27 de Junho

1952  — “Chegam os pioneiros do distrito de Novo Sobradinho, de Toledo, Arnoldo e Erna Dimpke, com 4 filhos pequenos, vindo de Sobradinho, Rio Grande do Sul. A viagem é longa e cheia de dificuldades, pois chove muito e é preciso caminhar muitos quilômetros atrás do caminhão, carregando as crianças no colo” (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 141).


1955 — Chega a pioneira Alvina Scherer do distrito de Dois Irmãos, Toledo, vinda do Rio Grande do Sul. Anos depois já viúva de Avelino Scherer e mãe de 10 filhos, entre os quais o bispo Dom Irineu Scherer e o padre Inácio Afonso Scherer, ela dá a visão da mulher na colonização:

“Trouxemos conosco vestuário para vários anos e também alimentação e ferramentas. Fazíamos trocas com os vizinhos, como banana por polvilho e outros. Naquela época ninguém traballhava com bancos. Havia muita solidariedade e o dinheiro que estava sobrando era emprestado a quem necessitava” (sic) (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 141).


1965 — O então bispo diocesano de Toledo (PR) é homenageado em sessão da Câmara Municipal, no Cine Imperial, com o título de Cidadão Honorário de Toledo (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 141; e MOREIRA, Maria Tânia de Oliveira e GERÓLOMO, Pe. Antonio Carlos. Armando Cirio: Anotações da vida e da atuação da Diocese de Toledo. Cascavel: Assoeste, 2014, p. 80, 81 e 82). — FOTO 1 —


1966  É inaugurada a Lojas Renner¹, na cidade de Marechal  Cândido Rondon, de propriedade dos irmãos Guido e Alcido Port, à Avenida Maripá, esquina com a Avenida Rio Grande do Sul (Rádio Difusora Rondon AM. O Mundo em Revista. Marechal Cândido Rondon:  vol. 16, de 19.06.1972 a 19.09.1972. Programa de Rádio). — FOTOS 2  e 3 —  
 

¹ Anos depois a loja instalou-se em sede própria na esquina das ruas Santa Catarina e Sete de Setembro, o Edifício Port. A empresa também teve filiais nas cidades de Palotina e Pato Bragado. Na época da instalação, a loja era ponto de referência em vestuário de alta linha, principalmente pelo que representava a marca Renner, com sede em Porto Alegre. Atualmente (2017), a  loja não mais existe (nota do pesquisador).


A professora Edite Feiden, pioneira na cidade de Marechal Cândido Rondon, ao comentar a postagem do tópico histórico na página da Memória Rondonense, em 27 de junho de 2020, no Facebook, postou o seguinte comentário:
 

Edite Feiden  – Antes deles, já havia a alfaiataria Renner, anexa ao Empório Rondon¹. Fatiotas vinham de Porto Alegre.
 

¹ Trata-se do Empório Toledo, filial de Rondon (nota do pesquisador).


1970 — Apresenta-se no Clube Aliança, de Marechal Cândido Rondon (PR), o mágico Princípe Cigano, numa promoção do Lions Clube, presidido pelo advogado rondonense Ezio Bernardinis. O evento objetiva a arrecadação de recursos para custear a construção de mais duas salas de aula no Ginásio Estadual¹.

A apresentação se repete no dia seguinte (BARROS, João Edir. Lions Clube promove. Marechal Cândido Rondon, Frente Ampla de Notícias, vol. 09, cad. 20 mai. 1970 a 30 set. 1970, ed. 1.027, de 18 jun. 1970, [s,p.]. Programa de Rádio); BARROS, João Edir. Promoção do Lions hoje. Marechal Cândido Rondon, Frente Ampla de Notícias, vol. 09, cad. 20 mai. 1970 a 30 set. 1970, ed. 1.034, de 27 jun. 1970, [s.p.]. Programa de Rádio); e BARROS, João Edir. Princípe cigano faz a sua segunda apresentação. Marechal Cândido Rondon, Frente Ampla de Notícias, vol. 09, cad. 20 mai. 1970 a 30 set. 1970, ed. 1.035, de 28 jun. 1970, [s.p.]. Programa de Rádio).
 

Saber mais, clique aqui.


