1975 — Acontece o lançamento da pedra fundamental do “mini ginásio” do Colégio Estadual Eron Domingues (...)
1933 — Falece na cidade de Curitiba (PR) o imigrante polonês Sebastião Edmundo Wós Saporski, considerado o pai da imigração polonesa no Paraná. Era natural da Silésia, aldeia de Solkowice, região de Pomoreze. Nascido em 19 de janeiro de 1844, foi batizado com o nome de Edmundo Wós.
Movido pelo forte espírito aventureiro, em seus anos de juventude, Wós deixou clandestinamente sua aldeia embarcando numa precária balsa de madeira, com a qual chegou até a cidade de Londres. De lá, às escondidas, valendo-se dos documentos do marinheiro falecido Sebastião Saporski, embarcou no veleiro "Ema" até Buenos Aires. Doravante, passaria a adotar o nome Sebastião Edmundo Wós Saporski.
Não se deteve na capital argentina. Dirigiu-se para Montevideo para encontrar-se com um alemão de nome Frederico, esposado com uma polonesa. Por eles dois, foi aconselhado a não permanecer por ali, mas se dirigir à Colônia Blumenau (SC), núcleo de colonização alemã fundado por Otto Blumenau, um velho amigo de Frederico.
Em terras catarinenses, Wós Saporski encontrou-se com o padre Antonio Zielinski, de estreita ligação com a Corte Imperial no Rio de Janeiro. Em conversas com religioso, ficou sabendo da mísera situação em que viviam os primeiros colonos poloneses que chegaram ao Vale do Itajaí, na região do atual município de Brusque, assentados em terras isoladas e impróprias para suas culturais tradicionais.
Tendo tomado conhecimento, junto com o padre Zielinski, do relatório governamental do Paraná sobre as vantagens das terras paranaenses, próprias para assentamento de colonos europeus, Saporski viajou pessoalmente ao Rio de Janeiro para falar com o imperador D. Pedro II para conseguir dele autorização para realocar as famílias polonesas de Brusque, no Paraná. Ganhou a tão desejada permissão para o reassentamento.
Apoiado em sua proposta por autoridades da província paranaense, tratou logo de conseguir terrenos e acomodações. E, assim, finalmente em 1871, as 32 famílias, antes instaladas em Brusque, chegaram aos terrenos preparados por Saporski, no atual bairro do Pilarzinho.
Dois anos depois, principiou a grande imigração polonesa ao Paraná, com a chegada das primeiras 64 famílias vindas diretamente da Polônia (Diário do Paraná. Curitiba: Ano XVII, nº 4.909, ed. 19.11.1971, p. 7 (Biblioteca Nacional Digital); Ano XIX, nº 5.515, ed. 17.11.1973, p. 8, (Biblioteca Nacional Digital); e Divulgação. Curitiba: Ano VI, cad. Novembro de 1953, p. 22 (Biblioteca Nacional Digital).
Como engenheiro agrimensor, Wos Saporski abriu dezenas de estradas e mediu lotes de terras no Paraná. Também trabalhou na construção dos 20 quilômetros mais difíceis da Serra do Mar, razão pela qual tem uma de suas curvas com seu nome.
Ao solicitar terras para Dom Pedro II para os poloneses, recebeu lotes no bairro Pilarzinho e por isto foi responsável pela imigração de milhares de poloneses e europeus. Por este motivo, Curitiba foi a cidade onde morou com sua família.
Ainda aqui em Curitiba foi sócio-fundador e vice-presidente da Sociedade Polonesa Tadeusz Kosciuszko. Além disto, doou parte de suas terras para a Sociedade Mercês, onde também foi um dos fundadores. Com mais seis poloneses fundou a Sociedade Editora Gazeta Polska e Brazylii.
Em 1912 foi eleito o primeiro deputado estadual polonês do Paraná.
