1973 — É fundada a Loja Maçonica Quintino Bocaiúva, de Marechal Cândido Rondon, no Templo Estrela do Oeste II, na cidade de Assis Chateaubriand [...]
1891 — Falece em Paris, capital da França, D. Pedro II, segundo e último imperador do Brasil. Morreu aos 66 anos, vítima de pneunomia. Tinha sido deposto do Império Brasileiro em 15 de novembro de 1889 e banido do Brasil com toda a sua família.
O Imperador esteve no trono brasileiro por 50 anos. Durante essas cinco décadas nunca aceitou aumento na sua dotação, isto é, o salário. Não chegou acumular riqueza alguma. Sua morte aconteceu num modesto quarto de Hotel Bedford, que era pago por um grande amigo, o Barão de Loreto.
O atestado de óbito do soberano brasileiro foi assinado pelos eminentes médicos franceses Jean Marie Charcot e Charles Joseph Bouchard (descreveram o aneurisma que leva seus nomes) e mais o médico pessoal do imperador, Claudio de Motta Maia.
As exéquias do imperador na capital francesa foram as maiores que um soberano já recebeu na Europa, organizadas pelo governo da França.
Enquanto esteve à frente do Império Brasileiro foi grande incentivador das imigrações alemã e italiana. Dessas duas imigrações, hoje residem largas descendências no Oeste do Paraná (nota do pesquisador). -- FOTOS 2, 3, 4 e 5 --
Aos que fossem escrever sobre a sua biografia, o Imperador deixou a seguinte recomendação:
"No alto de uma folha de papel escrevam a data do meu nascimento e o dia em que subi ao trono; no fim, quando faleci. Deixem todo o intervalo em branco, para o que ditar o futuro; ele que conte o que fiz, as intenções que sempre me dominaram e as cruéis injustiças que tive que suportar em silêncio, sem jamais defender-me" (in: REZZUTTI, Paulo. D. Pedro II - A história não contada. O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos. São Paulo: LeYa, 2019, p.7)
___________________________________
1955 — Entra em operação a Rádio Colméia¹, a pioneira da cidade de Toledo (PR), de propriedade de José Leopoldo Tempas. As transmissões aconteciam das 7 horas às 15 horas e das 17h às 23h.
Em 1958, a emissora ganhou novos sócios: Egon Werner Bercht, Willy Barth, Alberto Dalcanalle, Benno Stürmer e Alcido Leonardi. Em 1967, a rádio foi adquirida pelo médico toledano Avelino Campagnolo que regularizou a emissora perante os órgãos oficiais e mudou o nome para Rádio Guaçu de Toledo Ltda. (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: Gráfica e Editora GFM, 2009. p. 276). -- FOTO 6 --
¹A emissora era a rádio ouvida em Marechal Cândido Rondon até a entrada em operação da Rádio Difusora Rondon AM, agora Rádio Difusora do Paraná (nota do pesquisador).
___________________________________
1965 — Falece o pioneiro rondonense Guilherme Lange, vítima de enfarte do miocárdio, durante celebração religiosa de formatura do filho Valter e outros, na igreja da Congregação Luterana Cristo, da cidade de Marechal Cândido Rondon. É filho do imigrante alemão Leopoldo Lange¹, imigrado das antigas colônias alemãs existentes na atual Ucrânia.
Chegou de mudança à então vila de General Rondon, em 1959, na companhia da esposa Erica (nascida Lampert), procedente de Luzerna (SC).
Como dentista prático atuou na sede distrital de Novo Sarandi, no município de Toledo. Prestou exames na cidade do Rio de Janeiro para obter o licenciamento para atuar como odontólogo. Mesmo pago o curso de habilitação e os exames de eficiência, a promessa de que receberia o certificado via correios, nunca chegou (colaborou Valter Lange - Foz do Iguaçu).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1973 — É fundada a Loja Maçônica Quintino Bocaiúva, de Marechal Cândido Rondon, no Templo Estrela do Oeste II, na cidade de Assis Chateaubriand PR). No primeiro ano, a loja funcionou na cidade de Assis Chateuabriand. O primeiro Venerável Mestre da fraternidade foi o maçon Plínio Kleemann.
