1963 — A Sadia de Transportes Aéreos, depois Transbrasil, inaugura linha aérea conectando a cidade de Toledo à diversas cidades da Região Sul (...)
1963 — A Sadia de Transportes Aéreos, depois Transbrasil, inaugura linha aérea¹ conectando a cidade de Toledo a diversas cidades da Região Sul, com um avião DC-3. Mais tarde a empresa de aviação operou a mesma rota com uma aeronave turbo-hélice Dart-Herald² (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 299). -- FOTO1, 2 e 3 --
¹ Muitos moradores pioneiros da comarca de Marechal Cândido Rondon usaram a linha aérea para virem ao Oeste do Paraná para a compra de terras (nota do pesquisador).
² No Memorial existente no aeroporto da cidade de Toledo que o Dart-Herald fez²·¹ o primeiro pouso em 26 de dezembro de 1963 (nota do pesquisador).
²·¹ Histórico do avião Prefixo PP-ASU: Handley-Page Herald HPR-7 Herald 211. C/N 161. Entregue à Maritime Central Airways, do Canadá, em 1962, como CF-NCK, e exibido na Feira de Farnborough em setembro de 1962. Devolvido à Handley-Page em 17/07/1963, como G-ASKK. Arrendado para a Sadia entre 12/1963 e 09/1964, e devolvido à Handley Page. Foi depois para a British Midland Airways e para a British Island Airways, ainda como G-ASKK. Em 1983, foi para a Air UK, com a mesma matrícula, e foi desativado em 29/04/1985. Está preservado no Norwich Aviation Museum. O G-ASKK operou na Sadia como PP-ASU, e está preservado no museu de aviação em Norwich na Inglaterra, em ótimas condições (Alexandre Huppes.Comentário em <https://www.facebook.com/MemoriaRondonensePerfil>, de 26.12.2019)
___________________________________
1966 — É reeleito o vereador Antonio Maximiliano Ceretta para a presidência da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon; Vice-Presidente: Salvino Vanderlinde; Secretário: Sigesfredo Euclides Anschau; e 2º Secretário: Rudi Gerônimo Stoelben.
___________________________________
1968 — Passa para o comando do 1º Batalhão de Fronteiras, de Foz do Iguaçu, o então destacamento do Exército Brasileiro, instalado no distrito de Porto Mendes, no município de Marechal Cândido Rondon. O destacamento estava instalado na antiga sede portuária da Cia.Matte Larangeira (nota do pesquisador).
___________________________________
1969 — Acontece o primeiro acidente de trânsito em rua asfaltada de Marechal Cândido Rondon, às 17h e 45 m, foi vítima de atropelamento o menor Elemar Lamberti, por um fusca branco, dirigido por Elio Edvino Winter.
O acidente ocorreu em frente a então Relojoaria Eska, localizada a Avenida Rio Grande do Sul, entre as ruas Sete de Setembro e Tiradentes.
___________________________________
1973 — Com a manchete "Enfim, o esperado presente de Papai-Noel", a Rádio Difusora Rondon AM noticia que a instalação de uma agência do Banco do Brasil em Marechal Cândido Rondon está confirmada:
"Em uma data como a de hoje, acredita-se que seja mesmo presente de papai-noel para a nossa gente, nosso município e nossa comunidade pois, a secretaria de imprensa do governo Emílio Gomes, acaba de informar através de seus noticiários que, o BANCO DO BRASIL SOCIEDADE ANONIMA vai mesmo instalar agência em Marechal Cândido Rondon. É a mais grata noticia para um final de ano que vem coroar de êxito o esforço de nossa gente em comum acôrdo com autoridades e, agora, finalmente a certeza: TEREMOS MESMO UMA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL (...)" (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 26.12.1973, p. 329 ed. 27.12.1973, p. 335. Programa de Rádio).
¹ Mais de dois anos se passaram até a agência ser aberta, instalada provisoriamente no piso térreo do prédio do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon. A inauguração da unidade bancária se deu às vésperas, sete dias antes, da visita do Presidente Ernesto Geisel ao município.
Aliás, a inauguração somente aconteceu nessa circunstância, para evitar que a diretoria fosse cobrada pelo Presidente, caso este recebesse reclamação da população local para o funcionamento da agência (nota do pesquisador).
___________________________________
1985 — O comércio de Marechal Cândido Rondon mantém as portas fechada em observância ao Segundo Dia de Natal, uma antiga tradição alemã, muito cultuada no município pelos pioneiros. A recomendação para que comércio não mantivesse atividade é recomendada pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), em circular dirigida aos associados (Comércio fica fechado no segundo dia de Natal. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 001, cad. setembro a dezembro de 1985, fls. 306. Programa de Rádio).
