Este acervo contém um relevante arquivo de imagens antigas e atuais das Cataratas do Iguaçu. Um portfólio que reúne cartões postais, selos, pinturas, banneres e fotos tiradas a partir do lado brasileiro e argentino.
Os migrantes para o projeto de colonização da Maripá e de outros projetos colonizatórios semelhantes no Oeste do Paraná, tão logo que chegavam com suas mudanças ou antes, ouviam falar de duas extraordinárias maravilhas naturais existentes na região: Cataratas do Iguaçu e as extintas Sete Quedas. Tão logo surgia a possibilidade, os pioneiros se dirigiam aos dois pontos para conhecê-los.
Com a criação do reservatório da Itaipu Binacional, infelizmente as portentosas Sete Quedas sucumbiram na formação do lago para sempre.
Observação: o acervo postado pertence às páginas no Facebook: Cataratas del Ayer, Cataratas Siempre, Foz do Iguaçu e Cataratas Memória e Fotos Atuais e outros perfis aleatórios.
O intelectual paranaense Romário Martins (1874-1948), em 1930, se espaldou em decantar em linhas poéticas o surpreeendente encantamento e caprichos provocados pelas duas grandes maravilhas naturais paranaenses, em "Yára":
"Para a imponencia magestatica do "Rio Grande como o Mar" dos invasores guaranys que vieram Occidente, concorrem os quatro maiores rios dos planaltos do sul paulista, dos Campos Geraes, de Guarapuava e de Curityba, carreadores das águas que por toda parte, surtem no território paranaense alegrando a paisagem e propiciando a vida
É a região das Yáras.
O throno desse imperio é disputado pelas duas maravilhas da natureza que são os saltos de Santa Maria do Ygaussú e das Sete Quedas, — os maiores ponteceaes hydraulicos da Terra. Em Santa Maria as aguas desceme para os abysmos o manto alvinitente, erguem também até as nuvens o nevoeiro de prata que a luz de Cuarahy iriza como um signo de paz para as civilizações dos tres povos irmãos que ali se encontram.
Em Sete Quedas surte a força incoercivil das águas em tumulto abrindo caminho no basalto negro, rodando, vencedores, para o oceano.
Num e noutro genésico palácio dessas aguas diluviaes habitam as nynphas que encantam as alma ingenuas dos primeiros vindos as Yáras seductoras e lindas, as louras creaturas maravilhosas como a Loreley de Heine, as morenas alucinantes como a Japyra da lenda de amor de Tayobá.
Pare ahi, perigrino, á beira dos remansos que escapam do torvelinho dessas águas, attentae no nevoeiro de espuma que catadupas fazem subir para o azul luminoso do céo: e vereis as Yáras tentadoras, lubricas e bellas, se offertarem aos vossos instinctos e se entregarem aos vossos desejos de belleza e de amor.
As Yáras são como Ambição. Incitam-nos com as seducções, enleiam-nos nos seus cabelos de ouro e nos seus braços desnudos, juntam-nos aos seus seios húmidos, beijam-nos em deliquios... mas nos levam, sorrindo, para o fundo do abysmo" (sic) (in: Illustração Paranaense - Mensario Paranista de Arte e Actualidades. Curitiba: ed. 2, p. 13- Biblioteca Nacional Digital).
|| Rio Iguaçu alargado antes das Cataratas. Imagem: Acervo Paulo Roberto Grani.
|| "O curso do rio Iguaçu segue o sentido geral leste a oeste com algumas partes servindo de divisa natural entre o Paraná e Santa Catarina, bem como em certo trecho do seu baixo curso faz a fronteira entre o Brasil e Argentina". Imagem: Acervo e legenda de Paulo Roberto Grani
José Fernandes Alpoim. Cataratas de Foz do Iguaçu, aquarela de José Fernandes Alpoim, de 1772. 1ª Iconografia do Paraná. Alpoim integrou a Comissão de Definição das Fronteiras Brasil- Argentina e é autor do projeto do Paço Imperial, no Rio de Janeiro.
Imagem: Acervo Helio Otembra (Foz do Iguaçu).
Cataratas do Iguaçu, pintura de Austo Ballerin, 1892. Acervo de Waldir Guglielmi Salvan.
Um postal Frances/Inglês com mais de 100 anos mostra a beleza de Chúte du Jguassú - Brésil. Imagem; Acervo Waldir Guglielmi Salvan
|| Cataratas do Iguaçu em fotografia tirada provavelemente em meados da deécada de 1910. Imagem: Acervo Iguassu blog .
Archivo General deLa Nación - Argentina, de 1934.
Pintura de 1906. Autor não identificado. Imagem: Acervo de Waldir Guglielmi Salvan.
Cataratas do Iguaçu do Álbum “Inspecção de Fronteiras. General Cândido M. S. Rondon, Inspetor. Campanha 1929-1930”. Imagem: Acervo Arquivo Nacional. Fundo Ministério da Guerra. BR_RJANRIO_OG_0_FOT_0001_149.
Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan e Edulfo Torres.
Cataratas do Iguaçu do lado Argentino em 1928. Imagem: Acervo de Sérgio Alberto Sanchez.
Pintura de Antônio Parreiras (1930). Imagem: Acervo Museu Oscar Niemeyer - Curitiba - PR.
Imagem: Acervo Alfonso R. Arrechea - Posadas - Aregntina.
Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan - Foz do Iguaçu.
Turistas, em 1951. Foto: Aglael Morgensten Oliva/Acervo Memória das Cataratas.
Imgem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan.
Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan - Foz do Iguaçu.
Cataratas do lado argentino, em foto de 1928. Imagem: Acervo Sérgio Alberto Sanchez.
Outro instantâneo das Cataratas do Iguaçu do lado argentino, em foto de 1928. Imagem: Acervo Sérgio Alberto Sanchez.
Salto do Utiarati nas Cataratas do Iguaçu. Crédito: Milton Leite.
Mais um instantâneio das Cataratas visto do lado argentina, em foto de 1928. Imagem: Acervo Sérgio Alberto Sanchez.
Cataratas do Iguaçu do lado argentino, em foto de 1928. Imagem: Acervo Sérgio Alberto Sanchez.
Mais um instantâneo das Cataratas do lado argentino, em foto de 1928. Imagem: Acervo Sérgio Alberto Sanchez.
Imagem: Acervo Wagner Dias - Foz do Iguaçu.
Cataratas visto do lado argentina, em foto de 1928. Imagem: Acervo Sérgio Alberto Sanchez.
Cataratas do lado argentino, em foto de 1928. Imagem: Acervo Sérgio Alberto Sanchez.
Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan - Santa Terezinha de Itaipu (PR).
Franz Kohlemberger (nascido na Áustria) no baixo do Rio Iguaçu, junto às Cataratas, com vara de bambu. O austríaco que veio visitar as quedas nunca mais voltou ao seu país. Ele descia de corda os penhascos das Cataratas até chegar junto ao rio. A foto acima foi publicada na revista Time Life pelo ano de 1974. Image: Acervo e legenda de Analise Kohlemberger - Foz do Iguaçu.
Imagem: Acervo de Waldir Guglielmi Salvan.
Cataratas em foto de 1928. Imagem: Acervo Sérgio Alberto Sanchez.
Imagem: Acervo de Waldir Guglielmi Salvan.
Imagem de 1944. Acervo Arquivo Nacional.
Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan - Santa Terezinha de Itaipu (PR).
Acervo: Waldir Gugliemi Salvan - Foz do Iguaçu.
|| Cataratas do Iguaçu, 1934. Acervo: Hotel Don Horacio- Argentina.
Banner publicitária da extinta Real Linhas Aéreas para visitas às Cataratas do Iguaçu . Imagem: Acervo Walter Dysarsz - Foz do Iguaçu.
