|| Cirurgião dentista rondonense Emerson Delázari Donini: historiografia da medicina odontológica e o momento atual

29 de Novembro de 2025

Ouça a entrevista

A entrevista foi conduzida pelo jornalista Harto Viteck, colaborador da Rádio Difusora do Paraná e coordenador do "Projeto Memória Rondonense", para o quadro "A Personalidade da Semana" da emissora e para o acervo de entrevistas do projeto enunciado.

A Rádio Difusora do Paraná levou ao a entrevista no dia 29 de novembro de 2025 e a reprisou no dia seguinte.

A entrevista, entre outras abordagens, seguiu a seguinte pauta:
 

  1. Estuda-se a história da Odontologia com profundidade nos cursos de Odontologia?

           1.1. Pelas pesquisas arqueológicas, ou seja da Antiguidade, em que período ou períodos históricos aparecem os primeiros vestígios de uma prática de atenção dentária?

           1.2. Quais civilizações deixaram registros de atenção terapêutica aos dentes e afecções da cavidade bucal?

 

       2. Hoje sabe-se muito bem o que provoca a cárie dentária, a destruição dos tecidos dentários. Naquela época a que se atribui esse mal?

 

       3. Que informações terapêuticas eram transmitidas e intervenções praticadas naqueles anos milenares antes de Cristo?
 

       4. Numa intervenção, por exemplo, a extração de dente, o que era usado com analgésico? Existe alguma amostra de algum instrumento usado na extração de algum dente daquele período?
 

       5. Daquele tempo histórico ficou algum vestígio, registro como era o comportamento do dentista e o paciente? Hoje, na Odontologia moderna o paciente senta-se confortavelmente numa cadeira especial e o dentista faz o procedimento necessário?
 

        6. Ainda daquele tempo histórico retroativo, encontra-se registros que comprovem extração de dentes, implante de dentes postiços ou até próteses?
 

        7. Agora tomando aquele período histórico até os anos 1600,  recorte de tempo que fecha a Idade Média, também conhecida pelos historiadores como Idade das Trevas, pela falta de progresso intelectual, a prática de atenção a dentes era algo prestado por quem?  Sabe-se que a figura do “dentista”, uma pessoa versada ao mínimo em anatomia bucal.  Quem era os tais “dentistas”?

 

        8. Avançado no tempo com a nossa conversa.  Em que época surgiu a palavra “dentista” como conhecemos hoje e por quem foi usada pela primeira vez?

 

        9. Hoje se conhece tudo sobre a anatomia bucal,  tudo que se relaciona a dente, quem foram os grandes iniciadores da moderna anatomia dentária e em que período?
 

      10. Quem pela 1ª vez  tratou de estabelecer critérios para uma cirurgia, intervenção em quadros infecciosos de dentes e suas implicações em outras áreas do corpo humano? E alertou que sobre periculosidade do instrumental que vinha sendo usado?

            10.1. Em que ano foi isso?

 

       11. Em algumas literaturas se encontram referência que o surgimento do açúcar refinado e e farinha de trigo refinada tem aumentado potencialmente o surgimento de cáries na dentição humana. Isto é um fato?  Como dois ingredientes provocam isso?
 

       12. Como se forma a placa bacteriana e porque ela é mal que precisa ser tratado. Quais são as implicações na saúde bucal?
 

        13. Detalha como surgiu o anestésico empregado na Odontologia que definitivamente colocou fim ao tormento da dor na extração de dentes ou outra intervenção necessária para o tratamento dentário?
 

        14. O anestésico empregado na época do seu primeiro uso, ainda é o mesmo ou já algo mais moderno?
 

        15. Quem sugeriu o emprego da pasta de dente e escova, hoje tão amplamente sugeridas e empregadas, quase chegado a 100%?
 

         16. Abordando o assunto da obturação de dentes com cárie, como era o processo de tratamento, por exemplo nos anos 1800? ... hoje temos equipamentos modernos e brocas movimentadas por ar comprimido que a 70 mil rpm ou mais e uso de medicamentos de tratamento e preparação do dente para receber a reparação?
 

        17. Se entre 1850 e final de 1950, surgiram grande avanços na Odontologia, o trépano de pedal, instrumentos mais adequados, consultório na residência com mais funcionalidade e racionalidade, poltronas mais confortáveis (inclusive com a possibilidade do dentista trabalhar sentado), equipamento sucção da saliva, o emprego do ar comprimido, da eletricidade, foco de luz direcionado para a boca do paciente, entre outras tantas.

 

        18. Depois de 1950 entramos na grande era das especialidades, as quais se desdobram constantemente nestes tempos de tecnologia digital. Gostaria que falasse sobre esse boom que vive a Odontologia neste momento...

 

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados