1969 — São diplomados os vereadores eleitos nas eleições municipais do dia 30 de novembro.
1919 — Nasce na cidade de Estrela (RS), o pioneiro e primeiro médico da cidade de Marechal Cândido Rondon, Friedrich Rupprecht Seyboth, filho do casal Mary Stella (nascida Ruschel) e Karl Seyboth¹.
Graduou-se e fez doutorado em medicina na Alemanha, para onde se encaminhou a família depois de alguns anos de residência no Brasil. -- FOTOS 2 e 3 --
¹ Era natural da cidade de Munique, Baviera. Veio ao Brasil para trabalhar como mestre-cervejeiro junto a antiga Cervejaria Polar, com sede em Estrela. -- FOTO 4 --
Nessa cidade casou-se com Mary Stella, filha do casal Mathias Ruschel Sobrinho, ambos nascidos no Brasil. Mathias Ruschel Sobrinho é filho do casal Anna Mari ¹·² (nascida Scholler) e Miguel Ruschel¹·² (imigrante alemão), e é neto do casal imigrante alemão Maria (nascida Mayer) e Sebastian Ruschel, naturais da região do Hunsrück, Alemanha.
O casal Sebastian Ruschel¹·³ e filhos chegaram ao Brasil em 17 de novembro de 1846 e se estabeleceram em Feliz (RS), atuando na agricultura e no comércio.
¹·² Anna Maria Scholler, natural da Alemanha, é filha do casal Anna Eva e Mathias Scholler, e casou com Miguel Ruschel em 02 de outubro de 1855, na igreja católica de São José do Hortêncio (RS). São filhos do casal: Nicolao, Pedro, Carolina, Mathias Sobrinho, Catharina, Guilherme, Francisco Xavier e Raymundo Paulino.
¹·³ Foi o maior fornecedor de mudas de videira para os imigrantes italianos na Serra Gaúcha.
Ver mais, clique aqui e aqui.
___________________________________
1961 — Falece a pioneira Leonora (nascida Hörle) Pötker, mãe de Norma (Pötker) Lamb (filha única) e sogra de Arlindo Alberto Lamb, primeiro prefeito eleito de Marechal Cândido Rondon. A falecida foi casada com Frederico Theodoro Guilherme Pötker (informação da família). -- FOTOS 4 e 5 --
* Nas fotos do féretro podemos observar o comportamento social que existia, naquela época, na passagem de um cortejo fúnebre numa via pública, a caminho do cemitério. Um costume que vinha de décadas e hoje não se encontra mais voga. Os transeuntes, caso estivessem de chapéu na cabeça, tiravam-no em respeito ao falecido. As mulheres, se estivessem de guarda-chuva para se proteger do sol, fechavam-no. Os motoristas também paravam seus veículos e o comércio cerrava as portas até o fim da passagem do séquito.
A família do falecido, os homens usavam camisa preta, na maioria das vezes, por um ano; e as mulheres vestido na mesma cor pelo mesmo recorte de tempo. Também não se ia à bailes e festas por idêntico período. Nas colônias italianas, existia o costume da família rezar o terço todas as noites, por um ano.
Se existia algum casamento previamento previsto, que ainda não tinha sido encaminhado em cartório e igreja, ele era transferido até se completar um ano do falecimento. Caso já haviam proclamas e data marcados, o casamento acontecia sem comemoração (nota do pesquisador).
___________________________________
1968 — O Governo Militar baixa o Ato Institucional nº 5 que perdurou até 1978. O dispositivo institucional era um elenco de atribuições de exceção autoconferidas ao Poder Executivo Central.
Como se deu em milhares de legislativos municipais brasileiros, a Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon também aprovou, por voto unânime, manifestação de solidariedade e apoio ao Governo Militar e ao ato institucional baixado (nota do pesquisador). -- FOTOS 6, 7 e 8 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1973 — Pela Lei nº 1.043, é instituído o Código Tributário de Marechal Cândido Rondon (PR) (A Voz do Oeste. Toledo:A Voz do Oeste Ltda., Ano VI, nº 144, ed. 30 de dezembro de 1973, p. 1 - Encarte Especial).
_________________________________
1974 — É inaugurado o então Supermercado Monalisa, de propriedade da Família Dalla Vecchia, onde hoje está instalada a Veterinária Brusque (2023), à Av. Rio Grande do Sul, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — O então Ginásio Cenecista Capitão Heitor Mendes¹, da sede distrital rondonense de Porto Mendes, forma mais uma turma de ginasianos, em solenidade realizada na sede social da Sociedade Esportiva e Cultura Sempre Verde (nota do pesquisador).
