1963 — Ocorre a comemoração festiva do assentamento da pedra fundamental da construção do Escola Cristo-Rei [...]
1541 — O espanhol D. Alvaro Nuñes Cabeza de Vacca, vindo do litoral catarinense, descobre as cataratas do Iguaçu a caminho de Assunção, denominando-as de Santa Maria. A chegada à atual capital paraguaia seu deu à 11 de março de 1542 (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná: via meio eletrônico (e-mail), em 29.11.2020). -- FOTO 2 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1822 — O Princípe D. Pedro é coroado como o 1ºImperador do Brasil, com o título de D. Pedro I, em evento religioso na Capela do Paço Imperial, na cidade do Rio de Janeiro. -- FOTO 3 --
Durante seu Reinado, Dom Pedro I adotou a simbologia cerimonial napoleônica. Apesar de emular a imagem de Napoleão, um usurpador da dinastia dos Bourbons da França, a simbologia Imperial tratava-se, na sagração de D. Pedro, de tentar sustentar a aclamação de um monarca legítimo, dando um duplo sentido à evocação de legitimidade.
Em sua simbologia a Monarquia Brasileira rompeu com a tradição católica dos Braganças de Portugal de coroar Nossa Senhora da Conceição como padroeira do Reino. Desde 1646 os Monarcas portugueses não usavam a coroa, pois o rei D. João IV colocou a coroa na imagem de Nossa Senhora da Conceição, em 1646, como agradecimento por ter recuperado a independência de Portugal em relação a Espanha. Assim, Nossa Senhora da Conceição é rainha de Portugal e, por esta razão, mais nenhum rei ou rainha usaram coroa na cabeça, nem podem usar. Este privilégio era apenas da Nossa Senhora da Conceição.
Os diversos retratos de Dom Pedro I apresentavam certa ruptura em comparação à figura do pai, em especial, o uso de dois elementos sempre presentes em seus retratos: as botas e o manto. As botas de cavalaria, itens tão destoantes do traje real, transmitem a imagem de um jovem forte que “viaja por suas terras e conhece o seu povo”. O poncho, similar aos usados pelos povos gaúchos e paulistas, bordado em ouro com as insígnias brasileiras e forrado de seda amarela para amenizar o calor, além da mozeta feita com plumas de tucano, são elementos que demonstram a busca por uma brasilidade na construção de sua imagem.
No dia de sua coroação, Pedro I mandou que fosse criada a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul, a qual foi inspirada pelos símbolos franceses. A ordem concedeu condecorações a brasileiros e estrangeiros que tinham relevância política no país, até então
A cena pintada por Debret é também descrita por ele em palavras com vívidos detalhes:
A vista foi desenhada do degrau superior do altar-mor, olhando para o lado da entrada da igreja. À direita do quadro, D. Pedro, em grande uniforme imperial, com a coroa à cabeça e o cetro na mão, acha-se sentado no trono, recebendo o juramento de fidelidade prestado em nome do povo pelo presidente do Senado da Câmara Municipal do Rio de Janeiro,
Lúcio Soares Teixeira de Gouveia. A esquerda do quadro vê-se, de pé, na tribuna da Corte, a Imperatriz Leopoldina com sua filha D. Maria da Glória.
No trono pontificio, à esquerda do Imperador, acha-se sentado o bispo capelão-mor, oficiando com toda solenidade. Os bispos assistentes, de frente para o povo,
estão sentados nas extremidades do degrau superior do altar-mor. À direita do trono, e na ponta inferior desse lado, vê-se, de pé e de espada na mão, o condestável Marques de São João da Palma.
Um pouco detrás, a seu lado, acha-se o capitão da guarda dos archeiros, o marques de Cantagalo. Do mesmo lado, mais abaixo,
ao pé do trono, acham-se o camareiro-mor, o marqués de São João Marcos, o camarista de serviço, D. Francisco da Costa Sousa Macedo, e o reposteiro-mor Luís Saldanha da Gama. No mesmo plano, à entrada do coro, vê-se o mestre-sala marqués de Santo Amaro. No segundo plano à esquerda, ao pé do trono e dos degraus do altar, estão colocados o ministro da Justiça, marqués de Praia Grande, com a formula do juramento na mão, e José Bonifácio de Andrada e Silva, primeiro fidalgo da Corte, cujas insígnias segura. No mesmo plano, mais para a esquerda, acha-se o primeiro-esmoler, Frei Severino de Santo Antônio, e junto dele o diretor de estudos, de SS. AA. II. e RR. Frei Antônio de Arrábida, mais tarde bispo de Anemoria. No terceiro plano, desse lado em frente do trono, encontra-se o alferes-mor, marqués de Itanhaém, segurando a bandeira imperial desfraldada.
