1951 — Chega em Toledo, procedente de Santa Rosa (RS), o sr. Egon Pudell, para assumir a gerência do Empório Toledo.
1912 — Chega em Porto Alegre Benjamim Gund, acompanhado da esposa e filhos, procedente como emigrante da Alemanha, anteriormente havia emigrado da Rússia, em decorrência das hostilidades bolchevistas. Muitos de seus descendentes residem em Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa (colaborou Waldemar Gund - Marechal Cândido Rondon, PR).
___________________________________
1971 — É inaugurada a iluminação pública na sede distrital rondonense¹ de Novo Horizonte (nota do pesquisador).
¹ É o gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1975 — Começa a instalação da energia elétrica na sede distrital rondonense de São Roque pela Companhia Paranaense de Energia - COPEL (Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Marechal Cândido Rondon).
__________________________________
1977 — O extinto jornal rondonense "Rondon Hoje", em seu editorial da edição de 21 a 28 de dezembro de 1977, aborda a problemática do uso inadequado de agrotóxicos e seus malefícios sobre a saúde humana na região de Marechal Cândido Rondon:
Inseticidas — Um Problema
Há dez anos atrás as coisas em Rondon eram bem diferentes. Naquela época, aproximadamente, começavam a surgir as primeiras lavouras mecanizadas. Tratores de esteiras roncavam dia e noite, destocando extensas áreas de mato, o qual era queimado, deixando lugar para as grandes áreas de soja e trigo, plantados com as melhores e mais modernas técnicas. Como complemento da evolução agrícola que se fazia sentir, era necessário logicamente, e como obrigatoriedade, uma vez que os insetos a cada dia aumentavam, a aquisição de modernos pulverizadores e a aplicação de inseticidas, fungicidas, pesticidas e outros cidas mais. Toda essa transformação foi tão grande, e as coisas chegaram a um estado crítico. Principalmente com a aplicação de inseticidas secos, cujo pó é levado com o vento por toda a atmosfera, impregnando o ar, e intoxicando inclusive pessoas e animais. Conforme a Organização Mundial da Saúde, acontecem anualmente 500.00 mil casos de intoxicações em pessoas, com 9 mil casos fatais. E invariavelmente os agricultores de Rondon estão contribundo para estas estatísticas, pelo uso irracional de pulverizadores e aplicação de inseticidas. Todos ainda devem recordar-se que o início deste ano letivo, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, prof. Dilmo Bedim, ocupou os microfones da Rádio Difusora, pronunciando sobre a aplicação de inseticidas nas proximidades dos estabelecimentos escolares, ocasionando inclusive a interrupção das aulas, pela impossibilidade dos estudantes permanecerem dentro das salas, impregnadas de veneno. Agora neste final de ano, talvez as escolas não sejam mais afetadas pois as aulas já terminaram, mas o problema continua com igual gravidade. A aplicação de inseticida nas proximidades dos perímetros urbanos das vilas e da própria sede, ou, pior ainda, a aplicação dentro desde mesmo perímetro onde quarteirões inteiros afetam os efeitos do ar envenenado. Conforme denuncias apresentadas na Prefeitura Municipal, aconteceu um destes envenenamento urbano, dentro do distrito de Margarida, e muitos outros por ai andam acontecendo, graças a passividade da população afetada, que também ainda não sabe a fundo todas as consequencias que poderão surgir de um ar envenenado. Estes venenos químicos vão se depositando no corpo humano, e cedo ou tarde, uma simples partícula a mais poderá ser fatal. É extendido um apleo a todos os agricultores que usam inseticida em sua lavoura, que observem as práticas e técnicas de segurança na aplicação dos mesmos, evitando a sua própria destruição (Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano I, nº 23, p. 2).
