1971 — Falece o pioneiro rondonense Roberto Graff, que fixou residência na atual Linha Concórdia (...)

Imagem: Acervo Vilton Graff - FOTO 1 -

Imagem: Acervo Arquivo Nacional - FOTO 2 -

Imagem: Acervo Família Nied - FOTO 3 -

Imagem: Acervo O Globo - FOTO 4 -

Imagem: Acervo do casal - FOTO 5 -

Imagem: Acervo Elton Hollmann - FOTO 6 -

A foto foi tirada em 1978 por ocasião de visita de Ricardo a Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo Elton Hollmann - FOTO 7 -

Imagem: Acervo pessoal - FOTO 8 -

Imagem: Acervo Paul Lírio Berwig - FOTO 9 -

Imagem: Acervo da historiadora rondonense Lori Spitzer Speck - FOTO 10 -


Imagem: Acervo O Presente - FOTO 12 -

Imagem: O Presente - FOTO 13 -

Imagem: O Presente - FOTO 14 -

Imagem: Acervo O Presente - FOTO 15 -






Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 21 -

Imagem: Acervo do informativo citado - FOTO 22 -

Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 23 -

Imagem: Acervo Metsul - FOTO 24 -

Imagem: Acervo O Presente - FOTO 25 -

Imagem: Acervo Comunicação Copagril (Revista Copagril, caderno Janeiro/Fevereiro/Março 2022 - FOTO 26 -