Atrás, um pouco mais para a esquerda, ve-se o capelão-mor dos exércitos, Abade Boiret, acompanhado de outras pessoas de importância. O quarto plano é formado pelos assentos ocupados pelos monsenhores e cinegos que compõem o clero da Capela Imperial. O maceiro acha-se do lado de fora, perto da porta do coro. Os membros do Senado e seu porta-bandeira encontram-se colocados em fila Assim, a figura de Dom Pedro I, sentado ao trono, recebendo as honrarias de Lúcio Soares Teixeira de Gouveia, então presidente do Senado da Câmara do Rio de Janeiro, que se ajoelha perante ao imperador, recebe um caráter que beira o sagrado. Assim, os meios usados para a composição unem a tradição religiosa com a promissora liderança independente de Portugal (Brazil Imperial; Facebook, em 28.09.2022).
____________________________________
1897 — Grupo de servidores do Governo do Paraná chega à cidade de Foz do Iguaçu com a missão de instalar a Agência Fiscal¹ (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 273).
¹ Toda a região do Oeste do Paraná era abrangida pela coletoria pioneira (nota do pesquisador).
___________________________________
1903 — Acontece nos Estados Unidos a primeira exibição de um filme western¹, também conhecido como bang-bang ou cowboy com o título de "O Grande Roubo do Trem", de Edwin S. Porter, com nove minutos de duração. A partir dessa exibição, esse tipo de filme ganhou gigantesca compatibilidade pública mundo afora, com investimentos milionários em produções e rendendo bilheterias bilionárias. -- FOTO 4 --
¹ Esse gênero cinematográfico teve grande aceitação do público rondonense, regional e nacional. Em especial nas décadas de 1960, 1970 e 1980, em Marechal Cândido Rondon, o público frequenta o Cine Ideal depois Maver, e nas décadas seguintes com os vídeos locados em locadoras (nota do pesquisador).
___________________________________
1919 — Nasce na cidade de Veranópolis (RS), Ernesto Dall'oglio, primeiro prefeito do município de Toledo¹. O pioneiro também foi vereador, deputado estadual e deputado federal (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 273).
¹ O município de Marechal Cândido Rondon foi desmembrado de Toledo, em 1960 (nota do pesquisador).
___________________________________
1954 — É inaugurada a Penitenciária Central do Estado¹, em Piraquara, na região metropolitina de Curitiba (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti.Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, via meio eletrônico (e-mail), em 30.11.2020).
¹ Os condenados pelo Tribunal do Júri da comarca de Marechal Cândido Rondon são encaminhados para cumprir a pena nesta unidade prisional (nota do pesquisador).
___________________________________
1963 — Ocorre a comemoração festiva do assentamento da pedra fundamental¹ da construção do Escola Cristo-Rei, de Marechal Cândido Rondon, com a presença do bispo diocesano D. Armando Cirio e do Prefeito Municipal, sr. Arlindo Alberto Lamb (nota do pesquisador).-- FOTO 1 --
¹ Boa parte das paredes da construção já tinham sido erguidas por ocasião da solenidade referida.
___________________________________
1970 — Falece o rondonense Johann August Klein (imigrante alemão de Stuttgart), aos 75 anos, em decorrência de transtornos psicológicos advindos de sua participação na Primeira Guerra Mundial e estado avançado do Mal de Alzheimer. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) (colaborou Ivete Irani Borth - neta) -- FOTO 5 --
Saber mais, clique aqui (item 1969).
_______________________________________
1972 — Pelo decreto nº 2.877, o Governo do Estado do Paraná institui a Ordem Estadual do Pinheiro¹ "com o fim de galardoar brasileiros e estrangeiros (...)" (nota do pesquisador). -- FOTOS 6 e 7 --
¹ Em 18 de dezembro de 2015, o jornalista rondonense Arno Kunzler foi condecorado pelo galardão no grau de "comendador".
__________________________________
1973 — Pelo Decreto n° 145/73, é nomeado Lauro Ohlweiler para exercer o cargo de Diretor do Departamento de Obras e Viação da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon (PR), com vencimentos inciais de Cr$ 2.000 mensais (A Voz do Oeste. Toledo:A Voz do Oeste Ltda., Ano VI, nº 144, ed. 30 de dezembro de 1973, p. 38 - Encarte Especial).
