1.946 — Chega ao Brasil a religiosa Christiane Barhorst, da Congregação das Missionárias Servas do Divino Espírito Santo, procedente da Alemanha [ ...]
1808 — É assinado pelo principe-regente Dom João, do Reino de Portugal e Brasil, o decreto¹ que permite a estrangeiros serem proprietários de terra no território brasileiro.
A medida foi decisiva para a ocupação do interior da colônia portuguesa e um século depois para a ocupação (inicialmente por obrageiros argentinos, grifo nosso) do Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 266). -- FOTO 2 --
¹ O referido decreto tem a seguinte redação:
Sendo conveniente ao meu real serviço e ao bem público, aumentar a lavoura e a população, que se acha muito diminuta neste Estado; e por outros motivos que me foram presentes: hei por bem, que aos estrangeiros residentes no Brasil se possam conceder datas de terras por sesmarias pela mesma forma, com que segundo as minhas reais ordens se concedem aos meus vassalos, sem embargos de quaisquer leis ou disposições em contrário. A Mesa do Desembargo do Paço o tenha assim entendido e o faça executar.
Palácio do Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1808.
Com a rubrica do Príncipe Regente Nosso Senhor.
Detalhe: A Lei nº 601¹, de 18 de Setembro de 1850 (mais conhecida como a Lei das Terras), não permitia que estrangeiros ocupassem e obtivessem concessões para exploração ou compra de terras em área de fronteira internacional. A única exceção que a lei previa era no caso do estrangeiro se inscrever como "colonizador" com a proposta de implementar um projeto de colonização em áreas fronteiriças. Somente a Constituição Brasileira de 1891, princípio da República, trouxe novo disposto sobre as terras devolutas localizadas em espaços divisionais com outros países.
A Artigo 64 dessa Lei Fundamental atribuia aos Estados a responsabilidade sobre as terras devolutas, cabendo a União a porção de terras devolutas necessária à defesa das fronteiras, fortificações, construções militares e estradas de ferro federais. Em vista da necessidade de adequar-se ao novo Texto Constitucional, o Governo do Paraná formulou o Decreto-Lei nº 68, em 20 de dezembro de 1892. Este documento definia diretrizes e determinações para o acesso à terra, à regularização fundiária e para a implantação e desenvolvimento de projetos de colonização por empresas nacionais e estrangeiras. O Decreto 1-A, de 08 de abril de1893, do Governo do Paraná, delegou a Secretaria Estadual de Negócios de Obras Públicas e Colonização a competência para cuidar e dispor sobre as terras públicas pertencentes ao Estado (nota do pesquisador).
¹ Foi uma das primeiras leis brasileiras, após a independência do Brasil (1822), a dispor sobre normas do direito agrário brasileiro. Esta lei estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra e abolia, em definitivo, o regime de sesmarias (id.)
___________________________________
1946 — Chega ao Brasil a Irmã Christiane Barhorst, da Congregação das Missionárias Servas do Divino Espírito Santo, procedente da Alemanha. No dia 7 de julho de 1961, a Irmã Christiane assume a direção do então Educandário Sagrado Coração de Jesus, de Quatro Pontes (PR) (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
__________________________________
1948 — Contrariando a predileção do padre pioneiro Antonio Patuí SVD, que queria o nome de Cristo Rei, colonizadores e primeiros moradores decidem pelo nome de Toledo¹ para o povoamento principiante na antiga Fazenda Britânia, objeto de colonização da empresa Maripá
O dirigente Armando Müller, da colonizadora, sugeriu o nome de Brasiléia (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 266). -- FOTO 3 --
¹ É o nome do arroio em cujas margens se formou o núcleo urbano pioneiro (nota do pesquisador).
