Ouça a entrevista
A entrevista foi realizada para o quadro "A Personalidade da Semana", da Rádio Difusora do Paraná, e também para o acervo de entrevistas do Projeto Memória Rondonense, pelo jornalista Harto Viteck.
A interlocução foi levada ao ar pela emissora nos dias 30 e 31 de agosto de 2025.
A entrevista abordou a seguinte pauta, entre outros assuntos:
1. Secretário, estima-se que mais de 80% da população do município de Marechal Cândido Rondon vive na cidade. O que antecipa a estimativa da ONU que até o ano de 2050, 80% dos brasileiros vai viver em áreas urbanas.
Em recente pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanis, 44% dos entrevistas das cidades nacionais apontaram que a mobilidade urbana é o maior desafio na cidade em que vivem. Marechal Cândido Rondon não está à margem dessa atualidade.
Bem, nesta entrevista quero ater-me quase exclusivamente aos aspectos problemáticos do nosso trânsito. Desde que está com secretário da Mobilidade Uraba, o que identificou de desafios e gargalos e que precisam de intervenção?
2. Em tom de brincadeira, muita gente comenta que somente Freud conseguiria explicar o trânsito decorrências de eus incidentes absurdos e estúpidos que acontecem. De que a população mais reclama em relação ao nosso trânsito?
3. Quais as principais cauxas provocadoras de acidentes de trânsito em Marechal Cândido Rondon?
4. Pergunto, Secretário: estattísticas mostram que o condutor de veículo rondonense, no caso de acidente na área urbana, é em consequência de que?
5. Das muitas rotatóris existentes na cidade de Marechal Cândido Rondon, qual é a mais problemática e aquela com menos incidentes?
6. Sobre a responsabilidade individual e coletiva de cada condutor no trânsito, como a secretaria está agindo para a construção de uma direção defenisiva e obediência às leis do trânsito?
COMENTÁRIOS