1978 – É criada a Paróquia Santa Margarida, da sede distrital de Margarida, em Marechal Cândido Rondon (...)
1871 — É lançada a primeira pedra no serviço da Estrada de Rodagem Curitiba a Mato Grosso, principiando os trabalhos no prolongamento da rua das Flores, hoje Rua 15 de Novembro, com uma largura de 12 metros até a primeira curva, numa distância de 200 metros, dali em diante passava a ter a largura de 6 metros apenas, normalmente (NEGRÃO, Francisco. Efemérides Paranaenses. Revisão e ampliação de Carlos Zatti. Curitiba: Insitituto Histórico do Paraná, enviado via meio eletrônico (e-mail), em 13.04.2021).
A comunicação, via terrestre, entre a Capital Paranaense e o Mato Grosso, se dá efetivamente em 1917, conforme nota da Secretaria de Viação e Obras, publicada no jornal curitibano "A República", ed. de 01 de fevereiro de 1917, que registra:
" (...) pois a ligação da estrada da Foz do Iguassú, ponto denominada Catanduvas com a conhecida pelo nome Artaza¹ e desta com o alto ao baixo Paraná de contracto feito com a firma Larangeiras, Mendes & Comp., está franca a communicação para o estado visinho, de onde já foi importado, por essa via, uma tropa de gado vacum, chegando nas melhores condições em o município de Guarapuava.
Resolvido, agora, o problema de transporte de gado no Rio Paraná, do que o Governo já está cogitando, ficará também resolviodo o problema commercial entre os dois Estados "(sic).
¹ A Avenida Rio Grande do Sul, na cidade de Marechal Cândido Rondon, é parte desta antiga estrada. Aliás, toda a rodovia (em parte no distrito rondonense de Porto Mendes), cruzando os distritos rondonenses de Bom Jardim, Iguiporã, a cidade de Marechal Cândido Rondon, a sede municipal de Quatro Pontes, a sede distrital de Novo Sarandi e em diante, é o antigo caminho Artaza ou também nominada como a estrada do Allica (NB). -- FOTO 4 --
_____________________________________
1910 — É anunciado que o Banco do Brasil instalará uma agência no Estado do Paraná, na cidade de Curitiba (A República. Orgam do Partido Republicano Paranaense. Acervo Biblioteca Nacional. Diário. Curitiba: ed. 15.4.1910, p. 2). -- FOTOS 5 e 6 --
A obra é projetada pelo engenheiro curitibano Eduardo Fernando Fontes (nota do pesquisador).
___________________________________
1934 — O Oeste Paraná Clube, o primeiro clube social e cultural fundado no Oeste Paranaense, em 1928, na cidade de Foz do Iguaçu, lança a pedra fundamental para a construção de sua nova sede social, onde atualmente (2022) está instalado o Supermercado Conti ((colaboração de Waldir Gugliielmi Salvan). -- FOTO 7 --
___________________________________
1955 — "Falece Raimundo Leonardi, pioneiro de Toledo (PR), homenageado com a denominação da rua da Prefeitura da cidade" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 80).
___________________________________
1961 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, na vila de Porto Mendes, o casal pioneiro Helena¹ (nascida Weinrich) e Willibald Hoppe², na companhia do filho primogênito Ingomar e das filhas primogênitas Ingelore e Hanenelore, procedente de Presidente Getúlio (SC). No Paraná, nasceram-lhe mais os filhos Ingobert, Liliamar, Charles Willy, Heidimeri e Jairo César.
Helena é nascida em Presidente Getúlio, em 28 de fevereiro de 1938, filha do casal Maria (nascida Holler) e Germano Weinrich. Willibald também natural de Presidente Getúlio, é nascido em 20 de março de 1935, filho de Maria (nascida Geib) e Willy Hoppe.
Helena e Willibald se casaram em 26 de fevereiro de 1955, na citada cidade catarinense.
Ao chega de mudança em Porto Mendes, o casal pioneiro tinha uma colônia de terra, sem benfeitorias. Willibald descarregou a mudança - (incluindo uma vaca – ele (Willibald) dizia que se nada desse certo os filhos não passariam fome garantindo o leite) – na estrada onde hoje é a Avenida Capitão Heitor Mendes em frente onde hoje é a Escola Comandante Luiz Augusto Morais Rego. Helena ficou com os filhos e a mudança na beira da estrada até Willibald encontrar um local para acomodar todos. Na sequencia iniciou a construção de uma casa de madeira na colônia, onde hoje é a Linha São Carlos, onde desenvolveram a agricultura.
