1.952 — Chega de mudança o casal Leopoldo e Hilda (nascida Rauber) Witeck, acompanhado das filhas Sirlei, Marlene e Izoldi, procedente do interior do município de Peritiba, SC (...)
1843 — Acontece na cidade do Rio de Janeiro a celebração do casamento do imperador D. Pedro II com a princesa italiana Tereza Cristina Maria de Bourbon, do Reino das Duas Sicílias. O casamento fora realizado, por procuração, em 20 de maio de 1842, na cidade de Nápoles (REZZUTTI, Paulo. D. Pedro II A História não contada. São Paulo: Leya, 2019, p. 148 e 158). -- FOTOS 5 e 6 --
* O imperador e a imperatriz-consorte foram grandes incentivadores das imigrações alemã e italiana para o Brasil. Muitos descendentes dessas levas de imigrantes residem hoje na região de Marechal Cândido Rondon (nota d pesquisador)
___________________________________
1942 — Nasce na localidade de Santa Terezinha, município de Espumoso, Rio Grande do Sul, ex-prefeito e ex-vereador da cidade de Toledo (PR) e ex-deputado estadual Albino Corazza (MARTINS, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 195.
___________________________________
1952 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, na atual Linha São Cristóvão,antes Lageado Marreco, o casal Hilda (nascida Rauber) e Leopoldo José Witeck, acompanhado das filhas Sirlei, Marlene e Izoldi, procedente do interior do município de Peritiba (SC).
O casal é o segundo a estabelecer-se na localidade. Antes da transferência para a propriedade adquirida, reside, aproximadamente 1 ano, na cidade de Toledo, aguardando a derrubada de área de matas e a construção da moradia e instalações para animais de criação.
O pioneiro é o primeiro criador de gado zebu/nelore na referida linha. Começou com um touro e oito novilhas, animais adqurido via financiamento da agência do Banco do Brasil na cidade de Foz do Iguaçu. Ao falecer em 1975, era dono de 460 cabeças de gado bovino de raça.
O pioneiro falece em 18 de novembro de 1975, e ela em 07 de abril de 2011. Seus corpos estão estão sepultados no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (colaborou Izoldi Witeck Adams, filha) -- FOTOS 1, 2, 3 e 4 --
___________________________________
1969 — É recebida pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon a máquina distribuidora ou esparramadeira de lama asfáltica, equipamento adquirido para completar o parque de máquinas para efetuar o asfaltamento das ruas da sede municipal (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — Os moradores de Vila Bela Vista, agora sede distrital rondonense, inauguram a rede de abastecimento de água potável através caixa elevada, obra realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Cândido Rondon (SAAE). A comunidade tinha uma crônica falta de água em seus poços, em períodos de baixa precipitação pluviométrica (nota do pesquisador).
___________________________________
1971 — Casam-se os jovens rondonenses pioneiros Maria Borelli e Azelindo Langer, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, da cidade de Pato Bragado, em celebração oficiada pelo padre Luís Braun. Constituíram família com o nascimento das filhas Dirce, Dirlei e Denise e filho Darci.
Ela natural de Santa Cruz do Sul (RS), filha do casal pioneiro Alice (nascida Nicollini) e Batista Borelli (o casal e filhos chegaram de mudança em Marechal Cândido Rondon, na Linha São Fransisco, agora no município de Pato Bragado, em 1960), procedente da cidade referenciada.
Ele nascido em Lagoa Vermelha (RS), filho dos pioneiros Ana (nascida Rens) e Emílio Langer (chegaram de mudança em Marechal Cândido Rondon na companhia dos filhos em 05 de fevereiro de 1953, oriundos da cidade antes citada.
Maria Borelli e Azelindo Langer se conheceram e começaram a namorar na Linha São Francisco, onde ele era professor da extinta Escola Municipal Alberto Pasqualini.
Segundo a filha Denise, depois da escola de São francisco o pai ficou um tempo fora de escola. Em março de 1975 retornou à sala de aula na escola Rui Ramos, na Linha Apepú, no distrito rondonense de Porto Mendes, ficando alí até fim de 1981, quando a Itaip indenizou as famílias para a construção da barragem. Não tendo mais escola para assumir acabou comprando uma propriedade em São José do Guaçu, onde ficou por dois anos com a família. Fez a venda dela para compraR outra propriedade rural na Linha Ludwig, distrito rondonense de Novo Horizonte. O casal e filhos se mudam, sem demora, para o novo endereço. Em 2011 o casal se desfaz da propriedade e fixaa residência na sede distrital rondonense de Novo Horizonte, onde atualmente (2021) tem moradia. -- FOTOS 7, 8 e 9 --
Saber mais, clique aqui.
__________________________________
1977 — Acontece encontro de corais de várias denominações religiosas na então sede distrital rondonense de Pato Bragado, reunindo aproximadamente 400 pessoas.
Destacam-se no evento os corais da Comunidade Evangélica de Pato Bragado, da Comunidade Evangélica da sede distrital rondonense de Bom Jardim, da Comunidade Evangélica da sede distrital rondonense de Iguiporã e o coral da Comunidade Congregacional de Pato Bragado (Sem autoria. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 37, cad. 28.07.1977 a 10.09.1977, ed. 05.09.1977, p. 571. Programa de Rádio).
