Natal 2015

25 de Dezembro de 2015

A comemoração natalina é um legado multissecular que as gerações de descendentes de europeus herdam de seus antepassados imigrantes. Cada etnia mantém sua particularidade de festejar a grande data cristã, evidentemente com adaptações e inovações que a tecnologia acabou propiciando. Em especial, a energia elétrica, que substituiu as antigas e coloridas velas de ceras por lâmpadas (pisca-piscas) com efeitos multicromáticos. Também houve a substituição do pinheiro vivo pela árvore artificial, de melhor benefício ao meio-ambiente.

Marechal Cândido Rondon, colonizada por brasileiros de segunda, terceira, quarta e quinta gerações dos imigrados, é continuadora da tradição. Nos primeiros anos de povoamento, a comemoração pública do Natal se manteve restrita às comunidades religiosas. Raros estabelecimentos comerciais ostentavam em suas vitrines (se estas existiam) algum ornamento natalino.

Somente na década de 1980 a Acimacar, seguindo iniciativas de associações similares, movimentou-se para que o poder público municipal implementasse atrações natalinas pela cidade nas semanas que antecedem o dia 25 de dezembro. Ao mesmo tempo, a associação comercial passou a realizar campanhas entre seus associados empresários para a decoração de vitrines e fachadas. 

O começo acanhado com o passar dos anos foi se inovando e fortalecendo com um número amplo e diverso de boas atrações de caráter cultural, em paralelo com uma ornamentação natalina em pontos de maior fluxo de público e as lojas e indústrias apresentando decorações bastante atraentes. 


Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados