1961 — É instalada a primeira Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon [...]
1875 — Parte de Curitiba a expedição comandada pelo capitão Nestor Augusto de Morocines Borba¹ com a missão de conhecer a região das Sete Quedas, patrocinada pelo governo provincial do Paraná (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Curitiba: revisão e ampliação, Carlos Zatti - 2ª ed. rev. e amp., p (?).
¹ Era natural de Curitiba, onde nasceu em 1846, filho de Joana Hilária (nascida Morocines) e Antonio Rodrigues Borba, que fora militar de carreira no posto de capitão participante das Guerras Platinas e; ela uruguaia. Nestor Borba foi um dos primeiros voluntários paranaenses que seguiu para os campos de batalha da Guerra do Paraguai, a partir da unidade militar instalada em Guarapuava. Tempo depois, ferido no teatro da contenda, retorna à Capital Paranaense, onde é ovacionado pelo seu destemor. O históriador curitibano David Carneiro, em seu livro "O Paraná na Guerra do Paraguai", destaca recorte do jornal 19 de Dezembro (informativo de propriedade do sogro do combatente), edição de 25 de maio de 1867:
" [...] chegou onthem a esta capital o Sr. Capitão honorário Nestor Augusto de Moricines Borba, um dos primeiros Voluntários da Pátria que desta província marcharam para o theatro da guerra.
Gravemente ferido em combate, este denodado paranaense teve de retirar-se da campanha por não poder continuar a prestar à pátria os valiosos serviços".
¹ O militar faleceu em 1877 e dados colhidos no Museu Maçônico Paranaense revelam que ele era maçom da Loja Estrela de Antonina n. 0190.
Por trás do objetivo, há muito tempo almejado pelo militar, convergiam o interesse pessoal com o interesse do poder público da província. Ambos tinham o projeto em comum de construir uma ferrovia que ligasse Curitiba à cidade de Miranda, no atual Mato Grosso do Sul. Junto com os planos da estrada de ferro, aventava-se a construção de uma ponte metálica sobre as Sete Quedas, somada a outra missão estratégica.
O explorador Nestor Borba narra isso no relatório de sua viagem:
" (...) Tomam mais interesse pelo desenvolvimento e prosperidade desta província, do que a maior parte de seus filhos, animaram-nos a levar por diante esta tentativa, dando-lhes importância, que nós não lhe ligávamos, pois que, diziam, tratar-se de verificar a possibilidade de construir uma ponte sobre aquele salto, uma das ideias capitais da memória do Dr. Tourinho sobre a via - férrea para o Mato Grosso, prolongando através do Paraguai e Bolívia".
Da Capital Paranaense a comissão rumou à Colônia Militar do Jataí, onde atuava seu irmão Telêmaco Borba². Em 1º de janeiro de 1876, a comitiva³ comandada pelos dois irmãos sobe o Rio Tibagi ao encontro do Rio Paranapanema para seguir até o Rio Paraná e por este se direcionar às Sete Quedas.
² Foi protagonista de expedições anteriores ao interior paranaense e tinha vasto conhecimento no trato com nativos. Atuou no processo de catequização e aldeamento dos Kayovás e Kaingang. A sua experiência na jornada do irmão, facilitou os contatos com os indígenas.
³ Descreve o viajante curitibano que a turma exploradora era formada por oito tripulantes indígenas Cayguás, Guaranis e dois Coroados, cada grupo com uma missão específica. Uns para guiarem as canoas³·¹ e os outros servirem de intérpretes para quando chegasse às margens do Paranapanema.
³·¹ Quanto a feitura das duas canoas usadas e as cargas transportadas, Nestor Borba descreve com detalhes cada uma. A primeira, feita de tronco de peroba medindo 16 metros de comprimento e um metro de largura, carregava sacos de farinha, feijão, toucinho e outras iguarias. Perto da popa, um toldo de dois metros de extensão coberta com folhas de palmeira. A outra embarcação, menor, de cedro, tinha 10 metros de comprimento e 70 centímetros de largura e sua carga³·² se compunha de quatro cães atrelados indóceis, arpão, linhas, anzóis, baús, cartuchos, pólvora, chumbo, espoletas, pequenas facas e quatro espingadas.
