|| Celso Prediger: diretor presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon (CERCAR)
26 de Julho de 2025
Ouça a entrevista
A entrevista conduzida pelo jornalista Harto Viteck, colaborador da Rádio Difusora do Paraná e coordenador do Projeto Memória Rondonense, para o quadro "A Personalidade da Semana" da emissora e para o acervo de entrevistas do projeto enunciado.
A Rádio Difusora do Paraná irradiou a entrevista ao ar no dia 26 de julho de 2025 e a reprisou no dia seguinte.
A entrevista, entre outros assuntos, seguiu a seguinte pauta:
1. O senhor foi eleito diretor-presidente da Cercar em fevereiro de 2023, numa assembleia histórica, talvez com a maior presença de associados, desde que existe a cooperativa.
— Como o senhor vem agindo para corresponder essa confiança maciça recebida do quadro associativo?
2. Quais foram os maiores desafios enfrentados em nestes quase dois anos e meio na presidência da Cercar?
3. Cada novo dia na presidência da Cercar é defrontar-se com um novo desafio? Para que setor da cooperativa o olhar do presidente, diretoria e gerência geral tem prioridade todos os dias?
4. A prestação de contas de 2025, apresentada na assembleia geral da Cooperativa mostra resultados altamente positivos. A que o senhor atribui esses bons números.
— De onde veio o resultado mais relevante: loja ou supermercado?
5. Quais as novidades e outros pontos alcançados na gestão da atual diretoria, desde a posse?
6. Já chegamos ao 2º semestre de 2025, quais as novidades que a Cercar colocou a disposição do associado e da população no 1º semestre?
7. Parece-me que a sua gestão está dando bastante ênfase ao desenvolvimento profissional, educacional e motivacional dos colaboradores, funcionários.
— Onde isso tem relevância para as movimentações comerciais e outras finalidades da Cercar?
8. Segundo comenta-se que a Cercar tem a menor rotatividade funcional entre as empresas estabelecidas em Marechal Cândido Rondon. A que senhor credita essa quase zero rotatividade funcional voluntária e involuntária?
9. A expansão da energia solar fotovoltaica entre os consumidores rurais associados da Cercar, é bom ou ruim para a cooperativa?
10. A venda de energia pela Cercar tem quanto de participação no resultado contábil- financeiro anual?
11. O senhor andou tanto as mexidas na Fecoerpa que andava meio sumida. Por que da iniciativa?
12. Nessa movimentação que senhor está fazendo na Federação, a novidade mais recente é um encontro dos presidentes das cooperativas em Marechal Rondon.
— Por que motivo essa reunião?
13. Quais as novidades na tela da Cercar para o 2º semestre de 2025?
COMENTÁRIOS