1971 — O então Clube 4-S do distrito  rondonense¹ de Novo Três Passos realiza a sua primeira exposição comunitária  (Rádio Difusora Rondon. Mundo em Revista, agora Frente Ampla de Notícias. Marechal Cândido Rondon: vol. nº 012, cad. 13 mai. 1971 a 18 jul. 1971,  ed. 1.315, de 26 jun. 1971, [s.p.]). Programa de Rádio).
 

¹Gentílico de Marechal Cândido Rondon (PR). 


1972 — É encerrado o primeiro encontro do recém criado Comitê Educativo da Copagril¹, na sede do Sindicato Rural Patronal, com a presença de 27 cooperados (nota do pesquisador).
 

¹ Atualmente (2019), esse órgão foi substituído por outras iniciativas para orientação do associado da cooperativa.


1980 — Indivíduos não identificados invadem o gabinete do deputado estadual Gernote Kirinus levam papéis e pastas de documentos e ateiam fogo na sala. “O deputado é pastor protestante e há tempos vem denunciando problemas, na área expropriada para a formação do lago de Itaipu e sua atuação vem sendo marcada por pronunciamentos em favor dos lavradores do Oeste do Estado” (Diário do Paraná. Curitiba: Ano XXVI, nº 7,532, ed. 28 jun.1980, p. 1 e 6).


1984 — O Governo do Paraná abre licitação para pavimentação do trecho rodoviário da PR-585, que interliga as cidades de Toledo e Vera Cruz do Oeste, passando pela cidade de São Pedro do Iguaçu (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curitosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 141).


1985 — Casam-se em Curitiba, os jovens Fernanda Bernardi Vieira e Carlos Alberto (Beto) Richa, futuro governador do Paraná, gestão 2011 a 2014 e 2015 a 2018). Ela, filha da professora Didi Bernardi e do banqueiro Tomás Edson de Andrade Vieira; e ele, filho do casal Arlette Vilela e José Richa (ex-governador do Paraná, 1983 a1986 (nota do pesquisador). — FOTO 4 —


1986 — Em evento no Clube Concórdia, acontece a posse festiva da nova diretoria do Rotary Club de Marechal Cândido Rondon. Assume a presidência o empresário Orlando Miguel Sturm, em substituição ao engenheiro-agrônomo Gedy Kerber (LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora Rondon AM, vol. 004, CAD. junho a julho de 1986, ed. 28 jun.1986, p. 225). — FOTOS 5 e 6 —

Aspecto histórico da fundação do clube de serviço em Marechal Cândido Rondon: 

 

HISTÓRIA DO CLUBE

“Foi no início de 1969 que o governador do então distrito de Rotary 463 do Paraná, Milton Munhoz, nomeou o toledano Pedrinho Antônio Furlan como representante oficial da governadoria para fundar um Rotary Clube em Marechal Cândido Rondon. O município, na época, contava com apenas nove anos de vida independente, mas já somava um número considerável de lideranças para viabilizar a fundação de um Rotary Clube.
“Naquela época inexistiam comunicações fáceis. Não tínhamos rodovia asfaltada, telefone e nem qualquer outro tipo de comunicação rápida. Dirigimo-nos então a Marechal Cândido Rondon e fomos procurar o médico Miguel Patino Cruzatti, expondo a ele nossa missão e solicitando a sua plena colaboração. Para nossa alegria, o Dr. Miguel iniciou contato com as lideranças da cidade e em pouco tempo, após diversas viagens a Marechal Cândido Rondon, tínhamos um esboço dos possíveis sócio-fundadores, que representavam no momento as mais expressivas lideranças daquela comunidade”, destacou Pedrinho Furlan.
Uma vez passado este processo, o representante do governador comunicou a relação dos sócio-fundadores. A primeira reunião do clube aconteceu no dia 12 de junho de 1969, sendo que a Carta Constitutiva do Rotary International é datada de 23 de junho daquele mesmo ano.
“Devo confessar que uma das maiores alegrias da minha vida foi conseguir a constituição e o início do perfeito funcionamento do Rotary Clube de Marechal Cândido Rondon”, acrescentou Pedrinho Furlan”.


