Este arquivo contém um relevante acervo de imagens antigas e recentes das extintas Sede Quedas. Um portfólio que reúne cartões postais, selos, pinturas, banneres e fotos tiradas a partir do lado brasileiro e paraguaio.
Os migrantes para o projeto de colonização da Maripá e de outros projetos colonizatórios congêneres no Oeste do Paraná, tão logo que chegavam com suas mudanças ou antes, ouviam falar dessas duas extraordinárias maravilhas naturais existentes na região: as extintas Sete Quedas as Cataratas do Iguaçu. Assim que surgia a oprtunidade, os pioneiros se dirigiam aos dois pontos para conhecê-los.
Com a criação do reservatório da Itaipu Binacional, infelizmente as portentosas Sete Quedas sucumbiram na formação do lago para sempre.
Observação: o acervo postado foi coletado em diversos perfis no Facebook e outras publicações.
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O intelectual paranaense Romário Martins (1874-1948), em 1930, se espaldou em decantar em linhas poéticas o surpreeendente encantamento e caprichos provocados pelas duas grandes maravilhas naturais paranaenses, em "Yára":
"Para a imponencia magestatica do "Rio Grande como o Mar" dos invasores guaranys que vieram Occidente, concorrem os quatro maiores rios dos planaltos do sul paulista, dos Campos Geraes, de Guarapuava e de Curityba, carreadores das águas que por toda parte, surtem no território paranaense alegrando a paisagem e propiciando a vida
É a região das Yáras.
O throno desse imperio é disputado pelas duas maravilhas da natureza que são os saltos de Santa Maria do Ygaussú e das Sete Quedas, — os maiores potenceaes hydraulicos da Terra. Em Santa Maria as aguas descem para os abysmos o manto alvinitente, erguem também até as nuvens o nevoeiro de prata que a luz de Cuarahy iriza como um signo de paz para as civilizações dos tres povos irmãos que ali se encontram.
Em Sete Quedas surte a força incoercivil das águas em tumulto abrindo caminho no basalto negro, rodando, vencedores, para o oceano.
Num e noutro genésico palácio dessas aguas diluveaes habitam as nynphas que encantam as almas ingenuas dos primeiros vindos: as Yáras seductoras e lindas, as louras creaturas maravilhosas como a Loreley de Heine, as morenas alucinantes como a Japyra da lenda de amor de Tayobá.
Parae ahi, peregrino, á beira dos remansos que escapam do torvelinho dessas águas, attentae no nevoeiro de espuma que catadupas fazem subir para o azul luminoso do céo: e vereis as Yáras tentadoras, lubricas e bellas, se offertarem aos vossos instinctos e se entregarem aos vossos desejos de belleza e de amor.
As Yáras são como Ambição. Incitam-nos com as seducções, enleiam-nos nos seus cabelos de ouro e nos seus braços desnudos, juntam-nos aos seus seios húmidos, beijam-nos em deliquios... mas nos levam, sorrindo, para o fundo do abysmo (sic) (in: Illustração Paranaense - Mensario Paranista de Arte e Actualidades. Curitiba: ed. 2, p. 13 - Biblioteca Nacional Digital).
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Plano aproximado de los Saltos del Guayrá o Sete Quedas (hoy bajo las aguas del embalse Itaipú) de Giacomo Bove, explorador italiano, extraído de su libro " Note di un Viaggio nelle Missioni ed Alto Paraná", Genova, 1885. Legenda de Rene Schieffer (Posadas, Argentina).
|| Cidade de Guaíra na década de 1940, vendo-se ao fundo, à esquerda, às Sete Quedas. Imagem: Acervo Cia. Matte Larangeira.
|| Acervo Marcelo Rozana Jambersi (Guaíra - PR).
|| Acervo Marcelo Rozana Jambersi (Guaíra - PR).
|| Acervo Marcelo Rozana Jambersi (Guaíra - PR).
|| Acervo Marcelo Rozana Jambersi (Guaíra - PR).
|| Acervo Marcelo Rozana Jambersi (Guaíra - PR).
|| Acervo: Projeto Memória Rondonense
|| Acervo Marcelo Rozana Jambersi (Guaíra - PR).
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Luciano Silva.
|| Acervo Marcelo Rozana Jambersi (Guaíra - PR).
|| Acervo de José Davi / Fotos Antiguas del Paraguay / Crédito de Cristopher H. Gibson, 1943.
|| Acervo Marcelo Rozana Jambersi (Guaíra - PR).
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Alberto Daniel Alcaráz (Posadas, Misiones, Argentina).
