1512 — Falece na cidade de Sevilha, Espanha, o navegador italiano Américo Vespúcio que trabalhou a serviço do reino de Portugal (...)
1512 — Falece na cidade de Sevilha, Espanha, o navegador italiano Américo Vespúcio que trabalhou a serviço do reino de Portugal e da coroa espanhola. É considerado o primeiro europeu a reconhecer que as terras descobertas por Cristóvão Colombo, formavam um novo continente. Por essa compreensão, o cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, em seu mapa de 1507, designou, em sua homenagem, de América o Novo Mundo. -- FOTO 1 --
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1965 — É eleita a primeira diretoria da comunidade da Igreja Evangélica Congregacional de Vila Cristal, Nova Santa Rosa: Presidente: Roberto Söchtig, vice-presidente: Edelbert Kessler; secretário: Edmundo Kufeld; 2º secretário: Rudolfo Eisen; tesoureiro: Edmundo Nietsche; 2º tesoureiro: leonardo Sommerfeldt. Conselho Fiscal: Alfredo Stefan e Roberto Sommerfeldt (GREGORY, Valdir. IECB 50 ANOS - 1959 a 2009. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica, 2008, p. 146).
__________________________________
1972 — São condenados pela Justiça da comarca de Marechal Cândido Rondon, com a pena de reclusão, de um ano e seis meses, os jovens Sonia Silvia Brás e Ronaldo Klein, detidos em 21 de dezembro de 1971,e ao pagamento de uma multa de 50 vezes o maior salário-vigente no país, por tráfico de entorpecentes (nota do pesquisador).
___________________________________
1976 — É inaugurado festivamente o novo prédio da então Escola Municipal Francisco Alves, na Linha Heidrich, no então distrito rondonense¹ de Quatro Pontes (nota do pesquisador).
¹ Gentílico do municípío de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
1978 — Em nota à imprensa, a Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que a Companhia de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon (CODECAR) começou a construção de uma ponte de concreto sobre o Arroio Fundo, na Linha Guarani, na atual rodovia da sede municipal de Marechal Cândido Rondon à sede distrital de Margarida (Rádio Difusora Rondon AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 16.01.1978 a 23.02.1978. Programa de Rádio).
___________________________________
1986 — Tomam posse nove dos dez subprefeitos nomeados pelos prefeito municipal Ilmar Priesnitz, para os distritos rondonenses:
— Honrino Malagutti para o distrito de Iguiporã;
— Acílio Trento para o distrito de Novo Horizonte;
— Waldir Beilner para o distrito de Mercedes;
— Irineu Laux para o distrito de São Roque;
— Subdelegado Gomes para o distrito de Pato Bragado;
— Germino Bresolin para o distrito de Margarida;
— Waldemar Spohr para o distrito de Novo Três Passos;
— Paulo Brandt para o distrito de Quatro Pontes.
Não tomopu posse Romeu Backes indicado para o distrito de Entre Rios, em virtude de estar em viagem (Distritos rondonenses têm agora seus sub-prefeitos. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 002, cad. janeiro a março 1986, fls. 243. Programa de Rádio).
____________________________________
1988 — Por determinação do Conselho Monetário Nacional, as agências bancárias de todo o País começam atender ao público entre às 10 horas e 15 horas (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Parana, vol. 014, cad. janeiro e fevereiro 1988, fls. 298. Programa de Rádio.).
___________________________________
1989 — Acontece Assembleia Geral Ordinária do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon para eleição da nova diretoria. Uma única chapa é inscrita: Presidente: Jenil Mantovani (reeleito) e membros efetivos: Adolfo Rudolfo Freitag, Bertoldo Becker e Fábio Jorge Chapla. O evento contou com a presença de Moacir Micheletto, vice presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (GOMES, João Marcos. Panorama. Marechal Cândido Rondon: ed. 23.02.1989, fls. 276. Programa de Rádio.).
___________________________________
1990 — Pelo Decreto nº 6.595, o Governo do Paraná cria o Parque Estadual São Camilo no município de Palotina (PR).
___________________________________
1995 — O empresário Calixipo de Paula Filho assume a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 39). -- FOTO 2 --
___________________________________
1995 — É " fundado o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula, de Toledo (PR), resultado da fusão dos CTGs Rancho da Amizade e Querência das Tradições. O 1º patrão é Nilton Girardello e o patrão de honra Belin Carollo" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 40).