Foram fundadores os maçons: Plínio Kleemann, o advogado Osmar Lautenschleiger, o médico Miguel Angel Patiño Cruzatti, Auri Osmar Zart, o farmacêutico Lino Della Giustina, o cartorário Levi Martins Gomes, o empresário Dealmo Selmiro Poersch, Luiz Moacir Percicotti, Djalma Mendes de Carvalho e Waldir Stahlschmidt. (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
___________________________________
1973 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon rejeita a criação da autarquia Serviço Autônomo de Pavimentação de Marechal Cândido Rondon (SAPAM¹) (VIANNA, Dirceu da Cruz. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 019, de 21.09.73 a 04.03.74, ed. 05.12.1973, p. 267).
¹ Meses depois o Legsilativo Municipal rondonense reconsidera a rejeição e autoriza a criação da autarquia (nota do pesquisador).
______________________________________
1975 — Seguem para a cidade paranaense de Paranavaí as delegações de atletas de futebol de campo e atletismo para disputar as finais dos Jogos Abertos do Paraná. As delegações ficaram sob o comando dos professores Harraldo Altmann e Egon Wanderer.
O atleta Dario Buth consagrou-se vice-campeão do Estado na modalidade de arremesso de peso, com 12m66cm. A equipe de futebol de campo ficou como vice-campeã estadual.
Em texto enviado ao Projeto Memória Rondonense, em 05.12.2022, via wahtsapp, o professor Haraldo Altmann explica:
Na época para participar dos Jogos Abertos finais tivemos que nos classificar nos Jogos Regionais que foram realizados em Cascavel naquele ano. Nós nos classificamos apenas nessas duas modalidades. Só o Dario Buth no Atletismo, em arremesso de peso. Foi uma das primeira vez que MCRondon conseguiu uma classificação entre as primeiras classificações a nível Estadual. Grande feito na época, considerando um município pequeno. Deu uma repercussão boa, considerando zebra, pois deixamos outros municípios maiores fora das finais.
Lembro q a final foi contra Paranavaí e perdemos na cobrança de pênaltis. Ficaram fora da final Maringá Londrina, Ponta Grossa entre outras.
No nosso retorno a Marechal Cândido Rondon fomos recebidos com foguetório, desfile em carro aberto pelas ruas da cidade e muita comemoração. -- FOTOS 7 e 8 --
___________________________________
1977 — São abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol de Salão (Troféu Difusora), 1978 e do mesmo ano, o de volibol e de atletismo (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03 .12.1977 a 16.01.1978).
___________________________________
1977 — Acontece em Marechal Cândido Rondon, a inauguração da maior loja-filial¹ (espaço de 3.500 m2 e 500m2 de estacionamento) da então rede Lojas Renascença, de propriedade dos irmãos Pequito, da cidade de Campo Mourão (PR).
A rede foi fundada em 1957 e a loja de Marechal Rondon começou a funcionar no começo de 1973, em prédio alugado à Rua Santa Catarina, hoje em frente a Caixa Econômica Federal. O novo prédio próprio foi construído do outro lado da rua, onde ficava a antiga loja, com a figuração de um "L", com acesso pelas ruas Santa Catarina e Tiradentes.
A corte da fita simbólica foi feita pelo prefeito municipal Almiro Bauermann e a benção da nova construção pelo pároco Hans Lamprecht, da Matriz Católica Sagrado Coração.
A nova loja foi gerenciada por Milton Becker e Heitor Waslawick. O primeiro era gerente da filial desde a sua abertura na cidade (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol.40, de 03.12.1977 a 16.01.1978). -- FOTOS 9, 10, 11, 12 e 13 --
¹ Atualmente (2022), o prédio é de propriedade do empresário rondonense Alcides Waldow (nota do pesquisador).
____________________________________
1981 — Acontece na Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Marechal Cândido Rondon, a ordenação sacerdotal do Pe. Hugo José Rhoden, filho de família do então distrito rondonense de Quatro Pontes. Era natural de São Luiz Gonzaga, RS (nota do pesquisador).
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2002 — Acontece a primeira cantata de Natal do Colégio Cristo-Rei, de Marechal Cândido Rondon, nas dependências do educandário (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10.12.2002, p. 09).