³·² Pela composição do carregamento transportado pelo barco menor, nota-se que parte dela, como testemunha a história, visava brindar os silvícolas e conquistar com isso a confiança deles, para depois convencê-los a se instalarem em algum aldeamento, prática política comum para se apropriar das terras índigenas.
Nestor Borba relatando a chegada à região das Sete Quedas, onde encontrou 22 índios coroados, deixou claro quanto aos verdadeiros objetivos de sua morosa viagem:
" (...) Fizemos alguns presentes e contínumaos nossa viagem, levando em nosso companhia dois daquelles índios para irem avisar os que moravam em um toldo, próximo à margem esquerda do Piquiry, a fim de virem falar conosco, e na ocasião em terra acordamos que nos esperaria noutro dia, na próxima corredeira, que tinha ali para cima. Demos-lhes os brindes, que levávamos com este destino. Resolvemos deixar ali com esses índios os coroados, que trouxemos para servir-nos de intérpretes afim de servirem de guia aos que desejassem ir ao Jathy, reconhecendo ao mesmo tempo todo o terreno entre estes dois pontos, colhendo-se assim duas grandes vantagens: o adquirir-se conhecimento daquela grande zona de terrenos fertilíssimos, e attrair aqueles selvagens à catechese. Notamos, em que toda a margem esquerda do Paraná, lugares belíssimos e apropriados para o estabelecimento de povoações".
Nestor Augusto de Moricines Borba retornou a Curitiba de sua viagem em 14 de fevereiro de 1876, um ano e um mês após. O resumo de seu périplo e a incumbência estratégica da missão foram publicados um mês depois, em 14 de março, e reeditados em 1897. -- FOTO 2 --
Ver fonte de pesquisa, clique aqui.
___________________________________
1929 — O Ministério da Fazenda criar o cargo de despachante aduaneiro junto a Meza de Rendas Federais (agora Delegacia da Receita Federal), na cidade de Foz do Iguaçu; e nomeia para exercer a função, Lauro Corrêa (Diário da Tarde. Curitiba: ano XXXI, nº 10.371, ed. 04 de dezembro de 1929, p. 4 — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1950 — É federalizada a Universidade do Paraná, sediada na Capital Paranaense, pela Lei nº 1.254/50, sancionada pelo Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra, com a denominação de Universidade Federal do Paraná (UFPR) (Linha do tempo NC/UFPR). -- FOTO 3 --
___________________________________
1961 — É instalada a primeira Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, composta pelos vereadores: Helmuth Priesnitz, Erno Graeff, Harry Pydd, Lindolfo Nienkötter, Luiz Groff, Theobaldo Loffi, Aldo Allievi – como primeiro suplente assumiu no lugar de Luiz José Schaedler, Reinoldo Julio Wengrat, e João Waldomiro Backes - como suplente assumiu no lugar de Aylson Confúcio de Lima, que deixou de cumprir os prazos legais para a posse.
A primeira Mesa Executiva ficou assim composta: Presidente: ver. Helmuth Priesnitz, vice-presidente: ver. Harry Pydd, 1º secretário: ver. Lindolfo Nienkötter, e 2º secretário: Reinoldo Júlio Wengrat, para a gestão 1961/1962. -- FOTO 1 --
___________________________________
1961 — Pelos decretos nº 01/61 e 02/61 são nomeados, respectivamente, os dois primeiros funcionários da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, o senhor Osvino Lemke, para exercer as funções de "Secretário da Municipalidade" e o senhor Henrique A. Sturm para ser o "Tesoureiro da Municipalidade" de Marechal Cândido Rondon. -- FOTOS 4 e 5 --
___________________________________
1961 — É expedido o 1º ofício pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, sob o nº 01/61, que encaminha para apreciação e aprovação da Câmara Municipal, os projetos de lei nºs 1 e 2 que tratam do Código Tributário do Município e do Imposto de Transmissão de Propriedade Imobiliária "Inter-vivos", respectivamente" (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
¹ Curiosamente o expediente, por erro datilográfico, é datado com o ano de 1861.
___________________________________
1969 — É realizado o 1º Encontro de Líderes Rurais 4-S, de Marechal Cândido Rondon, no auditório do Colégio Luterano Rui Barbosa, com a presença de 105 líderes, organizado pela Acarpa (hoje Emater-PR).