Imagem: Acervo A Tribuna - FOTO 27 -

Imagem: Imprensa PM-PMCR - FOTO 28 -

Imagem: Acervo Imprensa PM-MCR - FOTO 28 -

Imagem: Acervo do Órgão citado - FOTO 30 -

Imagem: Acervo e crédito de Eli Marcon - FOTO 31 -

Imagem: Acervo Prefeitura Municipal local - FOTO 32 -

Imagem: Acervo Depto. Imprensa - PM-MCR - FOTO 33-

Imagem: Acervo Prefeitura Municipal de Toledo - FOTO 34 -

Imagem: Acervo Prefeitura Municipal de Toledo - FOTO 35 -

Imagem: Acervo da Comunicação da Copagril - FOTO 36 -
1957 — Por causa de dívidas das empresas do Grupo Lupion-Simões junto ao então Banco do Estado do Paraná S/A, que chegam a cifra de Cr$ 658.943.299,50, o Banco do Brasil decreta intervenção no banco estadual (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Instituto Histórico Geográfico do Paraná, enviado via meio eletrônico (e-mail), em 30.12.2020). -- FOTO 2 --
* Coincidentemente na época era governador do Paraná, Moisés Lupion (1956 -1961).
___________________________________
1962 — São criados pela Lei Estadual nº 4668¹, os distritos judiciários de Quatro Pontes e Vila Mercedes. O autor do respectivo projeto de lei é o deputado Elio Dias. A publicação da lei ocorre no dia 02 de janeiro de 1963, sob o nº 244.
¹O mesmo dispositivo dispõe também sobre a criação no Oeste do Paraná, dos distritos de Cafelândia e Jesuítas. Todos as unidades distritais agora são municípios (nota do pesquisador).
___________________________________
1968 — É feita a inauguração simbólica do então Frigorífico Marechal Cândido Rondon S/A - Indústria e Comércio¹, (ás 23he50m), através do apito da caldeira (nota do pesquisador). -- FOTO 3 --
¹ Essa primeira unidade de abate de suínos em Marechal Cândido Rondon foi implantada por um grupo de empresários rondonenses, entre eles Afonso Diesel e Alfredo Nied¹·¹ (sócios maiorais). Anos depois complexo foi vendido, com ações majoritárias, para Grupo Ruaro¹·².
Com a falência do grupo em 1978, o frigorifico ficou inativo por um longo período até ser ativado novamente pela Swift Armour, que acabou comprando-o. A empresa multiestadual enviava as carcaças de suínos abatidos para à sua unidade na cidade de Utinga (SP), para industrialização.
Em 1992, o frigorífico passou para a administração do grupo catarinense Ceval, compradora de algumas unidades da Swift-Armour. Devido as instalações inadequadas e onerosas do frigorífico rondonense, a Ceval encerrou as suas atividades em Marechal Cândido Rondon e vendeu a propriedade e a construção para a Sperafico Industrial/Coatol-Sperafico. Em 2021, o complexo foi vendido para a Cooperatica C Vale, de Palotina.
¹·¹ O empresário investiu na construção do frigorífico, o valor da venda de 23 colônias, 11 chácaras e alguns terrenos, de sua propriedade no município de Marechal Cândido Rondon (colaborou Walmor Sérgio Nied).
¹·² O maior acionista do grupo foi o colonizador Alfredo Paschoal Ruaro (1913-2015), entre ou outros scócios, da antiga Fazenda Britânia e fundador da cidade de Toledo (PR) (nota do pesquisador).
___________________________________
1968 — É levado ao ar, após 27 de anos ininterruptos de apresentação, na voz do locutor Roberto Figueiredo¹, o conceituado e de larga compatibilidade com o público brasileiro, o Repórter Esso, transmitido pela Rádio Globo.
O programa noticioso é o primeiro radiojornalismo do Brasil com redação própria e matérias produzidas pela agência de notícias estadunidense United Press International (UPI). -- FOTO 4 --
Luiz Moraes, em matéria compartilhada em seu canal no Youtube, assim descreve, em texto sucinto, o histórico do memorável noticioso:
"O Seu Repórter Esso (ou simplesmente Repórter Esso) foi um noticiário histórico do rádio e da televisão brasileira e seguia a versão americana do programa chamada de "Your Esso Reporter". Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos. O repórter Esso era patrocinado por uma empresa estadunidense chamada Standard Oil Company of Brazil, conhecida como Esso do Brasil. Os locutores que fizeram maior sucesso no noticioso foram: em São Paulo, Dalmácio Jordão, que narrou o noticiário de 1950 até seu final, Kalil Filho, Gontijo Teodoro, Luís Jatobá, Roberto Figueiredo e Heron Domingues. Os slogans mais famosos eram: O Primeiro a Dar as Últimas e Testemunha Ocular da História.
