com “É Primavera”; 2º lugar: André Neto (organista do grupo musical Excelsior) com “A nêga que fez treze pontos”; 3º lugar: Endo Pio Monterro com “Entre Nós”; 4º lugar: Clarice e Eredi com “Noites Sentidas”; e 5º lugar: Angela Wanderlinde com “Tempo de Infância”, de autoria de seu irmão Tarcísio Wanderlinde.
___________________________________
1983 — Acontece a posse festiva de D. Lucio Ignácio Baumgaertner¹, como terceiro bispo da diocese de Toledo. Em 1995 foi designado como arcebispo metropolitano de Cascavel (PR).N
Nascido em 02 de setembro de 1931, em Farroupilha (RS), é ordenado sacerdote em 1 de dezembro de 1957, aos 26 anos.
Sua nomeação ao cargo de arcebispo metropolitano de Cascavel ocorreu no dia 27 de dezembro de 1995. A renúncia compulsória do cargo, por idade, de Dom Lúcio ocorre em 31 de dezembro de 2007. -- FOTOS 13 e 14 --
¹ É falecido em 01 de abril de 2023, na cidade de Cascavel (PR), onde era arcebispo emérito da arquidiocese. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Central da cidade paranaense.
___________________________________
1985 — Acontece o primeiro giro mecânico da quarta unidade geradora de energia de 50 Hertz da Itaipu Binacional. No mesmo dia, ocorre a instalação do rotor da 1ª unidade geradora de 60 Hertz ( Rádio Difusora do Paraná. Amanhã será o primeiro giro da quarta turbina de Itaipu. Marechal Cândido Rondon: Panorama, vol. 001, cad. setembro a dezembro de 1985, fls 199. Programa de Rádio).
___________________________________
1985 — Acontece eleição dos novos diretores para os educandários da rede pública de ensino do Estado do Paraná. Em Marechal Cândido Rondon são eleitos: a professora Ilone Cassel com 581 votos contra 370 sufrágios dados para o professor Weçolovis (sobrenome corrigido, grifo nosso). Na Escola Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, é eleita a candidata única, professora Loni Dupont, com 145 votos. Na Escola Estadual Antônio Maximiliano Cerreta também com candidata única, é eleita a professora Schirley Puccioni. Na Escola Estadual Jean Piaget é escolhida a candidata única, professor Bernardete Bonzanini (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 001. cad. setembro a dezembro de 1985, fls. 206. Programa de Rádio).
_______________________________________
1985 — O Lions Club de Marechal Cândido Rondon elege a pioneira rondonense Alice Weirich como a "Personalidade do Ano 1985 (LEDUC, Lincoln. Lions Clube elege Alice Weirich como "Personalidade do Ano". Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias, vol. 128, cad. novembro 1985, ed. 21.11.1985, [s.p.]. Programa de Rádio).
__________________________________________







COMENTÁRIOS