1957 — Chega de mudança, após quatro dias de viagem, em Marechal Cândido Rondon, o casal Selma e Ernesto Schulz (...).
1950 — Chega à atual cidade de Toledo, o pioneiro Ondy Hélio Niederauer¹, procedente de Porto Alegre, para assumir o cargo de contador da colonizadora Maripá (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo : GFM Gráfica e Editora, 2009. p.248). -- FOTO 2 --
¹ Foi uma pessoa de muitos amigos na cidade de Marechal Cândido Rondon e municípios desmembrados. Por seu vasto conhecimento histórico da região, produziu importante material bibliográfico sobre o processo de colonização da extinta Fazenda Britânia (nota do pesquisador).
___________________________________
1953 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon (PR), na época General Rondon, o casal Ilda (nascida Jacobi) e Carlos Ristau acompanhado dos filhos¹ Hermes, Odi e Ivoni, procedente de Guaramirim (SC).
A família instalou-se em sua propriedade rural adquirida na Linha João Pessoas, atualmente conhecida como local do posto de combustível Trovão Azul, rodovia federal BR-163 (colaborou Joel Lohmann). -- FOTO 3 --
¹No Paraná nasceu mais o filho Alfredo.
Saber mais, clique aqui (item 1938).
_______________________________________
1957 — Chega de mudança, após quatro dias de viagem, em Marechal Cândido Rondon, o casal Selma e Ernesto Schulz, acompanhado dos filhos Ronarte¹ Ilone e Lucidia, procedente da cidade de Santa Rosa (RS), vindo a morar no barracão de moradia provisória da Maripá, localizada na atual Avenida Rio Grande do Sul, no lado inverso do Hotel Avenida (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
¹ Ronarte foi o primeiro funcionário contratado pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon para serviços gerais (nota do pesquisador).
___________________________________
1958 — Começa a ser comercializado na Capital Paranaense, o refrigente "Crush¹". A bebida² logo conquistou o paladar do público paranaense. No começo da década de 2000 desapareceu no mercado brasileiro, exceto no Nordeste. -- FOTO 4 --
Sobre o aparecimento da Crush em Curitiba, o históriador Paulo Roberto Grani publicou o seguinte texto na página "Curitiba em Antigamente", no Facebook, postado em 09 de fevereiro de 2021:
A FÁBRICA DA CRUSH EM CURITIBA
Em 05/11/1958, o jornal Diário do Paraná anunciava em suas páginas a chegada do refrigerante "Crush" em Curitiba, que seria comercializado a partir do dia seguinte, e que já estava em linha de produção em sua fábrica à rua Marquês do Paraná nº 1177, no bairro Portão.
A propaganda citava que a "deliciosa laranjada especial Crush vem engarrafada com todos os requisitos técnicos e de higiene. Esse produto conhecido nu mundo inteiro é feito à base de laranjas brasileiras e outras matérias primas também brasileiras.
O serviço de montagem da maquinaria moderna foi executado por uma turma de operários sob o comando técnico do sr. Graciliano Correa Filho, vindo especialmente de Porto Alegre para assumir os trabalhos de montagem e manutenção das máquinas.
Apesar de ser um trabalho eminentemente técnico e especializado, os operários assimilaram perfeitamente os ensinamentos, e dominam completamente os mais difíceis serviços da produção."
Assim, rapidamente os curitibanos e moradores das cidades circunvizinhas tomaram contato com a deliciosa laranjada que caiu rapidamente no gosto popular.
Seu proprietário, o sr. João Barão, homem experimente no trato empresarial, logo colocou a marca Crush nos melhores estabelecimentos comerciais da cidade, nas escolas, cinemas, bares e nos parques de lazer da cidade.
A laranjada Crush, tornou-se a companheira das festinhas de aniversário, ou daquela reunião de colegas de sala de aula pra fazer a lição de casa ou, ainda, o refrigerante a acompanhar os almoços dos domingos das famílias com mais condição financeira. Não dava pra beber todo dia, mas, quando rolava, era um acontecimento pra deixar saudades.
Poucas semanas depois do lançamento, o Jornal Paraná Desportivo, de 24/12/1958, veiculava propaganda natalina da Crush, com o seguinte chamamento: "Crush do Paraná -santa Catarina S/A, agradece ao distinto público ..., a preferência dada ao seu refrigerante "Crush", desde o seu recente lançamento, oportunidade que aproveita para apresentar-lhes os seus votos de 'Boas Festas de Natal e Próspero Ano Novo' - João B. Montana, Diretor Presidente e João Barão, Diretor Superintendente - Curitiba, Natal de 1958 ..."