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
||Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Acervo Matte Larangeira.
|| Acervo Matte Larangeira Digital.
|| Canoa cayendo en uno de los Saltos del Guairá, en National Geographic, 1933. Hoy esta imagen -quizá producida adrede- recuerda la escena inicial del film La Misión. Imagem e legenda de Waldir Guglielmi Salva.
|| Acervo Waldir Guglielmi Salvan.
|| Acervo Waldir Gluglielmi Salvan - Foz do Iguaçu
|| Acervo Waldir Guglielmi Salvan.
|| Acervo Waldir Guglielmi Salvan.
|| Puente colgante, en los Saltos del Guairá. Album de una Cia. de viajes brasileña, ca. 1950. Legenda e acervo Waldir Guglielmi Salvan - Foz do Iguaçu.
|| Acervo de Waldir Guglielmi Salvan - Foz do Iguaçu.
|| Camarógrafos en los Saltos del Guairá. Album de una Cia. de viajes brasileña, ca. 1950. Imagem e legenda de Waldir Guglielmi Salvan.
|| Outra vista de los Saltos del Guairá, álbum de una agencia de viajes, ca. 1950. Imagem e legenda de Waldir Guglielmi Salvan.
|| Acervo Prefeitura Municipal de Guaíra.
|| Visitante sin vértigo, sobre una gran roca de los Saltos del Guaira, última foto del album de la agencia de viajes, ca. 1950. Imagem e legenda de Waldir Guglielmi Salvan.
|| Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Imagem: Acervo Grupo O Passado do Brasil/Facebook.
|| Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Silvan.
|| Imagem: Acervo Waldir Guglielmi Salvan - Santa Terezinha de Itaipu (PR).
|| Na fotografia, vemos ao fundo o Salto das Setes Quedas, que era a maior cachoeira do mundo até desaparecer com a formação do lago da Hidrelétrica de Itaipu. Na época em que a foto foi tirada, lá pelo início do século 20, as pessoas usavam cajados para percorrer as trilhas do lugar. Imagem: Acervo e crédito de Kid Bentinho/Facebook.
|| Acervo Mdig.
|| Acervo Mdig.
|| Acervo Revista Brasil-Europa 2007.
|| Acervo Roberto Magalhães.
|| Acervo Waldir Guglielmi Salvan.
|| Acervo não identificado.
|| Acervo não identificado.
| Acervo Edila Allebrandt Gosenheimer (Marechal Cândido Rondon - PR).
|| Acervo Família Seyboth ( Marechal Cândido Rondon (PR) - foto de 1955.
|| Acervo Família Seyboth - foto de 1955.
|| Acervo Família Seyboth - foto de 1958.
|| Acervo da Família Seyboth - foto de 1970.
|| Ponte pênsil sobre o Salto 17. Imagem: Acervo Memória Paranaense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Presidente Getúlio Vargas visitando as Sete Quedas, em 1944. Imagem: Acervo Fundação Getúlio Vargas (RJ).
|| Getúlio Vargas em visita às Sete Quedas. Imagem: Acervo Fundação Getúlio Vargas.
|| Outro instantâneio da visita do Presidente Vargas às Sete Quedas, em 1944. Imagem: Acervo Fundação Getúlio Vargas (RJ).
|| Outro momento da visita do Presidente Getúlio às Sete Quedas. Imagem: Acervo Fundação Getúlio Vargas.
| Acervo Memória Rondonense.
|| Pioneira rondonense Zilda Pedrini Leduc com sua mãe Ernestina Pedrini e os filhos Líbera e Lincoln, em 1956. Imagem: Acervo Líbera Leduc Wazlawick - Balneário Camboriú (SC).
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Estrangulamento do Rio Paraná no Salto das Sete Quedas, na fronteira Brasil/Paraguai. Foto feita entre entre 1920 e 1929, por B. Rondon. Acervo Arquivo Nacional - Código de Acesso: BR_RJANRIO_OG_0_FOT_0001_141B.
|| Estampa no sabonete Eucalol. Imagem: Acervo Estampas Brasileiras.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Cartão postal - acervo de Irene Prates (Guaíra-PR).
||Selo postal de 1982. Acervo: Projeto Memória Rondonense.
|| Cartão postal das Sete Quedas. Acervo: não identificado.
|| Cartão postal com selo comemorativo. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Envelope de 1º Dia de Circulação da série de selos postais sobre as Sete Quedas.
|| Outro envelope de 1º Dia de Circulação da série Saltos das Sete Quedas de Guaíra lançada pelos Correios Brasileiros. Imagem: Acervo Filatelia Ananias.
|| Máximo postal destacando a 5ª queda do conjunto das Sete Quedas. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense
|| Segundo selo postal da série comemorativa. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Envelope do 1º Dia de Circulação com carimbo de lançamento na cidade de Guaíra (PR). Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Visita da rondonense Clair Gabe às Sete Quedas. Imagem: Acervo Danny Gabe.
|| Presidente Figueiredo em Outubro de 1982. Imagem: Acervo Fundação Getúlio Vargas.
|| Outro instantâneo da visita do Presidente Figueiredo às Sete Quedas. Imagem: Acervo Fundação Getúlio Vargas.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense. Todos os créditos ao seu autor.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winkelmann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Acervo e crédito do rondonense Celso Winklemann.
|| Mensagem de Pedemar Mraguara Porã, o ínido Ipixuna, sobre o desaparecimento das Quedas (Trecho da Entrevista /Revista Planeta, 06.1982, republicada em Curitibacana, AZEVEDO, José Julio. Curitiba: Ano I nº 00.
|| Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Acervo Waldir Guglielmi Salvan.
|| Foto de um antigo cartão postal. Imagem: Acervo Dione Márcio Vendrame.
|| Acervo ABC Color (Assunção, Paraguai) publicado em 29.03.2022.
|| Imagem aérea mostrando parte das pontes pênsis. Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense.
|| Vista do começo do grande canion do Rio Paraná, a partir das Sete Quedas e que ia até a provícia argentina de Misiones. Imagem: Acervo Reprodução/Midias Sociais.
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