1.904 — Nasce a Irmã Sérvia Baldy, da Congregação das Missionárias Servas do Divino Espírito Santo, na região da Silésia, Alemanha (hoje pertencente à Polônia) ...
1904 — Nasce a Irmã Sérvia Baldy, da Congregação das Missionárias Servas do Divino Espírito Santo, na região da Silésia, Alemanha, (Atualmente pertencente à Polônia) e que foi a segunda diretora do então Educandário Sagrado Coração de Jesus, de Quatro Pontes, núcleo urbano que pertenceu ao município de Marechal Cândido Rondon, antes de ser emancipada (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
___________________________________
1946 — O interventor do Paraná, Mário Gomes da Silva¹ (1898-1984), nomeado pelo Presidente Getúlio Vargas (1882-1954 ), muda a designação de Força Policial do Paraná para Polícia Militar do Estado do Paraná (SPERANÇA, Alceu. Nem bandeira o Paraná tinha. PretonoBranco. Cascavel: PB Comunicações Ltda., Ano III, nº 149, ed. 09.12.2022, p. 4, seção: A grande História do Oeste - versão digital).
¹ Saber mais, clique aqui.
____________________________________
1969 — São declaradas de utilidade pública federal: o Rotary Club, Lions Club e a Casa da Amizade das Senhoras Rotarianas, por decreto assinado pelo presidente da República General Emilio Garrastazu Médici (nota do pesquisador).
___________________________________
1970 — É assassinado o rondonense Mamuth Ismail Sheade, de ascendência árabe (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — Assembleia Geral Extraordinária da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR) aprova a constituição do Fundo Cooperativo contra Granizo e do Fundo de Desenvolvimento de Pesquisa de Trigo (FUNDESPE) (Paraná Cooperativo - Informativo da Ocepar. Curitiba: Impressoart Gráfica e Editora, 2021, Ano 16, nº 188, Abril/2021, p. 18).
___________________________________
1974 — É inaugurada a nova rede de telefones da então Telepar, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon. Antes, a rede de telefones da cidade era administrada pela Prefeitura Municipal, que acabou passando a prestação de serviços à extinta empresa estatal (nota do pesquisador).
___________________________________
1974 — É fundada a Sociedade Médica Rondonense, sob a presidência do médico cardiologista Roberto Schuster (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — Acontece a fundação da Frimesa Cooperativa Central (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de dezembro de 2002, p. 06 ).
___________________________________
1977 — Acontece em Quatro Pontes, na sede do Clube Social e Cultural Quatro Pontes, a solenidade de conclusão do curso ginasial da turma "Professora Lúcia Majolo". A solenidade foi antecidida com missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória. O patrono da turma foi o professor Adelino Lunkes e o paraninfo o industrial quatropontense Walfrid Schurt (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
___________________________________
1977 — Acontece na então sede distrital de Entre Rios, na sede do Sociedade Esportiva e Recreativa Entre Rios, a solenidade de conclusão do curso ginasial de turma do então Colégio Cenecista Pio XII. Paraninfo: vereador João Natálio Stein e patrona: Dra. Regina Meneghel (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
___________________________________
1977 — Acontece a formatura de turma de contadorandas "Professor Arno Gerke", do então Colégio Comercial David Carneiro. A solenidade foi precidida por missa na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus e depois com baile no Clube Concórdia. Patrono da turma: empresário Renato Kaefer e paraninfo o industrial Pedro Cereser. Homenagem especial: professor Daylor Jorge Giordani (Rádio Difusora RondonAM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon:: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
___________________________________
1977 — Visita Marechal Cândido Rondon o professor de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e técnico bicampeão paranaense de handebol, senhor João Maria Mechia, para assistir no Módulo Esportivo as partidas entre Campo Mourão e Marechal Cândido Rondon e Campo Mourão e Toledo, mas categorias masculina e feminina. Mechia veio à cidade para se reencontrar com seu ex-aluno, professor Paulo Peres Peres (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon:: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978). -- FOTO 2 --
___________________________________
1983 — Ocorre o primeiro giro mecânico de uma turbina geradora de energia da Itaipu Binacional (Itaipu Binacional).