Após três ano, em 03 de abril de 1964, uma tragedia abate família com um acidente por atropelamento, que ceifa a vida do filho primogênito. Na ocasião com apenas 8 anos de idade. Com o sofrimento da perda do filho, Willibald se movimenta para vender a colônia e a intenção é voltar para SC. Porém, o seu cunhado Giuseppe Macchioni convida-o para sociedade numa serraria. Anos depois com escasseamento de madeiras para serrar, o pioneiro altera o endereço e parte para o ramo marcenaria.
Com o evento da construção da usina da Itaipu Binacional implicando na desapropriação de milhares de propriedades rurais e urbanas na região lindeira ao Rio Paraná, que seriam inundadas para formação do reservatório da Binacional muitas famílias são indenizadas e mudam de Porto Mendes para outas localidades. Com o esvaziamento demográfico da Vila de Porto Mendes, a atividade de marcenaria tornou-se inviável. O que é determinante em Willibald para um grave quadro de depressão, doença que culmina com o seu falecimento, por suicídio.
Willibald Hoppe foi Presidente da Comunidade Evangélica de Porto Mendes (IECLB), Sub Prefeito do distrito de Porto Mendes e administrador/fundador do Parque de Lazer Annita Wanderer. Deixou o legado de plantio de muitas árvores no parque e a construção de uma pequena ilha na praia de Porto Mendes, junto ao Parque (colaborou a professora Reni Wachholz Ringenberg). -- FOTOS 8, 9 e 10 --
¹ É falecida em 24 de outubro de 2017.
² É falecido em 30 de dezembro de 2005.
Ver mais, clique aqui.
____________________________________
1964 — Toma posse como 26º Presidente da República, o general (depois marechal) Humberto de Alencar Castelo Branco (1897-1964), o primeiro do Governo Militar de 1964¹.
O militar recebe a faixa presidencial do deputado federal Rainieri Mazzilli, presidente da Câmara de Deputados, no exercício da Presidência República, em virtude da vacância do cargo por causa da renúncia tácita de João Goulart. -- FOTOS 11 e 12 --
¹ Os militares governistas foram de boa aceitação por parte da popualção do Oeste do Paraná (nota do pesquisador).
Ver vídeo, clique aqui.
___________________________________
1967 — Pela Lei nº 289, sancionada pelo prefeito municipal Werner Wanderer e subscrita pelo secretário municipal de Administração, professor Laudelino Limberger, a Administração Pública de Marechal Cândido Rondon denomina¹ o aeródromo do município, de Aeroporto Municipal Rubem Berta². -- FOTOS 13 e 14 --
¹ O nome foi alterado para Aeroporto Municipal Balduino Helmuth Jope pela Lei nº 5.445, de 15 de setembro de 2023. A mudança da designação não foi bem aceita por muitos rondonenses, baseando-se nos feitos de um e de outro.
² São seus pais Helena Maria (nascida Lenz) e Martin Félix Berta. Casou com Wilma Weber com quem formou família com o nascimento da filha Ivone Heliet. Estudante de Medicina, foi contratado por Otto Ernst Mayer e, aos 19 anos, tornou-se o 1º funcionário da Varig, como auxiliar de escritório e secretário de seus diretores fundadores, até chegar ao posto máximo da empresa aérea como diretor-presidente (colaboração de Benildo Batista, de Porto Alegre).
Tornou-se uma das figuras mais ilustres do País e permanece como um ícone da aviação comercial mundial.
Ver mais, clique aqui.
___________________________________
1976 — Visita Marechal Cândido Rondon, a convite do então Colégio Comercial David Carneiro, o professor, escritor e historiador David Carneiro, procedente de Curitiba, para proferir palestra para os estudantes locais, tendo como tema: “Por que o Brasil ainda é subdesenvolvido?”.
O evento é realizado no extinto Cine Ideal, às 09 horas. Após a palestra para os estudantes, David Carneiro conferencia para professores e autoridades abordando o tema: “Vantagens do Ensino Superior”. -- FOTO 15 --
___________________________________
1977 — A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprova em terceira discussão o projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marechal Cândido Rondon (APAE).
O autor da proposição é o deputado estadual Werner Wanderer (LOHMANN, Eloi. APAE de Marechal Cândido Rondon declarada de utilidade pública. Marechal Cândido Rondon: Prefeitura Municipal - Assessoria de Imprensa, Rádio Difusora do Paraná AM, Frente Ampla de Notícias, vol. nº 34, cad. 01.04.1977 a 29.04.1977, ed. 22.04.77, p. 413. Programa de Rádio).