¹ Foi o último diretor brasileiro da Cia. Matte Laranjeira. Apesar de todo o seu empenho não conseguiu convencer o Presidente Getúlio Vargas na prorrogração da exploração dos ervais no Mato Grosso do Sul. O que ajudou na gradativa derrocada da empresa.
Era sobrinho do magnata luso-argentino Francisco Mendes Gonçalves, sócio majoritário da Cia. Matte Larangeira e outras empresas com atuação na Argentina, Brasil e Paraguai.
___________________________________
1975 — O então Ginásio Cenecista Carlos Becker, da sede distrital rondonense de Margarida, em solenidade no então salão de bailes de Irmãos Rosseto, formava mais uma turma de ginasianos. Paraninfo: Ari José Hoff. Patrono: Félix Carletto (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — O então Ginásio Cenecista Pio XII, da atual sede municipal de Entre Rios do Oeste, formava mais uma turma de ginasianos, em solenidade no salão de bailes local. Paraninfo: João Natálio Stein. Patrono: Lauro Rohde. Nome de turma: Prof. Rudi Gerhardt (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — O então Ginásio Cenecista Willy Barth, na atual sede municipal de Mercedes, formava mais uma turma de ginasianos, no Pavilhão da Igreja Evangélica local. Nome de turma: Prof. Salvino Vanderlinde. Patrono: Hilário Schaedler. Paraninfo: Benjamin Zenker (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — É sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon, o corpo do jovem Alfeu Joris, que cometeu suicídio se atirando nas então Sete Quedas, no dia 04 de dezembro de 1975 (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — É inaugurada a cancha de bolão, com quatro pistas oficiais, da Sociedade de Cantores Lira, da Linha Horizonte, com a realização de um torneio que se estendeu até o dia 11 de janeiro (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — Casam-se na Igreja da Comunidade Evangélica Martin Luther, os jovens Hilário Datsch e Marlene Adamczyk (nota do pesquisador). -- FOTO 9 --
___________________________________
1975 — É fundada a Cooperativa Central Regional Iguaçu (Cotriguaçu¹), por cooperativas agrícolas do Oeste do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p.285). -- FOTO 10 --
¹ Com sede administrativa na cidade de Cascavel (PR) (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — É criado o Núcleo Regional do Oeste da Associação Paranaense de Suinocultores¹, com sede na cidade de Toledo (PR). Assumiu como primeiro presidente da entidade, o suinocultor Ralf Maas. Em 1978, o núcleo passou a denominar-se de Associação Regional de Suinocultores do Oeste do Paraná (ASSUINOESTE) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p.285). -- FOTO 11 --
¹ Para a formação da entidade, intensa campanha foi realizada junto aos suinocultores para aderirem a idéia de criação da associação, com farta distribuição de publicações junto aos suinocultores. Ao total foram impressos três boletins informativos (nota do pesquisador). -- FOTOS 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 --
___________________________________
1976 — São diplomados os vereadores e suplentes eleitos à Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon na eleição de 15 de novembro. A solenidade foi conduzida pelo juiz eleitoral Dr. José Carlos Lins Santos (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — A aluna Lenir Sander, filha de Arno e Iria Sander, do então Ginásio Cenecista Luiz Ernesto Fleck, da sede distrital rondonense de Iguiporã, vence o concurso “Contribuinte do Futuro” da Receita Federal, para alunos de 4ª e 5ª séries.
A vencedora e seu professor Plínio Kaufmann foram condecorados com medalhas de ouro (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Em virtude da desfiliação do município de Toledo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), cujo prefeito (Duílio Genari) era 1º vice presidente da entidade, o prefeito municipal Almiro Bauermann, de Marechal Cândido Rondon, assume a 1ª vice-presidência da AMOP (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon:, vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
___________________________________
1977 — Acontece na cidade de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, a constituição da Cooperativa Central Agropecuária do Sudoeste (SUDCOOP), formada pelas seguintes cooperativas agropecuárias: Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Ltda. (COASUL), da cidade de São João; Cooperativa Mista de Francisco Beltrão (CONFRABEL), de Francisco Beltrão; Cooperativa Agrícola Mista Duovizinhense (CAMDUL), de Dois Vizinhos e Cooperativa Mista Agropecuária Sabadi (COOPERSABADI), de Barracão.