__________________________________
1953 — Ocorre o primeiro pouso¹ de uma aeronave do então Correio Aéreo Nacional no aeroporto municipal de Toledo, ainda com pista de terra. A linha atendia cidades do Paraná e Mato Grosso (os dois estados) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 266). -- FOTO 4 --
¹ O Memorial instalado no aeroporto de Toledo, assinala que o pouso aconteceu no dia 18 de setembro de 1953. Em publicação do Museu Histórico Willy Barth, no Facebook, em 23 de novembro de 2022, anota a mesma data do pouso (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1960 — É adquirido o sino para a igreja católica da atua sede distrital rondonense de Margarida, com a colaboração financeira da Igreja Evangélica Luterana local (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — O fórum de Marechal Cândido Rondon recebe a visita correcional da corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Joaquim de Oliveira Sobrinho (nota do pesquisador).
___________________________________
1973 — É inaugurada a então Escola Municipal Borges de Medeiros, na Linha Feliz, no então distrito rondonense de Entre Rios¹ (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 27.09.83 a 04.03.74, ed. 26.11.1983, p. 237)
___________________________________
1973 — A Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, realiza sua festa anual, denominada Festa do Trigo¹ (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 26.11.1973, p. 235).
¹ Com o escasseamento da cultura do trigo na região, anos depois, a denominção do evento foi suprimido (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — Começam os trabalhos de escavações do Canal de Desvio para desviar o Rio Paraná de seu leito original, para permitir a construção da barragem principal da usina de Itaipu.
Foram retirados 55 milhões de metros cúbicos de terra e rocha para escavar o canal de 2 km de comprimento, 150 metros de largura e 90 metros de profundidade. Para conter as águas do Rio Paraná, foram levantadas duas ensecadeiras com 18 metros de altura. Três anos depois, as obras do canal estavam concluídas (colaborou Waldir Gugliemi Salvan - Santa Terezinha de Itaipu). -- FOTO 5 e 6 --
___________________________________
1977 — Durante a inauguração das novas instalações da Telepar, na cidade de Cascavel (PR), o ministro das Comunicações, coronel Euclides Quandt de Oliveira (1919-2013), junto com o governador Jayme Canet Junior (1925-2016) e mais o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Almiro Bauermann, inauguram os monocanais de telefonia dos então distritos de rondonenses de Mercedes e Entre Rios (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano 1, nº 19, ed. 30 de novembro a 07 de dezembro de 1977, p.7). -- FOTO 7 --
___________________________________
1977 — É inaugurado na então sede distrital rondonense de Mercedes, o Mercado Groff, de propriedade de Luiz Groff e família (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano 1, nº 19, ed. 30 de novembro a 7 de dezembro de 1977, p 12 e nº 20, ed. 8 a 16 de dezembro de 1977, p. 9). -- FOTOS 8 e 9 --
___________________________________
1988 — Começa na cidade de Toledo (PR) e vai até o dia seguinte, a 1ª Jornada Odontológica com a estimativa de participação de cerca de 100 profissionais, considerando que o Oeste do Paraná tem um contingente de aproximadamente 700 cirurgiões- dentistas.
As palestras sobre restauração e prótexe fixa e metalo-cerâmica foram proferidas por professores da Universidade de São Paulo. O simpósio aconteceu no Olinda Park Hotel ( LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad, novembro e dezembro 1988, fls. 63).
_________________________________
1988 — Falece o toledano Carlos Friedrich, genitor do ex-deputado estadual e ex-deputafo federal, Nelton Friedrich, aos 72 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Toledo (PR) (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad.novembro e dezembro 88, fls. 75).
___________________________________
1989 — Acontece em assembleia geral, por convocação da comissão provisória, a eleição da primeira diretoria da Associação dos Criadores de Gado Leiteiro de Marechal Cândido Rondon. Houve a inscrição de uma única chapa, eleita por aclamação: Presidente: Adelci Bellé, vice-presidente: João Colling; secretário: Jorge Zeuckner; e tesoureiro: Wilson Herpich (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 23.11.1989, p.241).
