1953 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Lídia e Carlos Kleemann, na companhia dos filhos Plínio, Helga e Guinter (...)
1853 — Ocorre a instalação da província do Paraná, com a chegada do primeiro presidente provincial nomeado pelo Império Brasileiro, Zacarias de Góis e Vasconcelos (1815–1877). Os paranaenses que esperavam a nomeação de um político local para presidente, não viram de bom grado a designação do baiano. -- FOTOS 3, 4, 5 e 6 --
Mesmo assim o receberam com honras e festas como detalha o historiador Carlos Zatti:
Em 19 de dezembro de 1853, é solenemente instalada a Província do Paraná, que foi desmembrada da de São Paulo pela Lei Geral nº 704 de 29 de agosto de 1853. Assumiu as rédeas da Administração o seu primeiro Presidente Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcelos, nomeado por Carta Imperial de 17 de setembro.
O Palácio e Secretaria do Governo foram instalados no sobrado do Comendador Antônio Alves de Araújo, à Rua das Flores, hoje Rua 15 de Novembro; prédio hoje pertencente aos herdeiros do Sr. José Fernandes Loureiro, conhecido por Sobrado José Nabo.
As festas realizadas por tão faustoso acontecimento chegaram às raias do delírio, tal o entusiasmo e satisfação do povo. De todas as localidades do Paraná chegaram inúmeras pessoas para homenagear o seu novo Presidente, e para demonstrarem-lhe a sua satisfação pela realização do grandioso ideal.
O Palácio achava-se ricamente ornamentado tendo dirigido os preparativos o Sr. Luiz de Oliveira Franco tendo por seu auxiliar o Sr. João de Souza Dias Negrão Júnior – o primeiro como coletor e o segundo como Escrivão das Rendas Provinciais, ambos nomeados pelo Governo de São Paulo.
Assistiram o ato da posse os Vice-Presidentes da Província:
1 – Barão João da Silva Machado
2 – Dr. José Mathias Gonçalves Guimarães
3 – Padre Damazo José Correia.
In: Efemérides. Curitiba: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, via meio eletrônico (e-mail) em 18.12.2020).
Já o historiador cascavelense Alceu Sperança registra uma curiosidade chamativa em relação ao 1º presidente designado à Província do Paraná:
"Ao ser nomeado, Zacarias estava em plena lua-de-mel com sua jovem esposa francesa de 13 anos, Carolina Vieira de Matos. O primeiro presidente (governador) chega ao Paraná em 09 de dezembro de 1853 (parece que há um equivoco do historiador, pois, a data correta é 19 de dezembro, grifo nosso), recebido pelos acordes do Hino da Província do Paraná, composição do professor João Batista Brandão de Proença e entoado por umas das moças da sociedade, Maria da Glória Sá Sotto, acompanhada por um coral. Ao troar de uma salva de tiros disparados pelo fortaleza de Paranaguá, mais nove meninas o estariam esperando no Paraná: vestidas de branco, elas simbolizavam todos os municípios paranaenses dessa época" (SPERANÇA, A. Zacarias, a jovem esposa e 9 meninas. Cascavel: Jornal O Paraná, Variedades, ed. 08.04.2018, p. 20). m
O historiador toledano Luiz Alberto Martins da Costa registra que na data de instalação da província, o Paraná tinha 60 mil habitantes brancos, 8.500 escravos negros e mulatos e cerca de 500 mulatos livres (in: Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 295).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1903 — Começa e vai até o dia 31 de março seguinte, a Exposição do Cinquentenário do Paraná, instalada na Praça Eufrásio Correia, em Curitiba, apresentando 22 pavilhões.
O evento foi promovido pela "Sociedade de Agricultura, com auxílio do Estado e concurso dos municípios e de indústrias, para solenizar o quinquagésimo aniversário da ex-província, hoje Estado Paraná.