Proferiram palestras: Jenil Mantovani – presidente do Sindicato Rural Patronal; Leopoldo Piotrowski, médico-veterinário do Sindicato Rural Patronal; Antonio Maximiliano Ceretta – vereador e diretor da Rádio Difusora; Antonio Paulo Ceconello, engenheiro-agronômo extensionista da Acarpa, de Palotina; Frei Simão Laginski (irmão do engenheiro-agronômo Felipe Laginski, extensionista local da Acarpa); e Geraldo Luiz de Souza, engenheiro-agrônomo extensionista da Acarpa de Toledo (nota do pesquisador). -- FOTO 7 --
___________________________________
1969 — Falece a pioneira rondonense Elza Zart, esposa do pioneiro Oswino Zart ( nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — Acontece a formatura de mais uma turma da Escola Normal Colegial Estadual de Marechal Cândido Rondon, na sede social do Clube Aliança: Formandos: Ademir João Cassol, Alice Maria Alegretti, Claucia Weirich, Celzi Terezinha Pian Charnoski, Dulce Sturm, Eleonor Elzira Mertens, Elli Wayhs, Flávia Erci Lammel, Hildegard Olsen Matte, Ieda Maura Kopper, Ilaíde Tischer, Ilga Batschke, Ivone Paggi, Libera Leduc, Lucila Majolo, Maria Byk, Melânia Vanzin, Neusa Wilde, Oldemar Baldus e Vera Tribes. Paraninfo: Dr. José Carlos Lins Santos, Juíz de Direito. Patrono: Dealmo Selmiro Poersch, Prefeito Municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
1973 — Acontece sessão de Juri convocada pelo juíz de Direito, bacharel José Carlos Lins Santos, para julgamento do réu Hartwig Krepski que, no dia 23 de maio de 1972, deu fim a vida de Sebastião M., na vila rondonense de Curvado, na saída de um bar, depois de ser agredido por este que lhe desferiu vários golpes com arma branca que portava. Atuou na defesa do réu o advogado rondonense Osmar Lautenschleiger e na acusação o promotor público bacharel José Maria Valente.
O réu foi absolvido por unanimidade dos jurados (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 04.12.1973, p. 259 e ed. 05.12.1973, p. 261 e 267).
___________________________________
1975 — O jovem rondonense Alfeu Joris, de Marechal Cândido Rondon, comete suicídio, se atirando de uma das pontes pênsis da então Sete Quedas (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — Em visita à República do Paraguai, o Presidente Ernesto Geisel e seu colega paraguaio, Alfredo Stroessner, assinam o Tratado de Amizade e Cooperação entre os dois países, que inclui o detalhamento do financiamento da construção da Usina de Itaipu.
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
1982 — Falece o músico gaúcho Gildo de Freitas (Leovegildo José de Freitas), nascido em 19 de junho de 1919, em Porto Alegre, cultuador de música tradicionalista de Estado.
Entre seus grandes sucessos musicais, perfilam: Baile de Respeito, Aventura de um Gaúcho, Abre o Olho Rapaz, Filho da Natutreza, Não sou Convencido, Sistema dos Pagos, Definição do Grito, entre outros tantos de grande aceitação popular.
Tinha largo número de aficcionados por sua carreira musical, no Sul do Brasil. Muito forte ainda é (2020) a predileção por suas músicas entre os migrantes gaúchos que chegaram ao Oeste do Paraná e seus descendentes (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
1985 — Chega a Foz do Iguaçu Hermann Onno Ruding, ministro das Finanças da Holanda e membro da Junta Diretiva do Fundo Meonetário Internacional (FMI para uma visita à Itaipu Binacional.
A autoridade holandesa foi recepcionada pelo governador paranaense, João Elizio Ferraz de Campos (Ministro da Holanda e membro do FMI chega a Foz hoje. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 001, cad. setembro a dezembro de 1985, fls. 243. Programa de Rádio). -- FOTO 9 --
__________________________________
1985 — Falece em Porto Alegre, o músico rio-grandense "Teixeirinha" (Vitor Mateus Teixeira), aos 58 anos de idade, vítima de câncer. O artista é considerado como um dos maiores intérpretes da música gaúcha e o maior produtor de filmes cinematográficos do Rio Grande do Sul.