___________________________________
2004 — São "retomadas as obras da BR-163¹, entre Toledo e Quatro Pontes, paralisas há 2 anos. Restam terraplanagem de 6 km e asfaltamento de 10 km. A nova rodovia reduz em 12 km a distância entre as 2 cidades, além de ser ligação entre Sul e Centro-Oeste do País e canal de escoamento da produção agroindustrial ao Porto de Paranaguá" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009: 266).
¹ Na década de 2010, o trecho rodoviário começa a ser duplicado com extensão até a cidade de Marechal Cândido Rondon. As obras de duplicação concluídas (nota do pesquisador).
___________________________________
2007 — O religioso toledano, D. Odilo Scherer, arcebispo da cidade São Paulo, de família pioneira da localidade de Dois Irmãos, do município paranaense de Toledo, recebe das mãos do Papa Bento 16, em solenidade no Vaticano, título de cardeal (nota do pesquisador).
___________________________________
2016 — Acontece no espaço do Café Colonial, em Marechal Cândido Rondon, no Parque de Exposições Álvaro Dias, às 20 horas, o Encontro Anual dos Produtores de Leite 2016. (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de novembro de 2016, p. 34).
___________________________________
2016 — O jornal O Presente destaca em reportagem especial o trabalho artístico do rondonense Sérgio Milton Munaretto, com produção de dezenas de obras encomendadas de diversas regiões brasileiras e do exterior (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25 de novembro de 2016, p. 14 e 15). -- FOTO 10 --
___________________________________
2016 — O jornal O Presente publica matéria especial sobre a passagem do 50º aniversário de fundação da Rádio Difusora AM (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 25 de novembro de 2016, p. 18 e 19).
___________________________________
2016 — Acontece na cidade de Entre Rios do Oeste a entrega do titulo de cidadania honorária ao deputado estadual Elio Lino Rusch, aos entrerrienses Armindo Kamphorst, médico Enrique Genaro Humerez Soria, ex-prefeito João Natálio Stein, ex-prefeito Lauro Rohde, Lucia Araci Zarth e professor Paulo Vogt (nota do pesquisador).
___________________________________
2017 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril é agraciada com três prêmios na 21ª edição do Prêmio Marechal que aconteceu no centro de eventos do Parque de Exposições de Marechal Cândido Rondon.
A cooperativa é laureada nas categorias de comércio de combustíveis, com o Posto Copagril; na categoria de comércio de insumos agrícolas com a Loja Agropecuária; e na categoria Supermercados pela excelência nos serviços ofertados em seus dois supermercados localizados na sede municipal de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 11 --
___________________________________
2017 — A funcionária da Copagril, Carolina Silva Wendland, classificada entre as finalistas do FestivaL de Música FIEP 2017, categoria música regional, se apresenta no Teatro do SESI, em Curitiba (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
__________________________________
2018 — É realizada a etapa Pato Bragado (9ª etapa) do 6º Circuito Regional de Cicloturismo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20.11.2018, p. 29). -- FOTO 13 --
___________________________________
2019 — Após reestruturação, é inaugurado o Centro Histórico Cultural Bragadense, junto ao Centro Cultural Arte e Encanto (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de outubro de 2019). -- FOTO 14 --
___________________________________
2020 — Falece o futebolista Diego Armando Maradona, na cidade de Buenos Aires, aos 60 anos, vítima de parada cardiorespiratória. O atleta atuou em 91 jogos pela Seleção Argentina, com a camisa 10, e participou de quatro Copas do Mundo (1982, 1986, 1990 e 1994).