Paulo Roberto Grani em "Curitiba Antigamente", página no Facebook, em postagem de 28 de junho de 2019, explica:
"O desejo de atribuir ares de modernidade a Curitiba, condizentes com a situação de prosperidade econômica gerada pela erva-mate, desde fins do século XIX, desencadeou, em 1903, a realização de um dos mais importantes acontecimentos ocorridos em terras paranaenses. Foi realizada, na Praça Eufrásio Correia, uma exposição de produtos naturais, industriais, agrícolas e pastoris paranaenses, que contou com a participação de diversos municípios do Paraná. A exposição foi promovida pela Sociedade de Agricultura, que tinha como presidente o Sr. Octavio do Amaral, como secretário, Romário Martins e, como tesoureiro, Brazilino Moura. O acontecimento já tinha data certa. Seria em 19 de dezembro, em comemoração ao cinqüentenário da Emancipação Política do Paraná. Além dessa homenagem, a exposição pretendia promover a preparação oficial da representação dos produtos do País para a Exposição Universal de S. Luiz, nos Estados Unidos e, por último, inventariar as riquezas naturais, industriais e artísticas do nosso meio.93 A exposição exigiu meses de organização (...)" -- FOTO 7 --
___________________________________
1912 — É fundada a Universidade do Paraná, agora Universidade Federal do Paraná (UFPR¹), a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil (nota do pesquisador). -- FOTOS 8 e 9 --
¹ Muitos rondonenses¹·¹ e jovens do Oeste do Paraná se graduaram na citada universidade.
¹·¹ Gentílico de quem é nato ou reside na cidade de Marechal Cândido Rondon.
___________________________________
1914 — A cidade de Curitiba homenageia o Barão do Rio Branco (1845-1912) com inauguração de uma estátua na Praça Generoso Marques, área central da Capítal Paranaense, em gratidão e honra por sua atuação vitoriosa na disputa territorial entre o Brasil e a Argenina, que ficou conhecida como a "Questão de Palmas".
O litígio entre os dois países envolveu o oeste catarinense e sudoeste do Paraná, território¹ que passou em definitivo ao Brasil com o arbitramento do presidente dos Estados Unidos, Stephen Grover Cleveland² (1837-1908) (nota do pesquisador em colaboração com Paulo Roberto Grani, em "Antigamente em Curitiba", postagem de 23.12.2018). -- FOTO 10 --
¹ Muitos descendentes de famílias, em especial gaúchas, que se estabeleceram no Oeste Catarinense após a resolução da contenda brasileira-argentina, migraram para o Oeste do Paraná (nota do pesquisador).
² Em homenagem ao presidente estadunidense, o Governo do Paraná rebatizou a cidade de Boa Vista, no sul do Estado, para Clevelândia (id.).
___________________________________
1953 — O Estado do Paraná celebra o centenário de emancipação e instalação com a presença do presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, e do vice-presidente da República, João Café Filho. Entre os muitos eventos comemorativos, esteve a inauguração do Centro Cívico na Capital Paranaense (nota do pesquisador). -- FOTOS 11, 12, 13 e 14 --
___________________________________
1953 — É inaugurada na Capital Paranaense a Praça 19 de dezembro, em homenagem ao Centenário de Emancipação do Paraná, com a presença do Presidente da República, Getúlio Dorneles Vargas, e do vice-presidente João Café Filho.
O logradouro público também é conhecido como a "Praça do Homem Nu", uma referência à grande estátua em granito esculpída por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo. A figura simboliza o homem paranaense com os olhos voltados para o futuro (nota do pesquisador). -- FOTOS 15, 16, 17, 18 e 19--
O extinto jornal curitibano "Divulgação" publicou a seguinte nota quanto ao projeto do Monumento do Centenário:
"O Monumeto do Centenário, que será inaugurado na Praça Dezenove de Dezembo, num concepção do conhecido píntor Professor Ricardo Koch. Compõe-se de um oblesco de 40 metros de altura, de uma estátua do homem paranaense que construiu, à custa de sutor e lutas, a grandeza do Paraná, de um painel de cenas históricas e nomes dos maiores homens da tradição em nosso Estado. Remata, finalmente, o conjunto, um pequeno lago, símbolo da serinidade da nossa gente" (Divulgação. Curitiba: Ano VII, caderno Novembro de 1953, p. 21 e 22 - Biblioteca Nacional Digital).
Saber mais, clique aqui.