Junto com a segunda esposa Mary Terezinha Cabral Brum, com o nome artístico de "Mary Terezinha", formou uma das duplas mais representativas do cancioneiro gaúcho.
A música e os filmes do casal de artistas encontraram grande compatibilidade entre o público rondonense, desde que apareceram no mercado fonográfico e do cinema. A predileção pelas canções da dupla segue muito forte entre grande parcela de rondonenses. Muitas músicas, do vasto repertório de Teixeirinha e Mary Terezinha, continuam sendo cantadas em rodas de confraternização, com preferência por "Querência Amada", "Velho Casarão", "Tropeiro Velho", "Tordilho Negro", entre outros sucessos de renome (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
1989 — Um incêndio destroi completamente a fábrica da empresa Móveis Gruber, instalada no Distrito Industrial II, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 024, ed. 05.12.1989, p. 361. Programa de Rádio).
___________________________________
2004 — Em solenidade no Parque de Lazer e Turismo, de Santa Helena, o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu homenageia os deputados federais Dilceu Sperafico (da cidade de Toledo) e Eduardo Sciarra (da cidade de Cascavel); e os deputado estaduais Duilio Genari (da cidade de Toledo) e Elio Lino Rusch (da cidade de Marechal Cândido Rondon (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p. 276).
___________________________________
2009 — Em comemoração aos 15 anos de funcionamento da Unioeste, acontece show com o músico e intérprete Dante Roque Ledesma, no centro de eventos de Marechal Cândido Rondon (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo – Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica e Editora, 2009. p. 276). -- FOTO 11 --
___________________________________
2015 — A equipe de basquete Marechal Cândido Rondon/Colégio Rui Barbosa/Associação Rondonense de Basquete (AROBA) conquista em Curitiba o vice-campeonato do Campeonato Paranaense de Basquetebol 2015 - Sub 17. O certame começou em abril com nove equipes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08.12.2015, p. 27). -- FOTO 12 --
___________________________________
2015 — A diretoria da Copagril Futsal anuncia a contratação do técnico Paulo Fernando Sartor (Paulinho Sananduva) para dirigir a equipe 2016 (nota do pesquisador). . -- FOTO 13 --
___________________________________
2015 — Acontece a posse festiva dos novos dirigentes da JCI Marechal Cândido Rondon, gestão 2016. Como presidente assumiu Emerson Kochen, como secretária, Juliani Della Giustina; como tesoureiro, Nilson Levi Winter; como assessora legal e presidente passada, Mariana Lamberti Port. O conselho ficou composto por Elonir Kochen, Alceu Andreolli, Rosemari Lamberti e Ellen Cristina Teixeira.
Na presidência do Clube do Senado foi investida a senadora Eda Cristina Berkendorf, em substituição a Elemar Lamberti. Como vice-presidente foi empossado Valdir Weizenmann, como secretário, Carli Freitag; e como tesoureiro, Neilor Vicente Thomas.
Ricardo Quinot assumiu a presidência da JCR Juvenil no lugar de Ricardo Haack.
Na mesma cerimônia festiva foram distintivados como juniores: Cleika Luisa Vier, Hallan Bruschi, Maike Marques Ferreira e Natielle Boll. O júnior João Carlos Klein foi titulado como senador JCI (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de dezembro de 2015, p. 25). -- FOTO 14 --
___________________________________
2015 — Acontece a escolha do primeiro Conselho Municipal da Juventude de Marechal Cândido Rondon, no Centro Administrativo Arlindo Alberto Lamb (Prefeitura Municipal), assim composto: entidades governamentais: titular Michelli Herpich e suplente Camila Perachi da Secretaria Municipal de Assistência Social; Robson Augusto Blanck e Leandro Dalamaria da Secretaria Municipal de Saúde; Lisete Teresinha Bersch e Cristina Vanessa Grams Raabe da Secretaria Municipal de Educação; Patricia Gabriela da Silva e Carmen Cristine Borzatto da Secretaria Municipal de Cultura, Sergio Alexandre Alfonso e Carla Regina Hermes da Secretaria Municipal de Cultura.
