1951 — É criado pela Lei Estadual nº 790/51, o município de Toledo, desmembrado de Foz do Iguaçu (...)
Imagem: Acervo Arquivo Público do Estado - FOTO 1 -
Imagem: Acervo Wikipedia - FOTO 2 -
Imagem: Acervo www.museuimperial.com.br - FOTO 3 -
Imagem: Acervo Projeto Memória Rondonense - FOTO 4 -
Júlio Lindner é o patriarca da família pioneira Lindner em Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo Cláudio Lindner - FOTO 5 -
Imagem: Acervo Memória Rondonense - FOTO 6 -
Imagem: Acervo Museu da Imagem e do Som de Cascavel - Crédito: Sergio Sanderson - FOTO 7 -
Da direita à esquerda: Jacy Scanagatta, prefeito Municipal; governador do Paraná, Jayme Canet Junior; e General de Brigada Waldyr A. C. Muniz, comandante da 15ª Brigada de Infantia Mecanizada de Cascavel .
Imagem: Acervo Xico Tebaldi - FOTO 8 -
Imagem: Acervo Cascavel Histórica - FOTO 9 -
Imagem: Acervo do informativo - FOTO 10 -
Imagem: Acervo Exame. Abril - FOTO 11 -
Da esquerda à direita: Marciane Specht, secretária municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon; médico Juan Miguel Perez Masfarrol, médico Yunior Tomas Auils, médica Yariannis Arevalo Leon, médico José David Ordonez Perez, médica Yisel Medina Vinent e Raquel Rech, coordenador da Atenção Primária e Básica em Saúde de Marechal Cândido Rondon.
Imagem: Acervo o Presente - FOTO 12 -
à Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, em novembro de 2019.
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 13 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 14 -
Imagem: Acervo O Presente - FOTO 15 -
Imagem: Acervo Delcio Vorpagel - FOTO 16 -
Imagem: Acervo do programa televisivo - FOTO 18 -
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 19 -
Da esquerda à direita: Leonardo Vanzetto, Sérgio Luís Birck, Marlise Berwig, Cristiano Viteck e Marcos Douglas Scherer, em novembro de 2021.
Imagem: Acervo do grupo - FOTO 20 -
Da esquerda à direita, em pé: Amelio Scarbonatti (de Cascavel), Berineu Eckardt (de Toledo), Caldio da Silva (de Londrina), Daniel Demito (de Terra Boa), José Barbosa de Souza (Arapongas), Divino Vidal da Silva (de Goioerê), João Vitor Lacerda (de Londrina) e Carlos Henrique Nelesse (de Londrina).
Agachados: Celso Pedro Wikelmann (de Marechal Cândido Rondon), Martinho Rempel (de São Miguel do Iguaçu), Luiz Placido de Andrade (de Maringá), João Batista da Costa (de Itapoá), Carlos Aparecido dos Santos ( de Rolândia) e Irineu A. Drozdek (de Curitiba).
Imagem: Acervo e identificação de Celso Pedro Winklemann - FOTO 21 -
Imagem: Acervo da família - FOTO 22 -
Imagem: Acervo Cristiano Marlon Viteck - FOTO 23 -
Imagem: Acervo e crédito do professor cascavlense Julio Szymaski - FOTO 24 -
Painel elaborado pelo Departamento Agronômico da empresa rondonense Agríciola Horizonte - FOTO 25 -
Imagem: Acervo Gilson Metz - FOTO 26 -
Imagem: Acervo pessoal - FOTO 27 -
Imagem: Acervo de Gercineu Gomes Ramos - FOTO 28 -
Imagem: Acervo e crédito de Joder Photographia - FOTO 29 -
Imagem: Acervo de Edley Daylor - FOTO 30 -
Imagem: Acervo e crédito do cascavelense Julio Szymanski, postado em 22 de dezembro em sua página no Facebook - FOTO 31 -
Imagem: Acervo e crédito do cascavelense Julio Szymanski, postado em 22 de dezembro em sua página no Facebook - FOTO 32 -
O evento é parte da agenda do Ecoturismo 2025 do MUnicípio-
Imagem: Acervo e crédito da rondonense Mirta Schroeder Steinmacher - FOTO 33
Imagem: Acervo 100 Fronteiras - FOTO 35 -
Imagem: Acervo Imprensa - MCR - FOTO 36 -
Imagem: Acervo Imprensa - PM-MCR - FOTO 37 -
Imagem: Acervo Imprensa PM_MCR - FOTO 38 -
Imagem: Acervo da artista - FOTO 39 -
Imagem: Acervo Imprensa PM - MCR - FOTO 40 -
Imagem: Acervo da Revista da Paz (Marechal Cândido Rondon). -- FOTO 41 -
1905 — Para o pleno funcionamento, sem que aja desacato aos funcionários da Meza de Rendas (atual Delegacia da Receita Federal), na então Colônia Militar de Foz do Iguaçu, por parte de contrabandistas que atuam em toda região do Oeste do Paraná, o Ministro da Guerra, marechal Argollo, atende o pedido de seu colega da Fazenda, e anuncia providências para assegurar a garantia funcional contra os insultos dos contraventores (A Notícia. Curitiba: anno I, nº 9, ed. 14 de novembro de 1905, p. 2 — Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 2 --
____________________________________
1921 — Morre na cidade de Paris, capital francesa, a Princesa Isabel, durante o exílio, depois da família imperial brasileira ser banida do Brasil, com a quartelada que impôs da República, em 15 de novembro de 1889.
