Willy Carlos Trentini chegou de mudança a Marechal Cândido Rondon, no ano de 1954, na companhia da esposa Ema (nascida Brackmann) e os filhos Guido Max, Ivo Fritz e Ida ¹, procedente da cidade de Crissiumal (RS).
É natural da cidade gaúcha de Estrela, onde nasceu em 27 de janeiro de 1914, filho de Ernestina e Adolfo Jacob Trentini.
Na cidade de Crissiumal, Willy Carlos Trentini, antes de mudar-se para o Oeste do Paraná, exercia as funções de redator e diretor do semanário “Aurora”, com expressiva circulação na comunidade microrregional.
Com a mudança para à então vila de General Rondon, tornou-se logo correspondente jornalístico do extinto jornal “O Oeste”, editado na cidade de Toledo, na época sede do município. Conclui-se que Willy Carlos Trentini foi a primeira pessoa atuar como jornalista na cidade de Marechal Cândido Rondon.
Em 17 de agosto de 1955, é nomeado para as funções de Escrivão de Paz vitalício do recém criado distrito judiciário de General Rondon, exercendo as funções de tabelião, oficial do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos, além de exercer o cargo de escrivão de polícia.
Com boa formação artístico-cultural, principalmente no campo da música e exímio violinista, desde a sua chegada a Marechal Cândido Rondon participou ativamente das primeiras manifestações culturais locais, como regente de corais e de banda musical. Foi organizador e dirigente da primeira banda de música, conhecida como Banda Regional de General Rondon.
Como compositor, seu maior legado foi o Hino a General Rondon, cujo tema original, com direitos de autoria reservados, foi posteriormente adaptado e passou a ser o Hino Oficial do Município de Marechal Cândido Rondon.
De 1957 a 1959, o pioneiro foi presidente da Sociedade de Cantores Aliança.
Willy Carlos Trentini junto com o Dr. Friedrich Rupprecht Seyboth e esposa Ingrun e mais o professor Waldomiro Liessem, foi uma das grandes referências culturais de General Rondon, nos anos 1950.
O primeiro cartorário de Marechal Cândido Rondon faleceu em 07 de novembro de 1969 e foi sepultado no cemitério público da sede municipal.
Pioneiro Willy Carlos Trentini
Willy Carlos Trentini (d) e um amigo visitando a cidade do Rio de Janeiro, nas escadarias do Corcovado com imagem do Cristo Redentor.
Willy Carlos Trentin (e) e o amigo visitando a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Parte superior da capa da edição comemorativa de um ano do então jornal "Oeste".
Parte inferior da capa da edição comemorativa de um ano do então jornal "Oeste".
Edição do jornal "O Oeste", de 06 de setembro de 1954, com matéria sobre a então vila de General Rondon, produzida por "Paracelsus". Parte superior da página.
Edição do jornal "O Oeste", de 06 de setembro de 1954, com matéria sobre a então vila de General Rondon, produzida por "Paracelsus". Parte inferior da página.
Edição de 7 de setembro de 1954, do jornal "Oeste", página 2 , parte superior, com notícias da vila de General Rondon.
Edição de 7 de setembro de 1954, do jornal "Oeste", página 2, parte inferior, com notícias da vila de General Rondon.
Página (parte superior) no extinto jornal "Oeste", de Toledo, como notícias de General Rondon, informações produzidas pelo correspondente do informativo Willy Carlos Trentini.
Página (inferior) no extinto jornal "Oeste", de Toledo, como notícias de General Rondon, informações produzidas pelo correspondente do informativo Willy Carlos Trentini.
Ata de folha 1 da Assembleia Geral Ordinária da então Sociedade Escolar de General Rondon, realizada em 06 de março de 1955.
Continuação e final da ata da Assembleia Geral ordinária da então Sociedade Escolar de General Rondon, realizada em 06 de março de 1955.
Mensagem natalina e de Ano Novo dos moradores da então vila de General Rondon ao senhor Willy Barth, diretor-geral da colonizadora Maripá e seus respectivos nomes.
Continuação do rol de nomes de moradores rondonenses pioneiros subscritores da mensagem de Natal e de Ano Novo ao senhor Willy Barth.