___________________________________
1978 — D. Armando Cirio, bispo da Diocese de Toledo, cria a Paróquia Santa Margardia, na sede distrital rondonense de Margarida, desmembrada das paróquias Sagrada Família, do distrito de Dez de Maio, Toledo; e Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon.
O 1º pároco designado para a nova pároquia é o padre Vitoldo Kosicki, de origem polonesa, que toma posse em 21 de maio de 1978 (Revista Cristo-Rei). -- 1, 2 e 3 --
___________________________________
1979 — É Domingo de Páscoa.
___________________________________
1986 — O empresário Roberto Campagnolo assume a presidência da Associação Municipal de Suinocultores de Toledo (PR). Volta a ser reeleito para uma segunda gestão, com ínicio em 11 de março de 1988 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 80).
___________________________________
1988 — O Papa João Paulo II nomeia o padre Anuar Battisti como bispo diocesano de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 80). -- FOTO 16 --
___________________________________
1988 — Em baile em sua sede social, em Marechal Cândido Rondon, a Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), elege Roselene Ramos, da Unidade Copagril Sete Quedas (MS), como rainha de sua Olimpíada Interna (GOMES, João Marcos (JMGomes). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná, vol. 015, cad. março e abril 1988, p. 253. Programa de Rádio).
___________________________________
1989 — Falece o cantor paulista Mauro Celso Semenzatto, aos 37 anos, vítima de acidente de automóvel durante viagem para a cidade de Iguape (SP).
O artista conquista o público nacional, adulto e infantil, com a interpretação de Farofa-fá e Bilu Teteia, ambas de 1975. Os dois sucessos figuram na lista das 10 músicas mais solicitadas na época, na Rádio Difusora do Paraná AM, de Marechal Cândido Rondon e das outras emissoras do País (nota do pesquisador). -- FOTOS 17 e 18 --
___________________________________
1990 — É Domingo de Páscoa.
___________________________________
2001 — É Domingo de Páscoa.
_________________________________
2003 — Com objetivo de manter em voga as cantigas indígenas do Oeste do Paraná, crianças e jovens da tribo avá-Guarani, da Reserva de Tekohá-Añette, do município paranaense de Diamante do Oeste, lança o 1º CD com músicas de seu cancioneiro nativo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 80).
___________________________________
2003 — "A Prefeitura Municipal de Entre Rios do Oeste (PR) anuncia prêmio extra de 140 reais por hectare, até o limite de 5 hecatres, aos agricultores que plantarem mandioca" (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 80 e 81).
___________________________________
2003 — Porca de suinocultor de Palotina (PR) dá cria a 26 leitões, quando a média entre as melhores matrizes da região é de 18 filhotes (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 81).
___________________________________
2006 — Pesquisa revela que o município paranaense de Quatro Pontes tem o menor índice de analfabetismo do Paraná e 13º do Brasil COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo — Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 81).
___________________________________
2013 — Falece a rondonense Magdalena Wenzler, aos 89 anos, em decorrência de embolia pulmonar, trombose venosa e hernia inguinal com obstrução. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon, junto à sepultura do esposo, Josef Wenzel.
É natural da antiga Iugoslávia, nascida em 18 de fevereiro de 1924, filha de Katharina Albert e Johann Leopold.
Em Marechal Cândido Rondon envolve-se forte em trabalhos sociais, via Lions Club, outras entidades e serviços públicos.
O registro do óbito é feito no Registro Civil das Pessoas Naturais de Marechal Cândido Rondon no LIvro C-017, sob o termo 007176, folha 201 (colaborou o rondonense Aldino Ivo Storch e esposa, cuidadores da falecida).
____________________________________
2016 — É assinado na Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, o termo de concessão de direito oneroso do Restaurante Panorâmico junto ao Parque de Lazer Annita Wanderer, em Porto Mendes, entre a Administração Pública Municipal e a empresa Rosane Biesdorf Schroeder, vencedora do processo de licitação (imprensa - PM-MCR). -- FOTO 19 --
___________________________________
2016 — É comemorado pela primeira vez na província argentina de Entre Rios, o Dia do Imigrante Alemão do Volga¹, de acordo com a lei provincial nº 10.422 (VOLGA, Asociación de Descendientes de Alemanes del). -- FOTO 20 --
¹Assim como a Argentina, o Brasil recebeu grande leva de imigrantes alemães do Volga (Rússia). Foram assentados principalmente nos estados do Sul, a maior parte deles no Paraná e Rio Grande do Sul. Nesse estado, nas regiões de Ijuí e Santa Rosa, e muitos de seus descendentes residem hoje (17.04.2020) nos municípios de Marechal Cândido Rondon e, a maioria, em Nova Santa Rosa (nota do pesquisador).