A princesa junto com seu pai, o imperador D. Pedro II, foi grande estimuladora da imigração alemã, suiça, italiana e países do Leste Europeu para Brasil. Milhares de descendentes desses imigrantes residem hoje no Oeste do Paraná. -- FOTO 3 --
___________________________________
1946 — Nasce na cidade gaúcha de Pelotas, o toledano Sabino Brasil Nunes de Campos, engenheiro-agronôMO, elegeu-se deputado estadual pelo município de Toledo, em 1982, com 20.032 votos.
Ligado ao grupo político detentor do Executivo Estadual, após o mandato parlamentar, assume a presidência da Emater/PR, a presidência da Codapar e a presidência da Associação Brasileira de Companhias de Armazenagem (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 255 e 257). -- FOTO 4 --
___________________________________
1951 — É criado pela Lei Estadual nº 790/51, o município de Toledo, desmembrado de Foz do Iguaçu. A autoria do respectivo projeto de lei é o Executivo Estadual, pela Mensagem nº 71/51. A publicação da lei ocorre no Diário Oficial do Estado nº 208, de 16 de novembro de 1951.
A mesma lei também cria os municípios de Cascavel, Guaíra (os dois igualmente desmembrados de Foz do Iguaçu) e Guaraniaçu, separado do território do município de Guarapuava.
Pelo mesmo documento legislativo, mais de uma outra dezena de municípios são criados no Paraná. -- FOTO 1 --
___________________________________
1951 — O jornal gaúcho "Correio Serrano", de Ijuí, publica matéria sob o título "Toledo: Terras Fertilíssimas, Peixes e Caça. No dia 26 seguirá nova caravana", na qual se reporta sobre o potencial de fertilidade das terras da antiga Fazenda Britânisa, em processo de colonização pela empresa Maripá, na região de Toledo (PR). -- FOTO 5 --
___________________________________
1953 — Ocorre a instalação da agência da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), na cidade de Foz do Iguaçu (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 255).
___________________________________
1954 — Chega de mudança ao povoado de Vila Nova, no município de Toledo (PR), o casal pioneiro Ignes e Domingos Conti acompanhado dos filhos, de 4 e 5 anos, procedentes de Guaporé, Rio Grande do Sul (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 255).
___________________________________
1973 — É realizado o 1º Festival de Chopp de Marechal Cândido Rondon, no Clube Aliança. A promoção é do Rotary Club e do então Internato Martin Luther em benefício da APAE. Animação: Conjunto de Ritmo Marajoaras (nota do pesquisador). -- FOTO 6 --
___________________________________
1973 — Pela Lei nº 1.035/73, "o distrito de Entre Rios, criado pela Lei 31, de 31 de Julho de 1962, em função da criação do Município de Santa Helena, passa a ter as seguintes divisas: "começa no Rio Paraná, partindo no sentido norte-sul, pelo Arroio Felicidade até encontrar a linha divisória da Fazenda Britânia, seguindo pela mesma linha sentido norte-leste até encontrar o Rio São Francisco, descendo por este sentido leste-oeste até encontrar o Rio Paraná, descendo pelo mesmo sentido nordeste-sudoeste, até a barra do Arroio Felicidade, ponto de partida" (A Voz do Oeste. Toledo:A Voz do Oeste Ltda., Ano VI, nº 144, ed. 30 de dezembro de 1973, p. 23 — Encarte Especial).
