1964 — É fundado o Lions Clube em Marechal Cândido Rondon, com 36 integrantes, em jantar festivo no Clube Aliança, com a entrega da carta constitutiva (...)
1881 — Ocorre a formatura Maria Augusta Generoso, como 1ª médica brasileira. Sem acesso às faculdades médicas nacionais, Maria Augusta estudou nos Estados Unidos. "(...) formatura no New York Medical College and Hospital for Women, no Association Hall de Nova Iorque. Maria Augusta foi oradora da turma e agraciada com uma medalha de ouro, pelo melhor desempenho durante o curso" (Cremesp). -- FOTO 2 --
Sobre a graduação da brasileira em Medicina, o Arquivo Nacional postou o seguinte texto em sua pagina no Facebook, em 24 de janeiro de 2023:
A primeira médica brasileira."Maria Augusta Generoso Estrela nasceu no Rio de Janeiro em 1860 e tinha inteligência superior. Decidida a ser médica enfrentou e venceu barreiras legais para conseguir se formar. Como lhe era vedado o acesso às faculdades de medicina no Brasil, Maria Augusta convenceu seus pais a lhe permitirem viajar aos EUA para tentar a matricula em uma das faculdades americanas, que já admitiam mulheres.
Seus estudos nos EUA foram bancados pelo Império brasileiro, por decreto do Imperador Pedro II, que tomou essa iniciativa por conhecer a história de Maria Augusta e pelo fato de que o pai dela, não teve mais condições de mantê-la em Nova Yorque.
Em 1881, ainda nos EUA, fundou o jornal “A Mulher” com sua amiga Josefa Águeda Felisbella Mercedes de Oliveira que também se tornara estudante de medicina em Nova Iorque e que mais tarde seria médica em Pernambuco.
Em um dos números desse periódico, “consagrado aos interesses e direitos da mulher brasileira”, elas escreveram o artigo “A mulher médica” no qual defendem o direito feminino de exercer a medicina, porém para atender especificamente a mulheres. Dizem elas: "Depois que a sciencia resolveu o problema de que a mulher é apta para os mesmos ramos scientíficos que o homem, ella entendeu dever aprender a sciencia medica para consolar e curar sua semelhante”.
Argumentam que a medicina exercida pela mulher para tratar outra mulher tem a dupla vantagem: a da ciência e a da moral e além disso:
“A mulher com outra não tem o acanhamento para revelar suas moléstias, suas misérias, suas faltas fisiológicas, que tem diante do homem”.
O artigo é fechado com este parágrafo, em que limitam sua atuação:
“Cure o homem ao homem, cure a mulher a mulher: é o que pede a moral e o que impõe as leis da igualdade: é o que querem e apreciam os homens verdadeiramente sinceros; moraes e sábios e amigos da educação da mulher.”
A finalmente graduada Doutora Maria Augusta Generoso Estrella voltou ao Brasil em 1882 e foi submetida a exames para validar seu diploma americano e conquistar o direito de exercer a profissão no Brasil. Isso só foi possível porque em 1879, o imperador havia emitido um decreto permitindo às mulheres o acesso ao ensino superior. É bem possível que a saga de Maria Augusta tenha influenciado o imperador a tomar essa medida, afinal ele custeara os estudos dela. A jovem doutora estabeleceu-se no Rio de Janeiro e atendia principalmente mulheres e crianças. Faleceu em 1946 aos 86 anos de idade."
___________________________________
1925 — É jugulada a guarnição rebelde paulista na Serra dos Medeiros, no atual município de Catanduvas (PR), pelas forças comandadas pelo então General Rondon (O Estado do Paraná. Epilogo de uma lutra fratricida: A victoria das forças leais — De Catanduvas em poder das forças á serviço da lei. Curitiba: ano I, nº 68, ed. 31 de março de 1925, p. 1 — Biblioteca Nacional Digital; e p. 8 — Biblioteca Nacional Digital).
Ante à superiodade da ofensiva dos comandados de Rondon, boa parte dos insurretos paulistas batem em retirada das posições de Catanduvas, Floresta, Centenário, Encruzilhada e Piquiri sobre a cidade Cascavel e posicionadas na cidade de Guaíra sobre Porto Mendes. "Durante essa retirada, a nossa retaguarda combateu em Salto e Mutum, depois que a Coluna Rio-grandense uniu-se à paulista, no lugar onde a estrada de Benjamin corta a¹ de Santa Helena" (LIMA, Lourenço Moreira. Coluna Prestes (Marchas e Combates). São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1979, 3ª ed., p. 120). -- FOTO 7 --
A marcha das tropas comandadas pelo então coronel Cândido Marino da Silva Rondon dá-se desde Guarapuava, onde o grosso dos combatentes federais está acampado, para rechaçar e subjugar os rebelados paulistas entrincheirados no Alto Paraná. O começo do deslocamento da tropa, rumo ao Oeste do Paraná, principia em 26 de setembro de 1924.