O Parque do Lago Azul, no bairro Umbará, foi um dos grandes consumidores da Crush. conforme veremos adiante o depoimento da sra. Angelina Filomela Zonta:
"Certo dia, a família recebeu a visita de um parente, ligado à fábrica de refrigerantes Crush. Abismado com o grande número de visitantes que o local atraía, mesmo com a estrutura defasada, propôs ajudar: “Ele chegou, assim, e disse: meu Deus, toda essa gente. Olha, agora não tem uma bebida aqui, não tem nada pra vender. Vocês não querem que eu dê uma mão? (...) Daí começou a ajudar. Vendiam um caminhão de Crush por domingo. Chegava cheio, vendiam tudo. Eles ficaram dez anos, a Crush ficou lá. Patrocinando, e ela pagava um aluguelzinho para nós”. [...]
O parque não era desfrutado apenas por famílias e amigos que se reuniam para um piquenique de fim de semana. Encontros de empresas e festividades de grupos maiores também encontravam ali o espaço ideal. Por um bom tempo, os funcionários da Crush, no Paraná, ali realizaram confraternizações; diversas outras empresas da cidade faziam o mesmo. Ademir Zonta relata: “No domingo não cabia carro lá dentro [do parque]. A Crush quando estava lá [período em que comercializou bebidas no local] fazia festas. No dia 1º de maio dava almoço para todos os empregados da firma. Então, [os caminhões] vinham desfilando... Era a coisa mais linda! [...] "
¹ Teve origem nos Estados Unidos "concebida por Clayton J. Powell em 1911, quando fechou uma parceria para a criação da empresa Orange Crush Company".
Crush, em inglês, significa: paixão repentina por alguém ou amor fulminante não correspondido (como ela ou ele é meu "crush" (nota do pesquisador).
² A laranjada chegou ao Oeste do Paraná em meados da década de 1960 e logo caiu no gosto do público. Foi amplamente consumida em bailes, festas e encontros futebolísticos, em especial por jovens e mulheres (id.)
___________________________________
1967 — É fundado o Sindicato Rural Patronal de Palotina (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009. p. 248).
___________________________________
1971 — Por nota oficial, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon comunica a população, que a partir daquela data, começa a vigorar o sistema de plantão de farmácias na sede Municipal, iniciando com a Farmácia Filadélfia, então de propriedade de Tharcy Stürmer, e na semana seguinte, a Farmácia Real, e na subseqüente, a Farmácia Globo.
___________________________________
1973 — Acontece a abertura dos Jogos Infantis municipais de Marechal Cândido Rondon, primeira etapa, na sede distrital rondonense de Novo Três Passos, com a participação das escolas municipais do distrito: São João Batista, da sede distrital; Conde D'Eu, Pedro Álvares Cabral, Dr. Vicente Machado, Presidente Dutra, Vasco da Gama, Barão do Rio Branco e Pedro I.
A abertura solene ocorreu com a entoação do Hino Nacional e o hasteamento da Bandeira pelo prefeito municipal Almiro Bauermann, com a presença do subprefeito do distrito, Ãngelo Ragazzan.
A competição é realização da Divisão de Desportos e Lazer da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 27.09.83 a 04.03.74, ed. 26.10.1983, p. 163).
___________________________________
1976 — Acontece baile de chope no extinto Salão Rosseto, na sede distrital rondonense¹ de Margarida, promovido pela extinta União Juvenil Paz e Amor, presidida por Telmo Roque Kuhn (nota do pesquisador).
¹ É gentílico do município de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
1976 — É inaugurada a quadra esportiva do então Grupo Escolar D. Leopoldina, da então sede distrital de Quatro Pontes, com um torneio de futebol de salão. Para escolher a denominação da quadra, os organizadores da festividade decidiram por duas designações: Beira- Rio (nome do estádio do Internacional, de Porto Alegre) ou Olímpico (nome do estádio do Grêmio, na mesma Capital).
Venceria a escolha, o nome com a maior venda de apostas feitas pelos alunos Sérgio Luciano Soder para Beira Rio e Volmir Luiz Dieter para Olímpico. Venceu a designação Olímpico com 2.459 votos derrotando a outra sugestão, Beira Rio, que obteve 2.450 sufrágios.