________________________________
1975 — É inaugurado o novo conjunto de britagem da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon. Na administração do prefeito municipal Ademir Antonio Osmar Bier o moinho de pedra é desativado, sob a alegação de que a compra do materail de terceiros é mais (nota do pesquisador).
___________________________________
1975 — Acontece o III Festival da Canção de Marechal Cândido Rondon, no então Cine Ideal, com a participação de 22 candidatos (nota do pesquisador).
___________________________________
1977 — O cantor Moacir Franco realiza um novo show na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), no Ginásio de Esportes Ney Braga, promovido pelo 3º ano B do Colégio Cenecista David Carneiro.
Em entrevista à imprensa, o artista se diz contrariado com a desflorestamento que ocorre no Oeste do Paraná: "(...) além disso eu aproveito as viagens que nem sempre são lucrativas para me distrair. No Paraná antigamente eu me distraia bem mais, gostava muito de vir prá cá, agora me aborreço um pouco, pois não me distraio mais, não vejo as árvores à sombra, vejo o céu no horizonte, eu gostava demais quando tinha que erguer a cabeça para ver o céu" (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: Editora Independente Ltda., Ano I, nº 16, ed. 09 a 16 de novembro de 1977, p. 7; e nº 18, ed. 23 a 30 de novembro de 1977, p. 13).
___________________________________
1977 — É inaugurada a Praça do Migrante Florêncio Galafassi, na cidade de Cascavel (PR) (informação do jornalista cascavelense Xico Tebaldi). -- FOTOS 7 e 8 --
___________________________________
1978 — Começa operar a Rádio Verdes Campos FM, de Cascavel. É a primeira emissora a transmitir em frequência modulada no interior do Paraná (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 255).
___________________________________
1982 — É inaugurado o Centro Cultural Gilberto Meyer, na cidade de Cascavel (PR), durante a administração do prefeito Jacy Miguel Scanagatta.
"Localizado na rua Duque de Caxias, o Centro Cultural Gilberto Mayer foi projetado como uma alternativa de revitalizar um espaço que poderia ficar sem uso. De 1958 a 1980, as mesmas instalações na região central da cidade receberam a Cadeia Pública de Cascavel, que precisou ser mudada de endereço por conta do rápido crescimento populacional da cidade." (Cascavel Histórica). -- FOTO 9 --
____________________________________
1984 — É " criada a Cooperativa de Trabalho Médico de Toledo (UNIMED), por 29 médicos. A entidade inicia as atividades prestando assistência médica aos 64 funcionários da empresa Auto Mecânica Toledo Ltda. (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 255).
___________________________________
2002 — Acontece a graduação da primeira turma de médicos pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). São 16 rapazes e 15 moças.
A solenidade de colocação de grau se dá no Salão de Eventos do Cascavel Country Clube, da cidade de Cascavel (PR).
Do grupo de novos médicos, vários deles prestaram vestibular em 1995. Contudo a validação do teste seletivo somente é positivado em 1997, questão motivada pela corporação médica de Londrina e Maringa que se opunha a implantação da faculdade no Oeste do Paraná (LEMOS, Jairo Eduardo. O Pitoco. Cascavel: ed. 14 de novembro de 2002, Ano V, nº 729).
___________________________________
2013 — Visita o Rotary Clube de Marechal Cândido Rondon, o governador do distrito 4640, o senhor Paulo Assis de Camargo, residente em Foz do Iguaçu. A visita se estende até o dia 15 (nota do pesquisador).
___________________________________
2014 — Acontece a abertura e se estende até o dia 14, a 2ª Mostra Pedagógica de Marechal Cândido Rondon, no Centro de Eventos, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação de todas as escolas municipais e centros municipais de Educação Infantil.
O tema desenvolvido para a Mostra é a “Sustentabilidade”. Sagram-se em 1º lugar na categoria Educação Infantil, a Escola Municipal Antonio Rockembach, com o projeto “ Aprender brincando e reaproveitando”; em 2º lugar, ficou o CMEI O Pequeno Polegar, com o projeto “Nós estamos fazendo a diferença e você?; e 3º lugar , o CMEI Vila Gaúcha, com o projeto “ “5R Sustentabilidade – Boneco de Lata”.
Na categoria Ensino Fundamental, o 1º lugar fica com a Escola Osvino Weirich, com o projeto “Aprender e brincar: é só começar”; o 2º lugar com a Escola Municipal Criança Feliz, com o projeto “Sustentabilidade: faça brotar essa idéia com arte e bom gosto”; e 3º lugar, a Escola Municipal Érico Veríssimo, com o projeto “Cooperando por uma escola melhor” (O Presente).