O jogador era um gênio na arte de jogar futebol. Contudo, na vida pessoal teve atitudes e ações polêmicas e controvertidas. -- FOTO 15 --
O jornalista uruguaio Eduardo Galeano (1940 - 2015)), autor de clássicos, como "As Veias Abertas da América Latina", definiu Maradona assim:
“Diego Armando Maradona era venerado não só por seu prodigioso malabarismo, mas também por ser um deus sujo e pecador, o mais humano dos deuses. Qualquer um poderia reconhecer nele uma síntese ambulante de fraquezas humanas, ou pelo menos masculinas: mulherengo, ganancioso, bêbado, trapaceiro, mentiroso, presunçoso, irresponsável. Mas os deuses não se aposentam, por mais humanos que sejam. Ele jamais poderia retornar à multidão anônima de onde veio. A fama, que o salvou da miséria, o fez prisioneiro“.
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
2020 — Falece o pioneiro Ivo Weber, aos 72 anos, vítima de complicações respiratórias decorrente do acometimento pelo coronavírus. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.
Chegou à então vila de General Rondon, em maio de 1951, acompanhando os pais Lídia (nascida Hack) e Oswaldo Weber¹ (Schwarza Weba) e irmãos procedente de mudança do município de Piratuba (SC). Aqui casou com Adelaide Freitag (colaborou Uilson Weber - sobrinho). -- FOTO 16 --
¹ Lídia e Oswaldo Weber foram proprietários do primeiro salão de baile da atual cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2021 — A quinta-feira é marcada com temporais após o meio dia, por volta da 15 horas, em municípios do Oeste do Paraná.
O temporal na cidade de Marechal Cândido Rondon causou quebra de galhos, queda de árvores e rompimento de cabos de distribuição de energia (que afetou cerca de 15 mil unidades consumidores), destelhamento de residências e provocou muita sujeira na cidade com as folhas caídas de árvores e a grande quantidade de frutas de manga¹. A amplitude térmica do dia ficou entre 25 e 36 graus, com ventos do quadrante Norte.
Em Marechal Cândido Rondon, além dos prejuízos enunciados, provocou a queda da antena de irradiação da Rádio Educadora Marechal AM. Na cidade de Pato Bragado, tombou a antena de irradiação da Rádio Comunitária Pato FM (nota do pesquisador). -- FOTOS 17 e 18 --
¹ Muitos moradores da cidade de Marechal Cândido Rondon plantaram a frutífera na calçada de rua, em frente as suas residência, para sombra. No entanto, sem medir as consequências que poderiam advir com a maturação de frutas e queda delas nas calçadas e logradouros. O que provoca um mau aspecto e atrai miríade de moscas. Mesmo o poder colocando a disposição o serviço de coleta de lixo, os moradores não se dão o capricho de ajuntar as frutas caídas para manter higienizadas as calçadas.
___________________________________
2021 — Foi o dia de maior volume de precipitação pluviométrica na cidade de Marechal Cândido Rondon: 12 mm, de um total de 20 mm no mês (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Falece na cidade do México, o ator mexicano Héctor Bonilla (Héctor Bonilla Rebentun), aos 83 anos, em decorrência de câncer renal, após quatro anos de tratamento sem sucesso. Em sua lápide de sepultura pediu para ter a seguinte frase: "O schow acabou, não brinque. Quem viu, viu. Nada está errado".
Héctor Bonilla notabilizou no Brasil em todos os recantos, até no Oeste do Paraná, onde chegava o sinal do Sistema Brasileito de Televisão (SBT), por sua participação no papel principal do clássico episódio "Chaves", lançado em 1979. O público mais cativante em relação ao seriado foram o universo infantil, jovens e, é claro, um bom número de adultos (nota do pesquisador). -- FOTOS 19 e 20 --
___________________________________
2022 — Destaque de imprensa noticia que a expansão industrial e comercial do Oeste do Paraná pode estagnar por falta de mão de obra. "Somente nos próximos dois meses a previsão é de mais de sete mil colocações formais e não há trabalhadores"
A aituação é inversa ao de anos anteriores, quando muitos pretendentes a um posto de trabalho não encontravam colocação. "Um estudo levado ao POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) realizado pela Unioeste e Agências do Trabalhador que atuam nos 50 municípios da regiãoque ao longo deste ano seriam geradas 12 mil vagas e não havia profssionais para preenchê-las. O estudo não só concretizou como revelou mais uma face: onde buscar estes profissionais e como mantê-los no emprego? (Preto no Branco. Cascavel: PB Comunicações Ltda., Ano III, nº 147, ed. 25 de novembro de 2022, p. 1 e 8 - impressão eletrônica).