A formação da cooperativa central aconteceu em solenidade na Câmara Municipal de Francisco Beltrão, durante as festividades do jubileu de prata de emancipação político-administrativa da cidade.
O evento¹ contou com a presença do ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli; do governador do Paraná, Jayme Cante Júnior; e do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Paulo Carneiro Ribeiro
Com o desdobramento intercooperativas, com a enbtrada de novas cooperativas na central e saída de outras, em especial, as fundadoras, a denominação inicial foi alterada para Frimesa Cooperatica Central (D'ALESSANDRO, Elis. Memórias Frimesa: 40 Anos de História 1977-2017. Medianeira (PR): Frimesa, 2017, p. 16 e 17).
¹ Há uma contradição na data de fundação. No livro antes referido, é mencionado a data de 13 de dezembro de 1977, na placa de fundação consta o dia 14 de dezembro de 1977 (D'ALESSANDRO, Elis. Memórias Frimesa: 40 Anos de História 1977-2017. Medianeira (PR): Frimesa, 2017, p. 14 e 15).
___________________________________
1977 — Em sessão solene da Câmara Muniipal de Toledo, no Auditório do Colégio La Salle, o padre Antônio Patuí, primeiro sacerdote da cidade, é homenageado como título de Cidadão Honorário do Município (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p. 285).
___________________________________
1977 — O deputado estadual, o rondonense Werner Wanderer, recebe a Comenda Cavalheiro da Boca Maldita de Curitiba, em evento na Sociedade Juventus (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Indepedente Ltda., Ano 1, nº 23, ed. 21 a 29 de dezembro de 1977, p. 10).
___________________________________
1984 — É inaugurado festivamente o Posto de Serviços Telefônicos, em Vila Curvado, no município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1985 — Após quatro meses de estiagem, chove forte durante a madrugada. A prolongada seca implica na perda da safra de verão. A volta da chuva anima os produtores rurais para ainda plantarem soja da variedade cristalina e milho, desde que nas horas seguintes ocorram mais precipitações pluviométricas.
A Cooperativa Agrícola Mista Rondon (COPAGRIL), agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, confirma que conseguirá sementes suficientes para atender a demanda para o replantio, se este seja possível (Enfim a chuva em Marechal Cândido Rondon. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 001, cad. setembro a dezembro de 1985, fls. 269. Programa de Rádio).
_________________________________________
1988 — O Poder Público Municipal de Toledo (PR) agracia com o título de Cidadão Honorário do município, o diretor-Presidente da Coopagro (a entidade cooperativista não mais existe), Atílio Maróstica; o secretário de Estado dos Transportes do Paraná, Heinz Georg Herwig; e o ex-governador Jaime Canet Junior¹, em solenidade que se deu no centro comercial comunitário da Associação Comercial e Empresarial de Toledo.
No mesmo evento, o escritor Oscar Silva foi agraciado com a Medalha Willy Barth, a segunda maior honraria do município (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad. novembro e dezembro 88, fls. 156 e 162).
¹ Foi representado pelo deputado estadual David Cheriegate.
___________________________________
1989 — A Câmara Junior de Marechal Cândido Rondon anuncia a eleição de sua diretoria para o ano de 1990: Presidente: Elonir José Kochen; vice-presidente: Werner Lange; secretária-geral: Cremilde Andrioli; secretário de Atas: Telmo Schiessel; tesoureiro: Neodi Wiessmann; vice-tesoureiro: Elson Emmel; e Assessor Legal: Vitor Giacobbo (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon. vol. 023, ed. 15.12.1989, p. 501.
___________________________________
1995 — O ex-governador do Paraná, Paulo da Cruz Pimentel (1966-1971), é agraciado com o título de Cidadão Honorário de Toledo (PR), em sessão solene da Câmara Municipal (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
___________________________________
2014 — Acontece a apresentação da Orquestra de Teutônia (RS), no Parque de Lazer Rudolfo Rieger (Lago Municipal), como parte da programação natalina organizada pela Secretaria Municipal de Cultural de Marechal Cândido Rondonn (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
_______________________________
2016 — Em sessão solene, a Câmara Municipal entrega o título de cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon ao professor Leocir Lang, por sua atuação como dirigente do Lions Club (nota do pesquisador).-- FOTO 22 --
_______________________________
2018 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, em sessão solene, no auditório da ACIMACAR, outorga o título de cidadão honorário do município ao professor rondonense Nilson Arlindo Freitag.