___________________________________
1953 — ÀS 16 horas acontece na Capital Paranaense, a abertura oficial da Exposição Internacional do Café e a Feira de Curitiba. Durante a solenidade falou o ministro da Agricultura, Dr. João Cleofás, em nome do Governo Brasileiro. Dr. Brasil Pinheiro Machado, presidente da Comissão de Comemorações do Centenário, em nome do Governo do Paraná (Divulgação. Curitiba: Ano VII, cad. Novembro de 1953, p. 21 e 22). -- FOTOS 20 e 21--
___________________________________
1953 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal pioneiro Lídia (nascida Beutler) e Carlos Kleemann¹, na companhia dos filhos Plínio, Helga e Guinter, procedente da localidade de Filadélfia, município de Piratuba (SC). Fixaram residência numa chácara que hoje integra o complexo da Agrícola Horizonte.
O casal foi proprietário de uma casa comercial na confluência da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Castelo Branco, lado direito, sentido sul-norte.
Carlos Kleemann também exerceu as funções de subdelegado em Marechal Cândido Rondon e foi por longo tempo regente do coral da Sociedade de Cantores Aliança, entre outros cargos de caráter social e comunitário. -- FOTOS 1 e 2 --
¹ É descendente do casal imigrante alemão Maria Margaretha (nascida Esskuchen) e Johannes Kleemann. O casal imigrou de Misenbach-Ramstein para Linha Nova (RS), em 1861. O pioneiro rondonense é neto de Phillipine (nascida Port) e Adam Kleemann e filho de Juliana (nascida Schumann) e Wilhelm Kleemann.
___________________________________
1954 — Com a presença do Presidente da República, João Café Filho, é inaugurada a Biblioteca Pública do Paraná, na Capital Paranaense (SPERANDIO, Liliana. Histórico da Biblioteca Pública do Paraná. Brasília, UNB. Disponível em: . Acesso em 29 de março de 2024, 13:28h). -- FOTO 22 --
___________________________________
1969 — Assume como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o Padre Antonio Darius, em substituição ao Padre Cristiano Wiemann, e permanece na função até 31 de julho de 1977 (nota do pesquisador). -- FOTO 23 --
___________________________________
1970 — Em solenidade festiva é formada a primeira turma do Ginásio Padre Montóia de Quatro Pontes. Formandos: Antonio Luiz Winter, Gerda Inácia Grings, Henelita Terezinha Kaefer, Jacinta Irma Haab, José Nicolau Hoffmann, Loni Toepper, Lucio Stenzel, Nilton Ricardo Lang (orador), Nilna Engelmann, Noeli Mentges, Noeli Edite Terezinha Boufleuer e Zeno Johann (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — A Comunidade Católica de Linha Palmital, distrito rondonense de Margarida, inaugura a sua primeira igreja (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — É festivamente comemorada, com jantar no clube do CERCURIS, a chegada da eletrificação rural na localidade de Novo Rio do Sul, hoje distrito do município de Mercedes (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — O Conselho Municipal de Esportes do município de Marechal Cândido Rondon decide realizar na segunda quinzena de janeiro de cada ano, o campeonato municipal de Futebol de Salão (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — Acontece a formatura de 20 ginasianos do extinto Ginásio cenecista Carlos Becker, da sede distrital de Margarida, seguido de baile no Salão Rosseto. Orador da turma: Waldemar Klein; Paraninfo: José Armindo Adams; Patrono: Kurt Valter Hatje; e nome da turma: Marino Bugallo (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — Acontece a benção dos cinco sinos que formam o carrilhão da Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Os sinos fundidos na Itália chegaram postos em Marechal Cândido Rondon ao custo de 220 mil cruzeiros. O carrilhão, acionado via comando eletrônico, pesa 1.025 kg. O mais pesado dos sinos, fundido para ressoar em nota “Lá”, pesa 340 kg. O segundo menos pesado, com nota em “Si”, pesa 240 kg. O terceiro menos pesado, com 205 kg, ressoa em nota “Dó”. Na sequência, o quarto com menos peso – 140 kg – sona na nota “Ré”. E o menor dos sinos pesa 100 kg e ressoa na nota “Mi”.
