Ouça a entrevista
Rafael Garcia chegou à antiga Fazenda Britânia em 1938 como convidado pelo preposto da Companhia de Maderas del Alto Paraná, Michel Willeaux, para atuar como professor na localidade de Rio Branco, onde moravam várias famílias trabalhadoras na fábrica de extração de essências que a empresa mantinha na localidade.
Com a criação do município de Marechal Cândido Rondon a antiga escola Rio Branco passou para a administração da secretaria de Educação da nova unidade municipal. O professor inclusive se aposentou por este município. Garcia foi professor em três municípios, sem transferir residência: 1º do município de Foz do Iguaçu; depois do município de Toledo e, por fim, de Marechal Cândido Rondon.
Pode-se afirmar que Raphael Garcia foi o primeiro professor na abrangência do território da antiga propriedade estrangeira, pois até agora carece de confirmação se existiam unidades escolares em Puerto Artaza(Porto Allica) e no antigo Porto Mendes.
A entrevista com o pioneiro foi realizada pela equipe do Museu Histórico Willy Barth, da cidade de Toledo, em 09 de julho de 1991.
COMENTÁRIOS