___________________________________
2005 — Ocorre a visita de Alexander Emilio Esber Rojas, da Venezuela, vice-presidente mundial da Câmara Júnior International, para a República Dominicana, Guatemala, Haiti, Honduras, Uruguai e Brasil, ao capítulo da organização de Marechal Cândido Rondon (nota do pesquisador).
___________________________________
2016 — É assinada no Gabinete da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, a ordem de serviço para a construção de mais duas salas de aula na Escola Municipal 25 de Março, no Bairro Vila Gaúcha (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 23 de fevereiro de 2016, p. 15). -- FOTO 3 --
___________________________________
2017 — A Copagril Futsal anuncia a contratação do goleiro Daniel de Souza Cardoso, que atuava no São José, de São Paulo, para a temporada 2017. -- FOTO 4 --
___________________________________
2017 — Falece a professora Lori Kolling, pioneira em Marechal Cândido Rondon, primeira diretora do Colégio Cristo-Rei e catequista junto a Matriz Católica Sagrado Coração e depois também professora da rede pública de ensino do Estado do Paraná (nota do pesquisador).
__________________________________
2017 — O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná reforma a sentença da Justiça Eleitoral de Marechal Cândido Rondon, que modificou a composição da Câmara Municipal de Pato Bragado, que passou a contar:
- Mauro André Weigmer (Tatu Motorista) - PP - com 385 votos;
- Ademir Marcelo Kochenborgen (Xaropinho) - PT - com 357 votos;
- Jair Saueressig de Souza (Jair Inseminador) - PMDB - com 303 votos;
- Airton Valdecir Schmidt - PDT - com 299 votos;
- Flavio Prigol - DEM - com 241 votos;
- Lucas Blatt - SD - com 215 votos;
- Sérgio Gossenheimer - PP - com 191 votos;
- Adilson Manhabosco (Balaio) - PMDB - com 164 votos; e
- Holdi Römer - PMDB - com 139 votos.
Composição anterior:
- Ademir Marcelo Kochenborgen (Xaropinho) - PT - com 357 votos;
- Jair Saueressig de Souza (Jair Inseminador) - PMDB - com 303 votos;
- Airton Valdecir Schmidt - PDT - com 299 votos;
- Flavio Prigol - DEM - com 241 votos;
- Lucas Blatt - SD - com 215 votos;
- Egidio Mattje Rodrigues (Juruna) - PSD - com 183 votos;
- Claudecir Pilatti - PSD - com 167 votos;
- Adilson Manhabosco - PMDB - com 164 votos; e
- Arlete Schneider - PMDB - com 95 votos.
(Fonte: O Presente, ed. 24 de fevereiro de 2017, p. 09
___________________________________
2019 — O jornal O Presente informa que o ex-deputado estadual Ademir Bier, de Marechal Cândido Rondon, não eleito nas eleições de 2018, é nomeado pelo governador Ratinho Junior para as funções de diretor de obras da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) (O Presente. Marechal Cândido Rondon: 22 de fevereiro de 2019, p. 03).
___________________________________
2019 — Com o título "Palavras Amigas" e subtítulo "Alunos do Colégio Rui Barbosa e da Escola Érico Veríssimo um projeto de produção de cartas que serão entregues às crianças e famílias de Brumadinho, em Minas Gerais. Seja através de palavras ou desenhos, o objetivo é: levar conforto aos sobreviventes da tragédia", o jornal O Presente noticia que as turmas dos dois educandários, desde o maternal até o 3º ano do Ensino Médio, participam da maratona do projeto de produção de cartas¹ para as crianças e famílias atingidas pelo desastre do rompimento da barragem de rejeitos do Córrego do Feijão.
Os dois educandários tem sede na cidade de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de fevereiro de 2019, p. 18 e 19). -- FOTOS 5 e 5 --
¹ As centenas de cartas produzidas foram entregues pessoalmente em Brumadinho, em viagem encetada no dia 25 de fevereiro, pelos alunos Louise Fernanda Rosa Frühauf e Guilherme Pauli Granich, ambos de 15 anos, do 2º ano Médio de Colégio Rui Barbosa e mais o diretor do educandário, pastor Carlos Krache (nota do pesquisador).