____________________________________
1977 — O padre Hans Lamprecht, pároco da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon (PR), tem artigo publicado pelo extinto jornal rondonense "Rondon Hoje", no qual aborda a festividade do Natal:
Que o Natal seja uma presença e não apenas uma comemoração
Olhemos ao redor de nós e vejamos, já a correria de Natal. Já em fins de novembro e começo de dezembro, todo mundo se preocupa com as compras de Natal. Móveis, roupas, TV, brinquedos, cartões, presentes de toda a espécie, árvores de Natal, luzes, presépios. Pais preocupados em dar presentes aos seus filhos. Namorados preparando surpresas uns aos outros. Esposo e esposa comprando presentes que agradam. Pais e filhos planejando oferecer presentes que agradam e demonstrem amor e gratidão. Amigos lembrando de amigos por presentes, brindes, cartões, telegramas. Preocupações com roupas, comida, bebida, ceias, jantares, convites, surpresas.
É o Natal de hoje. É a fotografia do Natal. Vamos parar para examiná-la. Porque essa correria toda? Por que tudo isso no Natal? Por que justamente no dia 25 de dezembro? Não seria melhor e, mais próprio fazer no 1º do ano de Natal!! Que é o Natal para provocar toda essa correria? Que é o Natal para tanto afã, tantos presentes, e com eles, tanta alegria, sorrisos, mas também, para muitos, tanto vazio, tanta tristeza, por não ter como festejá-lo?
Poderíamos dar várias respostas: Porque é costume..., porque é tradição! Porque sempre se fez assim. Porque é muito lindo este, pela alegria das crianças. Porque é festa de paz e amor.
Meus amigos, estas respostas - no fundo - são vazias e não retratam a realidade do Natal. Poucos, pouquíssimos sabem o sentido do Natal, Poucos sabem porque se dá presentes ... porque árvores de Natal... porque bolas coloridas, luzes, estrelas, etc.
A verdade é que o Natal perdeu todo o seu sentido. A festa do Natal esvaziou-se. O Natal foi deformado, comercializado. Tornou-se festa de negócios. De modo geral, o Natal é festa de alegrias., de felicidades por causa da tradição, das crianças, dos presentes. Mas os presentes, são oferecidos sem saber-se o porquê. E as novidades são procuradas apenas como novidades e não com maior motivação. Muitas vezes o Natal é festa de comer e beber e até, de garras e bebedeiras.
Diante desta realidade, chegamos facilmente a uma conclusão que o Natal perdeu o seu sentido cristão. O Natal tornou-se festa pagã. Não se sabe mais qual o sentido do Natal. Mesmo a maior parte dos cristãos - sejam sinceros - não sabem o que é o Natal e como o festeja de modo cristão.
É por isso que pretendemos dar a festa do Natal o verdadeiro cristão que tem. Queremos preparar uma festa com toda a sinceridade, mas também, com toda a alegria e beleza.
Comecemos. Natal!! Que significa esta palavra: Vem de "NASCER", "NASCIMENTO". Natal é a festa do nascimento de alguém. Realmente, Natal festa do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador prometido que tomou forma humana para viver com os homens e salvá-los. Natal, pois, é a festa do aniversário de Jesus, concebido pelo poder do Espírito Santo Deus, nascido em Belém, pobre e humilde, mas salvador de todos os homens. Natal é aniversário de Cristo. Portanto, as árvores coloridas, luminosas, os presentes, as roupas novas, tudo enfim, deve lembrar que Cristo nasceu e com ele começou a nossa salvação. Que ele trouxe a fraternidade a todos os homens.
Natal é festa de alegria, de presentes, de sorrisos, de amor, de paz e felicidade, porque nasceu Jesus Cristo, porque é seu aniversário, porque é o começo da nossa salvação (Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano 1, nº 23, ed. 23 a 29 de dezembro de 1977, p. 5).
____________________________________
1983 — Pela Resolução nº 4.195/83, a antigo Ginásio Cenecista Carlos Becker, da sede distrital rondonense de Margarida, passa para a administração do Governo do Paraná com o nome de Escola Estadual Margarida¹ (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 12 de março de 2019, p. 12 e 13).
¹ Agora Escola Estadual de Campo de Margarida (nota do pesquisador).
___________________________________
1985 — Em solenidade no Fórum de Marechal Cândido Rondon acontece a diplomação de Ilmar Priesnitz e Ademir Antonio Osmar Bier como prefeito e vice prefeito de Marechal Cândido Rondon, respectivamente, eleitos na eleição de 15 de novembro (Prefeito e vice serão diplomados hoje; e Diplomados os eleitos Ilmar e Ademir. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 001, cad. setembro a dezembro de 1985, fls. 296 e 303. Programas de Rádio).
_________________________________
1987 — É "assinado o Decreto Municipal 178, criando a Escola Agrícola de Toledo. Inicia as atividades em 1988 e em 2000 é transformada em Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep). Em 2004 vira Colégio Agrícola Estadual de Toledo¹ e chega aos 20 anos com 212 alunos no Curso de Técnico em Agropecuária, de nível médio, ministrado em tempo integral, com aulas teóricas e práticas. 185 técnicos formados pelo estabelecimento atuam em todo o Estado" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 298).
¹ Muitos jovens rondonenses, filhos de agricultores, estudaram no educandário especializado (nota do pesquisador).
___________________________________
1988 — Com início acidental no parque de máquinas, aconteceu grande incendio no entreposto da extinta Coopagro¹ na sede municipal de Nova Santa Rosa (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 019, cad. novembro e dezembro 88, fls. 226).
¹ Trata-se da Cooperativa Agropecuária do Oeste do Paraná, com sede central na cidade de Toledo (PR). Não mais existente(nota do pesquisador).
___________________________________
1988 —Falece a pioneira Elka (nascidaTerhorst) Rehm, esposa do pioneiro Nikolaus Rehm (imigrante alemão), falecido em 04 de novembro de 1962.
Está sepultada no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon(inscrição na lápide da sepultura no cemitério público de Marechal Cândido Rondon). -- FOTO 2 --
___________________________________
1989 — Falece o pioneiro rondonense Bertoldo Guthoff, na cidade de Toledo (PR), onde residia com a filha Elinore, aos 86 anos, em decorrência de um câncer. Seu corpo foi sepultado junto à sepultura de sua esposa Hedwig, nascida Thrun, que precedeu-lhe na morte em 17 de março de 1985.
Era natural de um antigo território de colonização alemã na Rússia, nascido em 20 de fevereiro de 1903.
Em dezembro de1954, Hedwig e Bertoldo transferiram residência de Ipira (SC) para Marechal Cândido Rondon, acompanhado de suas três filhas, Elinore¹, Dóris Daysi² e Gertraude³, para ambos administrarem o Hospital e Maternidade Filadélfia, como sócios do Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth.
Parelelo a atividade administrativa da casa de saúde, Bertoldo se envolveu fortemente na fundação de vários clubes sociais e grupos de canto. Amplamente reconhecido pelo seu pecualiar empenho nas formação das entidades. Ao tempo em que a sua esposa Hedwig, se envolveu com entusiasmo e especial dedicação na sociedade de senhoras evangélicas (OASE). Por várias vezes, foi presidente da entidade. Foi protagonista na organização do primeiro jardim de infância na cidade de Marechal Cândido Rondon.
O casal sempre trabalhou muito em prol da cidade, mais que nas situações antes citadas. Um reconhecimento e um gesto de gratidão que Marechal Cândido Rondon deve aos dois.
Após o casamento das 3 filhas, Hedwig e Bertoldo venderam a parte societária no hospital e abriram o Lorde Restaurante, em Marechal Cândido Rondon, no terreno onde hoje (2021) estão localizadas as agências bancárias do Sicredi e Bradesco. Mais tarde o restaurante foi vendida para a Varig⁴. Com o dinheiro da venda compraram uma chácara na área suburbana de Marechal Cândido Rondon, onde residiram por algum tempo.
A moradia na propriedade foi de curto tempo. Após a venda transferiram residência para a cidade de Toledo, onde permaneceram por dois anos, para novamente retornar com residência em Marechal Cândido Rondon. Compraram um terreno à Rua Santa Catarina com casa, onde ficaram morando até o falecimento dela.