O carrilhão foi içado para instalação no campanário no dia 13 de janeiro de 1977 (nota do pesquisador).
__________________________________
1977 — A Rádio Difusora Rondon AM notícia que em poucos meses as sedes distritais rondonense de Iguiporã e Margarida receberão mono-canais de telefone com Discagem Direta a Distância (Rádio Difusora Rondon. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978. Programa de Rádio).
___________________________________
1985 — A escritora Glória Kirinus, esposa do deputado estadual Gernote Kirinus, lança o seu livro "O Sapo Falador", um conto infantil, na Biblioteca Nacional Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon (PR) (Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 001, cad. setembro a dezembro de 1985, fls. 277. Programa de Rádio).
____________________________________
1987 — É "constituída a empresa Ferrovia Paraná Oeste S/A (Ferroeste), com o objetivo de construção da estrada de ferro entre Cascavel e Guarapuava"(COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 295).
____________________________________
2008 — O Governo do Paraná autoriza "o início das obras do Contorno Oeste de Cascavel" O novo trecho rodoviário interliga as rodovias federais BR 163 e 277. A extensão da obra é de 17,32 km de extensão (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 295).
___________________________________
2009 — Falece na cidade de Navegantes (SC), o pioneiro rondonense, do distrito de Porto Mendes, Ernesto Jacob Kunzler, aos 71 anos.
Natural de Santa Rosa (RS), nascido em 19 de novembro de 1938, filho do casal Olinda (nascida Borcheidt) e Albino Lunzler, Ernesto Jacob veio solteiro para Marechal Cândido Rondon, Porto Mendes, em 1962, procedente de Santo Cristo (RS). Estabeleceu-se na atividade rural.
Em 25 de julho de 1964, o pioneiro casou-se com Olga Matzembacher¹ e com ela constitui família com o nascimento da filha Sonia Maria e do filho Wilson José. O casamento se deu na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (colaborou Reni Wachholz Ringenberg, professora aposentada em Porto Mendes). -- FOTOS 24 e 25 --
¹ É natural de Cruz Machado (PR), nascida em 14 de dezembro de 1946, filha do casal Maria (nascida Bespalez) e Arno Matzembacher¹·¹. Migrou com a família para Porto Mendes, em 1960.
¹·¹ Instalaram-se em Porto Mendes inicialmente em uma casa de comercio , tipo secos e molhados (próximo a onde hoje (024) é a padaria Petry) e depois compraram o Hotel, depois foram morar numa chácara, na entrada de Porto Mendes (onde funciona hoje (2024) um comercio de iscas para pesca), na sequencia foram morar em frente a praça, depois em uma casa próxima ao Clube Sempre Verde, e na sequencia, foram morar na cidade de Marechal Candido Rondon.
_____________________________________
2011 — Pela Lei nº 2.084, o município de Toledo cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMDET).
__________________________________
2011 — O deputado estadual Duílio Genari, de Toledo (PR), é agraciado com a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro¹, do Estado do Paraná, no grau de Oficial. O parlamentar foi único representante da Assembléia Legislativa Paranaense a receber a honraria em 2011 (Viver Toledo).
¹ É a mais alta condecoração do Estado do Paraná atriibuída para homenagear brasileiros, estrangeiros, civis e militares que tenham se destacada em notariedade do saber e prestados serviços relevantes ao Estado.
A honraria foi instituída pelo Decreto nº 2.877, de 01 de abril de 1971, em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
__________________________________
2015 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril encerra a campanha "Copagril Premia", evento alusivo aos 45 anos da cooperativa, com o sorteio de 32 prêmios, no pátio de estaciomento da loja agropecuária na sede central.
O maior prêmio da campanha, um Renault Sandero Expression — foi ganhador o sr. Hilberto Voigt, morador na Linha Guará (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de dezembro de 2015, p. 21).
___________________________________
2016 — A equipe da Copagril Futsal conquista o tricampeonato paranaense Chave Ouro 2016, em jogo contra o Keima Futsal, da cidade de Ponta Grossa (nota do pesquisador). -- FOTO 26 --
___________________________________
2017 — A Sicredi Aliança PR/SP, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) reinaugura a sua agência da Rua D. João VI, a primeira a ser instalada no centro da sede municipal. A revitalização foi implementada para inserir a agência na proposta da nova imagem mercadólogica da marca Sicredi, focada na presença nacional, na categoria de instituições de crédito cooperativo.