São sócios fundadores, os rondonenses:cartorário Adelmo Maldaner, radialista Antonio Maximiliano Ceretta, Auri Osmar Zart, Carlos Andrade Dantas, Dealmo Selmiro Poersch,  joalheiro Edmundo Granisch,Egon Feier, Egon Wanderer, Gernot Bruno Reuter, Harry Feiden, médico Helio Sakuragui, professor Ilmar Priesnitz, engenheiro-agronômo Joaquim Felipe Laginski, Joaquim Magadanello, médico-veterinário Leopoldo Pietrowski (2ª diretor-presidente da Copagril), Lírio José Schaedler, médico Luiz Valiente Otero, médico Miguel Patino Cruzatti, cirurgião-dentista Nori Pootter, Omar Priesnitz, Osny Augusto, Werner Wanderer e Irio Jacob Welp.


1987 — Ocorre na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) a 28ª Plenária da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), com palestra do Secretário de Estado de Industria e Comércio do Paraná, Fernando Fontana, sobre o Plano Bresser¹.

Durante o evento também ocorreu a eleição da nova presidência da entidade. Concorrem ao cargo o rondonense Itamar Dallagnol e Jorge Samways, de Foz do Iguaçu. Foi eleito o último por 18 a 12 votos (GOMESJoão Marcos (JMGomes) e LEDUC, Lincoln. Panorama. Marechal Cândido Rondon: Rádio Difusora do Paraná AM, vol. 010, cad. mai. e jun. 1987, fls. 203 e 206. Programa de Rádio). — FOTO 7 —
 

¹ Saber mais, clique aqui


1992 — É realizado o XV Festival do Vinho da Câmara Junior de Marechal Cândido Rondon (CAJUMAR). — FOTO 8 —


1994 — Estatísticas da área de saúde mostram que o Paraná teve em 1993, 3.014 casos de meningite miningocócica, com 389 mortes. No ano anterior, o total de pessoas acometidas pelo mal chegou a 3.347, com 338 óbitos (Rádio Dfusora do Paraná. Panorama. Marechal Cândido Rondon: vol. 051. cad. maio a junho 1994, fls. 843. Programa de Rádio).


1995  — Assume a presidência do Lions Club de Marechal Cândido Rondon, o empresário Carlos Wild em substituição ao jornalista Arno Kunzler, por fim de gestão.

Durante o jantar festivo são empossados como novos membros os casais: João Marcos e Elizabete Gomes, Gilson e Neusa Stroparo, Eloi José e Janete Eckstein, e João Francisco e Suzana Machado (KUNZLER, Lorena. O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 09 jun.1995, p. 12). 


1997 — É criada na cidade de Cascavel a Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Paraná (Fetracoop) (Preto no Branco. A Semana na História. Cascavel: ano V, nº 227, ed. 21 jun. 2024, p. 4). 


2009 — São “abertos o 8º Rodeio Artístico Internacional e o 3º Festoart, ambos na cidade de Toledo, promovidos pela CTG Chama Crioula, com a participação de tradcionalistas de 3 Estados. Realizadas no Centro de Eventos Ismael Sperafico, as promoções se estendem até o dia seguinte” (COSTA, Luiz Alberto Martins da. Calendário Histórico de Toledo: Cronologia de Fatos, Registros de Curiosidades da História do Município de Toledo. Toledo: GFM Gráfica & Editora, 2009, p. 141).


2016 — Toma posse a nova diretoria do Rotary Club Beira Lago, de Marechal Cândido Rondon, tendo na presidência a rotariana Sandra Maria Meine Rieger (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 jun. 2016, p. 31). — FOTO 9 — 


2016 — Acontece no Tribunal do Júri do campus da Unioeste – Marechal Cândido Rondon, o tradicional Concurso de Oratória nas Escolas, promovido pela JCI Marechal Cândido Rondon (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 24 jun. 2016, p. 30). — FOTO 10 —


2018 — O Colégio Estadual Pato Bragado, da cidade de Pato Bragado, alcança resultado histórico no ranking Exame Nacional Ensino Médio (ENEM) 2017, entre os educandários públicos paranaenses do Núcleo Regional de Educação de Toledo, com a primeira colocação entre as instituições públicas e privadas da Comarca de Marechal Cândido Rondon e 34º melhor desempenho no Estado do Paraná.

O Colégio tem a direção do professor Aldair Boaro (nota do pesquisador).— FOTO 11 —


2018 — Em acontecimento festivo no salão de eventos na Churrascaria Três Passos, ocorre a posse da nova diretoria do Lions Club de Marechal Cândido Rondon, período 2018/2019. Assume a presidência da entidade o empresário Scharles Abegg, em substituição a Gelson Cantini de Vargas.  — FOTO 12 — 


2018 — Falece o rondonense Arno João Wailand, aos 74 anos. Seu corpo foi sepultado no cemitério público da sede municipal de Marechal Cândido Rondon (PR).