____________________________________
1986 — Seguindo com a velha tradição alemã do 2º Dia de Natal, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon decreta ponto facultativo¹ no município (WIEDMER, Ronaldo Luiz. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 007, cad. nov e dez 1986, fls. 203).
O resumo histórico quesegue dá detalhes sobre a origem multissecular da comemoração do 2º de Natal:
2º dia de Natal ― uma tradição relegada por aqui.
O dia 26 de dezembro em muitas cidades do Sul do Brasil, de predominância alemã, este dia é celebrado como o 2º Dia de Natal. É feriado oficial muitas delas e em outras, ponto facultativo.
No Brasil, comemoração da data é uma herança cultural da imigração alemã.
Os pioneiros que povoaram o Oeste do Paraná, aqueles de fala alemã e também de outras, observavam a tradição do 2º Dia de Natal ― não se trabalhava. Era de dia de fazer ou receber visitas, saborear carnes assadas no forno ou panelas, cucas, bolachas, rodas de chimarrão, ...
A celebração do 2º e mais dias de festejos do Natal remonta aos primeiros séculos do Cristianismo ― conhecidas como Oitavas de Natal. Duravam oito dias A prática das oitavas foi uma criação do imperador romano Constantino I (272-337), por conta da festa de dedicação das basílicas de Jerusalém e Tiro. Depois disso, festas litúrgicas anuais passaram a ser observadas na forma de oitavas.
O Concílio de Mainz (cidade alemã), de 813, em 09 de junho, com representantes do imperador Carlos Magno (742-814), 30 bispos e grupo de abades, formulou 56 cânones para serem seguidos dentro da Igreja Católica (a maioria ainda em vigor hoje).
Também alterou as Oitavas de Natal. Diminuiu as exultações de 8 para 4 dias: 25 de dezembro (Natal), 26 de Dezembro (dia de Santo Estevão, o primeiro mártir do Cristianismo), 27 de dezembro (dia do evangelista João) e dia 28 de dezembro (dia das Crianças Inocentes ).
A observância dos quatros dias natalinos se manteve até a vinda da Reforma Protestante, quando Martinho Lutero (1483-1546) reduziu à comemoração para dois dias, provavelmente na década de 1520. A recomendação de Lutero não teve aceitação imediatamente nos diversos principados e ducados alemães. Em protestos, alguns soberanos aumentaram de quatro para cinco dias as celebrações do Natal.
A vinda da Era Industrial, a partir de 1760, foi determinante para que a recomendação de Lutero, de dois dias natalinos, se estabelecesse como definitivo no continente europeu. Muitos dias parados, sem trabalhar, redundava em enormes prejuízos econômicos à atividade industrial. Em função disso, a tese luterana de dois dias de feriados, em virtude do Natal, eram suficientes.
Na grande maioria dos países europeus e da Comunidade Britânica, o dia 26 de dezembro é feriado nacional (texto de Harto Viteck, 2023).
___________________________________
2020 — Falece num hospital da cidade paranaense de Palmas, o pioneiro rondonense Arthur Sigfried Gerke, aos 72 anos, decorrente de complicações do acometimento do coronavírus. Era filho do casal rondonense pioneiro Blondina e Otto Gerke.
Foi o 33º rondonense que veio a óbito em consequência da pandemia. Seu corpo foi sepultado no cemitério público de Marechal Cândido Rondon. -- FOTO 5 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2021 — Formandos de 1980 do antigo Ginásio Cenecista Luiz Ernesto Fleck, da sede distrital rondonense de Iguiporã, reúnem-se num almoço de confraternização na sede social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) (colaborou Plínio Kaufmann). -- FOTO 6 --
___________________________________
2021 — O segundo dia de Natal é de intenso calor na cidade de Marechal Cândido Rondon, com amplitude térmica de 24 graus a 42 graus. Nebulosidade esparsa, ocasionando descargas elétricas e trovões e precipitação pluviométrica pontual e de baixo volume. A chuva ocorreu na faixa norte do município. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Após o meio dia, ventos do quadrante Noroeste, de intensidade fraca (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
2022 — Manhã de segunda-feira sem nebulosidade na cidade de Marechal Cândido Rondon. À tarde, presença de nuvens isoladas tipo cumulus¹. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 25 e 34 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
¹Num dia de bom tempo as nuvens cumulus começam a formar-se do meio para o final da manhã, após o sol ter aquecido o solo. A cobertura de cumulus no céu é maior à tarde - usualmente o período mais quente do dia. Se as nuvens cumulus apresentam algum crescimento vertical, estas normalmente chamadas cumulus de "bom-tempo" podem produzir leve chuva. Ao aproximar-se o pôr do sol a convecção se enfraquece e as nuvens cumulus começam a dissipar-se (elas evaporam) (física.ufpr.br).