A solenidade de inauguração teve a presença do prefeito municipal Almiro Bauermann e do então deputado estadual Werner Wanderer. A abertura do portão de acesso à quadra foi feita pela empresa local Auto Posto Saturno, por ofertar a maior quantia monetária no leilão. Durante a festividade também foi inaugurada a iluminação da quadra. A festa inicialmente havia sido marcada para o dia 30 de outubro, mas as chuvas fortes do dia, motivaram a transferência da inauguração festiva (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — Acontece baile no Clube Aliança, animado pelo conjunto “Comunicação”. Promoção: APAE. Finalidade: arrecadar recursos para construção de uma escola especializada (nota do pesquisador)
___________________________________
1986 — O encarte "M. C. Rondon - Especial", do jornal O Paraná, editada na cidade de Cascavel, destaca a carreira esportiva do atleta rondonense de handebol, Eloi Dreher (O Paraná. Cascavel: ed. 06.11.1986: 11). -- FOTO 5 --
___________________________________
2008 — Fotógrafos profissionais relatam que cerca de 40% dos moradores ainda preferem a fotografia análoga em vez da digital. Ao tempo em que o rondonense, bancário aposentado, Donizete Barraviera adianta que tem um acervo de aproximadamente 10 mil fotos da família, "tudo em álbuns numerados por ordem cronológica". E acrescenta "que revela somente cerca de 5% das fotos que faz (...) (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06 de novembro de 2008, p. 11). -- FOTO 6 --
____________________________________
2014 — É inaugurado o Centro de Atendimento Psicossocial “Laços de Amor”, de Marechal Cândido Rondon. Presentes a solenidade: Prefeito Municipal Moacir Froelich, vice-prefeito Silvestre Cóttica, deputado estadual Ademir Bier, a juiza de Direito, sra. Berenice Silveira Nassar, a promotora pública, sra. Roberta Said, e a Secretária Municipal de Saúde, sra. Elveni Turmina (Mari). A sede do centro foi instalada a Rua Piauí, 1645 – Bairro Espigão (nota do pesquisador).
___________________________________
2015 — É assinada no gabinete oficial da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, pelo prefeito municipal Moacir Froelich e o empresário Osvino Ricardi, a escritura pública de aquisição de área de terras de 258,6 mil metros quadrados, próximo da sede da Sociedade Lira, no valor R$ 2.650.650,00, para a instalãção de um novo parque industrial (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07.11.2015, p. 23). -- FOTO 7 --
___________________________________
2017 — Começam¹ no Ginásio de Esportes Ney Braga, os Jogos Infantis de Marechal Cândido Rondon, com a participação de 20 escolas e aproximadamente 3 mil alunos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07.11.2017, p. 28).
¹ O evento é um recomeço dos Jogos depois de vários anos sem realização (nota do pesquisador).
____________________________________
2017 — Três atletas rondonenses de basquete são convocados para integrar a seleção paranaense sub-15. Das meninas, foram convocadas Bianca Flores Storti e Leide Munevek. Guilherme Rosso Medin foi o jogador convocado para o time masculino. Os três disputaram pela seleção paranaense o Campeonato Sul Brasileiro, que aconteceu nos dias 09 e 10 de novembro, na cidade de Terra Rica-PR.
Os três atletas são do projeto “Crescendo com o Basquete”, do Colégio Estadual Frentino Sachser, do Bairro Botafogo, em Marechal Cândido Rondon (PR) .O projeto é coordenado pelo professor Marcelo Góes (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
2018 — O jornal O Presente noticia que a equipe do Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, de Marechal Cândido Rondon, ficou com o título de vice-campeã da 18ª Taça Paraná de Voleibol, maior competição interclubes do Brasil (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 06.11.2018, p. 25). -- FOTO 9 --
___________________________________
2018 — O jornal O Presente noticia que a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon passará a transmitir ao vivo, via internet, as reuniões da Comissão de Licitações, conforme prevê a Lei Municipal nº 5.052, de 23 de maio de 2018 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09.11.2018, p. 22).
___________________________________
2018 — O município de Quatro Pontes recebe o Prêmio Comitê Gestor do SEBRAE em reconhecimento à implantação do comitê gestor. A homenagem foi do Comitê Territorial dos Pequenos Negócios do Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16.11.2018, p. 29).
___________________________________
2020 — É realizado o Serminário Anual de Produtores de Suínos da Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, no Pavilhão de Eventos da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus.
O evento contou com duas palestras: a primeira com a médico-veterinário, Loreno Tafarel, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) que falou sobre a Normativa 265 da Adapar, a qual trata sobre as práticas de biosseguridade. A segunda palestra foi do professor Geraldo Alberton, da Universidade Federal do Paraná (campus de Palotina) que tratou sobre o atual cenário do mercado nacional e internacional da carne suína e manejo básico para melhor ganho financeiro com a suinocultura.
O ponto alto do evento foi a premiação dos melhores produtores, nos últimos 12 meses, nas categorias UPL, crescimento e terminação, considerando também a fidelização. A imagem anexa mostra os produtores laureados nas respectivas categorias (LAURETH, Jean Michel. Seminário Anual reuniu mais de 450 produtores de suínos. Marechal Cândido Rondon: Revista Copagril, ed. 113, ano 14, cad. Novembro/Dezembro, p. 14 e 15). -- FOTOS 10 e 11 --
___________________________________
2020 — Começam circular postagens na rede Facebook mostrando a instalação de outdoor de apoio e afeição ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na sede distrital rondonense de São Roque.