Nesse período de moradia na chácara e cidade, Hedwig e Bertoldo auxiliaram bastante a filha Gertraude, proprietária de um restaurante no Clube Concórdia, na época um clube social muito em voga. O casal pioneiro possuia largo conhecimento de cozinha e na preparação de pratos refinados
Após o passamento da esposa, Bertoldo passou a morar com as filhas. Ao falecer morava com a filha Elinore na cidade de Toledo (colaborou Marylis Cristina Zeni Kretzmann). -- FOTO 3
¹ Nascida em Ipira (SC), em 11 de maio de 1935. Casou com Rui Zeni e passou a morar na cidade de Toledo (PR).
² Também natural da cidade catarinense, em 08 de abril de 1940. Contraiu matrimônio com Harry Feiden, filho do casal rondonense pioneiro Amélia (nascida Vencatto) e José Feiden, proprietário do extinto Hotel Avenida. ´E falecida em...
³ Igualmente nascida em Ipira, aos 08 de janeiro de 1942. Casou-se com Arno Heoltgebaum de quem se divorciou décadas depois. É falecida em ...
⁴ Viação Aérea do Rio Grande do Sul foi proprietária de grande área de terras na região da vila do Arroio Guaçu, no atual município de Mercedes (PR), onde pretendia instalar um abatedouro de gado bovino das fazendas do Mato Grosso indiviso. Enquanto a empresa gaúcha mantinha escritório em Marechal Cândido Rondon, foi gerente Harry Feiden, genro do casal Hedwig e Bertoldo Guthoff (saber mais, clique aqui - entrevista com o professor Ilmar Priesnitz).
1994 — É assinada a Portaria nº 1784-A, do Ministério da Educação, que reconhece e autoriza o funcionamento da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), como instituição pública e multicampi (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p. 298). -- FOTO 4 --
___________________________________
2006 — "Calor intenso no Oeste do Paraná chega a 40° em cidades como Foz do Iguaçu, Gauíra, Palotina e Santa Helena" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p. 298).
___________________________________
2015 — O jornal O Presentenoticia que o jovem piloto rondonense Henrique Huber Hatleben (Tatuzinho), em 2015, tornou-se campeão da Copa Verão Paraná de Velocross - categoria minimotos (50 cilindradas); campeão da Copa Oeste Protork de Velocross - categoria minimotos e vice-campeão na categoria de 65 cilindradas; campeão da Copa Oeste Protork de Motocross (minimotos); campeão da Copa Oeste Protork de Motocross (65 cilindradas); e vice-campeão brasileiro de motocross de sua categoria (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 23 de dezembro de 2015, p.23). -- FOTO 5 --
___________________________________
2016 — Recebe o título cidadão honorário de Caldas Novas, Goiás, o empresário rondonense do ramo imobiliário, Edemar Wollstein, por proposição do vereador Wanderson Nunes, pelos relevantes serviços prestados ao município goiano. É primeiro empresário rondonense receber tal título no Estado de Goiás. -- FOTO 6 --
___________________________________
2016 —O jornal O Presente noticia que no começo do mês de dezembro o Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (CETRAN-PR) aprovou a municipalização do trânsito de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 23 de dezembro de 2016, p. 16).
___________________________________
2019 — Falece a pioneira do distrito rondonense de Iguiporã, a senhora Sofia (nascida Grohmann) Model, aos 79 anos. Era casada com o pioneiro do mesmo distrito, Arlindo Model¹, casamento que ocorreu em 28 de julho de 1962, com a celebração religiosa na Igreja Evangélica Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, oficiada pelo pastor Jochim Pawelke. O casal formou família com o nascimento dos filhos Adir Ailson, Wilson e
A pioneira é nascida em José Bonifácio, agora Erechim (RS), em 17 de agosto de 1940, filha do casal Catarina (nascida Müller, na cidade de Munique, Alemanha) e Arthur Grohmann. Veio solteira para o Paraná acompanhando a irmã Tereza e o cunhado Ludwig Römer. Chegaram de mudança em Iguiporã, em 20 de fevereiro de 1959.
Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede distrital rondonense de Iguiporã (colaboraram Selma Römer Krach e Adir Model). -- FOTOS 7 e 8 --
¹ É filho do casal pioneiro rondonense Carolina (nascida Espig) e Reinaldo Model. Chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon em 10 de fevereiro de 1954, acompanhando os pais e irmãos.
2019 — Falece o rondonense Artur Lohmann, natural de Joaçaba (SC), vítima de enfarte do miocárdio. Era professor de Física do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon (PR).
Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Nova Santa Rosa (PR). -- FOTO 9 --
___________________________________
2020 — Falece o pioneiro rondonense Ethan Batschke, aos 85 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Foi proprietário da então Padaria Central, localizada à Avenida Rio Grande do Sul, na área central da cidade de Marechal Cândido Rondon, adquirida do pioneiro Gustavo Lange, que a instalou no começo da década de 1950.
Era casado com Elvira Schiller com quem formou família com o nascimento dos filhos... --
A manifestação de constante alegria e muita vontade de viver foi uma particularidade do pioneiro. Nunca demonstrando as suas dores. -- FOTO 10 --
2020 — O funcionário efetivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon (SAAE), Gerson da Silva é nomeado para exercer a partir de 1º janeiro as funções de diretor-executivo da autarquia, no lugar de Dieter Leonard Seyboth (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 de dezembro de 2020, p. 03). -- FOTO 11 --
___________________________________
2021 — A quinta-feira é de temperaturas elevadas na cidade de Marechal Cândido Rondon, com amplitude térmica entre 24 e 37 graus. Ventos do quadrante Sul, moderados, indicando prolongamento da estiagem. A nebulosidade é esparsa (nota do pesquisador). -- FOTO 12 --
___________________________________
2022 — Sexta-feira de sol pleno na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. Ventos do quadrante Nordeste, moderados. Temperaturas entre 25 e 31 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É sábado. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 26 graus com sensação térmica de 28° Celsius. A máxima do dia atingiu 36 graus com sensação térmica de 40 centígrafos (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather). Céu com pequena presença de formações de nuvens tipificadas como cirrus e altostratus. Ventos ao amanhecer do quadrante Nordeste, fracos. Durante a manhã, em certos momentos, ventos do quadrante Sudoeste.
Mais tarde presença de nuvens identificadas como stratus seguido de cumulonimbus. À meita-tarde, com céu encoberto, aconteceu na cidade de Marechal Cândido Rondon uma precipitação pluviométrica forte acompanhada de descargas elétricas e trovoadas Ventos do quadrante Nordeste, brisa (nota do pesquisador). -- FOTOS 13 e 14 --
___________________________________
2023 — Comemora seus 90 anos a pioneira rondonense Sybila (nascida Ertel) Diesel. Natural de Piratuba (SC), filha do casal pioneiro rondonense Ana Clementina (nascida Kerber) e José Emílio Ertel, Sybila chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon em 11 de setembro de 1957, após 11 cansativos dias, na companhia dos pais e irmãos.
Em 1960 a pioneira casou-se com Ulrique Schöne e foram morar na localidade rondonense de Linha Baitaca e ali formaram família com o nascimento dos filhos Aurio e Selia.
Com a morte prematura do esposo em 1966, Sybila contraiu 2ª núpcias com Ernedo Diesel (falecido em 1997), morador na localidade rondonense de Linha Guarani, e com ele teve mais três filhos: Rubin, Auri e Darci. Entre filhos e enteados, a pioneira criou 9 crianças.
Sybila é a única ainda viva de sete irmãos, em 2023 (colaborou Aurio Schöne). -- FOTO 15 --
___________________________________
2023 — A rondonense Alexandra Dal Formo é a ganhadora do veículo Fiat Mobi 0 Km, da campanha 50 Anos da CERCAR (Cooperativa de Eletrificação Rural e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon) (nota do pesqusiador). -- FOTO 16 --
COMENTÁRIOS