Última folha com nomes de pioneiros rondonenses enviado mensagem pelo Natal e Ano Novo de 1955 ao senhor Willy Barth.
Nota produzida pelo então correspondente jornalístico Willy Carlos Trentini para o extinto jornal "Oeste" sobre a extinta Escola Municipal Rui Barbosa, na atual Linha Concórdia.
Nota de participação de falecimento do pioneiro Oswaldo Fagundes de Brito preparada pelo correspondente Willy Carlos Trentini para ser publicado no então jornal "O Oeste", da cidade de Toledo. Oswaldo Fagundes de Brito era irmão, como a própria nota cita, de Edmundo Fagundes de Brito, integrante do primeiro conjunto musical da então vila de General Rondon e também do primeiro cinema.
Pauta de notícias elaborada pelo senhor Willy Carlos Trentini para ser publicada no jornal "Oeste".
Partitura original para tenor do então Hino à General Rondon. Este hino anos depois foi readaptado por uma comissão especialmente nomeada pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. Até onde se sabe, sem a prévia autorização dos herdeiros detentores dos direito autorais.
Partitura para tenor I, com anotação para soprano.
Partitura para tenor II.
Partitura original do Hino à General Rondon para Baixo.
Partitura original para alto.
Partitura original para Baixo II.
Partitura original para tenor sem anotação de soprano.
Ata de reunião realizada pelos moradores da então vila de General Rondon para escolher entre os presentes alguém para ser nomeado como inspetor de polícia da localidade.
Assinaturas dos moradores rondonenses presentes na escolha da pessoa para inspetor de polícia.
Continuidade das assinaturas dos moradores rondonenses presentes na escolha da pessoa para inspetor de polícia.
Sequência das assinaturas dos moradores rondonenses presentes na escolha da pessoa para inspetor de polícia.
Ata do escrutínio da votação para a escolha do Inspetor de Polícia.
Ata da reunião de fundação da extinta escola inter-confessional "Martin Luther".
Texto de abertura do abaixo-assinado dos moradores da então Vila General Rondon peticionando a instalação de uma cartório cívil no distrito.
Lista nominativa de rondonenses subscreventes do abaixo-assinado pleiteando a instalação do Cartório de Registro Civil.
Lista nominativa (continuidade) de rondonenses subscreventes do abaixo-assinado pleiteando a instalação do Cartório de Registro Civil.
Publicação no Diário Oficial com os nomes dos inscritos para exercerem o cargo de Escrivão de Paz, no então distrito de General Rondon.
Cópia de requerimento ao governador do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto, reiterando a abertura do Cartório de Registro Civil na sede distrital de General Rondon.
Publicação no Diário oficial do ato autorizatório do governador do Estado do Paraná para ser nomeado Willy Carlos Trentini para cartorário em General Rondon.
Correspondência do cartorário Willy Carlos Trentini para o ex-promotor da comarca de Toledo, pedindo apoio na providência de publicações.
Cópia do expediente do então escrivão de Paz Willy Carlos Trentini dirigido ao juiz de direito da Comarca de Toledo para proceder os termos de abertura, de encerramento e rubrica de páginas de livros cartoriais.
Cópia do ofício da Procuradoria Geral do Estado agradecendo a Willy Carlos Trentini a comunicação de sua posse como Escrivão de Paz do então distrito de General Rondon.
Cópia da correspondência do Prefeito Municipal de Guaíra onde agradece a comunicação de posse como cartorário em General Rondon.
Cópia da correspondência do Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu onde agradece a comunicação de posse como cartorário em General Rondon.
Cópia da correspondência da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná onde agradece a comunicação de posse como cartorário em General Rondon.
Correspondência de Willy Carlos Trentini para o Willy Barth - diretor da Maripá - solicitando a instalação de uma linha telefônica junto ao seu cartório.
Correspondência do promotor Clóvis do Espírito Santo para o senhor Willy Carlos Trentini.
Nota do correspondente jornalístico Willy Carlos Trentini para o jornal "O Oeste" sobre a recepção ao ex-promotor público da comarca de Toledo, em sua visita a vila de General Rondon.
Nota de condolências da então Escola Normal Colegial Estadual Marechal Cândido Rondon à Família Trentini pelo falecimento de Willy Carlos Trentini.
COMENTÁRIOS