____________________________________
1989 — Acontece o 2º turno da eleição presidencial entre o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva e o "caçador de marajás" Fernando Collor de Mello, ex-governador de Alagoas, filho de tradicional e abastada família do estado.
Era a primeira eleição direta popular para Presidente da República após 29 anos de escolha indireta. -- FOTO 4 --
Collor vence o pleito por 35.089.998 votos contra 31.076.376 de Lula, e se elege como o presidente mais novo do Brasil.
A eleição do "caçador de marajás" é favorecida por manobras de políticos e corporações. Era a tradicional agenda do poder dominante para manter o status quo que lhe favorecia.
Entre as manobras ardilosamente engendradas tem uma orquestrada pela Rede Globo de Televisão, em relação ao último debate entre os dois candidatos, 14 de dezembro, como detalha melhor Julinho Bittencourt, colunista da revista eletrônica "Forum", edição de 16 de dezembro de 2019, no título: "Após 30 anos da campanha contra Lula e a favor de Collor, a própria Globo é alvo das regras que inventou" e subtítulo: "Ao manipular a edição do debate final, em 89, a emissora jamais imaginaria que também seria vítima da falta de democratização da mídia":
(...) e talvez mais decisivo – foi o da edição do debate final entre os dois candidatos feita pela Globo. De acordo com o calendário eleitoral – e este episódio serviu para aprofundar ainda mais a legislação – o último debate acontece 48 horas antes do pleito e, após isto, não há mais nenhum programa eleitoral. Isto significa que as campanhas não podem fazer suas tradicionais edições.
Tudo bem, não há problema. O trabalho que era proibido aos partidos pela legislação eleitoral foi realizado pela própria Globo. A edição do Jornal Nacional do sábado, véspera das eleições, mostrava um Lula claudicante, vacilando nas respostas, diante de um Collor triunfal, em seus melhores momentos.
Mesmo as entrevistas com os dois, mostradas também no jornal, foram definitivas. Impossível esquecer Collor sorridente e confiante, vestindo uma camiseta com a estampa “Felliz Natal”, com os dois eles centrais da palavra copiando o logotipo com o seu nome, em verde e amarelo.
Deu no que deu.
O caso virou um “case” de comunicação, alvo de documentários, alterou a legislação e escancarou as portas para a luta pela democratização da mídia no Brasil (..).
Em Marechal Cândido Rondon o candidato Lula foi o mais votado, com 14.947 votos contra 12.556 recebidos por Fernanco Collor de Mello. Uma diferença de 2.391 sufrágios. No primeiro turno, o mais votado da 121ª Zona Eleitoral, da comarca de Marechal Cândido Rondon, foi o candidato Leonel Brizola com 15.000 votos, depois o candidato Fernando Collor com 3.500 sufrágios e depois Lula que somou 1.040.
Como Brizola não chegou à disputa do 2º turno, seus votos rondonense foram direcionados em favor do candidato Lula, como solicitado pela direção nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT) aos eleitores de Brizola.
No 2º turno, o governador paranaense Álvaro Dias não apoio nenhuma das candidaturas, sob a alegação que as promessas de campanha eram inviáveis (Rádio Difusora do Paraná AM. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 14.12.1989, p. 469 e ed. 18.12.1989, p. 525).
___________________________________
1999 — É inaugurada a indústria Faville¹ de propriedade do empresário Dali Zadinello, na cidade de Marechal Cândido . Na época, a indústria era um dos maiores complexos industriais de biscoitos e macarrão do país (O Estado do Paraná. Curitiba: ed. 22 de dezembro de 1999, sem identificação de página - Biblioteca Pública do Paraná). -- FOTO 4 --
¹ Em 07 de outubro de 2013, a Justiça da Comarca de Marechal Cândido Rondon decretou a falência do grupo industrial, diante da impossibilidade de recuperação administrativo-financeira dentro do processo concordatário deferido (nota do pesquisador).
___________________________________
2003 — Falece o ex-governador do Paraná, José Richa. -- FOTO 5 --
___________________________________
2004 — Casam-se os jovens rondonenses Agrid Storck e Carlos Alberto Erig na Igreja Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, em celebração oficiada pela pastora Cler Shoulten. Ela é filha do casal Hildegard (nascida Naegeler) e Alceu Storck; e ele de Hertha (nascida Kurtz) e Nestor Erig, ambos casais moradores no distrito rondonense de Iguiporã (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
2009 — Pela Lei nº 12.130, é instituído o dia 19 de Agosto como "Dia do Historiador, em referência à data de nascimento de Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910), mais conhecido como Joaquim Nabuco, figura de expressão como político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista brasileiro.
A lei foi assinada pelo Presidente da República, José Sarney (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
2016 — Falece o pioneiro do distrito de Iguiporã, Luiz Mosconi¹ aos 84 anos de idade. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede distrital de Iguiporã.
Era natural de Guaporé (RS) da localidade que compreende o município de Serafina Correia, na vila Evangelista ou Linha 15, na propriedade de seu pai, junto à foz do rio Barra Funda com o rio Carreiro, aos 14 de julho do ano de 1932.
Luiz mosconi é neto do casal italiano imigrante Catarina e José Mosconi e filho de Rafael e Maria Mosconi (nascidos em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul).
Seus pais mudaram-se mais tarde para Seara (SC) onde Luiz viveu até os 18 anos quando migrou para o oeste paranaense¹. Estabeleceu-se no atual distrito de Iguiporã, onde casou com Nagibe Bianchessi², em 1961. O casal fixou residência em sua propriedade na Linha Flor de Maio, permanecendo até o fim da vida dele.
Luiz e Nagibe tiveram sete filhos: a mais velha, Inês, casou-se com Francisco Bruxel; depois, Terezinha casou com José Everling; Edite casou com Euclides Welter; Neuri casou com Denise Backes; Neodir com Silvana Franzoni; Nelio com Agnes Baracke e Luciane Mosconi com Alcides Ricieri Rinaldi (colaborou Alcides Ricieri Rinaldi). -- FOTO 8 --
¹ Luiz Mosconi chegou ao distrito de Iguiporã, no começo da década de 1950, junto com o cunhado Armando Bianchessi e família quando estes se mudaram de Santa Catarina para o Paraná (informação do pioneiro Ernesto Witeck).
² Em sua obra "As Colônias Italianas Dona Isabel e Conde d'Eu", Rovílio Costa et alii registra a vinda de dois imigrantes italianos com o sobrenome "Bianchessi": 1º - Giuseppe Bianchessi casado com Virgínia Astolfi, nascida em Sarone (Italia) em 15.2.1883 , ambos pais de 10 filhos. Informa também que Giuseppe Bianchessi é nascido em Ripalta Arpina, província de Cremona, em 03 de dezembro de 1845, filho de Antonio Bianchessi e Rosa Gritti.
O segundo imigrante Bianchessi que chegou ao Brasil, como assinala Costa, é: Agostino Bianchessi casado com Maria Moschetti, ambos naturais de Ricengo, Cremona. Ele filho de Ludovico e Rosa Bianchessi e ela filha de Giuseppe e Agostina Moschetti (COSTA, Rovílio et allii. As Colônias Italianas Dona Isabel e Cond'Eu. Porto Alegre: EST, 1999, p.202, 208 e 288).
___________________________________
2016 — Atletas da Associação Rondonense de Bicicross (ARB) conquistam na cidade de Guarapuava, Paraná, o título de campeões paranaenses de bicicross. -- FOTO 9 --
Com este título, os rondonenses tornaram-se tricampeões estaduais:
- Ana Wilma Inhoatto: - campeã categoria 15/16 anos;
- Dayane Inhoatto: - campeã categoria 17 anos acima;
- Júlia Schroeder: - campeã feminina 9/10 anos;
- Bruno Cunha: - campeão boys 8 anos;
- Douglas Tinelli: - campeão boys 11 anos;
- Gabriel Schroeder: - campeão boys 13 anos;
- Fabrício de Souza: - campeão júnior man;
- Lincon Gomes: - campeão cruiser 40/44 anos;
- Getúlio da Cruz: - campeão boys 25/29 anos;
- Cristiano da Cunha: - 2º lugar cruiser 40/44 anos;
- Leonardo Tonin: - 2º lugar boys 17/24 anos;
- Felipe Fernando Brand: - 2º lugar júnior man;
- Matheus Eduardo Silva: - 3º lugar boys 25/29 anos;
- Alexandre Fiss: - 3º lugar boys 17/24 anos;
- Anderson Luiz Schroeder: - 3º lugar mountain bike;
- Gabriel Schroeder: - piloto invicto boys 13 anos;
- Lincon Gomes: - piloto invicto cruiser 40/44 anos.