__________________________________
2023 — É terça-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 22 graus e céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada como cirrus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa. A temperatura máxima do dia atingiu os 29 graus com sensção térmica de 31° Celsius (nota do pesquisador). -- FOTOS 9 e 10 --
__________________________________________
2023 — A Cooperativa Agroindustrial Copagril começa a montar a estrutura para o Dia de Campo 2024, em Estaçao Experimental, localizada na área suburbana da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), agendada de 10 a 12 de janeiro vindouro. -- FOTO 11 --
Quanto às novidades tecnológicas e outras, a Cooperativa distribui a seguinte nota informativa:
DIA DE CAMPO COPAGRIL ABRIRÁ CALENDÁRIO DE EVENTOS DE 2024
O maior evento tecnológico de referência do agronegócio na área de atuação da cooperativa já tem data marcada: o Dia de Campo Copagril será de 10 a 12 de janeiro de 2024, na Estação Experimental, em Marechal Cândido Rondon.
Conforme o coordenador geral do Dia de Campo, superintendente comercial Enoir José Primon, será um dos primeiros eventos do ano no calendário do agronegócio nacional, posicionando a Copagril como protagonista na difusão de tecnologias agrícolas em 2024.
“Teremos a participação de mais de 200 empresas expositoras, parceiras da Copagril, que apresentarão as melhores soluções e tendências do mercado para o público que visitar a Estação Experimental durante os três dias do evento”, declara.
Relevância
Primon analisa que, historicamente, ao longo dos anos, o Dia de Campo Copagril tem contribuído para elevar o nível de conhecimento a respeito dos melhores produtos disponíveis no mercado, assim como de práticas de manejo com potencial para serem mais bem-sucedidas no campo e, consequentemente, tem contribuído para o sucesso de sucessivas safras, bem como para o aumento da rentabilidade de associados e demais produtores
rurais visitantes.
“Diante da relevância desse acontecimento, convidamos a todos os nossos associados, bem como produtores rurais da região, estudantes e toda a comunidade interessada em ampliar seus conhecimentos sobre as atualidades do agronegócio, que marquem na sua agenda as datas do evento e que se programem para participar”, enfatiza Primon, lembrando que a entrada é gratuita.
Inovação
A programação do evento que tem como slogan o “Show do Agronegócio” destacará, também, tendências de inovação. A Copagril está abrindo espaço para a agricultura 5.0 e essa característica será enfatizada nesta edição do Dia de Campo.
“Teremos drones para demonstrar a viabilidade de sua utilização em diversas atividades da agricultura, seja na pulverização (com tanques de 40 litros) ou na
semeadura (com tanques de 50 quilos de sementes. Além disso, apresentaremos um sistema inédito e revolucionário de pulverização de alta capacidade, utilizando o sistema pivô de luz (tecnologia de suplementação luminosa no cultivo agrícola por meio da instalação de painéis de iluminação
artificial de alta eficiência em pivôs de irrigação) ”, expõe Primon.
Segundo ele, esse sistema emite ondas de luz à noite com a mesma frequência da luz solar diurna, permitindo que as plantas continuem realizando a fotossíntese durante a noite, como se fosse dia, resultando em maior produtividade na lavoura.
Outras inovações que serão apresentadas pelos parceiros comerciais daCopagril referem-se à tecnologia de biológicos, com a participação de empresas que já testaram e obtiveram aprovação para seus produtos. A presença dessas empresas evidencia o foco da Copagril em oferecer alternativas de manejo biológico com qualidade para seus associados.
Estrutura
No que diz respeito à estrutura do ambiente onde o evento ocorre, algumas melhorias já estão planejadas. “Os corredores laterais serão cobertos e interligados, permitindo que os visitantes circulem por toda a estação protegidos por corredores cobertos. Além disso, novas medidas de segurança estão sendo implementadas no Salão do Agronegócio, visando proporcionar tranquilidade aos visitantes”, enfatiza o coordenador. Na área de exposição de máquinas será ampliado o espaço disponibilizado para os parceiros. “Há muitas novidades e aspectos distintos a serem apresentados e nosso objetivo é que o Show do Agronegócio seja uma grande vitrine, exibindo as tendências
mais modernas da agricultura, tanto nacional quanto mundial”, finaliza Primon.
COMENTÁRIOS