___________________________________
2016 — Toma posse a nova gestão do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb¹) de Marechal Cândido Rondon, integrado por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Clarice Ines Closs (titular) e Cristina Vanessa Grams Raabe (suplente); do Poder Executivo Municipal, Marcia Bressler Monteiro (titular) e Daiane Vanessa Prediger Berwig (suplente); dos professores das escolas públicas municipais, Soeli Antonia Golçalves (titular) e Eliane Teresinha Schons Welter (suplente); dos diretores das escolas públicas municipais, Inês Kist (titular) e Rafael Hoppe (suplente); dos servidores técnico-administrativos das escolas públicas municipais, Elizângela Weber (titular) e Carmen Juniana Bach (suplente); dos pais de alunos das escolas públicas municipais, Liberato Rodrigues Minervino e Michelly Heinrich Tomas (titular) e Tânia Karina Lucas Nicolao Dapper e Sandra Cristina Geib Weissheimer (suplente); dos estudantes da educação básica pública, Matheus Ribeiro (titular) e Eduardo Henrique Reinke Correa (suplente); dos estudantes da educação básica pública – EJA, Marcos Antonio Nio Pacheco (titular) e Eva Ivaneide Ruzciski (Suplente); do Conselho Tutelar, Gelmir Paula dos Santos (titular) e Valdelir Gilmar Dattein (suplente); do Conselho Municipal de Educação, Valdete Nelda Wilhelms (titular) e Adailton Gonçalves Dias (suplente).
Na oportunidade ainda são eleitos Inês Kist, como presidente do Conselho, Liberato Rodrigues Minervino, vice-presidente, e Elizângela Weber, secretária (nota do pesquisador). -- FOTO 21 --
¹ O Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O conselho não é uma unidade administrativa do governo (idem).
___________________________________
2018 — Acontece a etapa de Mercedes do 6º Circuito Regional de Cicloturismo, promovido pela Adetur Cataratas e Caminhos (nota do pesquisador). -- FOTO 22 --
Ver imagens, clique aqui.
___________________________________
2018 — Acontece na cidade de Quatro Pontes, a tradicional Festa do Costelão, do Seminário Cura D'Ars, ligado a diocese de Toledo. Para o almoço são assadas 142 peças (nota do pesquisador). -- FOTO 23 --
___________________________________
2019 — São instaladas na Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs): a CPI dos Comissionados e a CPI das Pedras.
São nomeados para comporem as respectivas comissões, os vereadores Adriano Cottica, Josoé Pedralli (estes de oposição ao prefeito municipal Marcio Andrei Rauber) e Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) para a CPI dos Comissionados; e os edis Arion Nasighil, Adriano Backes (estes oposicionistas) e Valdir Port (Portinho) para a CPI das Pedras (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de abril de 2019, p. 8 e 9 e ed. 19 de abril de 2019, p. 10). -- FOTO 24 --
____________________________________
2019 — Em virtude do pedido de licença-maternidade da deputada estadual Maria Victória, assume em seu lugar o deputado suplente Elio Lino Rusch, que não logra êxito na última eleição ao oitavo mandato consecutivo, como parlamentar estadual pela cidade de Marechal Cândido Rondon.
Esta é a primeira vez que um legislador estadual se afasta do mandato com base na Emenda Constitucional Estadual nº 42, de 12 de dezembro de 2018 (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de abril de 2019, p. 07). -- FOTO 25 --
___________________________________
2019 — O presidente da Organização Não Governamental (ONG) Vigilantes da Gestão, Sir Carvalho, visita a cidade de Marechal Cândido Rondon e acompanha a sessão da Câmara Municipal.
Em entrevista ao jornal O Presente disse que veio para acompanhar aquilo que já vinha fazendo: a escandalosa situação no Legislativo Municipal rondonense com um vereador detido e outros denunciados e apurar tudo isso nos âmbitos criminal e judicial (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 16 de abril de 2019, p. 10 e 11). -- FOTO 26 --
____________________________________
2020 — Falece na cidade do Rio de Janeiro, onde residia, o premiado escritor brasileiro Rubem Fonseca, aos 94 anos, vítima de parada cardíaca. Ele é natural da cidade mineira de Juíz de Fora.