___________________________________
1988 — Milhares de peixes aparecem mortos no Arroio Peroba, localizado em Esquina Horizonte, no distrito rondonense de Novo Horizonte, em decorrência de contaminação da corrente d'água por agrotóxicos. Animais domésticos também foram afetados pela água intoxicada (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad.novembro e dezembro 88, fls. 96).
__________________________________
1989 — O prefeito municipal Dieter Leonard Seyboth, de Marechal Cândido Rondon, aprova, por decreto, o Orçamento 1990 do município, com base no artigo 122 da Lei Orgânica, em razão da Câmara Municipal não tê-lo aprovado até o prazo final, o dia 30 de novembro. A proposta orçamentária foi enviada à Câmara de Vereadores em 30 de setembro (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 13.12.1989, p. 457).
__________________________________
2014 — É inaugurada a quarta unidade de atendimento da Sicredi Costa Oeste — agora Sicredi Aliança PR/SP, na cidade de Marechal Cândido Rondon, construída no Bairro Vila Gaúcha, Avenida Rio Grande do Sul.
Foi designado para assumir a gerência da agência, o colaborador Maurício Alexandre Spies (O Presente). -- FOTO 8 --
___________________________________
2015 — O jornal O Presente anuncia que a diretoria da Copagril/Sempre Vida/Penalty/Marechal Cândido Rondon contratou o goleiro Deivid Charles de Souza (Deivid), ex-integrante da equipe ADC/Intelli/Orlândia, para integrar o elenco rondonense em 2016 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 1º de dezembro de 2015, p. 28). -- FOTO 9 --
___________________________________
2017 — A Frimesa Cooperativa Central começa testes de abate de suínos em sua unidade frigorífica alugada em Marechal Cândido Rondon, localizada às margens da rodovia federal BR-163 (O Presente.Marechal Cândido Rondon ed.01 de dezembro de 2017, p. 35).
___________________________________
2017 — Acontece a posse do Conselho Diretor 2018 da JCI Marechal Cândido Rondon, no salão de festas do Buffet Três Passos, com a investidura de Luciano Lizzoni como presidente da organização local; Gilson Metz, no Clube do Senado; e Gustavo Andrjewski na presidência da JCI - Juvenil (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 01 de dezembro de 2017, p. 17). -- FOTO 10 --
___________________________________
2017 — Acontece a eleição dos novos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e escolas municipais do município de Marechal Cândido Rondon, para o biênio 2018/2019 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de dezembro de 2017, p. 12). -- FOTO 11 --
___________________________________
2017 — O Núcleo Setorial de Imobiliárias da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), formado por 11 empresas, lança portal conjunto para venda e locação de imóveis.
A proposta do serviço é oferecer com um único site para as pessoas interessadas, um painel de informações sobre a dispsonibilidades imobiliárias na cidade de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
2018 — Falece a pioneira Lori (nascida Wulff) Graff, esposa do pioneiro rondonense Vilton Graff¹, cuja família (pais e irmãos) chegaram de mudança à então vila General Rondon, em 1952, procedente de Erechim (RS).
A falecida é filha do casal pioneiro de Linha Ajuricaba, no atual município de Marechal Cândido Rondon, Ervina (nascida Harnisch) e Reinoldo Roberto Wulff, que chegou de mudança na localidade em 06 de setembro de 1964, procedente de Concórdia (SC). -- FOTO 12 --
¹ Foi por muitos contador do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon até se aposentar. É dedicado historiador e ativo membro da Comunidade Luterana Cristo.junto com a sua família.
___________________________________
2018 — São eleitas as novas diretoras de dois educandários do município de Pato Bragado. Para a Escola Municipal Marechal Deodoro é eleita a professora Marceli Fritzen de Moura; e para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel, a professora Claudete Nienkötter (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07 de dezembro de 2018, p. 25). -- FOTO 13 --
___________________________________
2018 — Começa no município de Nova Santa Rosa, a agenda programática de eventos da 10ª edição do "Natal da Família" (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
__________________________________
2019 — Como vem fazendo sucessivamente a cada Natal, a rondonense Erci (nascida Dahmer) Bortolon se esmera na ornamentação natalina de sua residência. Neste ano, com o uso de energia solar produzida a partir de equipamento fotovoltaico instalado junto a moradia (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2019 — É primeiro domingo de Advento 2019.