___________________________________
2019 — Acontece a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Central Frimesa para eleição do novo conselho de Administração e Conselho Fiscal e aprovação da prestação de contas do exercício de 2018 (ver destaques anexos). A assembleia foi realizada na cidade de Medianeira, junto a sede da cooperativa central (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 26 de fevereiro de 2019, p. 13). -- FOTOS 7, 8 e 9 --
___________________________________
2020 — O juíz substituto Fabrício Emanoel Rodrigues de Oliveira, da comarca de Marechal Cândido Rondon, defere pedido de liminar na Ação Civil Pública movida pelo município de Marechal Cândido Rondon contra sujeito passivo indeterminado (população rondonense) de autorização judicial prévia para "adentrar em terrenos e áreas abrangidas pela área municipal, construídos ou não, com construção inacabadas, cercada ou não, cercados e não habitadas, com autorização de rompimento de obstáculos, bem como imóveis residências ou comerciais, cujos moradores ou responsáveis neguem acesso (...)". -- FOTOS 10, 11, 12, 13 e 14 --
____________________________________
2021 — Falece Dom Laurindo Guizzardi, bispo emérito de Foz do Iguaçu, aos 86 anos, em decorrência de um carcinoma neuroendócrino. É natural de Nova Bassano (RS), de 07 de julho de 1934. É sagrado bispo em sua cidade natal, em 18 de abril de 1982 e designado para a diocese de Bagé (RS).
Assume a diocese de Foz do Iguaçu em 28 de novembro de 2001 e permanece à sua frente até 20 de outubro de 2010, até aposentar-se.
Guizzardi foi o segundo bispo, depois do retorno da cidade de Foz do Iguaçu à condição de sede diocesana, sucedendo a Dom Olívio Aurélio Fazza.
A primeira diocese de Foz do Iguaçu é extinta em 1958 e em seu lugar criado o bispado de Toledo. A cidade das Três Fronteiras volta a ser sede de diocese em 1978, quando também foi criada a de Cascavel, esta depois transformada em Província Eclesiástica Metropolitana.
Todas as comunidades católicas pioneiras do Oeste do Paraná tem sua gênese na primeva prelatura de Foz do Iguaçu (nota do pesquisador). -- FOTO 15 --
___________________________________
2022 — Vitíma de acidente automobilístico na rodovia PR 495, no interior do município de São Miguel do Iguaçu, falece o ex-prefeito daquela cidade, por duas vezes, Albino Bissolotti, os 79 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério da sede municipal local.
Natural de Joaçada (SC), Albino é filho do casal Letícia (nascida Benelli) e Adelino Pedro Bissoloti. Começou a sua vida profissional muito jovem, aos 14 anos, com vendas de rádios e máquinas de costura, ainda em Santa Catarina, para a empresa J. Conti , na cidade São Lourenço do Oeste.
Em 1960 muda-se com a família para o Paraná, pais e mais os irmãos Angelo, Elda, Dilie e Nelson, residindo inicialmente em Medianeira. Neste tempo que comanda a construção da estrada até Missal.
Em 1969 transfere-se para Aurora do Iguaçu, distrito de São Miguel, onde sua atuação fez com que um grupo de amigos o lançasse na política. Eleito inicialmente vereador. É escolhido como 5º presidente da Câmara Municipal, nos anos de 1973 a 1974.
De maio a agosto de 1974 é prefeito interino de São Miguel na condição de presidente da Câmara. Depois, continua como prefeito nomeado até 1983, ano em que preside a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). É também o primeiro presidente eleito do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
Volta como prefeito do município para gestão 1988 -1992 e, vice-prefeito na gestão 2017-2020; Assume definitivamente o Poder Executivo nos últimos meses do mandato, em 2020. Exerce também o cargo de secretário de Obras e Urbanismo na gestão 2005-2008.
Ainda em sua atuação política se elege novamente como vereador para o quadriênio 2001-2004). tendo sido o 5º presidente da Câmara Municipal, nos anos de 1973 e 1974. -- FOTO 16 --
___________________________________
2022 — Com base nas estatísticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Paraná segue na dianteira nas exportações de fécula de mandioca, com um crescimento de 80% entre 2020 e 2021 e uma participação de 35% nas exportações nacionais do produto. Segue na liderança como maior produtor de mandioca para fins industriais, maior área plantada e maior concentração de indústrias do setor (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de fevereiro de 2022, p. 28).
____________________________________
2022 — Com uma crise sem precedentes na suinocultura brasileira, produtores do Oeste do Paraná começam a ajustar seus rebanhos com o descarte de matrizes, para diminuir a oferta de animais no mercado.
A grande causa para o cenário de colapso do segmento está, principalmente, no elevado custo dos insumos de alimentação, desencadeado pela majoração dos preços do milho e farelo de soja no mercado, entre outros fatores (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 22 de fevereiro 2022, p. 29).
___________________________________
2022 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, por sua Secretaria de Infraestrutura, conclui a aplicação de "solo-brita" no trecho de estrada que interliga a Linha Eldorado, no distrito rondonense de São Roque, até a ponte em divisa com o município de Entre Rios do Oeste. A melhoria e adequeção foi feita num trecho de 4,2 quilômetros (nota do pesqusiador). -- FOTO17 - -
___________________________________
2022 — A terça-feira é de tempo seco em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná. A nebulosidade esparsa com formação de nuvens de chuvas isoladas e precipitações pontuais de baixa e alta intensidade, a partir do meio dia.
Na cidade de Quatro Pontes o volume de chuva é de 56 mm, no distrito toledano de Novo Sarandi de 30 mm. Já na cidade de Marechal Cândido Rondon o volume é de apenas 5mm. Ventos do quadrante Norte, moderados. Temperaturas entre 23 e 37 graus, com umidade relativa do ar em torno de 35% (nota do pesquisador). -- FOTO 18 --
____________________________________
2023 — A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade 2023, com o tema: "Fraternidade e Fome" e com o lema: "Dai-lhes vós mesmos de comer" (foto 19), com o seguinte pronunciamento do Papa Francisco:
Queridos irmãos e irmãs do Brasil!
Todos os anos, no tempo da Quaresma, somos chamados por Deus a trilhar um caminho de verdadeira e sincera conversão, redirecionando toda a nossa vida para Ele, que “amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16). Ao preparar-nos para a celebração dessa entrega amorosa na Páscoa, encontramos na oração, na esmola e no jejum, vividos de modo mais intenso durante este tempo, práticas penitenciais que nos ajudam a colaborar com a ação do Espírito Santo, autor da nossa santificação.
Com o intuito de animar o povo fiel nesse itinerário ao encontro do Senhor, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe que voltemos o nosso olhar para os nossos irmãos mais necessitados, afetados pelo flagelo da fome. Ainda hoje, “milhões de pessoas sofrem e morrem de fome. Por outro lado, descartam-se toneladas de alimentos. Isto constitui um verdadeiro escândalo. A fome é criminosa, a alimentação é um direito inalienável” (Discurso no encontro com os Movimentos Populares, 28/X/2014).
A indicação dada por Jesus aos seus apóstolos “Dai-lhes vós mesmos de comer” ‹Mt 14, 16) é dirigida hoje a todos nós, seus discípulos, para que partilhemos — do muito ou do pouco que temos — com os nossos irmãos que nem sequer tem com que saciar a própria fome. Sabemos que indo ao encontro das necessidades daqueles que passam fome, estaremos saciando o próprio Senhor Jesus, que se identifica com os mais pobres e famintos: “eu estava com fome, e me destes de comer... todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes” ‹Mt 25, 35.40).
É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima. leve não somente a ações concretas — sem dúvida, necessárias — que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome.
Desejo igualmente que esta conscientização pessoal ressoe em nossas estruturas paroquiais e diocesanas, mas também encontre eco nos órgãos de governo a nível federal, estadual e municipal, bem como nas demais entidades da sociedade civil, a fim de que, trabalhando todos em conjunto, possam definitivamente extirpar das terras brasileiras o flagelo da fome. Lembremo-nos de que “aqueles que sofrem a miséria não são diferentes de nós. Têm a mesma came e sangue que nós. Por isso, merecem que nina mão amiga os socorra e ajude, de modo que ninguém seja deixado para trás e, no nosso mundo, a fraternidade tenha direito de cidadania” (Mensagem para o Dia Mundial da Alimentação, 16/X/2018, n. 7)
Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida e como penhor de abundantes graças celestes que auxiliem as iniciativas nascidas a partir da Campanha da Fraternidade, concedo de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham incansável- mente para que ninguém passe fome, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por mim.
Roma, São João de Latrão, 21 de dezembro de 2022.
Franciscus
COMENTÁRIOS