O programa trouxe para o radiojornalismo brasileiro a informação por ele divulgada não apenas como notícia, mas constituída também, em texto dirigido, propaganda político-ideológica, produzindo e construindo sentido e com alvo certo: o governo e determinados segmentos da sociedade brasileira. Não obstante, A Segunda Guerra acabou depois que o Repórter Esso noticiou, célebre frase de um jornal da época, exprime a importância e credibilidade que o Repórter Esso conquistou. A primeira transmissão ocorreu na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1941, iniciando a cobertura do Brasil na Segunda Guerra Mundial.[2] Antes da estreia oficial, o programa havia ido ao ar experimentalmente na Rádio Farroupilha de Porto Alegre.
Na televisão, o noticiário, inicialmente com o nome de O Seu Repórter Esso, foi apresentado de 10 de abril de 1952 até 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi.
¹ É falecido em 27 de julho de 2021, aos 87 anos, em decorrência de complicações do Covid 19.
Ouvir a transmissão do último noticiário, com a voz emociada de despedida do locutor Roberto Figueiredo, clique aqui.
____________________________________
1969 — Encerra o mandato eletivo do prefeito Werner Wanderer e do vice Dealmo Selmiro Poersch, mas por força do Ato Institucional nº 11, de 14 de agosto de 1969, o mandato é estendido até o dia 31 de janeiro de 1970.
___________________________________
1971 — Falece o pioneiro rondonense Roberto Graff que fixou residência na atual Linha Concórdia, antes Linha Arroio Fundo¹ e anteriormente Linha Quatro Irmãos. Veio de mudança à atual Marechal Cândido Rondon, com sua família, oriundo de Erechim (RS) em 1952. Chegou ao Brasil como imigrante, procedente da região de povoamento de alemães na Rússia.
É um dos primeiros professores no município de Marechal Cândido Rondon, contratado pela Prefeitura Municipal de Toledo. Lecionou na extinta Escola Municipal Rui Barbosa², instalada na localidade onde residia. Também foi um devotado líder comunitário, catequista e agricultor. -- FOTO 1 --
¹ Nos primórdios da colonização de Marechal Cândido Rondon, com essa denominação eram conhecidos vários locais ao longo do curso do Arroio Fundo, o que gerava muitas confusões de localizaçao. Foi necessário ao decurso do tempo dar novos nomes para os diversos lugares.
² Willy Carlos Trentini, correspondente do extinto jornal Oeste, editado na cidade de Toledo nos anos 1953 a 1955, em release produzido para publicação, informa que a escola foi inaugurada em 1º de maio, sem especificar o ano (ver mais, em Acervo de fotos e documentos de Willy Carlos Trentini, clique aqui)
___________________________________
1971 — É ligado pela Copel o circuito de iluminação pública nas imediações do Colégio Luterano Rui Barbosa e do Clube Concórdia, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1973 — É inaugurada, à tarde, a pavimentação asfáltica do trecho da Avenida Maripá, desde a confluência com a Rua Santa Catarina até a Rua São Paulo, onde está localizada (14.02.2020) a empresa Auto Mecânica Rondon, na cidade de Marechal Cândido Rondon.
O evento contou com participou do automobilista rondonense Ilo Darci Weirich que percorreu o trecho pavimentação com seu carro-esporte SP-2, em alta velocidade (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná: vol. 19, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 31.12.73, p. 345. Programa de Rádio).
___________________________________
1977 — Casam-se na Igreja Evangélica Congregacional, os jovens Alita Pedde¹ e Elio Lino Rusch² (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978). -- FOTO 5 --
¹ Ela filha de Erna (nascida Makus) e de Emilio Pedde.
² Ele filho de Orminda (nascida Arndt) e Alberto Rusch.
___________________________________
1977 — É concluída a pavimentação asfáltica e entregue ao tráfego o trecho da Rua D. João VI, desde a Rua Rio Grande do Norte até às proximidades do então Colégio Comercial David Carneiro, num total de cinco quadras - cada quadra corresponde a 100 metros (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
___________________________________
1977 — Celebra Bodas de Ouro, o casal pioneiro rondonense¹ Helena e João Alfredo Henning, morador na Esquina Guaíra. Ambos nasceram na cidade de Rio Negro, Paraná. Antes de mudar-se para Marechal Cândido Rondon, o casal residiu no município de Rolândia, no Norte do Paraná (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978 Programa de Rádio; e informações da família).