Além da mudança para a nova marca, o espaço foi ampliado e agora passa a ser a maior agência da cooperativa com 1.050m² com o investimento de R$1.150 milhões.
A cooperativa Sicredi Aliança PR/SP com atuação no Oeste do Paraná e no Norte de São Paulo, na reinauguração da unidade D. João VI, estava presente em 14 municípios com 16 agências e mais de 40 mil associados (nota do pesquisador). -- FOTOS 27, 28 e 29 --
___________________________________
2017 — Acontece a inauguração da revitalização e ampliação da estrutura física da sede social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), totalizando uma área construída de 536 m2, desse total 400 m2 a área do salão de eventos (nota do pesquisador).
___________________________________
2017 — Em convenção nacional extraordinária, a Executiva do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) pela exclusão da letra "P" da sigla partidária, voltando a sua denominação original "MDB" (Movimento Democrático Brasileiro).
Com dezenas de membros da Executiva e partidários denunciados por corrupção milionária e lavagem de dinheiro, a intenção de retornar à designação partidária inicial foi para atenuar o desgaste perante a opinião pública (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de dezembro de 2017, p. 03). -- FOTO 30 --
___________________________________
2017 — Acontece a inauguração do Café Cafetaria e Pátisserie¹, à Rua Sete de Setembro, 544. É a primeira casa especializada em café na cidade de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
¹ Menos de um ano depois o estabelecimento cerrou as portas, por falta de clientela suficiente para se manter aberto.
___________________________________
2018 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova o projeto de lei nº 63/2018, do Poder Executivo, que cria a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). O órgão ficará vinculado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de dezembro de 2018, p. 13).
___________________________________
2018 — É aprovado pela Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon o Orçamento Geral do Município para o exercício de 2019, fixado em R$ 213,7 milhões - um aumento de R$ 14,9 milhões em relação ao orçamento geral de 2018 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de dezembro de 2018, p. 14).
___________________________________
2018 — A Escola Municipal Almirante Barroso, de Vila Curvado, no município de Marechal Cândido Rondon, conquista o 2º lugar no 2º Concurso de Boas Práticas e Pacto Global, com projeto multidisciplinar para promover uma escola sustentável..
O concurso é parte do programa desenvolvido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros aos Lago de Itaipu, Programa Cidades Sustentáveis, e Itaipu Binacional (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 21 de dezembro de 2018, p. 29).
___________________________________
2018 — Acontece na sede municipal de Entre Rios do Oeste, o desfile Encanto de Natal com forte participação popular. -- FOTO 31 --
Sobre o evento, a Prefeitura Municipal local distribuiu a nota de imprensa adiante:
Desfile Natalino é realizado com sucesso em Entre Rios do Oeste
O espírito natalino tomou conta de Entre Rios do Oeste na noite de ontem (19), durante o desfile “Encanto de Natal”. Centenas de famílias prestigiaram o desfile de diversos grupos que desfilaram em frente à Prefeitura.
O evento contou com diversas figuras ligadas ao Natal como Papai Noel, bonecos de neve, anjos, Estrela de Belém, um presépio vivo entre outros artistas.
No desfile, teve a participação de secretarias, igrejas, escolas, CMEI, empresas, grupos do Centro cultural, grupo de ciclistas e trilheiros, grupos de dança, como também a participação especial do grupo do município de Pato Bragado.
A cada apresentação dos personagens, enchiam de alegria, adultos e crianças.
De acordo com o prefeito Jones Neuri Heiden, a cada ano, a expectativa de realizar um lindo desfile para a população é grande “O desfile natalino acontece desde 2013, sendo assim, temos o entendimento que a cada ano, precisamos melhorar em todos os aspectos, pois é algo que é realizado para vocês entrerrienses e demais comunidade, além de ser um evento para esperar a chegada desse momento maravilhoso que é o Natal”, diz.
COMENTÁRIOS