__________________________________
2014 — Ocorre a abertura e se estende até o dia 16, o 2º Festival de Ecoturismo, no Parque de Lazer Annita Wanderer, na sede distrital rondonense¹ de Porto Mendes (nota do pesquisador).
¹ ´E o gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
___________________________________
2018 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon anuncia a restituição de 700 mil reais ao Poder Executivo, resultado de redução de gastos implementados pela Mesa Executiva do Legislativo rondonense (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed.16 de novembro de 2018, p. 11).
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de São Miguel do Iguaçu (PR) as partidas finais da 1ª Liga Cresol de Voleibol Gigante. A cidade de Mercedes conquista o título de campeã no naipe masculino e a cidade de Quatro Pontes no naipe feminino (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de novembro de 2018, p. 34). -- FOTO 10 --
___________________________________
2018 — Ocorre a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Marechal Cândido Rondon, com o tema "Proteção Integral: diversidade e enfrentamento às violências".
A conferência é realizada na Sala do Tribunal do Juri do curso de Direito da Unioeste - campus de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de novembro de 2018, p. 32).
___________________________________
2018 — O governo de Cuba anuncia que deixa o programa social brasileiro "Mais Médicos¹" devido às declarações "ameaçadoras e depreciativas²" (segundo as autoridades cubanas) do presidente eleito do Brasil.
A desistência cubana é comunicada à Organização Pan-Americana de Saúde (OPS), órgão intermediador entre os governos brasileiro e de Cuba para a implementação do "Mais Médicos".
Os cinco médicos cubanos que prestam serviço de atendimento na cidade de Marechal Cândido Rondon decidem deixar o município, em atendimento à convocação de retorno do governo de seu pais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 20 de novembro de 2018, p. 18 e 19). -- FOTOS 11 e 12 --
¹ O programa foi criado em 2013 na gestão da ex-presidente Dilma Rouseff para levar médicos para regiões afastadas e cidades brasileiras carentes de atendimento médico.
² As afirmações sobre as quais o governo cubano se referiu, o presidente eleito as reiterou em sua rede social após o anúncio de Cuba EM suspender o apoio ao programa social brasileiro
___________________________________
2019 — A Escola Municipal Jean Piaget, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR) apresenta à Camara Municipal projeto de revitalização do Bosque dos Pioneiros, implantado no Loteamento Reschke, às margens do Riacho Borboleta.
O projeto é elaborado pela arquiteta Letícia Caregnato (Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon). -- FOTO 13 --
___________________________________
2019 — A Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) anuncia o fim do futsal profissional da equipe Copagril Futsal que vinha disputando certames estaduais e nacionais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 15 de novembro de 2019, p. 38).
___________________________________
2019 — O prato gastronômico "Escondinho de mandioca com ora-pro-nobis" elaborado pelas cozinheiras rondonenses Cláudia Juliana de Oliveira, Domaci Francisca Calegari e Silva Cleusa Bach, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) O Pequeno Príncipe, é classificado em 1º lugar no 4º Concuirso de Receitas Saudáveis de Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 19 de novembro de 2019, p. 15). -- FOTO 14 e 15 --
___________________________________
2020 — Comemora seus 90 anos de idade, o pioneiro rondonense Benno Vorpagel¹, nascido na Linha Lavínia, município São Paulo das Missões (RS). Filho do casal Margarida (nascida Wacholz) e Carlos Frederico Vorpagel (também pioneiros em Marechal Cândido Rondon).
Benno chegou ao então distrito de General Rondon, em 13 de junho de 1951, alguns meses após a chegada de mudança de seus pais e irmãos. Veio na companhia de seu tio Paulo Vorpagel e família, migrantes também para Marechal Cândido Rondon. Benno teve que ficar no Rio Grande do Sul, para fazer a engorda do último lote de suínos para a família ter dinheiro para sobreviver o primeiro ano no Paraná.
Na então vila de General Rondon, o pioneiro casou-se com Irma Hartleben², no dia 17 de julho de 1954, em celebração oficiada pelo pastor Theno Rheinheimer, na Igreja Congregação Cristo (IELB).
Benno e Irma formaram família com o nascimento dos filhos Delcio, Medi, Sidio (Chico) e Eldir (Fritz) (colaboração de Delcio Vorpagel, filho). -- FOTO 16 --
¹ É falecido em 01 de agosto de 2025 (nota do pesqusiador).
² Faleceu em 03 de julho de 2025 (id.).







COMENTÁRIOS