Natal 2016

24 de Dezembro de 2016

NATAL 2016

Este arquivo mostra imagens da ornamentação pública e de famílias rondonenses das comemorações natalinas de 2016.

 

A ornamentação pública foi bastante acanhada em relação ao ano de 2015. Ficou restrita a dois pontos: na sede distrital de Porto Mendes e na sede municipal (esta no Parque de Lazer Rodolfo Rieger e em trecho central da Rua Santa Catarina). É certo que a falta de uma ornamentação mais expressiva foi por ter sido 2016 um ano de final de mandato na administração pública rondonense, derrotada na eleição de 02 de outubro.

Nos dois locais foram usadas peças usadas em natais anteriores.

O Auto de Natal promovido pela Prefeitura Municipal aconteceu em frente ao teatro municipal, ainda em obras. Durante o evento a administração rondonense promoveu a inusitada semi inauguração do teatro.

Os tradicionais pontos na sede municipal, como a frente do Paço Municipal, a Praça Willy Barth, a Praça Dealmo Selmiro Poersch, a caixa d'água central e as avenidas Rio Grande do Sul e Maripá ficaram sem a  tradicional decoração.

A tradicional ornamentação na área externa da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus também não foi instalada, com a justificativa que os gastos que teriam que ser feitos seriam economizados em favor da construção de duas capelas, nos bairros ...  .

A tradicional "Noite de Luzes" do Colégio Evangélico Martin Luther foi a mais significativa comemoração natalina na cidade, com expressiva presença de público.

As decorações natalinas em jardins e fachadas de residências foram poucas. A maioria dos rondonenses preferiu somente a árvore de Natal, ou mais conhecido entre os moradores como "pinheirinho". Como está proibido o corte do pinheiro nativo para árvore de Natal, desde décadas recentes, as famílias usam as artificiais, que são reinstaladas a cada passagem natalina.

A paixão pelo Natal levaram famílias a instalarem duas árvores de Natal em suas residências.

Os históricos eventos religiosos na noite de Natal aconteceram nas diversas Igrejas do município e comarca de Marechal Cândido Rondon. E a canção multisecular "Noite Feliz", como acontece desde a colonização, foi a mais interpretada.

Após os cultos, as famílias mantiveram as ceias de Natal, um costume recente - de poucas décadas. O histórico almoço de 25 de dezembro, reunindo famílias e parentes, se manteve forte.


Compartilhe

COMENTÁRIOS

Memória Rondonense © Copyright 2015 - Todos os direitos reservados