A homenagem foi prestada por proposição do vereador Pedro Rauber via projeto de decreto legislativo nº 05/2018. -- FOTO 23 --
Sobre a homenagem prestada, a assessoria da Câmara Municipal emitiu a seguinte nota:
Professor Nilson Freitag recebe título de Cidadão Honorário de Marechal Rondon
O Poder Legislativo Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (13), sessão solene de entrega de título de Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon ao professor Nilson Arlindo Freitag. A homenagem tem como autor o vereador presidente Pedro Rauber.
“A homenagem se justifica pelos relevantes serviços prestados por Nilson Freitag ao município no setor educacional”, afirmou Pedro Rauber no projeto de decreto legislativo 05/2018, que concedeu a honraria e foi aprovado por unanimidade.
Além do presidente da Casa de Leis, prestigiaram o evento os vereadores Nilson Hachmann e Vanderlei Sauer, o prefeito Marcio Rauber, além de outras autoridades, lideranças e convidados do homenageado.
Em seu pronunciamento, Nilson Freitag destacou a importância da educação no desenvolvimento da sociedade. Ele dedicou o título de Cidadão Honorário à esposa Cleide Freitag, que também é professora; aos filhos Marcio, Daniele e Adriana e aos professores rondonenses.
De outra parte, Pedro Rauber e Marcio Rauber destacaram a atuação do professor, que teve uma carreira de mais de 40 anos no setor educacional do município.
O prefeito, ex-aluno de Nilson Freitag, se emocionou ao falar do professor, a quem demonstrou gratidão pelos ensinamentos que recebeu quando estudante. Marcio Rauber, que além de advogado também é professor, citou o homenageado como um dos maiores incentivadores para que ele seguisse carreira no magistério.
Biografia
Nilson Arlindo Freitag é natural de Piratuba (SC), onde nasceu em 21 de maio de 1943, filho de Arceno Edmundo Freitag e Maria Elma Freitag.
No início de 1958 recebeu bolsa de estudos federal, conquistada através de exame classificatório, indo para Marcelino Ramos (RS), onde cursou o ginasial em regime de internato, no Ginásio Sinodal Julio de Castilhos.
De 1962 a 1964 estudou no Colégio Sinodal de São Leopoldo (RS), desta vez com bolsa de estudos da Rede Sinodal, onde concluiu o curso Científico.
Aluno dedicado, foi convidado pela direção do colégio para trabalhar como professor no educandário, de 1965 a 1968. Neste período, cursou Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Leopoldo, hoje denominada Unisinos.
Naquela época, o professor Nilson Arlindo Freitag foi selecionado pelo Colégio Sinodal para ir à cidade alemã de Wuppertal ensinar Língua Portuguesa, costumes e cultura brasileira para pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que vinham atender as comunidades no Brasil.
Paralelamente, o Consulado da Alemanha em Porto Alegre ofereceu uma bolsa de estudos, em 1969, na Escola Superior de Pedagogia de Wuppertal. A contrapartida do governo alemão era de que, retornando ao Brasil, trabalhasse em escola com divulgação da língua e cultura germânica.
Foi assim que, em 1970, ele veio para o Colégio Rui Barbosa, que tinha convênio com a Alemanha. Foi o primeiro professor com formação superior em Matemática a trabalhar em Marechal Cândido Rondon.
Aprovado em concurso estadual em 1980, assumiu o cargo de professor no Colégio Estadual Eron Domingues, onde já lecionava há 10 anos, aposentando-se em 1996. Lecionou também durante 10 anos na Escola Normal, também estadual.
De 1986 a 2011 lecionou na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Agronomia.
Especialista em Metodologia de Ensino em Matemática, o homenageado auxiliou na implantação do Colégio Martin Luther. Além deste educandário, também foi professor
no Colégio Cenecista David Carneiro, em cursinhos pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos.
Na área esportiva, foi orientador no futebol de campo, atletismo, natação e xadrez nas olimpíadas dos colégios de Marechal Cândido Rondon.
Na área social, participou do Grupo de Danças Folclóricas, quando representou Marechal Cândido Rondon e no carnaval do Rio de Janeiro em 1993.
COMENTÁRIOS