Já os representantes não governamentais são: representante dos clubes de serviços juvenis Diego Natan Cardoso e João Benka da Silva; representante de entidades político – partidárias juvenis João Eduardo dos Santos e Mario Vinícius de Oliveira de Freitas; representante das comunidades rurais Vanessa Wommer e Vinícius Koch; representante dos Grêmios Estudantis Vanessa Pickler e Arielly Caldas de Jesus; e representante de pessoas com necessidades especiais Fernando Cesar Silva do Nascimento e Ana Cecília Schmidt (Imprensa PM-MCR). -- FOTO 15 --
___________________________________
2016 — Acontece a tradicional "Noite de Luzes", evento comemorativo natalino do Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon . -- FOTO 16 --
___________________________________
2017 — Começa a funcionar o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Marechal Cândido Rondon, o Pequeno Princípe, instalado no antigo prédio do extinto Centro Municipal de Ensino Profissionalizante (CEMEP).
Na oportunidade, foram recepcionadas as primeiras 70 crianças matriculadas no centro, com a presença do vice-prefeito Ilário (Ila) Hofstaetter; secretária municipal de Educação, Marcia Winter Mota; secretária municipal de Cultura, Márcia Veit; e a diretora do CMEI, Sônia Weber Machado (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de dezembro de 2017, p. 19).
___________________________________
2017 — É inaugurada a ampliação da Escola Rural Municipal José de Alencar, localizada no distrito de Três Irmãs, no município de Mercedes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de dezembro de 2017, p. 31).
___________________________________
2018 — Em vista da existência de várias dúvidas e questionamentos sobre os impactoa que podem causar a instalação de lojas francas em cidades fronteiriças — no Oeste do Paraná, nas cidade de Guaira e Foz do Iguaçu —, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) realiza em seu auditório um evento expositivo sobre o assunto tendo como principais expositores o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, senhor Maria Camargo, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG), senhor Walter dos Santos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de outubro de 2018, p. 14 e 15 e ed. 07 de dezembro de 2018, p. 22 e 23).
___________________________________
2019 — Falece na cidade de Quatro Pontes, o dentista Edgar Soder, aos 77 anos, um dos pioneiros da odontologia da região. Seu corpo foi sepultado no cemitério público loca (nota do pesquisador). -- FOTO 17 --
___________________________________
2020 — A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) recebe o Selo Sesi ODS 2020 por ações desenvolvidas de combate à pandemia de coronavírus (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de dezembro de 2020, p. 17).
___________________________________
2020 — Informações do Serviço de Autônomo de Água de Esgoto de Marechal Cândido Rondon (SAAE) assinalam que o ano de 2020 pode encerrar com o 2º ano mais seco da história de Marechal Cândido Rondon, desde 1978 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de dezembro de 2020, p. 22 e 23). -- FOTOS 18 e 19 --
___________________________________
2020 — Acontece a posse da diretoria biênio 2012/2022, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Nova Santa Rosa (ACINSAR), em solenidade no Clube Rosa. O presidente da gestão é o empresário Gilberto Klais (Tribunal do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de dezembro de 2020, p. 7). -- FOTO 20 --
___________________________________
2020 — Pela passagem do 59º aniversário de instalação da primeira legislatura, a Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon emite a seguinte nota
:
A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon comemora nesta sexta-feira (04) o 59º aniversário de instalação. Após dar posse ao primeiro prefeito eleito, Arlindo Alberto Lamb, em 02 de dezembro de 1961, dois dias depois foi a vez do Poder Legislativo empossar aos vereadores eleitos pelo recém criado município, emancipado de Toledo em 25 de julho de 1960.
Contudo, o início da primeira legislatura foi marcado por uma polêmica. Dos nove vereadores eleitos, oito compareceram à sessão de instalação e posse.
Eram eles: Helmuth Priesnitz, já na condição de presidente; Erno Greff, Teobaldo Loffi, Gerhardt Kruger, Reinaldo Julio Wengrat, Harry Pydd e Lindolfo Nienkoetter. Luiz Groff, também eleito, tomou posse apenas em 06 de dezembro de 1961. Em seu lugar, tanto na posse do prefeito quanto na instalação da Câmara, esteve presente o suplente Willy Carlos Trentini.
O médico Aylson Confúcio de Lima, vereador eleito, não compareceu e não apresentou nenhuma justificativa.