Painéis idênticos já tinham sido instalados à Avenida Rio Grande do Sul, um à esquina com a Rua Independência, e outro próximo ao Supermercado II da Copagril (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
2020 — A Picolo Esporte e Notícia, da rede Paraná Mídias, com sede em Marechal Cândido Ronon, promove, às 20 horas, o único debate entre os candidatos a prefeito da cidade nas próximas eleições¹ de 15 de novembro: Luciano Palagano (PSOL), Josoé Pedralli (MDB), Marcio Andrei Rauber (DEM e Lair José Bersch (PDT), trasmitido via Facebook (nota do pesquisador). -- FOTO 13 --
¹ As eleições foram adiadas do dia 04 de outubro por causa da pandemia do coronavírus.
___________________________________
2020 — O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Marechal Cândido Rondon, Roberto Thomé informa que a entidade poderá fechar as portas em 2021, por falta de recursos financeiros.
A escassez se deve a queda das doações, suspensão dos bazares beneficentes¹ de produtos apreendidos pela Receita Federal e a paralização dos pagamentos dos convênios² pelas prefeituras (O Presente. Marechal Cândido Rondon: 06.11.2020, p. 30 e 31). -- FOTO 14 --
¹ Os bazares foram suspensos pela Receita Federal para evitar a aglomeração social como medida profilática para deter a contaminação pelo coranavírus (nota do pesquisador).
² Os municípios suspenderam os pagamentos dos convênios por não prestação de serviços, decorrente da suspensão das aulas presenciais determinada pelo Governo, por causa do COVID-19 (id.)
___________________________________
2021 — O sábado é ensolarado na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Somente ao final, alguma nebulosidade foi registrada ao poente. Amplitude térmica entre 22 e 31 graus, com ventos fracos do quadrante Sul (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Acontece na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), a 6ª Corrida da Reforma¹, projeto idealizado pelas Comunidades Evangélicas Luteranas Martin Luther (IECLB) e Congregação Cristo (IELB) e organizado a cada ano pela Associação dos Corredores de Rua de Marechal Cândido Rondon (ACORRE RONDON) e a secretaria municipal de Esporte e Lazer.
O evento 2022 teve a participação de número expressivos de corredores dos naipes feminino e masculino, nas categorias 4 km, 8 Km e 16 km; Corrida da Reforma Kids; e portadores de Necessidades Especiais da APAE (nota do pesquisador). -- FOTOS 15, 16, 17 e 18 --
¹ Alusivo à Reforma Protestante, protagonizada pelo padre agostiano alemão Martinho Lutero em 1517. A comemoração do movimento é comemorado no município de Marechal Cândido Rondon, como feriado municipal, a cada ano no dia 31 de outubro.
___________________________________
2022 — Domingo de tempo bom em toda região Sul do Brasil, com presença de nebulosidade ocasional e esparsa. Vento do quadrante Nordeste, fraco e um tanto frio, no período matutino. Ao final, vento do quadrante Sudoeste, brisa. Temperaturas entre 18 e 27 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2023 — É segunda-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon sem nebulosidade e temperatura de 15 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa. A temperatura máxima chegou aos 30 graus(aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — Falece a pioneira rondonense Norma (nascida (Koehler) lLvi, aos 87n anos, em decorrência de insuficiência respiratória.
Era natural de Piratuba (SC), nascida em 05 de junho de 1936, filha do casal Olinda Dahmann e Jorge Frederico Alexandre Koehler. Chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon em 18 de agosto de 1954, acompanhandoos pais e irmãos.
Aqui casou-se com Alberto Livi com quem formou família com os nascimento dos filhos Harri, João, Clair e Neri (nota do pesquisador).-- FOTOS 20 e 21 --
Saber mais, clique aqui (item 1954).
__________________________________
2023 — Falece o pioneiro rondonense Otto Kurtz, aos 93 anos, em decorrência de insuficiência cardíaca. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Nasceu em 27 de janeiro de 1930, no município de Getúlio Vargas (RS), filho do casal Elizabeta (nascida Klitzke) e Adolpho Kurtz. Foi casado em 1ªs núpcias com Olinda Sabka (precedeu-lhe na morte em 11 de dezembro de 1977, vítima de acidente de trânsito), com quem formou família com o nascimento do filho Cival; e 2ªs núpcias com Lorena de Oliveira e com ela formou família com o nascimento de Cristina, Cesar e Junior (Pucky, falecido em 01 de dezembro de 2016 ).
Veio de mudança para Marechal Cândido Rondon em 1960, e junto com o cunhado João Sabka, instalou uma autoelétrica. Manteve-se na atividade empresarial até aposentar-se.
Foi uma pessoa muito estimada na cidade de Marechal Cândido Rondon pelo seu constante bom humor e solidariedade, paralelo a sua forte participação na política local (colaborou Cristina de Oliveira, filha). -- FOTO 22 --
___________________________________
COMENTÁRIOS