____________________________________
2022 — A comunicadora cascavelense Olga Bongiovani é agracida com o título "Cidadã Honorária do Oeste do Paraná", pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), em reconhecimento ao protagonismo feminino regional (Revista AMOP. Cascavel: Ano XI, nº 160, p. 21 e 22). -- FOTO 21 --
____________________________________
2022 — O professor universitário rondonense Tarcísio H. Vanderlinde, do campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, reproduz em sua página no Facebook, artigo que anteriormente foi publicado em O Presente Digital,em 22 de novembro de 2022:
DE VOLTA ÀS CAVERNAS DE QUMRAN
De acordo com o professor Willian Foxwell Albrigth (1891-1970), considerado o pai da arqueologia bíblica, os manuscritos encontrados nas cavernas de Qumran constituem o maior achado arqueológico dos tempos modernos.
As descobertas aconteceram em onze cavernas entre os anos de 1947 e 1956. Foram achados pelo menos 941 rolos de pergaminhos. Com base em exames paleográficos e de radiocarbono, os manuscritos foram datados de 250 a. C., a 68 d. C., quando o local foi destruído pelo exército romano.
A “biblioteca de Qumran” é dividida em duas categorias de escritos: rolos bíblicos e não-bíblicos. Os não-bíblicos são classificados em apócrifos, sectários e pseudoepigráficos. Pseudoepigráficos são textos, nos quais, para ver a obra aceita, o autor usa como pseudônimo o nome de algum personagem bíblico. São textos “falsificados”, porém relevantes para estudos.
Os manuscritos confirmam a ancestral Bíblia hebraica utilizada pelos rabinos. Antes das descobertas, a mais antiga Bíblia hebraica completa era o Códice de Leningrado (1008 d. C.), no qual se baseia a maior parte das edições posteriores. O Códice de Alepo e o Manuscrito de Geniza do Cairo são mais antigos, mas encontram-se fragmentados.
Os três livros mais comumente achados em Qumran foram os Salmos, Deuteronômio e Isaías. Os livros continuam sendo frequentemente citados no Novo Testamento, o que revela a perspectiva messiânica dos mesmos. Nenhum dos rolos de Qumran foi escrito para ou por cristãos, mas são importantes para a compreensão do contexto histórico das origens do cristianismo.
Alguns rolos contribuem para entendimentos sobre seitas judaicas, a saber, os fariseus, os saduceus e os essênios. Fariseus e saduceus aparecem nos livros do Novo Testamento e tiveram confrontos teológicos com Jesus. Já os essênios são mais conhecidos pelos escritos do historiador Flávio Josefo.
Documentos sectários como a “Regra da Comunidade” e o “Documento de Damasco”, revelam as doutrinas exclusivas dos essênios. É o caso, por exemplo, da expectativa por dois Messias distintos e seu estilo de vida rigorosamente ascético. O texto denominado “Algumas obras da lei”, é um manifesto que detalha como a interpretação essênia do Pentateuco diferia das interpretações dos fariseus.
Os escritos encontrados aparecem em três idiomas: hebraico, aramaico e grego, e são os únicos manuscritos remanescentes da época do Segundo Templo.
Não é totalmente improvável que Jesus, ou seus discípulos, não tenham consultado alguns destes manuscritos no templo de Jerusalém antes de serem escondidos em Qumran.
[Elaborado com a contribuição de Peter Flint (1951-2016). Flint foi professor especialista em tradução dos Manuscritos de Qumran]. -- FOTO 22 --
COMENTÁRIOS