Natural de Itapiranga (SC), onde nasceu em 12 de fevereiro de 1941, Arno era filho dos agricultores Felicita (nascida Welter) e Jacob Kappon Wailand, integrando uma numerosa família de 12 irmãos.

Em 13 de maio de 1966, casou-se com Verônica Cecília Weber¹ na Igreja de Ervalzinho, em Itapiranga. O casal construiu sua história com o nascimento de três filhos: as filhas Liliana Maria (15/02/1967) e Rosane Helena (22/03/1968), nascidas em São João (SC); e o filho Elio Juarez (14/02/1973), já nascido em Marechal Cândido Rondon.

Mudança para o Oeste do Paraná

Em novembro de 1968, Arno e sua família migraram para Marechal Cândido Rondon. O convite partiu do empresário rondonense Eldo Dockhorn, que o chamou para trabalhar na indústria de laticínios local, situada na Rua Minas Gerais. Inicialmente, fixaram residência em uma casa de madeira alugada, próxima à fábrica.

Com as economias de anos de esforço, Arno projetou a casa própria de alvenaria em um terreno adquirido em 1971, na Rua Cabral. A construção foi realizada aos poucos, e a residência, concluída em 1979, tornou-se o lar onde ele viveu até o fim de seus dias.

Educação e Formação

Arno cursou o ensino primário até a 4ª série na escola de Ervalzinho, dividindo o tempo da infância com o auxílio aos pais na agricultura.

Em 2 de março de 1964, teve a oportunidade de dar um novo rumo aos estudos: beneficiado por uma bolsa da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, mudou-se para a Estação Experimental de Montenegro (RS). Lá, realizou o Curso Prático em Laticínios e Gado Leiteiro, concluído em 1º de dezembro do mesmo ano.

Já estabelecido em Marechal Cândido Rondon, aos 31 anos (1972), decidiu retornar aos bancos escolares. Após concluir as etapas regulares do antigo ginásio, ingressou no curso de Contabilidade pelo extinto Colégio Comercial David Carneiro, formando-se em 10 de março de 1979.
 

Trajetória Profissional

 O rondonense de coração consolidou sua carreira profissional nas seguintes empresas:

01/06/1965 a 11/12/1965

Empresa/Instituição: Irmãos Mayer S.A. (Santa Rosa, RS)

Função: Auxiliar de Fábrica

 

01/04/1966 a 31/12/1967

Empresa/Instituição: Coop. Laticínios Itapiranga Ltda. (Itapiranga, SC)

Função: Auxiliar de Fábrica

 

Novembro de 1968 a Fevereiro de 1972

Empresa/Instituição: Laticínios Marechal Cândido Rondon (PR)

Função: Técnico de Laticínios

 

01/03/1972 a 31/05/1974

Empresa/Instituição: Ind. e Com. Laticínios Rainha Ltda. (M. C. Rondon, PR)

Função: Auxiliar

 

01/07/1974 a 22/04/1980

Empresa/Instituição: Com. e Imp. Rieger e Ferragens Ltda. (M. C. Rondon, PR)

Função: Auxiliar de Seção de Peças

 

28/09/1983 a 19/12/1997

Empresa/Instituição: Cooperativa Agroindustrial Copagril (M. C. Rondon, PR)

Função: Auxiliar Administrativo

Observação.

02/06/1980 a meados de 1983

Empresa/Instituição: Empresa própria: Comércio Varejista de Peças e Impl. para Máquinas Agrícolas

Função: Proprietário
 

A música, uma paixão eterna

A música foi a grande paixão que acompanhou Arno por toda a vida. Aos 14 anos, junto ao seu irmão gêmeo Beno, iniciou os estudos musicais em São João com o professor Helmuth Korbes. A partir dali, passou a integrar bandas locais daquela região.

Ao se mudar para Marechal Cândido Rondon em 1968, rapidamente inseriu-se no cenário musical do município. Participou de grupos marcantes da época, como o Conjunto de Ritmos Marajoara, o grupo Os Vikings (ao lado de Walter Basso) e os Irmãos Montanari (de Concórdia), dividindo o palco com músicos como Sadi Bugs e Rudi Adams.

