Ouça a entrevista
A entrevista foi realizada para o quadro "A Personalidade da Semana", da Rádio Difusora do Paraná, e também para o acervo de entrevistas do Projeto Memória Rondonense, pelo jornalista Harto Viteck.
A interlocução foi levada ao ar pela emissora nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2025.
A entrevista abordou a seguinte pauta, entre outros assuntos:
1. Historiar origens: Luigi Sperafico, Tomaso Radaelli e Stefano Crippa
- 20.05.1875 – Nova Milano – Farroupilha
- 1957 — A família Sperafico inicia no município de Toledo suas atividades no cultivo da terra e comercialização. Família é oriunda de Santa Rosa (RS).
2. Como a política partidária entrou na vida de Dilceu Sperafico?
3. Mandatos: Mandatos (na Câmara dos Deputados):
Deputado federal - 1995-1999, PR, PP ,
Deputado federal - 1999-2003, PR, PPB,
Deputado federal - 2003-2007, PR, PPB
Deputado federal - 2007-2011, PR, PP,
Deputado federal - 2011-2015, PR, PP
Deputado federal - 2015-2019, PR, PP, - anunciou o encerramento
Deputado federal - 2023-2027, PR, PP.
4. São 7 mandatos, pergunto: eles se diferenciam em ações e iniciativas e no contexto do Câmara dos Deputado e no Congresso Nacional?
5. O que o senhor destaca de mais importante entre iniciativas e ações em sua longa carreira política? Vamos dizer assim, que mais lhe envaidece pelo resultado positivo que alcançaram em favor da população..
6. Por que do seu vínculo tão forte com o PP?
7. Na eleição de 2024, o PP , seu partido foi uma entre as siglas partidárias que mais elegeu prefeitos no Brasil, 747. Somente perdeu para o PSD do Kassab que conseguiu eleger 887 prefeitos e o MDB 856. No Paraná, o Partido Progressistas fez 61 prefeitos, somente perdeu para PSD, do governador Ratinho Junior que fez 164 prefeitos.
Dos 61 eleitos no Paraná, o deputado Dilceu Sperafico conseguiu eleger quantos?
A que o senhor atribui o bom desempenho do PP nas últimas eleições municipais?
8. No começo de fevereiro tivemos a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal...
- Surpresa a eleição de Motta para a Presidência da Câmara pela sua juventude (36 anos a completar em setembro) e ter sido eleito pela 1ª vez como deputado em 2010 ...
- O que tem de especial este político para a chegar a presidência e o que representa a eleição dele para a Câmara Federal?
- Com a sua vasta experiências nos corredores legislativos em Brasília, o que a população brasileira pode aguardar de Hugo Motta?
- Como será o embate com o Supremo Federal que, assume uma postura de politização e, outros momentos também passa a exercer papel de legislador?
- Em relação ao orçamento secreto, que muita gente não sabe como funciona, o senhor tem como explicar a sua funcionalidade?
- E as emendas impositivas que tanto se fala, é algo positivo para a população brasileira?
----------------------------
Vamos falar um pouco do comportamento economia brasileira:
Os analistas econômicos andam apreensivos em relação aos números da nossa economia. Alguns apontam que estamos aos poucos sendo encurralados pela “dominância fiscal” quando a política de juros de um país perde a eficácia e já não consegue conter a inflação. Esses mesmos especialistas indicam que culpa é da disparada da dívida pública, que já equivale a 77,7% do PIB (Produto Interno Bruto).
Qual é a conversa que corre nos corredores da Câmara Federal sobre esse assunto?
Os rombos das estatais, o déficit chegou a 6,7 milhões de reais. O maior já registrado na História Brasileira. Dinheiro este que precisa sair do caixa do governo para cobrir os prejuízos. É o dinheiro de nossos impostos.
Entre as estatais deficitárias, aparecem novamente os Correios, com um rombo 3,2 bilhões, considerando que no governo de Bolsonaro a estatal teve superavit.
Deputado tem explicação para acontecer essas situações caóticas em algumas estatais?
COMENTÁRIOS