A polêmica
Conforme previam a Lei Orgânica e o Regimento Interno do Poder Legislativo da época, o vereador que não tomasse posse na sessão de instalação e nem se apresentasse ao presidente da Casa de Leis no prazo de até 10 dias, perderia o mandato.
O livro de atas do Poder Legislativo registra que foi somente na sessão de 18 dezembro que Confúcio compareceu à Câmara com o pedido para ser empossado no cargo. Para tanto, apresentou atestado médico – assinado por ele mesmo – em que afirmava que esteve doente do período.
Os vereadores Harry Pydd e Lindolfo Nienkoetter foram contra a justificativa, pois não acreditavam ter validade o atestado médico assinado pelo próprio Confúcio.
Após acalorado debate, a aceitação do atestado foi colocada em votação e reprovada por 5 votos a 2. Após o resultado, Luiz Groff então argumentou, conforme a ata da sessão, que mesmo assim fosse permitida a posse, “por um ato de boa vontade”, mesmo que isso ferisse o regulamento. Ao ser informado que em momento algum até aquela sessão o médico havia se justificado perante o presidente da Câmara, Groff concordou com a decisão da maioria.
Mas, encerrada a pauta daquela sessão, nas considerações finais o assunto voltou a ser debatido. Diante da discussão que se seguiu, mais uma vez o presidente colocou em votação a possibilidade de Confúcio ser empossado. A votação se repetiu: 5 votos contra e somente dois a favor.
O assunto ainda teria destaque na sessão seguinte, de 20 de dezembro de 1961, quando Confúcio apresentou novo atestado, assinado por outro médico e com firma reconhecida. O documento alegava que por motivo de doença o vereador eleito precisou se ausentar do município entre os dias 02 e 16 de dezembro.
Então, mais uma vez o assunto foi colocado em apreciação pelo plenário, sendo pela terceira vez reprovado pelo mesmo placar. De acordo com a ata da sessão, Confúcio reagiu de maneira enérgica, afirmado que a decisão caberia exclusivamente ao presidente Helmuth Priesnitz, e não através do voto dos vereadores. O pedido foi negado e Confúcio ficou definitivamente sem tomar posse na primeira legislatura do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.
Em seu lugar assumiu em definitivo, em 04 de janeiro de 1962, o suplente João Waldomiro Backes.
1ª legislatura
A primeira legislatura aconteceu de 04 de dezembro de 1961 a 02 de dezembro de 1965. Durante todo o período teve como presidente Helmuth Priesnitz, sendo completada pelos vereadores Aldo Alilievi, Erno Greff, Harry Pydd, João Waldomiro Backes, Lindolfo Nienkoetter, Luiz Groff, Reinoldo Júlio Wengrat e Theobaldo Loffi.
Os suplentes que assumiram foram Alfredo Wanderer, Ângelo Avelino Ragazzan, Rinaldo Ludwig e Willy Carlos Trentini.
____________________________________
2020 — Falece a pioneira rondonense Nelda (nascida Weber) Heimedinger, aos 85 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon.
Filha priomogênita do casal Lídia (nascida Hack) e Oswaldo Weber (Schwarza Weber) que chegou de mudança na então Vila de General Rondon, em maio de 1951, acompanhando pais e irmãos.
Nelda foi casada com Harry Heimediger (que precedeu-lhe na morte), cujos pais foram os primeiros proprietários do extinto Salão Wayhs (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
Ver mais, clique aqui (item 1981).
___________________________________
2020 — Foi o dia de maior precipitação pluviométrica na cidade de Marechal Cândido Rondon: 70 mm.
___________________________________
2020 — O radialista e escritor quatropontense¹ Afonso Francener toma posse na cadeira nº4 da Academia de Letras do Oeste do Paraná, na cidade de Assis Chateaubriand (PR). Lançou sua primeira obra "Lágrimas do Poente", em 21 de outubro de 1977, publicada pela Gráfica Dar-Nol, de Curitiba.( nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
¹ ´Natural ou residente na cidade de Quatro Pontes (PR).
___________________________________
2021 — Falece o empresário Moacir José Heinzen¹, da cidade de Medianeira (PR), aos 56 anos, de mal súbito. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da cidade paranense referida.
O empresário era dono da empresa MP Montadora, especializada em montagem de estandes para feiras, exposições e outros eventos. Também era proprietário, em sociedade de cinco emissoras de rádio no Oeste do Paraná: Rádio Costa Oeste 106,5 FM em São Miguel do Iguaçu, Rádio Independência 92,7 FM de Medianeira, Costa Oeste 93,3 FM em Santa Helena, Costa Oeste Guaíra 89,7 FM e Cultura AM 820 de Foz do Iguaçu.
Rádio Costa Oeste 106,5 FM em São Miguel do Iguaçu, Rádio Independência 92,7 FM de Medianeira, Costa Oeste 93,3 FM em Santa Helena, Costa Oeste Guaíra 89,7 FM e Cultura AM 820 de Foz do Iguaçu (Gessulli Agribusiness Online). -- FOTO 23 --
¹ Tinha fortes ligações com o político rondonense Ademir Antonio Osmar Bier, desde que este foi prefeito municipal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — Acontece em evento festivo a posse da nova Junta Diretiva 2022 da JCI de Marechal Cândido Rondon. Assumiu a presidência, a junior Cristina (nascida Lizzoni) Marcondes, em substituição a Lucas Dierings (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 03 de dezembro de 2021, p. 16 e 17 e d. 07 de dezembro de 2021,p. 10 e 11). -- FOTOS 24 e 25 --
___________________________________
2021 — Sábado de tempo bom e seco em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, marcado pela estiagem. Amplitude térmica de 21 a 31 graus. Ventos do quadrante Sul, fracos (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Domingo de céu parcialmente nublado na cidade de Marechal Cândido Rondon, no período matutino. Após o meio dia formação de nuvens de chuvas. Precipitações pontuais e intermitentes, acompanhadas de muitas trovoadas. Não ocorreu precipitação na cidade. Ventos do quadrante Nordeste fracos. Temperaturas entre 24 e 31 graus (nota do pesquisador). -- FOTO 26 --
____________________________________
2023 — É segunda-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com céu encoberto com nebulosidade tipificada como cirrostratus e parcialmente de stratus. À tarde, também formações de nuvens identificada como cumulonimbus.Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperatura ao amanhecer de 23° Celsius. A máxima do dia alcançou os 33 graus com sensação térmica de 37 (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
____________________________________
2023 — Acontece no Clube Aliança a premiação do "Destaque Esportivo de Marechal Cândido Rondon 2023" (3ª edição).
Foram homenageados:
Na modalidade de atletismo, representada pela Acorre (Associação dos Corredores), foram premiados Fábio da Silva Alves Pereira e Neilse de França Figur, na categoria adulto masculino e feminino.
Pelo badminton (ARBAD), Eduardo Luiz de Godois Alves e Letícia Beatriz Bach, na categoria juvenil; Laura Orlando Koling (adulto feminino) e Alan Luiz Chapla, como técnico.
Pela ACB (Associação Crescendo com o Basquete), Marcela Pietra Goes (juvenil feminino) e técnico Marcelo Goes. Da Aroba (Associação Regional Oeste de Basquete), Kauã da Silva Bezerra (juvenil) e Cauã Martins de Paula (adulto); técnico: Paulo Boehs Martins.
Pelo beach tennis, foram premiados os atletas Kaike Paetzold (juvenil), Américo Cremonese Júnior (adulto) e Christie Paetzold (adulto) - da ACE ARENA.
Pelo bicicross, da equipe Aprove (Associação Projeto Vida e Esperança), foram reconhecidos Kauã Henrique Dolizhy, Maria Eduarda Scharnetzki (juvenil), Elton Alan Christmann (adulto) e Matheus Eduardo Correia da Silva (técnico).
Pela bocha, da AACC (Associação Atlética Cultural Copagril), Marcos Vinícius Sauer (juvenil), André Jardel Maicá (adulto) e Iracema Natália Limberger (adulto).
Pelo bolão masculino, Jhonatan Fabiano Brach (atleta) e Américo Cremonese (técnico).
No bolão feminino, Cleidi Maria Holz (atleta) e Isanete Teresinha Urbanski (técnica).
Da ARC (Associação Rondonense de Ciclismo), Andrei Michel Kuntz e Rosângela Cristina Schmitz, ambos na categoria adulto.