Passam-se seis meses de périplos no sertão do oeste paranaense, para os comandados de Rondon quebrar a resistência dos amotinados na Serra dos Medeiros. Um semestre de extremos sacrifícios e martírios (BORDIN. Marcelo. A guerra de trincheiras esquecida em Catanduvas, Paraná (1924/1945: aspectos geohistóricos. In Londrina: Goegraphia Opoortuno Tempore, 2014, v.1, n. 1, p. 64 a 66. Disponível em: . Acesso em 06.05.2024. -- FOTO 8 --
¹ Trata-se do antigo caminho de escoamento até o Rio Paraná, da obrage do argentino Domingo Barthe que abrangia parte dos atuais municípios de Cascavel e Catanduvas e de municípios adjacentes (nota do pesquisador).
____________________________________
1950 — O antigo jornal curitibano " A Tarde" reproduz matéria do periódico "O Dia", com o título "A Concessão de Terras e os "grilos" e subtítulo "Quasi um terço da área total do Estado seria "abocanhado" pelos grileiros — Guerra ao latifundio — Milhares aproveitaram o que era cobiçado por uns poucos", onde é denunciada a ousadia e ação perversa de alguns em se apropriar de extensas áreas de terras no Estado do Paraná, em benefício próprio.
Segundo o informativo, existe grilagem de terras no Oeste do Paraná (in: ano 1, nº 182, ed. 18 de outubro de 1950 — Biblioteca Nacional Digital).
___________________________________
1954 — O município de Toledo é premiado com medalha de ouro e diploma de honra por sua participação na Exposição Internacional do Café e Feira de Curitiba de 1953 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 64). -- FOTO 3 --
Os eventos alusivos ao centenário de criação da província do Paraná, agora Estado do Paraná, foram inaugurados no dia 19 de dezembro de 1953 e se estenderam até o dia 29 de março de 1954.
A revista curitibana A Divulgação, em sua edição outubro de 1953, publica a seguinte nota sobre a exposição e feira:
“… dois certames, formando um só, de características monumentais e instalados no mesmo recinte, no Tarumã. Dista, esse arrabalde apenas quatro quilômetros do centro da cidade e é de fácil acesso para o público numeroso que a ele afluirá. Pela grandiosidade e atrativos que oferecerão, esses dois certames vão constituir, sem dúvida, a parte mais apreciada dos festejos comemorativos do Primeiro Centenário da Emancipação Política da Província do Paraná.” (fonte: Memória Urbana).
___________________________________
1956 — Com anúncio publicitário publicado no extinto jornal curitibano "Diário do Paraná", a colonizadora Maripá formula convite aos leitores para conhecerem o desenvolvimentodo de seu projeto de colonização em Toledo (Diário do Paraná. Curitiba: Ano II, nº 299, ed. 29 de março de 1956, p. 3 - Caderno 21 - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTO 4 --
___________________________________
1956 — Com o título "Os Gaúchos de Toledo, progridem por conta própria", subintitulado "No recanto agrícola dentro das terras de Toledo, seduza hoje a milhares de colonos, que para lá rumam, diàriamente, num verdadeiro êxodo", o antigo jornal curitibano "Diário do Paraná" enfoca, em página inteira, o desenvolvimento que se verifica na agricultura, comércio, indústria e na vida social de Toledo, ainda em processo de colonização (in: Curitiba: Ano II, nº 299, ed. 29 de março de 1956, p. 13 - Segundo Caderno - Biblioteca Nacional Digital). -- FOTOS 5, 6 e 7 --
___________________________________
1959 — É Domingo de Páscoa.
___________________________________
1964 — É fundado o Lions Clube em Marechal Cândido Rondon, com 36 integrantes, em jantar festivo no Clube Aliança, com a entrega da carta constitutiva. A formação do novo clube é apadrinhado pelo Lions Clube de Toledo.
Na oportunidade, é eleito como primeiro presidente o médico pioneiro rondonense Friedrich Rupprecht Seyboth que era membro do Lions Club da cidade de Toledo (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-300. Programa de Rádio). -- FOTO 1 --
___________________________________
1970 — É Domingo de Páscoa.