Em sua jornada, contou também com o suporte e orientação instrumental do Maestro Jacob Bresciannini.

Em 25 de junho de 1971, oficializou sua profissão ao ingressar na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), sob o registro nº 5002. Dedicou grande parte de sua vida à Banda Municipal de Marechal Cândido Rondon — atividade que exercia com imenso orgulho e alegria. Sua saída do grupo (dispensado), ocorrida alguns anos após se aposentar, deixou um profundo vazio em sua rotina, refletindo-se inclusive em sua saúde.

“Foram muitos os aniversários do município dos quais ele participou ativamente; era algo que ele amava fazer” (colaboração de Liliana Maria Wailand, filha). — FOTO 13 —
 

¹ Verônica Cecília Weber é filha do casal Jacó Inácio Weber e Maria Paulina Weber.


2019 — Falece a pioneira rondonense Frida Albertina (nascida Kramer) Hinkel, aos 100 anos, completados em 20 de maio de 2019. Foi casada com Olímpio Jorge Rudolfo Hinkel com quem formou família com o nascimento dos filhos Herbert, Aribert, Meri Luiza e Marlene Nair. 

Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) (Méri Hinkel, filha). — FOTO 14 —
 

Ver mais, clique aqui.


2019 — A Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, em sessão solene, outorga o título de cidadão honorário do município ao engenheiro-agronômo Luiz Pedro Massignani.

A proposição de concessão da homenagem é do vereador Pedro Rauber (O Presente. Marechal Cândido Rondon: ed. 02 de julho de 2019, p. 09). — FOTOS 15 e 16 —


2020 — Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon aponta um crescimento dos casos de pessoas acometidas pelo novo coronavírus (COVID-19), de 42 registros positivos contra 26 confirmados no dia 20 de junho.

Um aumento de 16 casos em uma semana (nota do pesquisador). — FOTO 17 — 


2021 — O padre diocesano Sérgio Augusto Rodrigues assume como novo pároco da Igreja Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, em substituição ao padre Solano Tambosi, designado para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Tupãssi (PR).

A posse inicialmente agendada para o mês anterior de fevereiro, foi transferida devido as complicações que teve o religioso decorrentes do acometimento da COVID 19. O que implicou em seu internamento em UTI e em entubação orotraqueal (nota do pesquisador). — FOTOS 18 e 19 —
 

Ver vídeo da missa de posse, clique aqui


2022 — Falece o pioneiro rondonense Osmar Schmidt, aos 80 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Seu corpo é sepultado no cemitério público da cidade de Marechal Cândido Rondon.

Natural de Rolândia, norte do Paraná, onde nasceu em 29 de outubro de 1941, era filho de Alma (nascida Becker) e Fernando Schmidt.

Veio para Marechal Cândido Rondon em 1956, acompanhando seus pais, quatro irmãos e três irmãs. A família instalou-se no distrito de Novo Horizonte, onde adquiriu áreas de terra.

Osmar desenvolveu a atividade de agricultor durante toda a vida. Ao tempo em que mantinha participação ativa nas atividades esportivas e culturais. Participou da fundação de vários clubes, como o Palmeiras da Linha Ajuricaba e o Clube Lira.Também participou da criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marechal Cândido Rondon, do qual era o sócio de nº 6.

Casou-se em 1967 com Lidia Fischer, com quem teve 3 filhos: Egomar Schmidt, atual diretor de Administração e Recursos Humanos da Câmara de Vereadores, e Claudimar e Mireile (colaborou a Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon). — FOTO 20 —


2022 — Falece na cidade de Sorriso (MT), o radialista Carlos Henrique de Lara¹, aos 57 anos, em decorrência de infarto do miocárdio fulminante. Era mais conhecido pelo apelido de “Kaká”. Seu corpo é sepultado no cemitério da citada cidade mato-grossense. — FOTO 21 —
 

¹ Profissional com atuação em emissoras do Oeste do Paraná. Trabalhou nas Rádios Verdes Campos e Capital FM, de Cascavel, cidade onde nasceu; e na Rádio Cidade FM, de Medianeira (nota do pesquisador). 