___________________________________
2002 — Ocorre na cidade Mercedes a solenidade de posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Mercedes (ACIM), tendo como novo presidente o empresário Carlos Machado (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de dezembro de 2002, p. 12). -- FOTO 14
___________________________________
2009 — Toma posse com presidente da JCI - Marechal Cândido Rondon, para a gestão 2010, o jornalista Joni Leocir Lang, sucedendo a Gelson José Linck. No ano seguinte assumiu como presidente da organização locaL, Roges Adriano Freitag (nota do pesquisador). -- FOTOS 15 e 16 --
___________________________________
2014 — Acontece na Associação Atlética Banco do Brasil a posse do Conselho Diretor da JCI Marechal Cândido Rondon. Assumiu a presidência Mariana Lamberti Port (nota do pesquisador).
___________________________________
2015 — Em evento realizado na cidade de São Paulo, é eleita como Miss Brasil Pré-Mirim 2015/16 Oficial, a rondonense Eduarda Back, de 12 anos. Ela foi a representante do Estado do Paraná (AquiAgora.net). -- FOTO 17 --
___________________________________
2017 — O Governo do Paraná via Secretaria de Estado da Educação autoriza o funcionamento do Colégio Estadual Monteiro Lobato, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, no Jardim Primavera. A primeira turma de 5ª série foi aberta no ano seguinte.
A professora Rosi Maria (nascida França) Pacheco, natural de Palmeira (PR) foi a primeira diretora do educandário público (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08.12.2017).
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Mercedes, no anfiteatro da Matriz Nossa Senhora Aparecida, palestra sobre o uso consciente de agrotóxicos.
O objetivo do encontro foi para alertar agricultores e a sociedade sobre os prejuízos causados à saúde com o emprego excessivo de produtos químicos e como deve ser a utilização correta dos equipamentos de proteção individual (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 04 de dezembro de 2018, p. 10).
___________________________________
2018 — Pelo trabalho desenvolvido na coleta seletiva do lixo, o município de Marechal Cândido Rondon é agraciado com a medalha de ouro do Prêmio MPT Cidade Pró-Catador 2018 do Ministério Público do Trabalho no Paraná) e do Instituto Lixo Cidadania (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07 de dezembro de 2018, p. 44). -- FOTO 18 --
___________________________________
2019 — A Sicredi Aliança PR/SP, com sede central em Marechal Cândido Rondon (PR), inaugura agência na cidade de Olímpia (SP). A unidade é gerenciada por Elismar Pinto (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10.12.2019, p.29). -- FOTOS 19 e 20 --
___________________________________
2019 — Acontece na cidade de Entre Rios do Oeste abertura da agenda programática de eventos públicos alusivos ao Natal 2019, com 1ª Cantata Natalina (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
___________________________________
2019 — A deputada estadual gaúcha Zilá Breitenbach visita o município de Entre Rios do Oeste para conhecer o complexo de produção de biogás, a partir do processamento de dejetos suínos (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10.12.2019, p. 13). -- FOTO 22 --
___________________________________
2020 — É fundada na cidade de Assis Chateaubriand (PR), a Academia de Letras do Oeste do Paraná, com 28 acadêmicos fundadores, com origem em 14 municípios. A sede da entidade foi definida para a cidade de fundação e voto por voto unânime foi eleito o poeta José Garcia de Souza, para presidir a academia, tendo na vice-presidência, o professor Elio Migliorança, da cidade de Nova Santa Rosa (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08.12.2020, p. p. 14). -- FOTOS 23 e 24 --
___________________________________
2021 — Morre Carlos Clovir Braun, motociclista morador na cidade Quatro Pontes (PR), aos 46 anos, de mal súbito na região de Guarapuava (PR), ao retornar de um encontro de motos na cidade catarinense de Laguna.
Seu corpo foi sepultado no cemitério público de Quatro Pontes -- FOTO 25 --
___________________________________
2021 — O segundo domingo de Advento é de estiagem, com temperaturas altas: mínimas de 24 graus e máximas até 37 graus e com dispersa nebulosidade. Ventos do quadrante Nordeste, fracos ( nota do pesquisador).