___________________________________
1978 — Com base em dados fornecidos pelo então prefeito Municipal de Toledo, senhor Duílio Genari, e pelo então diretor da Cetrin, em Curitiba, Elói Gomes, é informado que os cinco municípios com a maior produtividade de trigo em 1977, são do Oeste do Paraná: 1º lugar: Toledo, com 10.437 toneladas; em 2º lugar: Palotina, com 92.051 toneladas; 3º lugar, Marechal Cândido Rondon, com 80.020 toneladas; 4º lugar: Cascavel, com 63.423 toneladas; e 5º lugar: Assis Chateuabriand, com 62.097 toneladas (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 25.04.1978, p. A-284. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — A Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon informa que a Companhia de Desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon (CODECAR) concluiu a construção da ponte em concreto sobre o Arroio Fundo, na Linha Guarani, no trecho rodoviário da sede municipal de Marechal Cândido Rondon a sede distrital de Margarida (Rádio Difusora do Paraná AM. Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. 42, de 24.02.1978 a 05.04.1978, p. A-285. Programa de Rádio).
___________________________________
1979 — Em redação de próprio punho, o general Ernesto Geisel agradece à Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, saudação encaminhada pelo fim do mandato como Presidente da República (nota do pesquisador). -- FOTOS 8 e 9 --
___________________________________
1980 — "Em reunião da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), em Marechal Cândido Rondon, empresários manifestam preocupações com demora e má qualidade da pavimentaçlão de rodovias, falta de segurança na região e reforçam soliictação da Ferrovia da Soja, entre Cascavel e Guaíra" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 64).
__________________________________
2007 — Assume a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (PR), o empresário Alceu Dal Bosco (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 64). -- FOTO 10 --
___________________________________
2017 — É confirmado o nome do médico Lidemar Bordignon como novo diretor técnico da Unidade de Saúde 24 horas, de Marechal Cândido Rondon, em substituição ao médico Fernando Wild que deixou o cargo no começo do mês de março (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 31 de março de 2017, p. 11). -- FOTO 11 --
___________________________________
2019 — Falece na cidade de Mercedes (PR), o pioneiro Wilfrid Baasch, aos 73 anos. Seu corpo é sepultado no cemitério público local.
O pioneiro chega à então localidade de Mercedes Nova, aos 10 anos de idade, na companhia de seus pais Clotilde (nascida Silva) e Ottwin Baasch, que vêm de mudança em 1955. No Oeste do Paraná, a família atua no ramo agrícola.
Wilfrid é natural de Lontras (SC), nascido em 27 de setembro de 1945.
Wilfried Baasch ccontrai núpcias em Mercedes com a pioneira Nelsi Schwantes¹, filha do casal Frida (nascida Lindemann) e Valentin Schwantes, com quem constitui família com o nascimento dos filhos Rosecler, Valdecir Carlos e Vanderlei Ricardo.
Com o falecimento da esposa, Wilfrid Baasch contrai segundas núpcias com Marta Dillemburg, em 14 de julho de 2012.
Entre as múltiplas atividades exercidas em favor de sua comunidade, Wilfrid Baasch é administrador distrital enquanto Mercedes integra o território do município de Marechal Cândido Rondon (colaborou Rosecler Baasch). -- FOTO 12 --
¹ Faleceu em 21 de janeiro de 2011.
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
2019 — Em evento no Clube Sempre Verde, da sede distrital rondonense de Porto Mendes, é inaugurado o recapeamento asfáltico do trecho rodoviário municipal da sede distrital citada até a divisa com o município de Mercedes. A obra custeada pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, com recursos próprios.
A recuperação da pavimentação era uma promessa de campanha eleitoral do prefeito Marcio Andrei Rauber. (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de abril de 2019, p. 26).
___________________________________
2019 — Deixa o cargo de coordenadora da seção da cidade de Marechal Cândido Rondon, do Observatório Social do Brasil (OSB), a senhora Cristina Luiza Lizzoni. Ela ocupa a função desde agosto de 2010 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 29 de março de2019, p. 14). -- FOTO 13 --
___________________________________
2020 — A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon emite nota confirmando o primeiro caso positivo de pessoa infectada com coronavírus (COVID-19) na cidade:
Coronavírus - Marechal Rondon possui um caso confirmado e 35 suspeitos
A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, divulgou um novo boletim do coronavírus no final da tarde deste domingo, dia 29. O munícipio conta com o primeiro caso confirmado. Trata-se de uma mulher de 25 anos, que esteve em São Paulo recentemente. No boletim consta ainda 35 suspeitos e 4 descartados.
