|| Eduardo Berndt, palestrante e especialista em Neurociências: desenvolvimento pessoal em empatia e resiliência.

07 de Setembro de 2024

Ouça a entrevista

A entrevista foi realizada pelo jornalista Harto Viteck, colaborador da Rádio Difusora do Paraná e coordenador do Projeto Memória Rondonense, para o quadro "A Personalidade da Semana" da emissora referenciada e para o acervo de entrevistas do projeto enunciado.

A Rádio Difusora do Paraná levou a entrevista ao ar no dia 07 de setembro de 2024 e a reprisou no dia seguinte.

A entrevista pautou-se a partir da introdução adiante:

 

"Duas palavras estão, ultimamente, muito em voga: empatia (a capacidade de se colocar no lugar outro, perceber o que o outro sente e pensa) e resiliência (ter a capacidade de administrar com tranquilidade as adversidades, passar por elas com menos impacto emocional, e, às vezes, com a necessária resignação).

Estas duas palavras muita gente ouve, porém não sabe a importância delas para mudar de atitudes e adotar novas linhas comportamentais. Seja para se tornar uma pessa melhor ou para empreender nas atividades profissionais, comerciais ou de prestação  de serviços. Em relacionar-me  melhor com o outro e a coletividade.  

Para acontecer esta mudança, é preciso antes saber: quem sou, como sou, quem é você, como é você, quem somos nós, como somos nós... Esta análise, como se sabe, acontece a partir de nossas emoções e das emoções dos outros. Com isso eu formo juízo,  formo uma consciência emocional e, consequentemente, me capacito em Inteligência Emocional, tema que vou abordar em um segundo momento de nossa conversa.

Pelo tema que você vai abordar dia 17 de setembro, como palestrante do Fórum Empresarial 2024 da Acimacar, “Consciência Emocional e Gestão de Conflitos”, e com teu livro “O Eu, o Outro e o Nós”, entendo que pode aqui estabelecer  inicialmente, uma abordagem de como se tornar uma pessoa empática e resiliente. Mais adiante, como melhorar minhas relações  e interrelações valendo-me da Inteligência Emocional, adquirida através do meu autoconhecimento".

Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados