





















1955 — Chega de mudança em Marechal Cândido Rondon, o casal Selma (nascida von Borstel) e Hugo Alfredo Freitag, procedente da cidade de Piratuba (SC), em companhia de seus 11 filhos, após uma viagem de 13 dias.
Em Marechal Cândido Rondon nasceu mais o filho Adolfo Rudolfo¹, atual (10.07.2018) presidente do Conselho de Administração da SICREDI Aliança PR/SP (colaboração da família). — FOTO 1 —
¹ É falecido em 19 de novembro de 2022.
Ver mais, clique aqui.
1966 — Amalia Catharina Menegassi, guairense, é a primeira pessoa sepultadano Cemitério Municipal de Guaíra (PR) (Município de Guaíra). — FOTO 2 —
1971 — Chega em Marechal Cândido Rondon (PR), ao então distrito de Entre Rios, o casal Orminda (nascida Arndt, natural de Piratuba, SC) e Alberto Rusch, com os filhos Ireneo, Reni e Dirse.
O filho Elio Lino chega mais tarde, em 22 de janeiro de 1972, depois de deixar o quartel em Santiago (RS)(colaboração da família). — FOTO 3 —
1972 — A forte geada em dias anteriores danifica em quase 100% as lavouras do trigo da região. No norte do Paraná e sul de São Paulo, os cafezais são prejudicados em torno de 40% (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon: vol. s/nº, de 16 jun. 1972 a 19 set. 1972. Programa de Rádio).
1975 — Falece na cidade de Palotina, Oeste do Paraná, o padre palotino Rafael Pìvetta, um dos fundadores da mencionada cidade paranaense e protagonista do seu desenvolvimento, aos 73 anos, de síncope cardíaca. Seu corpo é sepultado no Cemitério Municipal local.
É natural de Vale Vêneto (RS), nascido em 09 de agosto de 1902, filho do casal Augusta (nascida Bortoluzzi) e Henrique Pivetta. “Era o terceiro entre 11 irmãos”.
Foi ordenado padre na congregação dos palotinos em 1930 (PalotinosSM).
Junto com o seu confrade Hermogênio Burin, em 1954, organizou o primeiro grupo de conterrâneos fundadores de Palotina. A caravana chegou no Oeste do Paraná, em 02 de janeiro de 1954. No dia 06 de janeiro seguinte, dois religiosos gaúchos celebraram a primeira missa no novo núcleo de povoação (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 11 e 14). — FOTO 4 —
1976 — Em baile realizado no Clube Aliança, de Marechal Cândido Rondon (PR), o extinto Grêmio Estudantil Duque de Caxias escolhe a rainha e princesas de 1976:
Rainha: Sandra Welp
1ª Princesa: Lori Pech, e
2ª Princesa: Lurdes Ricardi
1976 — Casam-se os jovens rondonenses Arlene Ahmann e Pedro Ricardo Schwingel¹. Ela filha do casal pioneiro rondonense Emma (nascida Nitschke) e Alfredo Ahmann, que chegou de mudança ao distrito rondonense de Iguiporã, em 1966, procedente de Arabutã (SC); e ele, filho do casal pioneiro rondonnse Wonny (nascida von Borstel) e Waldemar Schwingel, chegado na cidade de Marechal Cândido Rondon, em 13 de julho de 1955, procedente de Piratuba (SC) (colaboração do casal). — FOTO 5 —
¹ É falecido em 28 de abril de 2025 (id.).
1978 — Casam-se os jovens rondonenses Terezinha Witeck e Egon Fischer, na capela do Seminário Cristo Rei, na cidade de Toledo. Ela filha do casal pioneiro rondonense Hilda (nascida Rauber) Leopoldo José Witeck e neta do casal pioneiro de Marechal Cândido Rondon, Catarinha (nascida Michaud) e Leopoldo Witeck; e ele filho de Maria Melita (nascida Eli) e Erno Fischer.
Atualmente (2021), o casal é residente na cidade de Ubiratã (PR) (colaboração do casal). — FOTO 6 —
1978 — Chega à cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), a convite do treinador de handebol, Paulo Peres Peres, o goleiro da Seleção Brasileira de Handebol, Valmir Fassina¹.
“Eu fui convidado pelo Paulinho (Paulo Peres) para passar uma semana nesta cidade. Além disso, farei alguns treinamentos com ele e, talvez tente ensinar um pouco de técnica àqueles que participam dessa modalidade” (Rondon Hoje. Marechal Cândido Rondon: nº (…), ed. 15 a 22 jul. 1978, p. 11). — FOTO 7 —
¹ Meses depois o atleta passou a residir em Marechal Cândido Rondon e integrou o selecionado rondonense de handebol (nota do pesquisador).
1989 — Cerca de 12 mil pessoas lotam o Ginásio de Esportes Ney Braga, de Marechal Cândido Rondon, para participar da missa de encerramento da Semana de Missões na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, realizada por freis capuchinhos, procedentes do Rio Grande do Sul.
O ato religioso é oficiado pelo bispo diocesano Lúcio Ignacio Baumgartner, da diocese de Toledo (PR).
Em virtude do forte calor e aglomeração de grande público, algumas pessoas necessitam de atendimento paramédico e outras conduzidas para hospital (LEDUC, Lincoln). Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 023, cad. Julho e Agosto 1989, fls. 34. Programa de Rádio).
1991 — O suinocultor toledano¹ Henrique Pedro Nesello assume a presidência da Associação Paranaense de Suinocultores (APS²), permanecendo no cargo até 22 de junho de 1994 (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros e Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009. p.154).
É falecido em 23 de setembro de 2019, aos 88 anos, na cidade de Palmas, Tocantins, onde nos últimos anos administrava a empresa de sua propriedade, a Mix Alimentos (Folha de Londrina). — FOTO 8 —
¹ Gentílico do município de Toledo (PR).
² Todas as congêneres municipais são filiadas à associação paranaense, incluída a APS- Marechal Cândido Rondon.
2015 — Falece em Santa Rosa del Monday, República do Paraguai,o pioneiro rondonense¹ Gentil Fávero Forlin, aos 84 anos. Chegou de mudança ao atual distrito rondonense de Novo Horizonte, na época Mercedes Velha, na década de 1950, procedente de Santa Catarina. Era natural do município catarinense de Videira.
Casou com Maria Forlin e com ela formou família com o nascimento dos filhos Ivari, Erli, Onorio, Leonir, Maria, Irineu e Arlete Fátima.
Entre 1970 a 1975 exerceu as funções de subprefeito do distrito rondonense referido. Participou ativamente da vida comunitária com grande empenho na construção da Capela Nossa Senhora de Salette e doação de imóveis para a instalação de estruturas públicas na sede distrital.
Foi associado fundador da Cooperativa Agroindustrial Copagril, inclusive, integrando o Conselho de Administração.
Recentemente (maio de 2020), o município de Marechal Cândido Rondon homenageou o pioneiro dando o seu nome à praça pública do distrito rondonense de Novo Horizonte (colaboração da família). — FOTO 9 —
¹ Gentílico do município de Marechal Cândido Rondon (PR).
2018 — Com a aposentadoria de Silvestre Kuhn, assume a Secretaria de Finanças, da Prefeitura Municipal de Quatro Pontes, Silvestre Rohden (nota do pesquisador). — FOTO 10 —
2018 — Com início às 19h30m, acontece na Casa da Cultura, de Quatro Pontes, a 1ª Mostra de Teatro, com peças interpretadas por escolares locais (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 jul. 2018, p. 18).
2018 — Com a presença das atletas rondonenses Larissa Besen, Milena Parolin, Gabi Gagliassi e Alexia Cocco, a equipe paranaense feminina conquista o título de grande campeã da 1ª divisão Sub 18, do Campeonato Brasileiro de Seleções.
O técnico Luis Kubiski que treina as categorias do projeto e o time de vôlei do Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, integrou a comissão técnica do selecionado paranaense (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 10 de julho de 2018, p. 26). — FOTO 11 —
2019 — Após 74 anos de fabricação, a Volkswagen deixa de produzir a versão final do Fusca, conhecida com New Beetle. A última unidade sai da fábrica da montadora multinacional na cidade de Puebla, México.
Após anunciar o fim da produção do Fusca, a multinacional montadora alemã começa a realizar uma intensa agenda de homenagens ao venerado veículo. A última delas, uma animação em curta-metragem com o título de “The Last Mille Beetle”.
A produção é lançada durante um programa do ano novo (2020) do canal de televisão estadunidense ABC. A produção retrata como o Fusca influenciou a vida de pessoas da infância até a terceira idade. — FOTO 12 —
Ver vídeo, clique aqui (crédito: Notícias Automativas).
Ver mais, clique aqui.
2021 — Falece o advogado e ex-professor rondonense Fernando de Souza Leal. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon. — FOTO 11 —
Era natural de Jaguari (RS), nascido em 14 de março de 1952. Veio para Marechal Cândido Rondon na década de 1980. Graduou-se em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR, polo de Guaíra (PR).
De seus três casamentos, 1º com Ana Maria Cruel nasceu-lhe a filha Caroline; 2º com Margarete de Souza Leal, nasceram Miron e Fernanda; e do 3º casamento com Lisabeth Sackser, nasceu Mairon (KUNZLER, Arno. Direito, Cidadania e Justiça. Marechal Cândido Rondon: Editora O Presente Especiais, 2021, p. 06). — FOTO 13 —
2021 — A semana se encerra na cidade de Marechal Cândido Rondon com tempo firme, amplitude térmica entre 14 e 23 graus.Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. A semana não teve qualquer nebulosidade (nota do pesquisador). — FOTO 14 —
2022 — Domingo de sol com baixa nebulosidade tipo cirrus na cidade de Marechal Cânddo Rondon e no Oeste do Paraná. Temperaturas do dia na cidade entre 21 e 29 graus. Ventos do quadrante Nordeste, moderados, persistentes até o começo do final da tarde (nota do pesquisador).