Imagem: Acervo Histamar - Argentina.
|| "A área das Cataratas do Iguaçu apresentam uma forma semicircular de saltos (em forma de ferradura) com um comprimento total de 800 metros em território brasileiro e de 1 900 metros, no lado argentino, resultando um total de 2 700 metros". Imagem: Acervo e legenda de Paulo Roberto Grani (Curitiba).
|| "A vazão média anual do rio Iguaçu, no município de Foz do Iguaçu, na área das cataratas do Iguaçu é de 1 413,50 m³/s. Em julho de 1983, numa grande cheia ele apresentou uma vazão de 35 600m3/s. Em 1978, sua estiagem mais crítica foi 89,92 m³/s d'água". Imagem: Acervo e legenda de Paulo Roberto Grani / Facebook.
"Antes das cataratas, o rio Iguaçu mede 1 200 metros de largura, após as suas quedas este rio apresenta uma fenda tectônica que forma o canyon de aproximadamente 65 metros de largura". Imagem: Acervo e legenda de Paulo Roberto Grani (Curitiba).
Visita do presidente do Brasil, Juscelino Kubitscheck, presidente da República do Paraguai, General Alfredo Stroessner, em companhia do governador do Paraná, Moises Lupion (de óculos), em 05 outubro de 1958. Juscelino está ao lado esquerdo do governador, e Stroessener ao lado de Juscelino. Imagem: Acervo Arquivo Nacional Código de Referência: BR RJANRIO EH.0.FOT, PRP.5327
Presidente e comitivas retornando do passeio às Cataratas do Iguaçu, em outubro de 1958. Imagem: Acervo Arquivo Nacional Código de Referência: BR RJANRIO EH.0.FOT, PRP.5327
Outro instantâneo da visita dos presidentes do Brasil e do Paraguai às Cataratas do Iguaçu, em outubro de 1958. Imagem: Acervo Arquivo Nacional Código de Referência: BR RJANRIO EH.0.FOT, PRP.5327
Militares e assessores dos governos do Brasil e do Paraguai durante a visita dos respectivos presidente às Cataratas em 05 de outubro de 1958. Imagem: Acervo Arquivo Nacional Código de Referência: BR RJANRIO EH.0.FOT, PRP.5327
Outro instantâneio das visitas presidenciais às Cataratas do Iguaçu, em outubro de 1958. Imagem: Acervo Arquivo Nacional Código de Referência: BR RJANRIO EH.0.FOT, PRP.5327
Cataratas fotografadas em outubro de 1958 durante a visita dos presidentes do Brasil e do Paraguai, em 05 de outubro de 1958. Imagem: Acervo Arquivo Nacional Código de Referência: BR RJANRIO EH.0.FOT, PRP.5327
Cédula de 100.000 cruzeiros estampada no reverso com as Cataratas do Iguaçu. A nota esteve em circulação de 02 de agosto de 1993 a 15 de setembro de 1994.
Anverso da cédula de 100 000 mil cruzeiros.
Acervo: Archivo Historiográfico de la República Argentina, 1860-1930/Walter Bordon/ Alberto Daniel Alcaraz (Facebook).
Hotel das Cataratas no lado argentino.
Primeiro estabelecimento hoteleiro argentino junto as Cataratas. Os turistas eram levados até os saltos de charrete.
Forte seca de 1978.
Forte seca de 1978.
Franz Kohlenberger - O Tarzan das Cataratas em 1962. Imagem: Acervo Wagner Dias - Foz do Iguaçu.
Apresentação do grupo alemão de acrobatas Zugspitz Artisten em 1952. Imagem: Acervo
Imagem: Acervo Walter Dysarsz - Foz do Iguaçu.
O médico rondonense Friedrich Rupprecht Seuboth em visita às Cataratas do Iguaçu, em 1953. Imagem: Acervo Família Seyboth (Marechal Cândido Rondon - PR).
