Ouça a entrevista
A entrevista foi realizada para o quadro "A Personalidade da Semana", da Rádio Difusora do Paraná, e também para o acervo de entrevistas do Projeto Memória Rondonense.
A interlocução foi levada ao ar pela emissora nos dias 28 e 29 de dezembro de 2024.
A entrevista abordou a seguinte pauta, entre outros assuntos:
1. Como é viver a experiência de fim de mandato?
2. Fale um pouco da construção de sua carreira politica.
3. Em 12 anos de carreira pública quais as experiências desse período incorporou à sua personalidade e que hoje são componentes dela?
4. Durante o seu mandato de oito anos de prefeito, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon obteve uma arrecadação de aproximadamente 2 bilhões e 172 milhões.
─ Em que setor o prefeito Marcio aplicou o maior volume dessa arrecadação?
─ Na sua avaliação onde aplicou melhor?
5. Das múltiplas promessas feitas nas campanhas e fora delas não conseguiu cumprir. Que fatores implicaram no não cumprimentos de algumas delas? Por exemplo, depois de 16 anos desde que foi vergonhosamente inaugurado, o teatro ainda não está concluído...
6. Qual é o volume de recursos em caixa que atual gestão está deixando para o novo prefeito?
7. Entrando no campo político. O motim da base na eleição da mesa da Câmara em 2018 que elegeu o vereador Claudinho à presidência da Casa Legislativa e derrotou o vereador Portinho, candidato do Paço Municipal, foi o momento mais crítico do relacionamento de sua gestão com o Legislativo?
8. Com a experiência política adquirida, ao longo de 12 anos, o prefeito Marcio Rauber, hoje já se considera um cacique da política?
9. Frustra o encerramento do mandato com ampla aprovação popular e, por outro lado Pedro Rauber, seu pai, não ter sido eleito para o 10º mandato de vereador? O que pesou para a não reeleição?
10. A aliança do PP e União Brasil em Marechal Cândido Rondon é um namoro com prazo de validade ou casamento até que a morte os separe?
11. Nesta queda de braço pela presidência da Câmara, coisas previsíveis e acontecem a cada eleição de presidência de Legislativo, em quase 100% dos municípios brasileiros, aqui no nosso caso, entre preferências distintas entre o PP que prefere Valdirzinho, e o União Brasil, do qual o prefeito Marcio Rauber é o presidente do Diretório, que parece ter encampado a candidatura do Coronel, isso não acaba por criar um constrangimento para o futuro vice-prefeito Sauer, que é do União mas demonstra ter boa relação com o prefeito eleito Backes?
12. O senhor está anunciando-se como candidato a uma vaga a Assembleia Legislativa nas próximas eleições, isso é fato ou apenas um ensaio? E se for, de fato, qual será a estratégia para romper as redomas dos espaços eleitorais, que hoje são redutos eleitorais de outros políticos, um exemplo Hussein Bakri?
13. Numa não eleição a deputado estadual pensa em candidatar-se novamente a prefeito de Marechal Cândido Rondon?
14. O que o Marcio Andrei Rauber aguarda em relação aos anos futuros na política e na vida privada?
COMENTÁRIOS