___________________________________
1988 — O Rotaract Club de Marechal Cândido Rondon promove show de música rock, com a banda Crise, da cidade de Santa Helena, para lançamento da campanha contra acidentes de trânsito (GOMES, JM (João Marcos). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 018, cad. setembro e outubro 1988, fls. 20. Programa de Rádio).
___________________________________
1996 — Acontece a inauguração do abastecedouro comunitário¹ de Linha Boa Vista - 26º construído no município de Marechal Cândido Rondon (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 258, setembro de 1996. Programa de Rádio).
¹ Repósitório de água para uso em pulverizadores de agrotóxicos (nota do pesquisador).
___________________________________
1996 — Visita os Rotary Club Marechal Cândido Rondon e Rotary Club Beira Lago, ambos na cidade de Marechal Cândido Rondon, o governador do Distrito 4640 do Rotary Internacional, o rotariano Waldir Luiz Pagnocelli, da cidade de Dois Vizinhos (Rádio Difusora do Paraná, Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 258, setembro de 1996. Programa de Rádio).-- FOTO 10 --
____________________________________
1987 —É inaugurado o Sistema Bradesco Instantâneo junto a agência do banco na cidade de Marechal Cândido Rondon. A Rádio Difusora do Paraná AM assim se referiu ao acontecido:
" Será inaugurado logo mais às dez horas, o Sistema Bradesco Instatâneo. O cliente Bradesco poderá a partir de hoje utilizar desse sistema que contará com ramais junto às agências Bradersco em todo o território nacional. O cliente Bradesco poderá com esse sistema que será implantado, verificar o saldo no ato, retirar dinheiro sem cheques, fazer depósitos e inclusive poupança, sem perda de tempo. Sistema Bradesaco Instantâneo, o progresso e a evolução eletrônica chegando para a prestação de serviço à seus clientes, retire o cartão magnético ainda hoje, no BRADESCO" (sic) (SRC+. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 012, cad. set a out 1987, fls. 28. Programa de Rádio).
___________________________________
2000 — Pela Lei nº 10.000, assinada pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, é instituído o dia 23 de abril como o "Dia Nacional do Choro", em homenagem a Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o "Pìxinguinha" (1897-1973), data de seu nascimento.
O "choro", também conhecido como "chorinho", é considerado um gênero musical genuinamente brasileiro, que surge no Brasil em meados do século XIX (APPA.Art). -- FOTO 11 --
___________________________________
2017 — Durante visita em Marechal Cândido Rondon, o deputado federal cascavelense Nelson Padovani oficializa a nova comissão provisória do PSDB local.
A comissão tem como presidente Dorival de Oliveira Júnior, diretor da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 05 de setembro de 2017, p. 7). -- FOTO 12 --
___________________________________
2018 — Completa 40 anos como funcionário da Cooperativa Agroindustrial Copagril, o senhor Luiz Carlos Rodrigues. -- FOTOS 13 e 14 --
Em matéria à imprensa, a Comunicação da Copagril assim destacou a efeméride do colaborador:
Funcionário completa 40 anos de trabalho na Copagril
Hoje (04) é um dia muito especial para Luiz Carlos Rodrigues, pois ele completa 40 anos de trabalho da Cooperativa Agroindustrial Copagril. Em setembro de 1978, quando ainda governava o país o presidente Ernesto Geisel, o jovem Luiz teve a oportunidade de iniciar sua carreira na primeira e única empresa em que trabalhou até hoje em sua vida. Por esse motivo, ele está muito feliz pela passagem desta data.
Em 1978, a Copagril recebia muito trigo, pois a região Oeste paranaense era uma grande produtora. A cooperativa fazia secagem e armazenagem do trigo. Em virtude da capacidade de secagem ser pequena, formavam-se filas grandes e houve a necessidade de coletar amostra das cargas nas ruas para que se fizesse uma prévia do teor de umidade do grão. Foi então que houve necessidade de contratar alguém para fazer a coleta destas cargas, função para a qual Luiz foi contratado. Na época, o funcionário lembra que havia trigo destinado a semente, e por vários anos a Copagril foi uma grande produtora de semente de trigo, o que envolvia muito trabalho. “O produto precisava ser carimbado na sacaria de juta (estopa) constando variedade, lote, número de lote. Isso envolvia muito trabalho e mão de obra para que a semente fosse separada adequadamente”, recorda Luiz Carlos.
Depois de um tempo, ele mudou de função e foi trabalhar na balança, ajudando na classificação e emissão de notas, sendo que naquele tempo não havia computadores, somente máquinas de escrever. “Os romaneios de entrada dos grãos eram todos emitidos na máquina de escrever e demandava muitos funcionários. As entradas e estoques eram registrados todos em fichas manuais”, garante.