1ª passarela construída nas Cataratas. Imagem: Acervo não identificado.
Senhora Ingrun Klagges Seyboth, esposa do médico pioneiro de Marechal Cândido Rondon (PR), em visita às Cataratas do Iguaçu, em 1953. Imagem: Acervo da Família Seyboth (marechal Cândido Rondon - PR).
Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan - Santa Trezinha de Itaipu (PR).
Imagem: Acervo Walter Dysarsz;
Grupo de rondonenses (Marechal Cândido Rondon /PR) visitando às Cataratas, em 1964. Imagem: Acervo Família Seyboth.
Outro momento do grupo de rondonenses (Marechal Cândido Rondon /PR) visitando às Cataratas,em 1964. Imagem: Acervo Família Seyboth.
Outro instatâneo grupo de rondonenses (Marechal Cândido Rondon /PR) visitando às Cataratas, em 1964. Imagem: Acervo Família Seyboth.
Outro instatâneo grupo de rondonenses (Marechal Cândido Rondon /PR) visitando às Cataratas, em 1964. Imagem: Acervo Família Seyboth.
Imagem: Acervo Família Seyboth - Crédito: Heribert Hans-Joachim Gasa (rondonense), em 1965.
Imagem: Acervo Família Seyboth - Crédito: Heribert Hans-Joachim Gasa (rondonense), em 1965.
Imagem: Acervo Família Seyboth - Crédito: Heribert Hans-Joachim Gasa, em 1965.
Imagem: Acervo Família Seyboth - Crédito: Heribert Hans-Joachim Gasa (rondonense), em 1965.
Cartão postal das Cataratas do Iguaçu. Imagem: Acervo Patrick François Jarwoski - Curitiba.
Imagem: Acervo de Waldir Guglielmi Salvan.
Acervo de Cláudio Palmeira de Mello - Foz do Iguaçu.
Cataratas do Iguaçu em 1970. Imagem: Acervo Grupo Foz do Iguaçu Cataratas Memória e Fotos Atuais.
Visita às Cataratas, em 1970. Imagem: Acervo e legenda de Walter Dysarsz - Foz do Iguaçu.
Acervo Walter Dysarcsz - Foz do Iguaçu.
Presidente Ernesto Geisel na companhia do governador paranaense Jayme Canet Júnior e mais comitiva visitando às Cataratas do Iguaçu. Imagem: Acervo arquiteto Walter Dysarsz - Foz do Iguaçu.
Ernesto Geisel em visita às Cataratas em companhia do General Hugo Abreu (calvo), chefe da Casa Civil da Presidência da República. Imagem: Acervo Walter Dysarsz - Foz do Iguaçu.
Outro instantâneo da visita do Presidente Geisel às Cataratas. Imagem: Acervo arquiteto Walter Dysarsz.
Mais um instantâneo da visita do Presidente da República Ernesto Geisel às Cataratas. Imagem: Acervo Walter Dysarsz.
Lucy Geisel, 3ª da esquerda à direita, quando de sua visita às Cataratas do Iguaçu, entre 1974 e 1975. O senhor de terno é Franz Kohlenerger* na época gerente do Hotel das Cataratas. Ao fundo, Amália Lucy (filha de Ernesto Geisel, de vestido vermelho) * Foi um visitante austríaco que se apaixonou pelas quedas d'água do Rio Iguaçu e nunca mais voltou ao seu país (somente de visita). Permaneceu em Foz do Iguaçu, constituiu família e também veio a falecer nas Três Fronteiras. Exerceu várias funções no famoso até chegar à gerência. Imagem: Acervo Fundação Getúlio Vargas, postada por Walter Dysarcz, de Foz do Iguaçu.
Visita da senhora Lucy Geisel (esposa do presidente Ernesto Geisel) e filha Amália Lucy às Cataratas
Senhora Lucy Geisel na passarela em visitas às Cataratas. Imagem: Acervo Walter Dysarsz.