Pelo futebol máster da AACC, Osmar da Cunha (atleta) e Rubens Reinaldo Dürks (técnico); Lauane Peixoto Gomes, no futebol sub-15.
No futsal juvenil, Gustavo Henrique Huber Hatleben (atleta) e Marcos Vila (técnico).
No futsal adulto masculino, Vitor Hugo Lins Weirich Hahn (atleta) e Roberto Nunes (técnico).
No futsal adulto feminino, Érica Almeida Formiguieri (atleta) e Jean Carlos Model (técnico de futebol e futsal feminino).
Da Associação Rondonense de Ginástica Rítmica, atleta Manuela Gavlik de Oliveira (juvenil) e a técnica Vivian Yamamoto.
Pelo handebol, da Aivarb (Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa), Vitor Hugo Wurfel da Silva e Clara Modes (juvenil), Anderson Weirich e Cristiane Blausius Salvi Hübner (adulto).
Pelo jiu-jitsu, da Aprove, Silmar Eduardo Oliveira Gustmann e Dandara Reis (adulto), e o técnico Ângelo Reis. Pelo judô, da Associação Fujiyama, Samuel Hoffmann Lorençato e Erika Domanski (juvenil), e Cauê Johansson Wissmann (adulto).
Pelo karatê, da Associação Liberdade, Julio Gabriel de Souza Meller (juvenil) e técnico Atilio Guiosi.
Da N1Team, Augusto Lopes (boxe adulto), Augusto Lewandowske (kickboxing juvenil), Caio Veit (muay thai juvenil), Marcio Borelli e Eduarda Fabian (muay thai adulto), Henrique Ritter (wrestling juvenil) e Maira Schneider (wrestling adulto), e Victor Sabino (técnico de boxe, kickboxing, muay thai e wrestling).
Pelo taekwondo, da ACDR (Associação Cultural Desportiva Rondonense), Daniel Pedro Lermen Stein (juvenil), Filipe Leal Geib (adulto) e técnico Pedro Alencar Kleszezuck.
Pelo tênis de mesa, da AACC, Vinícius Berwanger (juvenil), João Vitor Eduardo de Oliveira e Kamily Graziele Zanatta (adulto).
Na modalidade de voleibol, da Asseamal (Associação Educacional e Assistencial Martin Luther), Maico Gabriel Neunfeld e Thais Alves Veloso (juvenil), Victor Hugo Cavazeni de Freitas e Danieli Aparecida Kranenburg Meirelles (adulto), técnico Claudemiro Vieira dos Santos.
Pelo vôlei de praia, da SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), Thalita Macedo Dill (juvenil) e Lana Brandl (adulto), e Luis Fernando Kubiski (técnico).
Pelo vôlei de câmbio (vôlei gigante), da AACC, Irineu Pedro Kuhn e Rosilene Reginato Wilhelms (terceira idade).
Pelo xadrez, do GEED (Grêmio Estudantil Eron Domingues), os atletas destaques são Gustavo Felipe Scarton e Júlia Eduarda de Borba (juvenil), e Willian Samuel Teixeira Rauber (técnico).
Da ASSROS (Associação Regional Oeste de Surdos), as homenagens foram para José Roberto Corso e Lenir Hermes. Na categoria estadual, Damiano André Geram (beach tennis). Categoria atleta nacional, Larissa Besen (voleibol). Como atleta internacional, Maria Eduarda Alexandre (ginástica).
Paradesporto
Nas modalidades do paradesporto, as modalidades representadas foram o judô paralímpico de cegos, parabadminton, futebol sete para surdos e handebol em cadeira de rodas. Kauana Michelson Beckenkamp, do badminton, foi destaque na categoria paratleta internacional.
Presenças
Estiveram presentes à entrega das homenagens, os secretários municipais de Esporte e Lazer, Diogo Schneider, que representou o prefeito Marcio Rauber; de Educação, Fernando Volpato; de Gestão de Governo, Claudio Köhler (Claudinho); e de Planejamento, Alisson Ostjen; os vereadores Cleiton Freitag (Gordinho do Suco), Cristiano Metzner (Suko), João Eduardo dos Santos (Juca) e Juliano Oliveira (nota do pesquisador).
____________________________________
COMENTÁRIOS