Em 1921 recebeu o título de Pai da Imigração Polonesa do Brasil e em 1924 recebeu a medalha Cruz da Polônia do governo polonês, em reconhecimento por seu elevado espírito humanitário, liderança e trabalhos realizados em favor de seus conterrâneos imigrantes (colaborou Emanueli Saporski Santo (Curitiba), trineta). -- FOTO 2 --
___________________________________
1955 — D. Manoel Koenner, bispo da então diocese de Foz do Iguaçu, vindo de Laranjeiras do Sul (PR), onde estava instalada provisioriamente a sede do bispado¹, realiza a primeira visita episcopal à futura cidade de Palotina, PR (nota do pesquisador). -- FOTO 3 --
¹ Desconhece os motivos da transferência da sede da diocese de Foz do Iguaçu para Laranjeiras do Sul. O então bispo de Toledo e depois arcebispo emérito de Cascavel, Armando Cirio, em "Considerações Iniciais de Dom Armando" contextualiza:
"Como se explica que o Prelado Monsenhor Guilherme Maria Thiletzek, em 1935, transferiu a sede da Prelazia de Foz do Iguaçu para Larangeiras do Sul, tendo na primeira cidade uma bela e cômoda residência de alvenaria, construída pela sua Congregação com recursos vindo da Alemanha e foi morar na segunda que era uma casa de madeira, isolado e sem nenhuma facilidade de comunicação? (CAPELESSO et allii. Dom Armando Cirio - Apóstolo e Missionário do Oeste do Paraná. Cascavel: Coluna do Saber, 2010: 23).
___________________________________
1970 — Os jovens do Clube 4S Flor da Serra, do distrito rondonense¹ de Iguiporã, lançam o Projeto Experimental de Soja Integração, orientado pelos extensionistas da extinta Acarpa, hoje Emater-PR, com apoio da então Cooperativa Agrícola Mista Rondon, agora Copagril.
Foi coordenador do Clube 4S, o pioneiro Auro Becker e morador na sede distrital rondonense de Iguiporã; e presidido pelo então jovem Harto Viteck (nota do pesquisador). -- FOTO 4 --
¹ É o gentilício do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1975 — Acontece o lançamento da pedra fundamental do “mini ginásio” do Colégio Estadual Eron Domingues, na cidade de Marechal Cândido Rondon.
A iniciativa para a época foi considerada audaciosa e pioneira, coordenada pelo então diretor do educandário professor Nelson Astor Pooter. Para arrecadar fundos para custear a construção, entre outros meios, houve sorteio de um VW Fusca (nota do pesquisador). -- FOTO 1 --
___________________________________
1975 — Ocorre mais uma formatura (31 alunos) da então Escola Normal de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
__________________________________
1977 — A Rádio Difusora Rondon AM noticia que a aposta 366 da Loteria Esportiva teve um cartão ganhador em Marechal Cândido Rondon, entre 40 acertadores do teste. Cada acertador recebeu o prémio de 941 mil, 397 cruzeiros e 55 centavos.
A informação destaca que o cartão contemplado estava em nome de Lirio Serfas, tendo ainda como apostadores Bento Schuller, Sinécio Dickel e Arno Henn (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
___________________________________
1977 — Começa o asfaltamento de uma das pistas da Avenida Presidente Epitácio, na então sede distrital de Quatro Pontes, dentro do projeto de pavimentação do trecho rodoviário de Vila Nova, no município de Toledo, à sede municipal de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 40, de 03.12.1977 a 16.01.1978).
___________________________________
1985 — A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) realiza reunião na cidade de Toledo, nas dependências da Frigobrás/Sadia. Em pauta, os consórcios intermunicipais paulistas, de largo sucesso naquele Estado. À convite da AMOP, palestra sobre o tema no encontro dos prefeitos, o técnico Evaldo Jardim, da Fundação Prefeito Faria Lima ( AMPO realiza assembleia em Toledo. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 001, cad. setembro a dezembro de 1985, fls. 247. Programa de Rádio).
___________________________________
1987 — Frei Joelcio Vasselai¹, filho de Rosina (nascida Bassani) e Altibano Vasselai, casal morador no distrito rondonense de Porto Mendes, celebra a sua 1ª missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus, da sede distrital citada, após ser ordenado sacerdote dias antes em Ponta Grossa (PR) (colaborou Marlizete Odorizzi, sobrinha). -- FOTOS 5, 6 e 7 --
¹ Pertencente à Congregação dos Frades Menores Missionários.
____________________________________
1997 — Falece o pioneiro rondonense Plínio Kleemann, em Raul Peña, República do Paraguai, onde seus corpo foi sepultado. Nasceu em Piratuba (SC), localidade de Filadélfia. Chegou em Marechal Cândido Rondon em 19 de dezembro de 1953, com a irmã Helga e o irmão Guinther, quando seus pais, Carlos e Lídia, transferiram residência para projeto de colonização no Oeste do Paraná
Era casado com a pioneira rondonense Cleci Finger, filha primogênita do casal pioneiro Eli (nascida Witeck) e Ervino Finger.
Além de exercer funções comerciais, Plínio Kleemann atuou em diversos cargos públicos e privados, em Marechal Cândido Rondon. Foi o primeiro diretor-presidente do extinto Serviço Autônomo de Pavimentação de Marechal Cândido Rondon (SAPAM). Também o primeiro diretor-secretário da primeira diretoria da Copagril.
Ao ser fundada a Loja Maçônica Quintino Bocaiúva, de Marechal Cândido Rondon, foi eleito seu primeiro venerável mestre.
Na República do Paraguai foi fundador e colonizador de Raul Peña, agora uma próspera cidade, residência de dezenas de rondonenses que se fixaram naquela localidade (nota do pesquisador). -- FOTO 8 --
___________________________________
2002 — Acontece no Clube Concórdia, na cidade de Marechal Cândido Rondon, o "Prêmio Marechal 2002", com a premiação de aproximadamente 120 empresas e profissionais liberais. Na oportunidade, foi o homenageado como Funcionário Padrão 2021 de Marechal Cândido Rondon, Nevio José Dal Magro, colaborador do Hospital e Maternidade Filadélfia (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de dezembro de 2002, p. 13, 16 e 19). -- FOTO 9 --
___________________________________
2002 — É inaugurado a Escola Municipal Tiradentes, da sede municipal de Mercedes, que até então vinha funcionando junto ao Colégio Estadual Leonilda Pappen (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de dezembro de 2002, p. 18).
___________________________________
2011 — Acontece a inauguração do Supermercado Copagril II, no bairro rondonense Vila Gaúcha, saída para Vila Curvado (nota do pesquisador). -- FOTO 10 --
___________________________________
2014 — Acontece no centro de eventos da sede municipal de Pato Bragado, a escolha da Rainha e Princesas da Associação de Comitês de Jovens Copagril (ACJC) 2015, seguido de baile.
Foi eleita rainha, a jovem Sandra Cristina Ruschel, do Comitê de Jovens Elo Juvenil, de Porto Mendes; como 1ª Princesa, a jovem Aline Walter, do comitê Cultura Jovem, de Entre Rios do Oeste; e segunda, a jovem Claudinéia Aline Schöninger, do comitê Caminhos do Saber de Mercedes, também eleita Miss Simpatia. Como Miss Fotogenia, foi eleita a jovem Jéssica Diana Göttert, do CJC Força Jovem, da Linha Ajuricaba.
As localidades de Porto Mendes e Linha Ajuricaba pertencem ao município de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador). -- FOTO 11 --
___________________________________
2016 — A equipe da AACC-Copagril sub-9 sagra-se campeã da 5ª Copa Difusora 95 FM de Futebol de Salão Categorias de Base (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de dezembro de 2016, p. 33). -- FOTO 12 --
___________________________________
2017 — Acontece a abertura da agenda de eventos natalinos no município de Quatro Pontes (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08.12.2017, p. 36).
___________________________________
2017 — Acontece a comemoração alusiva aos 30 anos de criação do Colégio Estadual Monteiro Lobato, do Jardim Primavera, na sede municipal de Marechal Cândido Rondon, com a inauguração do mural dos ex-diretores e do atual diretor do educandário (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 08 de dezembro de 2017, p. 39). -- FOTO 13 --
___________________________________
2017 — Ocorre na cidade de Quatro Pontes, a abertura oficial da agenda programática de eventos alusiva às comemorações natalinas de 2017. A programação recebeu a denominação de "Um Natal Especial" (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
___________________________________
2018 — A Sicredi Aliança PR/SP, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, reinaugura a sua unidade instalada em Barretos (SP), com a nova identidade visual da cooperativa de crédito e ampliação do espaço de atendimento (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 07 de dezembro de 2018, p. 50). -- FOTOS 15 e 16 --
___________________________________
2018 — A Sicredi Aliança PR/SP inaugura sua agência na cidade de Pitangueiras (SP). É a vigésima unidade da cooperativa de crédito (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 14 de dezembro de 2018, p. 41). -- FOTOS 17 e 18 --
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Curitiba, no Teatro Positivo, e vai até o dia seguinte, o Encontro Estadual de Cooperativas Paranaenses, promovido pelo Sistema Ocepar, com a participação da Cooperativa Agroindustrial Copagril, de Marechal Cândido Rondon (Paraná Cooperativo. Curitiba: Ocepar, Ano, 14, nº 166, caderno Jan/Fev 2019, p. 10,11.12 e 13).