___________________________________
2021 — A ginasta bragadense (município de Pato Bragado, PR), Fernanda Francieli Lenz Heinemann, chega ao final da 1ª edição dos Jogos Pan- Americanos Juvenis (atletas menores de 23 anos), com uma medalha de ouro e duas de prata. O evento de ginástica rítmica aconteceu na cidade colombiana de Cáli, de 05 de novembro a 05 de dezembro. (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de dezembro de 202, p. 31). -- FOTO 26 --
___________________________________
2022 — Em sessão solene, sob a presidência do vereador Dionir Briesch (Sargento Dionir) e com a presença do bispo D. João Carlos Seneme, da diocese de Toledo (PR), a Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon concede o título de Cidadão Honorário do município ao padre Amário José Zimmermann. A proposição para a outorga da homenagem foi do vereador Vanderlei Sauer (Soldado Sauer).
Histórico do homenageado
Padre Amário Zimmermann nasceu em 30 de junho de 1940, em Santo Cristo (RS), sendo um de quatro filhos do casal Reinoldo Vilibaldo e Irminda Zimermann. Iniciou os estudos em Linha Salto, no interior de Santo Cristo (RS), e ingressou no seminário em Cerro Largo (RS), onde permaneceu até concluir o segundo grau. Depois, cursou Filosofia e Teologia em Viamão (RS), onde formou-se padre em 1968. Iniciou o ministério também em Santo Cristo. Depois, trabalhou na catedral de Santo Ângelo (RS). Na sequência, trabalhou no Paraguai por quatro anos, retornando ao Brasil para atuar na Diocese de Toledo.
Assim, desempenhou suas funções religiosas em vários municípios, que integram a diocese de Toledo, tendo iniciado seus trabalhos em Marechal Cândido Rondon em 1994, onde ficou até o ano de 2000 na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, tendo retornado novamente o município rondonense 2010, desta feita no distrito de Margarida, onde permanece até hoje (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
___________________________________
2022 — Segunda-feira de céu parcialmente nublado na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), no período matutino. No começo da tarde, formação de nuves de chuvas, com precipitações pontuais e intermitentes. Em alguns pontos, o volume de precipitação totalizou em torno de 10mm. principalmente na porção oeste da cidade. Ventos do quadrante Nordeste, moderados. Temperaturas entre 222 e 31 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É terça-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 23 graus. Ventos do quadrante Nordeste, brisa. Mais tarde, passou para condição de ventos fracos. Na parte da manhã presença de nebulosidades tipíficadas como cirrus e stratocumulus. A raiar do dia ocorreu precipitação de chuva de baixíssima intensidade e de curta duração.
À tarde, surgem formações de nuvens identificadas como cumulonimbus. Não ocorreram chuvas na cidade, somente na região. A temperatura máxima do dia chegou aos 33° Celsius com sensação térmica de 35 graus (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTOS 28 e 29 --
___________________________________
2023 — Em solenidade no Theatro Municipal de São Paulo, o rondonense Paulo Fehlauer, radicado na Capital Paulista, é anunciado como vencedor da categoria Escritor (a) Estrante (Eixo Inovação) do 6º Prêmio Jabuti, com o romance "Extremo Oeste", lançado pela Cepe Editora. -- FOTO 30 --
Antes o escritor tinha vencido o VI Prêmio Cepe Nacional de Literatura (O Presente).
Texto da Cepe Editora sobre o autor:
Paulo Fehlauer nasceu em Marechal Cândido Rondon, oeste do Paraná, em 1982, e reside em São Paulo (SP). É doutorando em Teoria e História Literária na Unicamp, mestre em Estudos Literários pela Unifesp, especialização em Formação de Escritores — Ficção pelo Instituto Vera Cruz. É graduafdo em Jornalismo pela ECA-USP, fotógrafo, produtor audiovisual e artista visual, fundador do Coletivo Garapa, com o qual
desenvolve, desde 2008, uma trajetória artística que inclui trabalhos exibidos em instituições como Masp, MAM-SP, MIS-SP e Instituto Moreira Salles. Atua também como professor e coordenador de oficinas de literatura e artes visuais. Extremo Oeste é o seu primeiro romance, vencedor do VI Prêmio Cepe Nacional de Literatura na categoria.
_________________________________
COMENTÁRIOS