O acervo é praticamente todo pertinente ao casal pioneiro João Arlindo Griebeler e Ida Teolinda Maria Rigolin que chegou a então vila de General Rondon, em 1951, na companhia das filhas Brunilda, Realda, Luiza e Nelsi.
A família veio de mudança de Concórdia, Santa Catarina.
Casal pioneiro João Arlindo Griebeler e sua esposa Ida Teolinda Maria Rigolin.
Vista panorâmica da então vila de General Rondon, em 1950.
Outra vista do início da então vila de General Rondon, em 1950.
Primeiras casas à futura Avenida Rio Grande do Sul.
Vista do Hotel e caminhões de mudanças na Avenida Rio Grande do Sul.
Família descarregando a mudança do caminhão e a abrigando debaixo de lona, junto a uma árvore, na década de 1950.
Famílias de Benno Weirich (à esquerda) e de João Arlindo Griebeler, fotografados em frente ao barracão de alojamento da colonizadora Maripá, a Avenida Rio Grande do Sul.
Grupo de pioneiros rondonenses. Em destaque no varal, um couro de anta.
Grupo de caçadores (no detalhe, João Arlindo Griebeler). Nota-se que um caçador segura na corda um filhote de anta.
Grupo de pioneiros bebericando após caçar um veado, que foi trazido do mato num varal. No detalhe, João Arlindo Griebeler.
Outra vista de um grupo de caçadores mostrando o produto da caça: uma anta e dois veados, na década de 1950. A segunda pessoa, da direita à esquerda, é o pioneiro Erich Krepsky.
Mais um grupo de caçadores formado por pioneiros rondonenses exibindo o produto da caça: um veado carregado do local do abate até vila, num varal.
Famílias Griebeler e Knapp acampados no Arroio Fundo para um período de caça. Não é possível em que ponto ao longo do Arroio Fundo foi o abrigo. Muitos locais ao longo do referido riacho tinha a mesma denominação. Somente anos depois, a administração deu a cada ponto um nome específico.
Grupo de pioneiros rondonenses regressando da pescaria e mostrando os grandes peixes apanhados junto ao Rio Paraná, na década de 1950.
Outro grupo de pioneiros às margens do Rio Paraná, em Porto Mendes, exibindo seus pescados. Detalhe da década de 1950.
Primeira residência do casal João Arlindo e Ida Teolinda Griebeler, à Avenida Rio Grande do Sul. O gado bovino é de propriedade do pioneiro Wiebusch, que o trouxe de Piratuba, SC, tocando a tropa pela estrada desde o município catarinense até então vila de General Rondon.
Outra vista da tropa de gado bovino do pioneiro Wiebusch, recém chegado de Piratuba, SC.
Pioneiros rondonenses a frente de caminhões de carga, na década de 1960.
Casa canônica da Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus (ainda existente hoje - 10.05.2017), construída no começo de 1960.
Confirmação na comunidade luterana de Iguiporã, em 1962. A segunda, da direita à esquerda, é Nelsi Griebeler que veio se casar com Antonio (Nenito) Costa Rosa.
Turma de alunos da antiga Escola Concórdia. na então vila de General Rondon.
Barranca do Rio Paraná em Porto Mendes, avistada desde o alto do Porto Adela, Paraguai. Em destaque, no barranco os trilhos das zorras usadas pela Cia Matte Larangeira para descer a erva-mate até o navio.
Desfile de Sete de Setembro, em Marechal Cândido Rondon, na década de 1960.
A dupla sertaneja rondonense Nenito e Nenê se apresentando no programa "Brasil Sertanejo" da Rádio Difusora, em 22 de novembro de 1966, transmitido do então Salão Wayhs. Ao centro os apresentadores do programa: Odilo Almir Scheibler (e) e Osmar Schmidt.
Imagem do caneco da 1ª Festa da Cerveja da Antarctica, promovida pelo então Oeste Paraná Futebol Clube, em 1966.
Outra imagem do caneco da 1ª Festa da Cerveja Antarctica, de 1966, organizada pelo então Oeste Paraná Futebol Clube.
Prato do programa "Big Show", segundo programa de auditório da Rádio Difusora, de 1967. O programa era apresentado aos domingos pela manhã desde o então Cine Ideal.
Desfile de Sete de Setembro na Avenida Maripa, na década de 1980.
Lançamento do primeiro disco de vinil do programa "Nossa Terra Nossa Gente", da Rádio Difusora, no começo da década de 1980. O programa era apresentado por Manoel Canabarro (Gauchinho). O evento de lançamento aconteceu no Clube Aliança. Na foto, a dupla Nenito e Nenê, com o gateiro Neori (Negão) Pedralli.
COMENTÁRIOS