¹ É o gentilício de quem nasce ou reside no municipio de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1985 — A Indústria de Telas Rondon, de propriedade do empresário rondonense Heriberto Lunkes, inaugura sua nova planta industrial, instalada no Parque Industrial Irio Jacob Welp, na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
A empresa é especializada na produção telas de arame de todos os tipos, gaiolas para pássaros e coelhos ( Rádio Difusora do Paraná. Indústria de Telas inagura instalações no Parque Industrial. Marechal Cândido Rondon: Panorama, vol. 001, cad. setembro a dezembro de 1985, fls. 314. Programa de Rádio).
___________________________________
1990 — Falece o pioneiro rondonense Arcyso Hollmann, aos 71 anos, em decorrência de choque hipovolêmico e hemorragia pós-operatório de diverticulite aguda. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede distrital rondonense de Novo Horizonte.
É natural de Arroio do Meio (RS), nascido em 10 de maio de 1929, filho do casal Selma (nascida Rheinheimer) e Ricardo Hollmann. Casou-se com Elma Lagemann¹, e seguida o novo casal transfere residência para à então vila de Mercedes Velha (agora sede distrital de Novo Horizonte. Veio motivado pelo pioneiro rondonense Henrique Afonso Sturm que estabelece a 1ª serraria na vila citada.
Arcyso trabalha um ano como carpinteiro. Participa da construção das primeiras moradias e outras instalações dos pioneiros que se estabelecem aí. Depois disso, muda-se para a propriedade rural adquirida na Linha Guavirá, e atua como agricultor até o final de sua vida.
Elma e Arcyso formaram família com o nascimento dos filhos Alcides², Iraci, Eugênio, Leo e Luiz, todos nascidos no distrito de Novo Horizonte. Alcides foi a 1ª criança nascida na localidade no período colonizatório (colaborou Elton Hollmann, neto). -- FOTOS 6 e 7 --
¹ É falecida em 21 de janeiro de 2024. Era nascida em 15 de junho de 1931, filha do casal Martha Bertha (nascida Rahmeier) e Theobaldo Lagemann).
² É falecido em 15 de outubro de 2014 (saber mais, clique aqui).
___________________________________
2008 — O ciclista rondonense Paul Lirio Berwig colhe resultados significativos nas competições em que participou em 2008 (ver publicação) (colaboração dele). -- FOTO 8 --
____________________________________
2009 — Ciclistas rondonenense conseguem excelentes classificações nas competições de ciclismo em que competiram durante o ano (colaboração de Paul Lirio Berwig). -- FOTO 9 --
__________________________________
2011 — Falece a pioneira rondonense Alice Lang, aos 94 anos, de causas naturais. Seu corpo é sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
É natural de Santa Rosa (RS), nascida em 2 de julho de 1917. Casou-se com Gustav Lang com quem constitui família com o nascimento dos filhos Geraldo, Reinardo, Valdemar e Tusnelda (conhecida como "Tusca"). Todos nascidos no Rio Grande do Sul, em Santa Rosa.
Depois de curta morada em Tupinambá, no atual município de Astorga, no Norte do Paraná, para onde tinha migrado, em outubro de 1949, a família muda-se para a então vila de General Rondon. Chegam com a mudança em 18 de outubro de 1952 e aqui instalam a primeira padaria (SPECK, Lori S. Primeira padaria da vila General Rondon. Marechal Cândido Rondon: Life Mag., ano XV, nº 183, ed. Dezembro de 2023, p. 55 a 57). -- FOTO 10 --
Saber mais, clique aqui.
____________________________________
2014 — A somatória das precipitações pluviométricas do mês, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, fecha em 130mm.
___________________________________
2015 — O jornal O Presente noticia que a diretoria da Copagril Futsal contratou o ala/pivô Marquinhos (Marcos Costa), ex- Keima Futsal, de Ponta Grossa. O atleta já esteve antes na equipe da Copagril por quatro temporadas - de 2008 a 2011 (in: Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2015, p. 27). -- FOTO 11 --
___________________________________
2015 — Relatório epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em janeiro de 2016, informa que foram registrados 1.649.006 casos prováveis de dengue no Brasil, com 863 mortes.
___________________________________
2017 — Acontecem no Parque Lazer Rodolfo Rieger, com início às 20h30m, as comemorações de Passagem de Ano, com show pirotécnico e apresentação de bandas músicais. (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 30 de dezembro de 2017, p. 18). -- FOTO 12 --
___________________________________
2017 — Na cidade de Entre Rios do Oeste, a passagem de ano de 2017 para 2018, é comemorada com programação alusiva no Parque de Lazer junto ao Reservatório Itaipu Binacional (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 30 de dezembro de 2017, p. 18) . -- FOTO 13 --
___________________________________
2017 — A chegada de 2018, na cidade de Quatro Pontes, é comemorada na Praça Cristo Rei, com intensa agenda programática de eventos alusivos, com destaque para a "queima de fogos" com a duração de 17 minutos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 30 de dezembro de 2017, p. 18). -- FOTO 14 --
___________________________________
2017 — O rèveillon 2018, de Pato Bragado, acontece na praça da cidade, com a programação de eventos comemorativos começando às 22 horas (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 30 de dezembro de 2017, p. 19). -- FOTO 15 --
___________________________________
2018 — O deputado federal Dilceu Sperafico, da cidade de Toledo e um dos representantes de Marechal Cândido Rondon na Câmara dos Deputados, deixa a Casa Civil do Governo do Paraná, após 8 meses de atuação na administração de Cida Borghetti, e retorna ao cargo no Congresso Nacional para fechar o período do último mandato de 4 anos, que finda em 31 de janeiro, dos seis que teve como parlamentar federal pelo Paraná (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2018, p. 04 e 05).
____________________________________
2018 — Acontece na praça Luiz Dalcanalle Filho, na sede municipal de Pato Bragado, a programação de eventos comemorativos de Passagem de Ano, começando às 23 horas, com o show da dupla paranaense Adson & Alana, seguido de espetáculo pirotécnico (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2017, p. 20). -- FOTO 16 --
___________________________________
2018 — A Passagem de Ano de Marechal Cândido Rondon, programada pela Prefeitura Municipal, é comemorada no Parque de Lazer Rodolfo Rieger, com espetáculo pirotécnico de pouco impacto sonoro¹ (pela 1ª vez com esse efeito) e também no Parque de Lazer Annita Wanderer, na sede distrital de Porto Mendes.
Neste local também acontece show musical com a Banda R7, a partir da 20h30m (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2018, p. 20). -- FOTO 17 --
¹ Na cidade também houve intenso estouro de foguetes por parte de moradores. Como no ano anterior, sem respeitar a proximidade de hospitais e casas de abrigos de idosos. Em nada contribuiu a campanha encetada por diversas pessoas via Facebook para que não houvesse espocar de fogos em benefício dos animais de estimação, que se assustam com esse tipo de estouro (nota do pesquisador).
___________________________________
2018 — O município de Entre Rios do Oeste, em evento organizado pela Prefeitura Municipal, celebra a Passagem de Ano com fogos de artíficio e baile com a banda MDM, a partir das 22 horas, junto à Praia Artificial (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2018, p. 20). -- FOTO 18 --
___________________________________
2018 — A Praça CristoRei é o local para as celebrações de passagem de ano na cidade de Quatro Pontes, com a designação "Virada da Esperança". A programação começa às 22 horas com o show musical de Evandro e Liliane, seguido de espetáculo pirotécnico (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2018, p. 21). -- FOTO 19 --
___________________________________
2018 — Informações de imprensa destacam que os pais paranaenses usaram de preferência os nomes de Maria Clara e Pedro Henrique para registrar seus filhos nascidos em 2018 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de dezembro de 2018, p. 23). -- FOTO 20 --
___________________________________
2018 — É registrada a temperatura mais elevada do verão 2018/2019, em Marechal Cândido Rondon: 36,1ºC (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de janeiro de 2019, p. 13).
___________________________________
2019 — O mês de dezembro deste ano apresenta uma excepcionalidade que somente ocorre a cada 823 anos: teve cinco domingos, cinco segundas-feiras e cinco terças feiras (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Acontece no Parque de Lazer Rodolfo Rieger (Lago Municipal), na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, e na sede distrital de Porte Mendes, no Parque de Lazer Annita Wanderer, as celebrações do Réveillon 2020 de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