"O amor não é para ser entendido, é para ser sentido", dizia ele.
A sua vasta produção literária é apreciada por um número reduzido de rondonenses. Aliás, a maior parte dos moradores rondonenses é pouca dada ao gosto da literatura (nota do pesquisador). -- FOTO 27 --
____________________________________
2021 — Acontece Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) para eleição e posse da nova Diretoria Executiva da entidade classista, dos presidentes do Cojem e Conselho da Mulher Empresária. -- FOTOS 28 e 29 --
Sobre o evento assemblear, a imprensa da Acimacar emitw a seguinte:
Carla Rieger Bregoli é eleita nova presidente da Acimacar
Farmacêutica conduzirá a entidade durante a gestão 2021/2022. Assembleia Geral Ordinária (AGO), com a posse da Diretoria Executiva, dos presidentes do Cojem e Conselho da Mulher Empresária, aconteceu ontem (15) de forma online
A farmacêutica Carla Rieger Bregoli foi conduzida, nesta quinta-feira (15), ao cargo de presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). A empresária encabeçava a única chapa inscrita para concorrer a eleição da presidência da entidade, composta por empresários de diversos setores do município que realizam seu trabalho de forma voluntária.
A votação para escolha da nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Conselho do Jovem Empreendedor e Conselho da Mulher Empresária (CME) aconteceu das 8h30 às 17h45 de quinta-feira, na sede da entidade, por meio de voto secreto. O processo eleitoral deu-se neste formato em virtude da pandemia do Coronavírus, que impossibilitou a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade com a presença de público.
Após o fim do período eleitoral, as 18horas, foi realizada a contagem dos votos por parte da Comissão Eleitoral e, em seguida, as 18h30, iniciada a Assembleia Geral Ordinária em formato online, em uma live transmitida pela página do Facebook e pelo canal do Youtube da entidade.
Na oportunidade, foi apresentado o parecer do Conselho Fiscal com relação as contas das atividades da Gestão 2019/2021. Em seguida, o presidente da Comissão Eleitoral, Rafael Schröder, fez a leitura da ata de escrutínio, apontando que, com a maioria dos votos favoráveis, a chapa única encabeçada por Carla Rieger Bregoli foi considerada eleita.
O presidente da Gestão 2019/2021 da Acimacar, o arquiteto e urbanista Ricardo Luiz Leites de Oliveira, fez a passagem do cargo por meio da colocação do pin.
Leites citou que nos dois anos de sua gestão, se esforçou e se dedicou para dar o melhor de si e tem certeza que a presidente que o sucede fará o mesmo. “Não foi um período fácil, tivemos que nos reinventar, mas nós não desistimos. A Acimacar em momento algum ficou de braços cruzados, ficamos, sim, de mãos atadas”, argumenta.
Ele citou os investimentos feitos pela Acimacar no Hospital de Campanha, auxiliando para que o município rondonense não tivesse um problema maior no setor de saúde por conta da pandemia, além do investimento de mais de R$ 100 mil na campanha Retoma Marechal, para fomentar o comércio local.
“Apesar do momento atípico, tivemos diversas ações. E nós crescemos, nesta gestão, chegamos à marca de dois mil associados. Por todo esse resultado eu só tenho a agradecer a todos os diretores que se empenharam, colaboradores que não mediram esforços para a Acimacar crescer. É uma grande honra saber que somos a maior associação per capita do Estado e representamos o comércio, a indústria, a prestação de serviços e agronegócio, que trabalham todos os dias para o crescimento da nossa cidade. Tenho orgulho de ter feito parte dessa diretoria e presidido esta brilhante entidade”, conclui.
Já a nova presidente da Acimacar, além de parabenizar o presidente que deixa o cargo agradecendo a responsabilidade dividida, ressaltou que se sente honrada em assumir a presidência da Acimacar e agradeceu a confiança depositada pelos associados na nova presidência e diretoria da Acimacar.
“Estou ciente de que é enorme a minha responsabilidade de dar prosseguimento ao trabalho de tão ilustres presidentes que me antecederam e que fizeram desta associação uma das mais importantes e respeitadas do Paraná. Estamos vivendo um momento em que as relações humanas ganharam uma nova leitura, apesar disso, a Acimacar se manteve ativa lutando e apoiando as demandas que, pelo momento, nos foram impostas”, disse.
COMENTÁRIOS