2023 — Demitida pelo Governo Federal em 1977, sob suspeita de atividades subversivas, é reintegrada ao quadro funcional da Itaipu Binacional a tradutora e secretária bilíngue Sonia Lúcia Castanheira, agora com 78 anos (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: ed. 13 jul. 2023, p. 3 ). — FOTO 15 —
2023 — Começa e segue até o dia 14, o 1º Workshop Qualidade e Segurança de Alimentos, organizado pela Cooperativa Agroindustrial Copagril, com sede central na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR).
O treinamento se dá no Complexo Industrial (fábrica de rações, indústria de farelo e óleo e unidade de cereais). São abordadas questões relacionadas à qualidade e segurança dos alimentos durante seus processos de recepção, armazenamento, produção e expedição.
2023 — A segunda-feira alvorece na cidade de Marechal Cândido Rondon com nebulosidade tipificada como nimbostratus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Ocorrem precipitações pluviométricas intermitentes com trovoadas, no período matutino.
As temperaturas do dia na cidade ficam en 18 e 27 graus (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather) (nota do pesquisador).
2024 — É quarta-feira. O dia amanhece com temperatura de 9 graus com sensação térmica de 7º Celsius. Ventos do quadrante Sul, brisa gelada, persistentes até o anoitecer. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como stratus. Após o meio-dia céu parcialmente encoberto com formações de nuvens tipo altocumulus.
A temperatura máxima do dia na cidade atinge 17° Celsius (aferição feita via aplicativo digital AccuWeather.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), a cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná, teve a madrugada mais fria do Estado: 5,3 centígrados (nota do pesquisador). — FOTOS 16 e 17–
2024 — No primeiro semestre deste ano, as exportações brasileiras de carne suína atingem um recorde, totalizando 613,7 mil toneladas embarcadas. O que representa um aumento de 4,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em termos de receita, porém, houve uma queda de 8%, totalizando US$ 1,3 bilhão (Agrimidia).
2025 — É quinta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 13 graus, com sensação térmica de 11. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até a meia-tarde. Céu parcialmente encoberto com formações de nuvens tipificadas como cumulus, com avistamento durante o dia.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) coimpartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
“A quinta-feira mantém o padrão dos últimos dias nas diversas regiões do estado. O amanhecer segue com temperaturas baixas, entre o leste, Campos Gerais e o centro-sul, abaixo dos 10 °C, e condições para formação de nevoeiros. No decorrer do dia, o sol predominará em todas as regiões, porém entre o leste e os Campos Gerais, o sol aparecerá entre nuvens. À tarde, entre o oeste e noroeste, os termômetros chegam aos 25-26 °C.”
A temperatura máxima do dia em Marechal Cândido Rondon atinge 23° Celsius (temperaturas aferidas via aplicaitivo digital AccuWeather).
É noite de Lua Cheia, também designada, por um fenômeno especial de “Lua do Veado” (nota do pesquisador). — FOTOS 18 e 19 —
2025 — Falece o pioneiro rondonense José Bach, aos 93 anos, morador na Linha Boa Vista, em Marechal Cândido Rondon (PR), em decorrência de insuficiência renal e doença pulmonar obstrutiva crônica. Seu corpo é sepultado cemitério de Linha Boa Vista.
É natural de Tapera (RS), nascido em 09 de dezembro de 1931, filho do casal Otilia Ana (nascida) e Nicolau Domingos Bach. — FOTO 20 —
2026 — É sexta-feira. O começo da manhã na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 17 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Céu parcialmente encoberto com nebulosidades tipificadas como cirrostratus e cumulostratus. À Sudoeste, distante, avistamentos de formações de nuvens tipo cumulonimbus. Não chove na cidade durante o dia.
Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:
“Nesta sexta-feira a instabilidade retorna ao estado. O ingresso de umidade e calor vindo do Norte do país, influencia as condições do tempo em parte do Paraná. Áreas de instabilidades atuam nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina, com pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. Nas demais regiões, o tempo permanece estável com o sol predominando. O amanhecer segue frio entre as regiões Centro-Sul, Sul, Campos Gerais e RMC, onde os termômetros ainda registraram temperaturas abaixo dos 10 ºC, à tarde, as temperaturas ficam agradáveis nestes setores.”
A temperatura máxima do dia na cidade chega a 28°Celsius (C) (valores térmicos aferidos via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). — FOTO 21 —
2026 — Morre o ex-vereador de Missal (PR) Guiomar José Bohnert, de 75 anos, morador da comunidade Vista Alegre, em um grave acidente de trânsito na BR-163, no Pará.
A colisão aconteceu sobre a ponte do Rio Aruri, na comunidade Três Bueiras, no município de Trairão.
De acordo com informações preliminares, o vagão traseiro de uma carreta se desprendeu, invadiu a pista contrária e atingiu frontalmente o caminhão conduzido pelo ex-vereador, que trafegava no sentido oposto. Com a força do impacto, Guiomar não resistiu aos ferimentos e faleceu no local (Rádio Educadora Marechal). — FOTO 22 —