¹ Na cidade também houve intenso estouro de foguetes protagonizado por moradores. Como em anos anteriores, sem respeitar a proximidade de hospitais e casas de abrigos de idosos. E também em nada contribuiu, uma vez mais, a campanha encetada por diversas pessoas via Facebook, para que não houvesse espocar de fogos, em benefício dos animais de estimação, que se assustam com esse tipo de estouro.
Ver vídeo, clique aqui.
Ver vídeo, clique aqui - show pirotécnico em Porto Mendes.
___________________________________
2019 — O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, assina a Medida Provisória nº 916, que fixa o salário-minímo no Brasil, para 2020, em 1.039,00 reais.
___________________________________
2019 — O volume de precipitação pluviométrica acumulada no mês, na cidade de Marechal Cândido Rondon, totaliza 225mm.
___________________________________
2020 — O Presidente Jair Messias Bolsonaro assina Medida Provisória que reajusta o salário minímo em 5,26%, passado de 1.045,00 reais para R$ 1.100,00.
___________________________________
2020 — O último dia do ano amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com chuva intensa que se estende até ao meio dia. A tarde, o céu parmaneceu parcialmente nublado, com prenúncio de fim da semana de precipitações intermitentes que começaram na segunda-feira.
Apesar dos muitos apelos pelas mídias sociais para serem evitados foguetórios, para não perturbar o sossego de doentes, crianças e animais de estimação, centenas de rondonenses foram insensíveis ao pedido e promoveram foguetório intenso.
Em face da medidas sanitárias restritivas para evitar a aglomeração, em virtude da pandemia do coronavírus, não ocorre a organização de rèvellion público.
Sobre o ano 2020, um texto apropriado do professor Tarcísio Vanderlinde do campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon:
PELA GRAÇA DE RESPIRAR
Qualquer expressão que for utilizada para descrever a experiência humana durante os meses de pandemia pode soar insuficiente dada a subjetividade que costuma nos mover. Apesar do horizonte esperançoso sinalizado pela ciência, paira o espectro da incerteza.
Estamos a surfar no tsunami como espectadores e potenciais vítimas. A perspectiva de quem não se contaminou, ou sequer percebeu que carregou o vírus, será sempre diferente de quem passou pela prova, ou de quem perdeu alguém do seu convívio íntimo. O mal revelou atitudes paradoxais.
Na enxurrada de decretos de eficácia duvidosa, observou-se que o vírus tirou proveito de espíritos inflamados que, visando interesses particulares, politizaram a ocasião. Quanta jactância! Quanto escárnio! Quantas conspirações improváveis! Quantas palavras dispensáveis!
A nobreza de caráter sentiu-se fustigada, mas sobreviveu! Foram inúmeros os exemplos civilizacionais. Pessoas tombaram por se solidarizar com quem se mostrava fragilizado. Verificou-se que mesmo isolados muitos encontraram um jeito de externar um abraço fraternal. No exercício inesperado da resiliência não desperdiçaram a oportunidade de se tornar seres humanos melhores. O ser humano pode ter jeito!
Frank Laubach (1884-1970), autor de cerca de 50 livros com grande repercussão em sua época, é considerado por muitos como o maior educador dos tempos modernos. Sua biografia revela que os melhores momentos de sua vida foram marcados por uma solitária pequena montanha, atrás da choupana onde vivia na ilha de Mindanao, sudeste asiático.
Laubach viveu boa parte de sua vida nessa “quarentena” voluntária, evidentemente situação não compatível com muitas outras atividades exercidas compulsoriamente pelas pessoas. No entanto, Laubach deixou em uma das cartas escritas ao seu pai, algo que pode nos ajudar na travessia dos preciosos dias nos quais ainda nos será permitido respirar:
“Você e eu seremos em breve soprados para fora de nossos corpos. Dinheiro, prazeres, poder, posição, etc., não farão mais diferença, porque serão esquecidos em uma centena de anos, mas esse espírito que vem com a mente está em contínuo estado de entrega, esse espírito é a vida eterna”.
Concluo com a poesia de Fernando Sabino para quem, de toda experiência humana ficarão apenas três coisas: “A certeza de que estava sempre começando; A certeza de que era preciso continuar; A certeza de que seria interrompido antes de terminar”. Das circunstâncias sugere fazer da interrupção um caminho novo; da queda um passo de dança; do medo, uma escada; do sonho, uma ponte; da procura, um encontro!
Que possamos ser agraciados com as misericórdias do Eterno em 2021 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31.12.2020, p.2). -- FOTO 22 --
COMENTÁRIOS