___________________________________
2017 — Falece o pioneiro rondonense Orlando Rieger, aos 91 anos de idade. Era natural de Piratuba (SC), filho do casal Elli (nascida Luersen) e Rudolfo Rieger. Foi casado com Nair Eggers, falecida em 05 de janeiro de 2011.
São filhos do casal: Helmuth, Hildegard e Friedrich.
O pioneiro Rudolfo Rieger chegou pela primeira vez a Marechal Cândido Rondon, no começo de 1952. Na oportunidade, adquiriu uma chácara em mato¹ e terrenos no atual centro e áre suburbana da cidade.
Meses depois de aquisição da chácara, Rudolfo Rieger contratou equipe para derrubar a mata e outra para construir a residência e instalações para animais.
Como a equipe de derrubada do mato ateou fogo antes da secagem das folhas e ramos - sem aguardar o tempo certo de maturação -, a família quando chegou de mudança se viu obrigada a fazer uma completa coivara para deixar o terreno em condições para a cultura de cereais e pasto para os animais.Orlando chegou de mudança à então vila de General Rondon, procedente do interior de Piratuba, em 13 de julho de 1953.
Com os pais e os irmãos Herberto e Norberto, Orlando foi fundador da pioneira e renomada Casa Rieger, loja especializada em ferragens, ferramentas e equipamentos. Por muitos anos também revendedora regional dos tratores agrícolas da marca Valmet, quando começou o processo de colonização no oeste do Paraná.
Enquanto acontecia a construção do prédio, a família fazia o vai-e-vem de Jeep entre a chácara² e o centro vila, via Avenida Rio Grande do Sul - tempos em que esta ainda era margeada de taquaras e criciúmas e com várias porções de mata nativa em ambos os lados. Era um percurso de aproximadamente um quilômetro.
O veículo Jeep a família tinha trazido de Piratuba quando veio de mudança (Informações de Friedrich Rieger). -- FOTO 10 --
¹A maior parte da chácara adquirida hoje integra o Parque de Lazer de Marechal Cândido Rondon, que tem o nome do pioneiro. Nos terrenos comprados foi erguido o edifício que abrigou a loja construída pela família.
² O casal Nair e Orlando moraram por décadas na chácara, onde mantinham atividades agropecuárias.
___________________________________
2018 — O final de tarde em Marechal Cândido Rondon é marcado por um exuberante pôr do sol provocado pela difração¹ da luz dos raios solares nas nuvens, tipo cumuloninbus, com precipitações pluviométricas pontuais. -- FOTO 11 --
O atrativo fenônemo foi fotografado por vários moradores de Marechal Cândido Rondon. As imagens podem ser vistas na seção "Galeria" desse portal. Os autores das fotografias estão identificados junto aos cromos.
¹ A difração da luz do Sol ou da Lua ocorre quando a luz é desviada em volta das partículas atmonsférias quando as atravessam. A luz difratada pode provocar bandas claras, escuras ou coloridas nas nuvens.
___________________________________
2018 — Entra em vigor no Estado do Paraná, a Resolução nº 729, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) que adota a placa padrão Mercosul¹ em automóveis, identificação comum para os países Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, a partir do emplacamento de veículos novos.
Nos veículos antigos ficam mantidas as placas refletivas e local de emplacamento (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 18 de dezembro de 2018, p. 16).
¹ A maior queixa dos proprietários de veículos para a troca de placa, é o preço de 250,00 reiais cobrado pelo par de placas - dianteira e traseira, ou 150,00 reais por uma única placa, visto que a chapa empregada para a confeção da placa fica entre 10 e 15 reais.