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2020 — Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) começa e vai até o dia 03 um webinar¹ sobre mídias digitais voltado para o uso delas como ferramenta para impulsionar as vendas de final de ano, com o instrutor Hector Felipe Cabral (O Presente. Marechal Cândido Rondon; ed. 01.12.2020, p. 16). -- FOTO 16 --
¹ É um um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que geralmente permite a interação da audiência via chat. As principais plataformas de Webinário são Youtube Live, WebinarJam e GoToWebinar. Considerado um eficiente formato de conteúdo, é muito utilizado para geração e qualificação de Leads (são potenciais consumidores que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço e provavelmente querem saber ainda mais, representando uma grande oportunidade de negócio.
___________________________________
2020 — O Presidente Jair Messias Bolsonaro visita pela 4ª vez a cidade de Foz do Iguaçu, desde que tomou posse. Veio para se encontrar com o presidente paraguaio Mario Abdo Benitez para vistoriar o andamento das obras de construção da Ponte da Integração, interligando as cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco, no Paraguai; além de uma reunião bilateral para discutir temas de interesse dos dois países. -- FOTO 17 --
Ver vídeo, clique aqui.
__________________________________
2020 — Os médicos Dr. Eduardo Backes (cardiologista) e Dr. Campos (genecologista e obstetra) começam a atender em sua nova clínica, a Biocore, na cidade Marechal Cândido Rondon, à Rua Cabral (nota do pesquisador). -- FOTOS 18, 19 e 20 --
___________________________________
2021 — Falece o pioneiro e bioquímico rondonense Nelson Paulo Borgmann, aos 54 anos, vítima de infarto do miocárdio. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 21 --
___________________________________
2021 — A quinta-feira é de tempo seco e quente na cidade de Marechal Cândido Rondon, com ventos do quadrante Sul, fracos. O período de estiagem tem amplitude térmica entre 19 e 28 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — O fundador e diretor-presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, da cidade de Toledo (PR), recebe o Prêmio Inova Oeste, como Personalidade Destaque, durante o 2º Link SRI Iguassu Valley - Open Information 2021, realizado na cidade de Medianeira (PR) (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de dezembro de 2021, p. 22). -- FOTO 22 --
___________________________________
2022 — Acontece no município de Guarapuava (PR), no distrito de Entre Rios, no Centro de Eventos da Cooperativa Agroindustrial Agrária, o Encontro Estadual das Cooperativas Paranaenses 2022, com a presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Durante o evento, a Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) homenageou Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, por ser um dos grandes incentivadores do cooperativismo brasileiro.
O show de encerramento foi feito pelo músico Gabriel Sater, filho do artista pantaneiro Almir Sater (MILLÉO FILHO, Samuel Zanello. Celebrando a Cooperação. Curitiba: Paraná Cooperativo, ano 18, nº 206, ed. Nov-Dez/2022, p. 10 a 23). -- FOTO 23 --
_________________________________
2022 — A quinta- feira é de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e região. Apenas o meio dia formação de nuvens de chuvas que deram origem a precipitações pontuais e de baixa intensidade na cidade. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 23 e 32 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É sexta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 25 graus e com céu encoberto parcialmente com formações de nuvens identificadas com cirrus e stratus. À tarde, somente presença de nebulosidade tipo cirrus.Ventos do quadrante Nordeste, brisa. A temperatura máxima do dia chegou aos 35 graus mas com sensação térmica de 38º Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 24 --
___________________________________
2023 — É realizada no Auditório Ecos da Liberdade, na cidade de Marechal Cândido Rondon a formatura de aproximadamente 370 alunos pelo Programa Educacional de Resistências às Drogoas e à Violência (PROERD) (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 30 de novembro de 2023, p. 11).
___________________________________
2023 — Acontece na cidade de Pinhais, no Centro de Convenções Expotrade, na Região Metropolitana de Curitiba, O Encontro Estual de Liíderes Rurais 2023, organizado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). 70% do público presente ao evento foi de mulheres. O encontro foi marcado pelo pronunciamento de vários políticos e autoridades ligadas ao agro paranaense e associativismo ( União em defesa do agro. Boletim Informativo — A Revista do Sistema Faep. Curitiba: ano 38, nº 1601, ed. 06 de dezembro de 2023, p. 6 a 19).
___________________________________
2023 — É realizado na cidade de Maringa, norte do Paraná, o Encontro Estadual das Cooperativas Paranaenses de 2023, evento organziado pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR). O encontro reúne "mais de 1,5 pessoas, entre cooperados e seus familiares, dirigentes e colaboradores do setor, para celebrar conquistas e compartilhar prosperidade" (Conexões cooperativas e Força do cooperativismo paranaense. Paraná Cooperativo. Curitiba: an0 19, nº 216, cad. Deze/2023, p. 15 a 20).
____________________________________
COMENTÁRIOS