Da esq./dir.: Amália Lucy Geisel (1º); Consuelo de Abreu (4º); Lucy Geisel (5º). em visita a Foz do Iguaçu em 1974 Imagem: Acervo e legenda de Walter Dysarsz.
Visita da senhora Lucy Geisel (de blusa verde) e sua Amália Lucy (de vestido rosa e cabelo longo) às Cataratas. Imagem: Acervo Walter Dysarsz.
Outro instantâneo da visita da senhora Lucy Geisel às Cataratas do Iguaçu. Imagem: Acervo Walter Dysarsz.
Henry Kissinger, secretário de Estado dos Unidos em visita às Cataratas do Iguaçu. Imagem: Acervo Walter Dusarsz .
Grande enchente de 1986. Imagem: Acervo Memória Paranaense.
Visita do ex-presidente da Alemanha, Karl Carstens, e esposa às Cataratas do Iguaçu em 1982. Imagem: Acervo Walter Dysarsz - Foz do Iguaçu.
Visita da Princesa Daiana às Catartas do iguaçu. Imagem: Acervo Walter Dyzsarz - Foz do Iguaçu.
Outro instantâneo da visita Princesa Diana em vista às Cataratas. Imagem: Acervo Walter Dysarsz.
Cataratas em 1973. Acervo: Marco Antonio Amaral/Memória Paraense.
Cataratas em 1976. Acervo de Marco Antonio Amaral?Facebook.
Envelope de 1º de circulação ref. ao lançamento do selo comemorativo "Defesa do Meio Ambiente", destacando as Cataratas do Iguaçu e o Ipê Amarelo, em 25 de Setembro de 1975. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense (peça original nº 18641).
Imagem: Acervo Walter Dysarsz.
Imagem: Acxervo Walter Dysarsz.
Forte seca de 1978.
Forte seca de 1978.
Forte seca de 1978.
Seca de 1978.
Envelope de 1º Dia de Circulação dos selos postais de Preservação da Fauna Brasileira, lançados no Parque Nacional do Iguaçu, em 05 de junho de 1986. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense (peça orginal nº 18641).
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Imagem: Acervo de Waldir Guglielmi Salvan.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Grande seca do 1º trimestre de 2020. Imagem: Acervo Portal da Cidade Foz.
Imagem: Acervo Walter Dysarsz.
Cataratas do Iguaçu numa imagem do alto (altura não mesurada). Imagem: Acervo Maiara Angeli.
Imagem: Acervo Olhar na Evolução (2021).
Imagem: Acervo Olhar na Evolução (2021).
Imagem: Acervo Olhar na Evolução (2021).
Imagem: Acervo Olhar na Evolução (2021).
Imagem: Acervo Olhar na Evolução (2021).
Imagem: Acervo Olhar na Evolução (2021).
Imagem: Acervo Olhar na Evolução (2021).
Imagem: Acervo Olhar na Evolução (2021).
Vista noturna das Cataratas. Crédito da imagem: Victor Lima.
Crédito: Victor Lima.
Crédito: Victor Lima.
Crédito: Victor Lima.
Imagem de 2021. Todos os créditos aos seu autor.
Acervo Lourdes Wiedeck (ROMA - IT).
Crédito e acervo Giane Trapp Bechtold.
Crédito e acervo Giane Trapp Bechtold.
Crédito e acervo Giane Trapp Bechtold.
Crédito e acervo Giane Trapp Bechtold.
Acervo Projeto Memória Rondonense.
Imagem: Autor desconhecido. Todos os créditos a quem de direito.
Acervo Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.
Acervo Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu
Acervo Cataratas do Iguaçu/Facebook
Acervo "Destinos Argentinos
|| Acervo de Denise Ludwig.
|| Acervo não identificado/Facebook.
COMENTÁRIOS