A obrigatoriedade do emplacamento unificado foi suspensodurante o governo de Jair Messias Bolsonaro, devido a ocrrência de fraudes e vendas placas pela internete (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — Recebe homenagem da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, a atleta rondonense Vitória Camargo pela conquista do título de vice-campeã Panamericana de Kickboxing, modalidade Point Fight, até 7 anos. A competição ocorreu na cidade de Cancún, no México (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21.12.2018, p. 26). -- FOTO 12 --
___________________________________
2020 — A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) declara o tereré, bebida ancestral guarani do Paraguaí, à base de erva-mate com água gelada com ervas aromáticas, como Patrimônio Imaterial da Humanidade. A infusão também é largamente consumida no Oeste do Paraná.
Há séculos são conhecidos os efeitos curativos da tradicional bebida, amplamente difundida pelo cone sul-americano pelos missionários jesuítas. -- FOTO 13 --
___________________________________
2021 — A dministração do município de Pato Bragado anuncia o cancelamento do 32º Concurso Nacional do Cupim Assado e dos 26º Festejos do Aniversário de Emancipação político-administrativa previamente agendados para 2022 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 17 de dezembro de 2021, p. 13).
___________________________________
2021 — O agricultor rondonense Edio Chapla é reconduzido à presidência do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondo, gestão 2022/2024 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed.21de dezembro de 2021, p. 16). -- FOTO 14 --
___________________________________
2021 — A sexta-feira é marcada de temperaturas elevadas no Oeste do Paraná e de tempo muito seco, com amplitude térmica entre 26 a 41 graus. Nebulosidade esparsa, com precipitações isoladas e de curta duração. Por causa da longa estiagem, agricultores anunciam que a perda de safra de soja e milho é irreversível (nota pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2022 — Falece na cidade Guaíra (PR), o músico, poeta, compositor e contador de histórias Edson Galvão Chervenski Dias, aos 81 anos, em decorrência de neoplasia hepática. Seu corpo foi sepultado no cemitério central da cidade. -- FOTO 26 --
A Prefeitura Municipal de Guaíra emitiu a seguinte sobre o falecimento do artista:
Seu Galvão como era carinhosamente conhecido nasceu em Alegrete no Estado do Rio Grande do Sul no dia 25/03/1941. Vindo de Alegrete no final dos anos 1960 morou em Curitiba onde cantou em programa de tv. Mais tarde veio para Toledo e em 1970 chegou e se apaixonou por Guaíra e pelas 7 quedas. Fez das belezas naturais e da cidade, como um todo, sua inspiração para inúmeros poemas e canções.
“Ele contou e cantou” (frase adaptada da biografia do livro Histórias, Lendas e Poesias) a natureza e as belezas da região em que viveu. Ele foi autor dos livros Sete Quedas Sete Notas de Poemas e Canções, Piracema – Os Peixes com a palavra e Histórias, Lendas e Poesias. Foi autor e compositor dos CDS Paranazão, o rio da energia, Vozes da Igreja e Parque Nacional de Ilha Grande. E dos DVDs Guaíra Linda e 30 anos sem Sete Quedas. Também foi o responsável pelos hinos colégios, Cofracarmo, Estadual Presidente Roosevelt, Estadual Jardim Zeballos e Estadual Mendes Gonçalves, além dos sambas de enredo da Escola de Samba Unidos da Vila Velha.
Foi colaborador do programa semanal 360º, no quadro Histórias de Guaíra, exibido em 2021 pelo facebook oficial do Município de Guaíra onde compartilhou muitos ensinamentos e história para toda a equipe.
Após a notícia do seu falecimento, muitas mensagens de condolências e expressões de gratidão pelo legado deixado, e pela pessoa criativa, alegre e querida que foi seu Galvão estampam as redes sociais de Guaíra. Certamente, sua alma registrada em tantos poemas, versos, prosas, músicas eternizaram Guaíra e também, Seu Galvão.
O prefeito Heraldo Trento, que está em Viagem, emitiu uma mensagem logo pela manhã dizendo: “Lamento muitíssimo. Que o todo poderoso o receba bem! Guaíra perde um grande artista. Resta-nos a saudade e as boas lembranças! Aos munícipes, amigos e familiares os nossos mais sinceros sentimentos (...)
COMENTÁRIOS