Mas os anos se passaram e Luiz foi aprendendo atividades na parte de secagem, armazenagem e expedição de grãos. “A empresa nos oportunizou fazer cursos nesta área em que ela cresceu muito com armazéns e silos”, relata. Foi assim que Luiz Carlos se formou em Administração, e fez ainda uma especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e outra pós-graduação na PUC, na área de Armazenagem de Grãos, que atualmente é o setor em que Luiz trabalha.
Hoje, o profissional garante que sente muita gratidão pelo acolhimento da empresa. “Para mim, 40 anos de Copagril são motivos de orgulho, até mesmo por ser o primeiro e o único emprego. Deixo uma mensagem aos que estão chegando agora: se dediquem na sua função, pois a empresa oportuniza aqueles que se empenham, para que cresçam e se realizem profissionalmente. Fico muito grato por fazer parte da Família Copagril”, conclui.
___________________________________
2018 — Durante a manhã, a Cooperativa Agroindustrial Copagril realiza desfile e exposição de carro Stock Car, em Marechal Cândido Rondon.
O carro é exibido em diversos pontos da cidade, por meio de uma carreata, e em seguida exposto no estacionamento da loja agropecuária Copagril. Fica em exibição durante todo o dia. -- FOTO 15 --
____________________________________
2018 — É realizada no Clube Aliança, de Marechal Cândido Rondon (PR), solenidade de premiação do Programa de Solução Integrada Grano Top 2018 dos produtores de milho que atingem as mais altas produtividades do cereal na área de abrangência da Cooperativa Agroindustrial Copagril.
O programa é uma parceria da multinacional Syngenta e a cooperativa. -- FOTOS 16, 17, 18 e 19 --
Premiados
Dentre os produtores do Paraná foram premiados os seguintes nomes:
1º lugar: Ricardo Kemfer (produção de 379 sacas por alqueire), que foi assistido pelo engenheiro agrônomo Diego Storch
2º lugar: Jaimir Mohr (produção de 364 sacas por alqueire), tendo como consultor Michel Hilgert;
3º lugar: Eloisa Bernadete Schwantes (produção de 346 sacas por alqueire), assistida pela engenheira agrônoma Monise Herpich.
Já entre os produtores do Mato Grosso do Sul foram premiados:
1º lugar: Valdir Aparecido Santussi (280 sacas por alqueire), tendo como consultor Adilson Managó;
2º lugar: Junior Osnildo Siewes (273 sacas por alqueire), assistido por Marcelo Kerber
3º lugar: Juliano Costa Silveira (234 sacas por alqueire), auxiliado por Adilson Managó.
___________________________________
2018 — Em matéria de duas páginas, com o título "O perigo por trás da Momo", o jornal O Presente aborda, com entrevistas, um novo crime cibernético:
"Movidos pela curiosidade, crianças e adolescentes trocam mensagens com a "boneca" misteriosa e assustadora que esconde cibercriminosos em busca de dados pessoais e propõe desafios de sufocamento e enforcamento.
Uma figura magra, de cabelos pretos, olhos esbugalhados e a boca esticada em um sorriso anormnal e assustador. A "boneca" Momo - como foi apelidada a escultura "Mulher Pássaro", que faz parte do acervo do Museu Vanilla Gallery, em Tóquio, no Japão - poderia ser apenas mais um personagem de filme ou série de terror. Entretanto, pessoas mal-intencionadas têm se escondido atrás de figura na internet e aterrorizado cidadãos de diversos países.
A história que circula na internet é a de que é possível entrar em contato com a Momo pelo whatsapp, independente do idioma que você fala, adicionando um número de telefone. Ao estabelecer a conversa com a personagem, são ouvidos ruídos, gritos e uma agitação que passa a sensaçao de pavor para quem está do outro lado da linha. (...)
___________________________________
2018 — Começa e vai até odia 06 de setembro de 2018, a 7ª Mostra Literária do Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
2020 — A sexta-feira é marcada na cidade de Marechal Cândido Rondon com névoa fumacenta¹ também conhecida por névoa seca. A amplitude térmica é de 23 a 32 graus. A umidade relativa registrada é entre 15 e 23 percentuais. Persiste a estiagem. Nenhuma recipitação pluviométrica ocorre desde o dia 19 de agosto. Este quadro climático é registrado, em média, em todo o estado do Paraná (nota do pesquisador). -- FOTO 20 --
¹ Com o sol ao poente, a névoa de fumaça se torna bem mais perceptível, ao tempo em que o horizonte se converte num colorido rúbeo-alaranjado.
___________________________________
2020 — É confirmado por metereologistas a presença de fumaça, em cidades do Oeste do Paraná, oriunda das grandes queimadas que ocorrem no Pantanal. O metereologista Fábio Luengo, da Somar Metereologia, explica como se dá a vinda da fumaça:
"Há uma forte corrente de vento, a mais ou menos 1,5 mil a 2 mil metros de altitude, chamada de 'jatos de baixos níveis'. Esse jato percorre desde a Amazônia até chegar ao sul do Brasil e é responsável por transportar, não só a umidade da Amazônia, mas também as queimadas. Essas queimadas estão exatamente na rota deste jato, então, dessa forma, toda essa fumaça das queimadas consegue chegar ao estado do Paraná e, em específico, no oeste paranaense".
COMENTÁRIOS