|| Palmital ao fundo da 1º igreja da Comunidade Evangélica Martin Luther. O palmital era para ser conservado como reserva do potencial florístico da região de Marechal Cândido Rondon. Mas aos poucos foram sendo cortados sob alegação que existiam muitos palmitos nas matas. Imagem: Acervo da rondonense Irica Kaefer.
Vista da então vila General Rondon, a partir do ponto que hoje começa o Bairro Vila Gaúcha, no Anel Viário, na década de 1950. Imagem: Acervo Úrsula e João Zimmermann.
Outra vista da então vila General Rondon, a partir do ponto que hoje começa o Bairro Vila Gaúcha, no Anel Viário, na década de 1950. Imagem: Acervo Úrsula e João Zimmermann.
Vista da então vila de General Rondon, vendo-se a atual Avenida Rio Grande do Sul, sentido oeste-leste. Imagem: Acervo Úrsula (nascida Stoef) e João Zimmermann.
Primeiro veículo de passeio de Marechal Cândido Rondon, na década de 1950, de propriedade do pioneiro José Feiden, proprietário do Hotel Avenida;
Uma coleção de fotos que revelam aspectos do início da colonização do município de Marechal Cândido Rondon, na época conhecido como a localidade de General Rondon, ainda vila e depois distrito de Toledo. As imagens mostram a abertura de estradas, a derrubada da mata nativa, a tentativa de se cultivar café, a construção das primeiras casas e dos estabelecimentos comerciais pioneiros. Tudo muito rústico, com o mínimo de infraestrutura, mas o necessário para garantir o crescimento da nova comunidade ao longo da década de 1950, culminando com a emancipação e o nascimento do município rondonense, em 25 de julho de 1960.
A indicação das datas em que as fotografias teriam sido feitas foram apontadas pelos detentores dos acervos que nos foram cedidos. A maior parte das fotografias desta galeria são de autoria do fotógrafo e pioneiro Oscar Kaefer. Não foi possível identificar junto aos donos dos acervos quais são elas. Houve outros fotógrafos em General Rondon antes de Oscar Kaefer.
* Fotos não seguem rigorosamente uma ordem cronológica.
COMENTÁRIOS