2022 — A segunda-feira é de tempo bom na cidade de Marechal Cândido Rondon e no Oeste do Paraná, sem qualquer nebulosidade. Temperaturas em ascenção, entre 15 e 23 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. (nota do pesquisador). — FOTO 22 —


2023 — Em eventos no salão de festividades do Churrascaria Três Passos, acontecem as transmissões de cargos de presidentes do Lions Clube de Marechal Cândido Rondon. Toma posse para a 2º gestão, o empresário Scharles Jakson Abegg em substituição a Vandeir Francisco Guimarães;  e sua esposa Dione Raquel Weber como presidente da Associação das Domadoras, no lugar de Márcia M. Echer (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon: Ano VI, nº 271, ed. 29 jun. 2013, p. 16). — FOTO 23 —


2023 — É realizado na sala do Tribunal do Júri do Curso de Direito da Unioeste — campus de Marechal Cândido Rondon, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon.

O destaque do evento é a palestra de Cristiane Konno, doutora em Serviço Social e Política Social pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e docente do curso de Serviço Social da Unioeste, campus de Toledo (nota do pesquisador) . — FOTO 24 —


2023 — A terça-feira é de sol pleno na cidade de Marechal Cândido Rondon e em todo o Oeste do Paraná. Ventos do quadrante Nordeste, fracos, persistentes até o começo do final da tarde. Temperaturas médias do dia na cidade entre 15 e 26 graus (aferição feita via aplicativo digitel AccuWeather) (nota do pesquisador). 


2024 — É quinta-feira. O dia amanhece na cidade de Marechal Cândido Rondon com temperatura de 11 graus. Ventos frios do quadrante Sudoeste, brisa, peristentes até o começo do final datarde. Céu encoberto com nebulosidade tipificada como stratus.

À tarde, parcialmente encoberto com nuvens tipo cirrus. A temperatura máxima do dia  na cidade atinge 22 centígrados (temperaturas aferidas via aplicativo digital AccuWeather (nota do pesquisador). — FOTO 25 —

Profecia dos antigos: “Se não chove no dia 27 de junho, as setes semanas seguintes são sem chuva”. 


2024 — O promotor público Ângelo Mazzuchi Santa Ferreira é agraciado com o título de CIdadão Honorário de Cascavel, em solenidade na Câmara Municipal.

O homenageado começou atuar em Cascavel em 2001, na 9ª Promotoria de Defesa da Saúde, Meio Ambeinte e Idosos (Catve). — FOTO 26 —


2024 — 40 produtores rurais de Marechal Cândido Rondon se inscrevem para participar do 33º Prêmio Produtor Destaque. Desse número, a comissão de avaliação escolheu 14 produtores, os quais serão laureados no dia 27 de julho, durante os festejos comemorativos alusvos ao 64º aniversário de mancipação político-administrativa de Marechal Cândido Rondon (O Presente). — FOTO 27 —


2025 — É sexta-feira. O amanhecer na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 11 graus. Ventos do quadrante Sul, brisa, persistente até o começo do final da tarde.  Presença forte de neblina ao alvorecer. Céu sem nebulosidade. Mais tarde céu parcialmente encoberto com nebulosidade tipificada de altostratus. Ocorrem pancadas de chuva ao anoitecer, de baixa intensidade e curta duração.

Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:

“Na sexta-feira o tempo permanece instável, com pancadas de chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões paranaenses. Há possibilidade para temporais, especialmente durante a noite, nas regiões noroeste, norte, oeste e centro do Paraná. A nebulosidade fica variável com aberturas de Sol entre nuvens ao longo do dia. As temperaturas se elevam mais na faixa norte e noroeste, com até 27 graus.”

Por volta das 14:00 horas, uma aeronave da empresa espanhola Iberia cruza o espaço aéreo da cidade de Marechal Cândido Rondon ao fazerr a rota Madrid a Buenos Aires.

A temperatura máxima do dia na cidade alcança 19°Celsius (C) (temperaturas aferidas via aplciaitivo digital AccuWeather (nota do pesquisador). — FOTO 28 —


2025 — Falece em Porto Alegre, o jornalista Rui Carlos Ostermann, aos 90 anos, em decorrência de pneumonia.

Ostermann é considerado um dos maiores nomes como comentarista futebolístico. Começou sua célebre carreira na Rádio Guaíba, passando depois para a Rádio Gaúcha.

Cobriu 13 Copas do Mundo.

Também foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“O Professor”, como era conhecido, ficará presente na memória de colorados e gremistas por seus comentários assertivos sobre múltiplos grenais (gravataí24horas). — FOTO 29 —


2025 — O ciclista paranaense Alex Malacarne (22 anos), da cidade de Medianeira, conquista o título de campeão brasileiro de Short Track (XCC), categoria Elite, em de Congonhas, Minas Gerais (Costa Oeste News). — FOTO 30 —


2025 — Falece o pioneiro rondonense Armin Bach, morador da localidade de Linha Boa Vista, aos 75 anos, em decorrência de doença broncopulmonar obstrutiva crônica e outras patologias. Seu corpo é sepultado no cemitério público da localidade antes citada.

É natural de Carazinho (RS), nascido em 17 de agosto de 1949, filho do casal Ottília (nascida Soder) e Nicolau Domingos Bach. 

Chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon (PR) em março de 1966, acompanhando pais e irmãos.

Armin casou-se com Dulce Porn em 02 de dezembro de 1972, em celebração oficiada pelo padre Antonio Darius, na Matriz Católica Sagrado Coração de Jesus, na sede municipal rondonense.

O casal constitui família com o nascimentos do filhos Marcos, Lucia, Andre Afonso e Marta (colaborou André Afonso Bach, filho). — FOTO 31 —
 

Saber mais, clique aqui, tópico 2025).


2026 — É sábado. O começo da manhã na cidade de Marechal Cândido Rondon tem temperatura de 16 graus. Ventos do quadrante Nordeste, fracos. Céu parcialmente encoberto com nebulosidades tipificadas como cumulus e cumulonimbus. Durante a madrugada ocorreram chuvas leves, intermiteentes acompanhadas de descargas atmosféricas. As precipitações pluviométricas se repetem no período vespetino, acompanhadas de descargas atmosféricas. Tem-se tamném formações de nuvens stratus.

Sobre as condições do tempo no Estado do Paraná, nesta data, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) compartilha a seguinte nota informativa em sua página na internet:

“Sábado de tempo instável no Paraná. Presença de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera favorecem o desenvolvimento de áreas de instabilidade sobre as diversas regiões paranaenses. No Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul as precipitações ocorrem a qualquer hora do dia. No Leste (RMC/litoral) e no Norte principalmente a partir da tarde. Localmente há possibilidade de algumas tempestades, com chuva forte, granizo e descargas atmosféricas (maior probabilidade no interior). Temperaturas ficam mais elevadas na faixa norte.”

A temperatura máxima do dia na cidade chega a 24°Celsius (C) valores térmicos aferidos via aplciaitivo digital AccuWeather (nota do pesquisador). — FOTO 32 —


2026 — A cidade de Cascavel lidera o ranking de descargas atmosféricas no Paraná neste sábado, conforme dados do Simepar. O município registrou 1.415 raios do tipo nuvem-solo ao longo do dia (Catve).


2026 — Humilhados e desqualificados à condição de cidadãos de 3ª categoria pela retórica oficial dos Estados Unidos, os atletas iranianos transformaram o fim de sua jornada na Copa do Mundo 2026, nesta data,  em um ato de resistência.

Em um momento marcado por intensa carga emocional, a seleção do Irã deu uma resposta contundente, elevando a voz de seu povo através da defesa intransigente de sua identidade, valores e princípios.

 O selecionado do Irã repetiu o que já tinha feito em Los Angeles, transformou o vestiário do estádio de Seattle em palco para  relegar uma mensagem simbólica para o mundo: 
 

“Nós viemos do Irã. Viemos de uma terra que, há milhares de anos, coloca a honra acima da vitória. Para nós, o futebol não é apenas uma competição por resultados. É um teste de caráter. Talvez seja possível conquistar pontos de muitas maneiras, mas o respeito não. Talvez uma equipe possa avançar de fase, mas somente por meio da justiça e da honra alguém pode permanecer de cabeça erguida diante da história. O fair play não é apenas uma linha nas regras do futebol; é a alma do jogo. Obrigado, Seattle, pela hospitalidade. E obrigado a todos os iranianos que deram seus corações, suas vozes e todo o seu ser pelo Irã. Irã, sempre de cabeça erguida” (ESPN Brasil). — FOTO 33 —


2026 — Acontece a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon. O evento é realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) (Tribuna do Oeste. Marechal Cândido Rondon sedia a 12ª Conferência Municipal de Saúde. Marechal Cândido Rondon: 2 jul. 2026, p. 10). 

________________________________________