___________________________________
2019 — Ocorre a abertura da agenda programática de eventos comemorativos ao Natal 2019, da cidade de Pato Bragado (nota do pesquisador). -- FOTO 19 --
___________________________________
2019 — O jornal O Presente noticia que a Justiça Estadual concedeu à Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon, o direito de posse das indústrias de óleo e de ração e mais os armazéns pertencentes à Agrícola Sperafico (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de dezembro de 2019, p. 18).
___________________________________
2019 — Acontece na cidade de Medianeira (PR) o Encontro Estadual de Cooperativas Paranaenses 2019, no Centro de Eventos da Lar Cooperativa Agroindustrial. Pela primeira, desde que foi criado, em 1999, o Encontro Estadual é realizado no interior. Nas vezes anteriores, o evento sempre aconteceu na Capital do Estado.
Mais de 2 mil cooperativistas participaram do Encontro que teve a presença da ministra da Agricultura, engenheira-agrônoma Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, governador Ratinho Júnior, entre outras autoridades.
O encerramento festivo de animação foi feita pelo músico paranaense e natural de Medianeira, Michel Teló (ROSSI, Ricardo et allii. Festa no interior. Curitiba: Paraná Cooperativo, ano 15, nº 177 - Jan.Fev/2020, p. 10, 11, 12, 14). -- FOTO 20 --
___________________________________
2021 — A segunda feira é de estio, com temperaturas altas: mínimas de 23 graus e máximas até 37 graus e sem nebulosidade. Ventos do quadrante Sul, fracos. Os agricultores lamentavam que as safras de soja e milho estão comprometidas em 50%, por causa da severa estiagem (nota do pesquisador).
___________________________________
2022 — Terça- feira é de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e região. Depois meio dia, formação de nuvens de chuvas descontinuadas que deram origem a precipitações pontuais e de baixa intensidade na cidade. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 24 e 32 graus (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — É terça-feira. O começo da manhã é de temperatura de 23 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos.Nebulosidade identificada como stratocumulus. À tarde, formação de nuvens tipificada como cumulonimbus, as quais provovocaram pancadas de chuvas na região incluíndo a cidade. A temperatura máxima do dia atingiu os 31°Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador.
___________________________________
2023 — Núcleos empresariais vinculados à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) repassam valores financeiros e caixas de leite longa vida, resultado de campanhas realizadas em favor do Hospital de Câncer da Cascavel (UOPECCAN).
Sobre a entrega feita, a entidade de classe distribuiu a nota informativa seguinte:
Núcleos Empresariais da Acimacar realizam doação a Uopeccan
O Núcleo e Conselho da Mulher Empresária (CME) e o Núcleo de Profissionais da Contabilidade da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) realizaram, na manhã de quarta-feira (06), o repasse de doações arrecadadas durante as campanhas “Um Toque Pela Vida” e “Em Novembro Somos Todos Azul” ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan).
O movimento Um toque pela Vida faz alusão a campanha Outubro Rosa, que alerta e incentiva as mulheres a realizarem o auto exame e a mamografia periódica como forma preventiva. Já a campanha Em Novembro Somos Todos Azul é alusiva ao movimento Novembro Azul, que tem foco em divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
Os recursos arrecadados pelo Conselho da Mulher Empresária na campanha Um Toque Pela Vida somaram R$ 20.091 e são provenientes da comercialização de camisetas alusivas à campanha e do desfile beneficente. A iniciativa também contou com apoio da empresa Disk Chopp Verde, que durante a programação da Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon, realizou a venda de um chopp de cor rosa, alusivo ao Outubro Rosa, o qual também contribuiu com os recursos arrecadados.
Já o Núcleo de Profissionais da Contabilidade realizou a arrecadação de 780 caixas de leite longa vida, que foram doadas pelos participantes de uma palestra realizada no auditório da Acimacar, cerca dos cuidados com a saúde do homem. Durante todo o mês de novembro, a campanha direcionou seus esforços para a arrecadação de leite longa vida nos escritórios de contabilidade vinculados ao núcleo (ACIMACAR, Imprensa. Núcleos Empresariais da Acimacar realizam doação a Uopeccan. Mensagem recebidaa por e-mail, em 11 de dezembro de 2023). -- FOTO 21 --
____________________________________
COMENTÁRIOS