De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, o caso do tenista Thiago Wild ainda não é confirmado pelo LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), por isso, não entra nas estatísticas do município.
"Reforço aos rondonenses, os hábitos básicos de higiene, como a lavagem das mãos ou o uso de álcool em gel, que já são de grande serventia. Em caso de sintomas como tosse seca, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, é ideal que a pessoa fique em casa para o isolamento. Em caso de piora, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima", frisa a secretária de Saúde, Marciane Specht.
Um caso da doença é considerado suspeito somente quando se enquadra nas seguintes situações:
- Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
- Contato próximo domiciliar de caso confirmado laboratorial, que apresente febre e/ou qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.
COMO SE PREVENIR?
O Ministério da Saúde orienta sobre cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
___________________________________
2021 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon aprova projeto de lei¹ que autoriza o uso de drones para aplicação de defensivos agrícolas na área rural do município (O Presente. Marecha Cândido Rondon: ed. 06 de abril de 2021, p. 24 e 25).
¹ A proposição foi formulado pelo vereador Vanderlei Sauer (Soldado Sauer).
___________________________________
2022 — A terça-feira é de tempo bom em Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, com temperaturas entre 23 e 31 graus. Nebulosidade esparsa e ventos do quadrante Nordeste, fracos (nota do pesquisador).
___________________________________
2023 — O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem nebulosidade tipo altocumulus. A partir da meia manhã também o aparecimento de nuvens tipo cumulus. A partir da meia tarde, ocorrem formações de nuvens cumulonimbus pelas bandas Nordeste e Leste em sentido Oeste. Ocorre precipitação pluviométrica na cidade, um volume entre 15 e 17 mm. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Temperaturas entre 25 e 34 graus, esta última com sensação térmica de 38 graus (aferição via aplicativo AccuWeather) (nota do pesquisador). -- FOTO 14 --
____________________________________
2024 — É Sexta-feira Santa¹. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 22 graus e ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu sem presença de nebulosidade. À tarde, presença de formações de nuvens tipificadas como cumulus. A temperatura máxima do dia alcança os 31 centígrados com sensação térmica de 33° (nota do pesquisador).
¹ Origem histórica da Semana Santa e da Sexta-Feira Santa
Até o ano 325, não existia a Semana Santa. Naquele ano é realizado em Nicéia, na atual Turquia, o 1º Concílio desta cidade, de caráter ecumênico e nos moldes do senado romano.
O encontro convocado por Constantino I, imperador romano, que naquele momento já tinha se apossado da Igreja (fazia imposições, diversas de caráter pagão, e ditava normas), para discutir a fé cristã.
No século IV, a unidade pregada por Jesus para existir dentro de sua nova igreja, já tinha sido quebrada. Ela estava dividida em Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e Igreja Assíria do Oriente.
Um dos principais itens da pauta do Concílio era a criação de um consenso entre os representantes da nova Igreja, chamados para o encontro, se Jesus tinha natureza divina ou não. Aprovou-se que tinha.
Outra aprovação que saiu desse Concílio, entre outras tantas, foi a unificação das datas comemorativas da Santa Ceia, Crucificação, Morte e Ressureição. Decidiu-se que as comemorações passariam a ser celebradas em três dias sequênciais, na quinta, na sexta e no domingo. O sábado seria considerado um tempo de expectativa do Domingo da Ressureição.
Por sugestão do Papa Silvestre I, presente ao Concílio, a celebração da Semana Santa seria móvel, sempre acontecendo após a 1ª Lua Cheia depois do equinócio do começo da Primavera no Hemisfério Norte.
A instituição da Semana Santa copia a prática do período do preparação e data do batismo, que havia sido introduzida na Igreja, em Roma, um tempo para àqueles que estavam dispostos à conversão. Seis dias de preparação e no sétimo, o batismo.
Como a nova Igreja se origina de conversos judaicos, estes acabam introduzindo na nova ordem religiosa, algumas práticas e símbolos representativos da antiga vertente de crença.
Assim, acontece com a ancestral comemoração do Pessach (Páscoa) do Judaísmo, que significa "passagem", que alude ao episódio da libertação do judeus do domínio escravagista do antigo Egito.
A multissecular demarcação festiva passa a ser usada, pelos clérigos pioneiros da Igreja, para símbolizar o batismo — evento consecratório de aceitação de uma nova nova concepção religiosa.
O Concílio de Nicéia se apropria dessa semana e a transforma em Semana Santa, suprimindo a sua antiga intencionalidade e relacionando-a com a santa ceia, crucificação, morte e resurreição de Jesus. -- FOTO 15 --
____________________________________
COMENTÁRIOS